Psicologia, caráter e educação dos gatos

Quais raças de gatos são as mais afetuosas?

Quais raças de gatos são as mais afetuosas?
Contente
  1. Do que pode depender uma disposição felina?
  2. As melhores raças calmas e afetuosas
  3. Dicas para escolher e manter gatos gentis

"Eu sou um gato, ando sozinho." Quantas vezes já ouvimos essa frase, percebendo imediatamente que estamos falando de uma criatura rebelde com um caráter complexo. E agora, escolhendo um gatinho para nós, uma criança, outros parentes ou amigos, nos perguntamos: como conseguir um animal que será um animal de estimação afetuoso, e não um valentão agressivo com a orelha rasgada ou um solitário insociável? Você pode tirar um pouco bonito do gato da garagem - afinal, ela é tão gentil, mas nada se sabe sobre o pai do gatinho. Por isso, muitos decidem comprar um gatinho de raça pura, o que é mais compreensível não só na aparência, mas também no caráter. Mas quais raças podem ser chamadas de mais afetuosas? Vamos descobrir.

Do que pode depender uma disposição felina?

Jovens pesquisadores da Universidade de Lincoln (Reino Unido) observaram 200 gatos e seus donos, tentando revelar a disposição felina. Como resultado, eles identificaram 5 tipos de comportamento do gato (por analogia com os humanos, podemos dizer - 5 tipos de personagens).

  • Os gatos humanos são criaturas muito sociais. Eles se interessam em ficar ao lado do dono, eles o tempo todo bajulam e "bumbum", tentando obter uma porção de carícias, beijos e carinho. É esse tipo que "atropela" os membros da família e ronrona com benevolência. Esses animais de estimação precisam de comunicação, proximidade humana. Eles ficam tão relaxados na presença do dono que estão prontos para dobrar para ele, como dizem na letra "siu".
  • Gatos caçadores precisam de liberdadee, portanto, é difícil para eles morar em um apartamento na cidade, sem uma rua. Esses são exatamente aqueles bichinhos que adoram não só pegar ratos e pássaros, mas também brincar com peluches.A dificuldade de se comunicar com este tipo é que os caçadores vão reagir a qualquer movimento do braço, perna e, portanto, podem arranhar ou morder durante a partida.
  • Um gato-gato precisa de comunicação com sua própria espécie. Para eles, você terá que adquirir um par imediatamente ou colocá-los na rua. A terceira opção é dedicar muito tempo ao seu animal de estimação, e ele vai adular, cutucar o nariz. É um tipo de personagem bastante social, capaz de conviver com outros animais do mesmo território.
  • A gata absurda é completamente diferente: ela é independente, seu espaço pessoal é importante para ela. Uma tentativa de pegá-la sem autorização em seus braços pode resultar em arranhões, então você precisa esperar até que ela se levante para um carinho. Esse tipo trata bem as pessoas, mas é difícil chamá-las de afetuosas.
  • Gato curioso - isso é uma alegria para a criança e um problema para a dona de casa: é esse tipo que caminha sobre tinta fresca, salpica farinha e cereais, se enrosca no chão. Ela está apenas curiosa, foi herdado. O gato vai se acostumar facilmente com a nova casa, porque há muitos novos cheiros e objetos.

Do ponto de vista da caracterização do temperamento, os gatos mais indelicados podem ser considerados os mais indelicados. Mas existem outros critérios nos quais você pode confiar ao escolher um gatinho.

Cor

Surpreendentemente, pela cor, pode-se tirar conclusões sobre a disposição felina.

  • Os brancos são considerados rebeldes. Eles podem ser comparados às noivas no dia do casamento: o mundo inteiro gira em torno deles. Mas se algo der errado, o gato ficará ofendido e se esconderá. Afagar e outras carícias são condescendentes e às vezes agressivas.
  • Mas os gatos pretos são afetuosos e inteligentes, amigáveis para todos os seres circundantes. É importante para eles estarem perto de uma pessoa, pisar nela, ronronar, curar. É absolutamente certo que os gatos pretos não têm uma aparência de gato: eles geralmente olham com reprovação, interesse, ressentimento e um pedido. Como não dotar um animal de características humanas.
  • Que entre as pessoas, que entre os gatos, os ruivos são os brincalhões e astutos sem agressão. Em seu espírito, para correr com um brinquedo ou uma bola pela casa, afie as garras em móveis estofados. Estes são Skoda reais, prontos para truques.
  • Os cinzas são os mestres da vida estabelecendo suas próprias regras em casa e na rua. Muitas vezes são gatos ou caçadores absurdos, com modos de brigão e valentão. Mas aqui muito dependerá da raça: os de pêlo liso são muito diferentes dos de pêlo comprido (os primeiros são mais amantes da liberdade).
  • Gatos tricolores são excelentes caçadores, mães maravilhosasque vai lamber não só o gatinho e seu bebê. Estão sempre dispostos a defender o dono, moderadamente curiosos, capazes de conviver com outros animais, são um tanto condescendentes com a realidade envolvente.

Como os gatos tricolores praticamente não são encontrados, todos esses epítetos se referem a um gato - um mascote doméstico.

Tipo de corpo

Pouco se sabe sobre a relação entre o caráter felino e o físico, mas foi sugerido que gatos grandes com ossos pesados ​​são mais fleumáticos. Dizem sobre essas pessoas: faça o que quiser - sem agressão. Animais de ossos finos são mais móveis e excitáveis, mais emocionais. Mas isso nem sempre significa agressão; de acordo com muitas avaliações, as esfinges são reconhecidas como as mais afetuosas.

Piso

Muitas vezes, as mulheres percebem as pessoas como seus filhos e, portanto, se comportam de forma mais afetuosa, dócil. Os gatos podem ser muito diferentes: desde "sou o dono da casa" até "me abraça - gosto". Acredita-se que os gatos escolhem sua dona e os gatos escolhem seu dono.

Hereditariedade

Se antes de comprar um gatinho houver a oportunidade de conhecer sua mãe e seu pai, fique de olho. O comportamento dos bebês no sentido literal da palavra é absorvido pelo leite: uma boa ratoeira ensinará isso aos gatinhos. Um gato desconfiado, protegendo a prole, o obrigará a ter cuidado com as pessoas e os animais. O papai-gato transfere seus traços de caráter durante o período de desenvolvimento embrionário, mesmo sem participar diretamente da educação posterior.

É essa propriedade que distingue o pedigree. Afinal, se um gatinho tiver algum defeito congênito que não corresponda ao orgulhoso título de "Maine Coon" ou "Abissínio", ele não receberá uma métrica. Mas com a hereditariedade, o gatinho não adquirirá todos os traços de caráter. A educação terá um papel importante.

Educação

Se, contando com informações da Internet e opinião de amigos, você comprou uma raça "carinhosa", mas ela morde e arranha, então pode ser uma questão de educação. Ou melhor, em sua ausência. A frase “somos responsáveis ​​por aqueles que domesticamos” não é apenas uma citação do livro, mas também a realidade da vida. A mãe vai começar a criar o gatinho e a pessoa vai continuar. Quanto mais cedo vocês se conhecerem, melhor. Mas bebês com pedigree de até 1-2 meses crescem com suas mães. Após o aparecimento de um gatinho na casa, é preciso conversar, acariciar, pegar, brincar com ele.

É importante treiná-lo a tempo para a caixa de areia, para não permitir que você suba onde não gostaria de ver seu animal: mesas, um dormitório ou um local de trabalho. Foi nessa época que ele se tornou membro de uma família em que todos vivem de acordo com as regras.

Um gato que entrou na casa pela rua, mas adotou uma nova pessoa, irá protegê-lo e à casa. Neste caso, a agressão a outros membros da família ou convidados é possível. É muito mais difícil treinar um adulto, e isso deve ser levado em consideração se houver uma criança em casa. Você pode ganhar a confiança de um animal de estimação com carinho e carinho, e incentivo com doces.

As melhores raças calmas e afetuosas

Percorra as avaliações dos gatos mais afetuosos e verá que as mesmas raças ocupam o primeiro ou o décimo quinto lugar. E isso não é surpreendente, porque cada um escolhe um amigo para si. Portanto, não faremos uma avaliação, mas ofereceremos o melhor dos gatos mais gentis, leais e amigáveis ​​do mundo.

  • Gato abissínio - uma mulher extraordinariamente inteligente e bonita para quem os filhotes humanos são objeto de brincadeiras e cuidados. Ela é ativa, o que significa que não incomodará o proprietário por horas. Ela está curiosa sobre o que você está fazendo, então ela irá segui-lo por toda parte, mas tentará não interferir. Esta raça é indicada para quem precisa de um gato de companhia, amigo e até companheiro, não de um brinquedo empolgante. Ela é igualmente benevolente com todos os membros da família, incluindo os animais, mas escolherá um dono para si mesma.
  • Gato birmanês (Sagrada Birmânia) ela é perfeitamente treinada e, portanto, inteligente e educada. Ela é considerada a mais afetuosa e mansa. Um gato esperto pode brincar sozinho ou com o dono, ou sentar-se tranquilamente em seus braços. Os convidados despertam uma leve curiosidade, mas não são objeto de agressão. A mesma atitude em relação aos animais. Para as crianças, é um brinquedo anti-stress e um amigo nas brincadeiras mais barulhentas. Mas birmaneses educados conhecem os limites do que é permitido. Eles reagem agudamente ao humor de todos os membros da família: eles podem subir e consolar com seu ronronar, ou se esconder e não atrapalhar. Uma verdadeira senhora de olhos azuis ou de olhos azuis está sempre usando luvas e uma máscara.

Mas os gatinhos nascem brancos. Para esta raça, a comida de qualidade é importante, caso contrário, a cor pode mudar.

  • É fácil imaginar o gato de pelo curto britânico em um castelo real ou sobre o pano verde da mesa de trabalho de uma pessoa respeitável. Ela nunca será um brinquedo macio, mas cuidará de crianças e outros membros da família. Para animais de estimação, pode ser uma babá estrita ou líder da matilha. Ele entende bem quando é possível abordar o dono, perguntar-lhe sobre a jornada de trabalho, substituir as costas por afago, dar-lhe oportunidade de descanso. Se não houver ninguém em casa, o britânico esperará calmamente por seus senhores. Carinhosa, calma, bonita, independente, inteligente - ela prefere se comunicar com adultos mais do que com crianças.
  • A raça birmanesa é completamente diferente: é catastroficamente doente sozinha, ela precisa de carinho, comunicação, atenção. A gata quer brincar sozinha e divertir a dona, ela está pronta para amar e ser amada. Isso significa que ela não pode ficar sozinha por muito tempo, isso deve ser levado em consideração na hora de comprar um gatinho. Ou você precisa comprar dois bichinhos, porque precisa brincar com alguém quando os donos não estão em casa.Estranhos despertam curiosidade, mas o birmanês não será imposto. Suporta qualquer truque de crianças, mesmo que um bebê desdentado queira morder uma orelha. Ela está pronta para falar com um adulto e cantar uma canção de ninar para ele.
  • Maine Coons são uma raça grande, que, segundo a lenda, é o resultado de um cruzamento natural do lince norte-americano com um gato ou um guaxinim com um gato. Mas todos os criadores afirmam que são animais muito inteligentes e de raciocínio rápido que entendem o que é lógica. Gatos com orelhas de borla podem parecer ameaçadores, mas eles têm um caráter muito leal e gentil. Eles adoram brincar, mas podem cuidar de seus negócios com tranquilidade, sem incomodar os proprietários. Eles são amados por crianças e adultos, e os gatos respondem da mesma forma. Os Maine Coons adultos atingem mais de um metro de tamanho. Eles podem ser ensinados a andar nas ruas, eles ficarão felizes em caçar lá.

Mas esteja preparado para o fato de que o gato fofo terá que se lavar com mais frequência. Os animais nunca irão ofender os pequenos e grandes familiares de propósito, mas como eles são grandes, certifique-se de que o gato não esmague acidentalmente seu bebê.

  • Manks não tem cauda devido à mutação natural.e isso os diferencia de outras raças. Eles são muito apegados aos seus donos: para demonstrar seu amor, eles podem trazer um rato capturado e colocá-lo em um local de destaque. Manks são animais afetuosos, calmos e charmosos. Eles amam e contam com o amor. É ótimo brincar com crianças, mas é importante explicar que o coto da cauda do Manx é um local muito sensível e dolorido, e não é necessário tocá-lo.

Outros animais da casa também são amigos, mas os instintos de caça podem prevalecer, então pequenos roedores e pássaros podem ser feridos.

  • Neva Masquerade Cat está realmente sempre em uma máscara, mas apenas no rosto. Ela nunca fará nada às escondidas (não haverá surpresas em chinelos). Ela é muito apegada e dedicada ao seu mestre, mas contida na manifestação de emoções. Este é um amigo e companheiro que está com disposição e está pronto para ajudar: senta ao lado dele, deita em um lugar grande, ronrona. Muito carinhoso, mas não intrusivo, tolerante com os convidados. Crianças pela beleza do Neva são aquelas de quem você precisa cuidar; acalme-se se eles choram; jogar se eles pedirem. Se a criança sem querer ofendeu o gato, ele simplesmente fugirá, mas não ofenderá o filhote humano. Ele será amigo de todos os animais, incluindo pequenos roedores.
  • A raça persa é muito popular entre os criadores, a razão para isso é gentileza, lealdade, calma, catarro com porte real. Os jogos não são assunto da realeza (embora você possa jogar de acordo com seu humor), mas sentar-se lindamente em seus braços é um prazer. Eles acompanharão o dono em todos os lugares, respondendo amor por amor. Persa é considerado um dos gatos mais preguiçosos. Ele trata os anfitriões com amor e desconfia dos convidados. Se as crianças precisam de um persa para andar de carrinho de bebê, ele o fará: de boné, de vestido. Quando houver outros animais na casa, o persa não os notará, exceto, talvez, uma mosca rastejando pela janela. O focinho achatado e os cabelos longos e espessos são as características fisiológicas da raça. Se você tem medo de não poder cuidar adequadamente do pelo (pentear e banhar constantemente), é melhor não comprar um persa. São considerados teimosos, persistentes: dificilmente o dono poderá se esconder de um olhar longo. A curiosidade está em sua natureza.
  • O gato azul russo é um personagem gentil herdado dela. Sendo um novo membro da família, um gatinho desta raça não se habituará imediatamente à casa e aos proprietários. Mas cuidar dele e do carinho dos donos fará o seu trabalho: este será um amigo dedicado que gosta de estar perto do dono (principalmente para dormir). Isso não se aplica aos hóspedes em casa, com eles o animal permanecerá cauteloso (se o gato demonstrou atenção ao hóspede, isso pode ser considerado um pequeno evento). Em todos os outros aspectos, esta é uma criatura curiosa, ativa e independente que pode muito bem permanecer em casa sem vigilância. O azul russo tem um caráter independente, o que significa que vive por conta própria.Ela não pode ser apenas acariciada, mesmo por crianças - ela apenas os tolera em seu território, ela nunca vai liberar suas garras, mesmo com o tratamento menos cerimonioso.

Os representantes desta raça podem viver lado a lado na casa com animais do seu tamanho ou maiores. Mas roedores e pássaros são presas.

  • Não é à toa que Ragdoll é chamado de que, na tradução do inglês, o nome da raça significa "boneca de pano"... Caindo nas mãos do dono, ele se comporta como um brinquedo muito macio, relaxa e se sente muito confortável. Gatos de pêlo semi-comprido são muito lentos, gentis, confiantes e sociáveis. Este é um ótimo animal de estimação para uma pessoa solitária, a quem ele amará mais do que a própria vida. Ele é bem treinado, tem uma inteligência bastante alta.

Ragdolls são bons com anfitriões e convidados. Caindo sobre as mãos, eles imediatamente começam a roncar. Por causa do cabelo comprido, pode não ser um brinquedo muito confortável para bebês, mas para a geração mais velha, é um grande amigo e companheiro de brincadeiras. Um grande gato nunca ofenderá uma criança, em caso de perigo de um filhote humano, ele fugirá, mas não se defenderá. Trata todos os animais igualmente bem.

Devido à sua lentidão, estes gatos são mal agrupados, por isso não devem ser deixados cair ou atirados, sozinhos no peitoril das janelas com as janelas abertas.

  • O gato siamês é outra beleza popular. Muitos deles são considerados rebeldes, teimosos, ciumentos, vingativos, temperamentais. Provavelmente, muito depende da educação. Mas sua gentileza e lealdade para com o proprietário são notadas por absolutamente todos. Os gatos têm uma mente perspicaz e um desejo constante de aprender algo novo. Animais de estimação precisam de comunicação constante com uma pessoa, eles amam seus donos, conversam constantemente com ele, acariciam. Mas os estranhos são tratados com cautela.

Para as crianças, um siamês é babá, mas só se a criança não machucar o gato... Se um animal de estimação foi comprado para uma criança, ele deve cuidar dele, já que os siameses têm apenas um dono real. Os adultos devem cuidar da relação entre crianças e gatos desta raça.

Para hamsters e outros pequenos animais, o gato siamês é um caçador, e eles são sua presa. Os siameses observarão mais de perto os animais maiores e decidirão se devem se comunicar com eles. Os siameses de cabelos curtos praticamente não precisam de cuidados: não gostam de nadar em pânico, aceitam ração seca, mas também adoram comida natural. Eles têm várias doenças hereditárias.

Sião pode ser treinado, mas com grande dificuldade. Mas eles concordam em andar mesmo com uma coleira.

  • O gato siberiano é um animal grande e poderoso com uma boa disposição. Uma vez em casa, o animal escolhe um dono - aquele que o alimenta. Com este “casaco de peles” felpudo, ficará quentinho e aconchegante dentro de casa, pois o siberiano pode facilmente conviver com adultos e crianças. Se a criança cuidar constantemente do gato, então eles serão os melhores amigos por toda a vida do gato. Isso não significa que o gato vai picar na cara e ronronar constantemente, mas sim mostrar respeito pelos membros da família.

Ao mesmo tempo, ela sente agudamente o estado da casa - tanto físico quanto psicológico. Há casos em que um gato siberiano arranca a dor de uma pessoa, deitando-se sobre ela, e depois disso doe um pouco. Os siberianos protegem zelosamente seu território. Será problemático trazer um novo animal para dentro de casa após o aparecimento de um gato siberiano ali. Mas se os animais fizerem amigos, será por muito tempo, já que os siberianos não gostam da solidão. Para o jogo, o gato siberiano pode usar qualquer objeto que esteja por perto. Ela também adora observar a todos em altura, por isso não se surpreenda se a encontrar na geladeira ou sob o teto. Esta raça é grande, pesando até 9 kg. O pêlo longo requer uma manutenção cuidadosa, caso contrário, aparecerão esteiras. Mas, apesar do "casaco de pele", os siberianos são hipoalergênicos.

Para deixar o pêlo brilhante, o gato precisa ser alimentado de maneira adequada, principalmente por ser exigente com a comida. Esta raça não tem doenças genéticas.

  • As esfinge, apesar da aparência peculiar e da expressão agressiva do focinho, são gatos muito afetuosos. Algumas avaliações consideram esta raça a mais afetuosa. Eles não apenas odeiam a solidão, eles precisam de comunicação e calor humano no sentido literal da palavra. Portanto, eles ficarão de bom grado de joelhos ou na cama, prontos para acariciar e acariciar. Estes são animais de estimação inteligentes e enérgicos, infinitamente leais ao seu dono.

Uma das poucas raças que gosta de conhecer gente nova. Mesmo surpreendentemente, esse gato de aparência severa permite que a criança faça o que quiser com ela sem mostrar agressividade. Apenas nas situações mais difíceis o gato pedirá ajuda, miando alto. Para outros animais de estimação, este é um líder e protetor.

3 variedades da raça Sphynx foram criadas: Canadian, Donskoy, Peterbald. Os representantes de todas as direções são pequenos, pesando de 2 a 5 kg. Devido à falta de cabelo (ou cabelo muito curto), as esfinges costumam pegar resfriados de correntes de ar, podem pegar doenças de pele e um dono irracional pode levar um gato à obesidade. Esta é a única raça que transpira. Para lidar com este problema, animal de estimação precisa de banhos... Recomenda-se dar comida como comida.

  • O gato Scottish Fold é um brinquedo de pelúcia, muita simpatia para todos os membros da família. Ela adora o dono, lambe-o e deita-se ao lado dele: é melhor ali do que nos braços. Para crianças e adultos, este é um relaxante que zumbe ao lado. Mas você não pode ofender um gato, ele não vai tolerar uma atitude rude, embora nunca vá soltar suas garras. Trata todos os animais com calma. Scottish Fold se distingue por uma estrutura auricular especial, fácil treinamento, lúdico e vontade de dormir de costas. Os escoceses não gostam de sons altos. Cuidar deles é fácil: pentear e lavar conforme a necessidade, limpar ouvidos e olhos, aparar unhas e comer direito.
  • Raça exótica (exótica) pensa devagar, dediquem um tempo para olhar as pessoas de perto, mas depois de se certificarem de seu amor por si mesmas, elas se tornam confiantes, gentis, fiéis. Estes são atores, eles adoram jogar no espectador. Mas, ao mesmo tempo, não se permitem ser pressionados por crianças. A principal regra de convivência com crianças e animais é "não ofendam uns aos outros". Se o proprietário desapareceu da vida exótica por muito tempo, ele pode adoecer. Sua aparência exótica na forma de um nariz arrebitado e bochechas tornam-no um "charme" para todos.

Dicas para escolher e manter gatos gentis

Numa época em que as famílias decidem por no máximo um filho, um gatinho de raça pura (ou não) em casa não é um luxo: um amigo para uma criança e um objeto de cuidado para uma pessoa solitária. E uma vez que bons gatos são animais sociais, é muito importante observar as seguintes recomendações para sua seleção e manutenção:

  1. você não deve ter um gatinho se o apartamento estiver vazio na maior parte do tempo - os animais também adoecem e morrem de solidão;
  2. é difícil para um bichinho explicar que você chegou do trabalho e está cansada - ele está te esperando, ele precisa de carinho, pegue-o nos braços, acaricie-o, ouça seu ronronar e certifique-se de que depois de um dia duro você descansa muito mais rápido;
  3. explique para a criança que o gatinho está vivo, não é um brinquedo que você pode apertar sem parar, vestir roupas de boneca e, além disso, pintar com cosméticos; não importa o quão afetuoso seja o animal, ele precisa de espaço pessoal;
  4. se houver alergia a pelo de gato na casa, então é melhor escolher um gatinho esfinge;
  5. para solteiros, recomendamos escolher um exótico que adora sentar em suas mãos;
  6. para as crianças, uma das melhores opções é o ragdoll, que trata as crianças não apenas como amigo, mas também como objeto de proteção;
  7. para um apartamento, os especialistas recomendam o Scottish Fold ou Neva Masquerade, porque essas raças são fáceis de pentear, perdem pouco cabelo;
  8. se você quiser ter um animal de estimação inteligente próximo a você - compre um Maine Coon, mas não se esqueça que ele precisa de muito espaço - este é um grande "cachorro-gato".

Para informações sobre qual raça de gato é mais afetuosa, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Eu não tenho escoceses em meus braços. Acho que essa é uma característica da raça.

Moda

a beleza

casa