Gatos domésticos

Gatos que não caem: nome da raça e descrição

Gatos que não caem: nome da raça e descrição
Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Lista de raças
  3. Como cuidar deles?

O verdadeiro amor por gatos faz com que muitos de seus donos suportem fios de cabelo em casa e muitas vezes os obriga a fazer uma limpeza. No entanto, hoje existem raças de gatos chamadas de gatos que não se libertam. Isso é possível, e existem desvios nos animais de estimação devido a este recurso?

Recursos, prós e contras

Antes de falar sobre as características dos gatos que não fazem muda, você deve entender o que é o processo de muda de um animal. É o murchamento da pele velha e, conseqüentemente, a sua perda. É lógico que todos os animais com pêlo estão sujeitos ao processo de muda. Em animais de pêlo comprido e animais com subpêlo espesso, esse processo é mais intenso. Separadamente, deve ser dito sobre os animais do segundo tipo - o cabelo do subpêlo é ralo, caindo, eles voam literalmente por toda a casa.

Em ambiente selvagem, esse processo ocorre duas vezes ao ano - com início dos períodos de primavera e outono, o que está associado à necessidade de substituição do casaco de peles por outro mais quente ou, inversamente, mais leve.

No entanto, em animais de estimação em apartamento, devido à menor dependência dos ciclos de tempo, esse processo pode ser interrompido. Nesse caso, a muda dura o ano todo. Animais com subpêlo curto e uma quantidade mínima de pêlo protetor, gatos sem pelos, gatos com pelo encaracolado ou ondulado não estão muito pelados.

A vantagem de não se livrar dos gatos é, em primeiro lugar, a quantidade mínima de pelos na casa, a hipoalergenicidade. É importante entender que a alergia não é causada pela lã em si, mas por uma proteína específica da saliva do animal. Lambendo seu pêlo, o animal inevitavelmente deixa essa proteína no pêlo. Também causa alergias. Alguns indivíduos apresentam uma reação alérgica maior, outros menos.Além disso, pode ocorrer alergia à secreção das glândulas sebáceas de gatos.

A idade do animal também afeta as alergias - quanto mais velho, mais alergias causa. Ao mesmo tempo, deve-se entender que alguns indivíduos de cabelo curto requerem cuidados especiais com sua pele, suor e podem deixar manchas de gordura em móveis e objetos. Além disso, quando se trata de gatos "pelados", é importante cuidar de sua termorregulação - para garantir que o animal não congele e aqueça demais.

Lista de raças

Esfinge

As esfinge são a resposta óbvia para a questão de quais gatos não estão sujeitos à muda. Em primeiro lugar, são as variedades da raça de São Petersburgo, Canadá e Don. Ao cruzarmos com eles, também obtivemos raças que não soltam pelos. Isso inclui elfo, levkoy ucraniano, dwelf, bambino. Os representantes desta raça não possuem um casaco de pele grosso. Apenas alguns fios de cabelo individuais, cujo comprimento não é superior a 2 mm. Via de regra, até mesmo eles desistem em adultos (após 2 anos).

Existem muitas subespécies de esfinges, no entanto, todas elas pertencem a um grupo ou outro:

  • Nu... Esses indivíduos nascem sem pele e sem subpêlo. Eles podem nem ter vibrissas (bigode, sobrancelhas). No inverno, esses gatos costumam adquirir pelos esparsos de comprimento médio.
  • Rebanho, veludo.Esses indivíduos têm um subpêlo pequeno e agradável ao toque. É fácil adivinhar pelo nome que se assemelha a um tecido de veludo. Alguns indivíduos têm pelos em todo o corpo, enquanto outros - apenas no focinho e em certas partes do corpo. A falta de pele para vários proprietários é uma vantagem, mas ao mesmo tempo está associada a requisitos adicionais de cuidado. Esses animais estão congelando, sua pele seca facilmente (principalmente durante o aquecimento de apartamentos), além disso, aparece suor marrom na pele, que deve ser removido com guardanapos macios.

Se esta regra não for seguida (assim como os erros na alimentação), surgem irritações e acne na pele. Uma vez por semana, as esfinges são mostradas a procedimentos aquáticos, pelos quais elas não têm muito amor.

Além disso, as esfinges podem deixar manchas de suor nos móveis. Para as esfinges, um cheiro específico é característico (embora sutil). Algumas pessoas não o percebem ou são neutras quanto à sua aparência, para outras ele é insuportável.

Rex

Rexes são donos de uma pelagem curta e levemente ondulada. Por se ajustar perfeitamente à pele e não possuir subpêlo, o gato não solta pêlos. A raça possui variedades, as mais populares são:

    • devoniano - considerado hipoalergênico, quase não cheira, porém, necessita de banhos frequentes, já que o pelo torna-se oleoso com as secreções da pele;
    • cornish - tem um subpêlo raro, ao invés, que lembra uma penugem, eles também são chamados de gatos alienígenas por seus olhos grandes e focinho alongado;
    • laperm, ural, alemão, selkirs - existem indivíduos de pêlo comprido e de pêlo curto, eles se unem pelo fato de que o pêlo se enrola e se assemelha à lã de ovelha.

    Rexes são focas pequenas e graciosas de tamanho elegante, seu peso raramente ultrapassa 4-4,5 kg. Ao toque, a lã lembra camurça nobre.

    Os animais têm uma disposição calma e gentil. Eles permanecem curiosos e brincalhões até quase a velhice. Ao contrário das esfinges, os rexes são menos extravagantes para cuidar - eles não precisam ser banhados e isolados com tanta frequência. Os gatos quase não cheiram, não precisam ser penteados. Mas é extremamente importante seguir a dieta do animal - se for violada, aparece corrimento escuro nas costas e nas laterais.

    Grupo oriental siamês

    Este grupo une animais de estimação que não têm subpêlo. Os países quentes são a pátria dos gatos siameses orientais. Em outras palavras, o que faz com que eles não desapareçam é que seus ancestrais que viviam em climas quentes não precisaram trocar de pelo. Esta característica genética também foi preservada nos modernos besouros de cauda deste grupo. Via de regra, esses gatos possuem um corpo alongado gracioso, musculoso e ágil. Externamente, eles se parecem com seus ancestrais - gatos selvagens. Este grupo inclui:

    • gatos siameses;
    • gato abissínio;
    • orientais;
    • Gato tailandês;
    • Bobtail Mekong;
    • Scythian Tai Don;
    • birmanês;
    • balinesa.

    Os representantes de todas essas raças, com exceção dos siameses, são caracterizados por um caráter e atividade curiosos e amigáveis. Os gatos siameses não podem ser chamados de zangados ou agressivos, no entanto, devido às características anatômicas do esqueleto ("defeitos" da coluna e da cauda), o animal de estimação pode muitas vezes ser irritável e vingativo. Os pelos da guarda caem imperceptivelmente e, devido à falta de subpêlo, o pelo precisa de cuidados mínimos. Ele não se enrosca.

    Os gatos considerados praticamente não eliminam, porém, se isso acontecer, você deve entrar em contato com o seu veterinário. Isso pode sinalizar o estresse do animal (muitas vezes suas consequências não se manifestam imediatamente, mas depois de alguns meses), desequilíbrio hormonal ou outra doença animal.

    Azul russo

    Esta raça de gatos é uma das mais solicitadas. E tudo graças à aparência fantástica e caráter incrível. O animal tem origem natural, cor incomum e se distingue pela devoção ao dono, gentileza e atitude paternal para com os membros mais jovens da família. Apesar da presença de subpêlo denso, o Russian Blue não está sujeito à muda. Além do mais, o animal lida de forma limpa e independente com a tarefa de cuidar de seu casaco de pele.

    A pelagem de um gato é considerada hipoalergênica. Devido à estrutura do cabelo, não está sujeito à destruição e as bactérias não se instalam sobre ele. Devido à reduzida fragilidade dos pelos, o gato desfaz-se ao longo do ano, mas de forma imperceptível. Cabelos mais longos caem, o subpêlo permanece praticamente inalterado.

    Você pode preservar a beleza do pelo evitando lavar e pentear o animal com frequência. Composições químicas para higiene também são proibidas.

    Nibelung

    Uma raça rara de gatos para nosso país. Externamente, é semelhante ao azul russo, mas não tem pêlo curto. O Nibelung tem pelo semilongo, caso contrário a estrutura do cabelo não difere da estrutura do azul. Sabendo disso, é compreensível por que o Nibelung também se refere a gatos que não se libertam.

    Bengala

    Um gato incrível em beleza, inteligência e destreza. E isso não é surpreendente, porque o progenitor dos Bengals são os gatos leopardo asiáticos. Os Bengals são o resultado do cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem. Uma característica do Bengals é que, uma semana após o nascimento, começa a mutação. Este processo envolve o aumento do comprimento do cabelo de subpêlo. O subpêlo torna-se mais longo do que o pêlo protetor, de modo que a cor pontilhada brilhante parece estar coberta por um véu mais escuro.

    Na natureza, os gatos asiáticos praticamente se fundem com a natureza, e o faseamento é necessário para que os filhotes indefesos estejam seguros e não sejam vítimas de predadores. Em Bengalas domésticas, o processo de faseamento pode não ser tão pronunciado, sua pele geralmente simplesmente se torna pouco atraente (excessivamente fofa, densa, a cor "corporativa" é perdida). O gatinho cresce, torna-se cada vez mais independente, forte, destemido.

    Durante esse período (geralmente de 4 a 9 meses), o subpêlo do Bengala cai, torna-se liso, brilhante e um padrão requintado aparece. O animal não tem mais subpêlo, e a partir de agora pode ser considerado um gato que não se mata.

    Como cuidar deles?

    É difícil destacar alguns princípios gerais de cuidado, uma vez que cada raça tem requisitos específicos. Por exemplo, o rex e as esfinges têm orelhas grandes que precisam ser limpas regularmente. Muitos animais de pêlo curto e esfinges nuas gastam muita energia no aquecimento, por isso precisam especialmente de uma dieta balanceada. Além disso, os gatos não têm sensação de saciedade, podem implorar por petiscos por muito tempo já após o final da refeição.

    Com excessos regulares, animais de estimação enfrentam problemas de obesidade, coração e fígado. Esfinges nuas congelam mesmo em uma temperatura de + 22-23 C. Nesse caso, eles precisam comprar roupas especiais.A espreguiçadeira também deve ser isolada. Os gatos desta raça adoram tomar sol, isso é bom para o animal - a única coisa que o dono precisa estar atento é para que o animal não pegue uma insolação.

    Você não precisa escovar suas esfinges. Durante a muda de variedades de veludo, você pode passá-lo sobre o casaco de pele do animal com a mão ligeiramente úmida.

    Rex precisa pentear, mas não com freqüência. Em média, uma vez a cada uma e meia - duas semanas. Uma escova macia natural é adequada para esses fins. Lenços umedecidos especiais também estão disponíveis. Você não pode usar os usuais, pois o animal vai começar a se lamber e ser envenenado. Durante a muda, o número de escovas deve ser aumentado - uma vez por semana é suficiente. Rex faz banho a cada dois meses, mas é importante escolher um shampoo delicado, já que a pele dos animais está sujeita a irritações.

    Criadores experientes sugerem o uso de xampus sem pelos. Você não deve secar seu animal de estimação com um secador de cabelo após o banho - isso pode causar secura excessiva da pele e irritação adicional.

    Rexes têm patas pequenas, então garras excessivamente longas são muito inconvenientes. Às vezes, eles nem mesmo se escondem completamente no travesseiro, então, conforme as garras crescem, você precisa cortá-las com um cortador de garras especial. Um ponto importante - você só precisa cortar a parte transparente da garra, para não danificar os vasos sanguíneos e as terminações nervosas que passam por ela. É possível reduzir a quantidade de queda de cabelo durante a queda se um mês antes do início desse processo, der ao gato uma bebida de vitaminas B e ácidos graxos.

    É importante que a dieta do gato seja balanceada, a quantidade necessária de proteína animal esteja presente.... É útil cultivar aveia ou grama especial para o gato. Os verdes ajudam a manter a quantidade necessária de oligoelementos no corpo do animal.

    É importante escolher a escova de cabelo certa para cuidar do seu animal de estimação. Idealmente, esta deve ser uma escova de cerdas naturais. Uma luva especial também funciona. Mas os pentes com dentes afiados devem ser abandonados - eles ferem a pele do animal, o que contribui para uma queda ainda maior de pelos.

    Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de gatos que não eliminam, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa