Gatos domésticos

Raças de gatos de pelo curto: tipos, escolhas e características de cuidados

Raças de gatos de pelo curto: tipos, escolhas e características de cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Nuances de cuidado

Gatos de pêlo curto superam seus compatriotas fofos em número de espécies. Eles estão mais próximos da natureza, onde você não encontrará predadores felinos com pêlo comprido. Muitas pessoas preferem manter animais de pêlo curto devido à facilidade de tratamento. Além disso, são lindos, sua abundância permite escolher uma raça para cada gosto.

Peculiaridades

A história do aparecimento dos gatos de pêlo curto nos leva de volta às profundezas do tempo, há 60 milhões de anos, aos miácidos, ancestrais de todos os predadores da Terra, incluindo os felinos. Com o tempo, o peso do animal foi diminuindo e, há cerca de nove milhões de anos, surgiram animais, algo semelhante aos felinos modernos.

Há dez mil anos foi identificado o genótipo do gato núbio (Libyan Bucky), ao qual os felinologistas atribuem uma relação com as espécies modernas de gatos domésticos.

Hoje, as raças de gatos são classificadas como de pêlo curto, cujo pelo não ultrapassa 4,5 cm de comprimento. Comparada ao cabelo humano, a lã tem uma composição mais complexa. Os folículos de um animal contêm dois tipos de pilha ao mesmo tempo: a pilha externa, que forma o pelo, e a penugem (subpêlo). O externo (tegumentar) pode ter diferentes comprimentos, espessuras e rigidez. As vilosidades mais grossas e longas são chamadas de guias.

Um fio de cabelo pode emergir de um folículo, rodeado por um monte de penugem. Ele sempre fica por cima, cobrindo a penugem, salvando assim o animal da geada e da chuva.

A densidade do subpêlo e do pêlo protetor depende das condições climáticas em que o felino vive. Nos animais do norte, o pelo é muito mais espesso e quente, com muito fofo. No sul, os gatos vivem com cabelos curtos e justos. A reprodução de animais trouxe confusão ao padrão natural.Hoje, existem espécies que não têm subpêlo (birmanês) ou mesmo lã (Don Sphynx).

Rexes, apesar da capa reta criada pela natureza, são dotados de uma mutação ondulada. E o tipo de "escova" de pelo (acontece em algumas esfinges) parece um arame rígido e retorcido.

Variedades

É difícil dizer quantas raças de gatos de pêlo curto vivem no planeta. Cada organização felinológica tem seus próprios pontos de vista e padrões sobre o assunto. A Associação WCF considera 44 espécies de 70 raças de pêlo curto, incluindo Sphynxes.

De acordo com o tipo de lã, os animais com pedigree de pêlo curto podem ser divididos em três tipos.

  • Cabelo liso. Eles têm um casaco curto e justo. Este tipo de gato precisa menos de tudo escovado, basta escovar uma vez por semana. Para um belo brilho, você pode usar um condicionador especial.
  • Encaracolado. Isso inclui o rex. A lã é complexa, tais animais de estimação devem ser banhados em último recurso, pois é impossível pentear a lã após os procedimentos com água, pois fica muito confuso. Como cuidado, é melhor limpá-los com um pano de camurça.
  • Pelúcia. Um exemplo deste tipo de lã são as seguintes raças: British Shorthair, Scottish Fold, Exotic. Têm uma pelagem curta, espessa e muito agradável ao tacto. Vale a pena pentear uma ou duas vezes por semana com uma luva de silicone.

Considerando as raças de forma territorial, elas podem ser divididas em três grupos principais: Européias, Orientais e Americanas.

  • europeu... Isso inclui raças como British, Manx, Blue Russian, Scottish, European Shorthair. Na maioria das vezes, são animais grandes e atarracados, com maçãs do rosto largas e um andar pesado.
  • Oriental. Em contraste com os gatos europeus, os gatos orientais são leves, graciosos e elegantes. Eles têm um corpo esguio, pernas e pescoço longos, uma cabeça triangular sem bochechas, orelhas enormes e uma cauda longa e fina. Este grupo inclui gatos siameses e orientais, bem como beldades africanas - o gato abissínio e o egípcio Mau.
  • Americano. Esses animais são considerados descendentes de gatos europeus trazidos para os continentes americanos após sua descoberta. Existem muitas dessas raças, as mais populares são Exot, Bengal, Bombay.

A variedade de espécies de felinos torna difícil escolher um animal de pêlo curto. Para facilitar, apresentamos as raças mais populares desses animais.

Gato abissínio

Nomeado após o antigo país da Abissínia (agora Etiópia). Os ancestrais desses animais viveram no território do antigo Egito e eram considerados sagrados. Os abissínios são gatos graciosos e musculosos, com uma bela curva no pescoço. São animais de estimação muito espertos e temperamentais, amam as pessoas, mas também valorizam sua independência.

Dê-se bem com outros animais.

Shorthair americano

Animais poderosos com pernas arredondadas. Seus ancestrais chegaram à América com os primeiros colonizadores europeus, mas como raça esse tipo de gato se desenvolveu há relativamente pouco tempo - em meados do século passado. Os gatos americanos são afáveis, leais, embora independentes. Eles se dão bem com crianças e outros animais.

Eles têm uma reação ultrarrápida, o que os torna os melhores caçadores entre os gatos domésticos.

Gato de bengala

O gato foi criado para quem gosta de animais selvagens. Nos anos sessenta do século passado, o leopardo asiático foi trazido para a América. Sua prole, produzida a partir de um gato doméstico, tornou-se a base da raça. Os criadores trabalharam muitos anos, mas conseguiram criar um animal gentil e afetuoso com a aparência de um leopardo selvagem.

Hoje é uma das raças mais caras e raras.

British Shorthair

Os melhores gatos de quintal britânicos foram tomados como base para a criação de um gato de pelúcia, então a natureza trabalhou mais do que os criadores na formação dessa raça. Revelou-se ser um homem grande e afável, de caráter fleumático, mas, como um verdadeiro inglês, imponente, educado e com senso de tato.

Gato birmanês

Na primeira metade do século passado, vários gatos da Birmânia foram levados para os Estados Unidos. Eles foram cruzados com os siameses, e o resultado foi um gato marrom-chocolate de uma beleza incrível, com focinho redondo e nariz em formato de travesseiro. Hoje, os birmaneses também têm outros tipos de cores.

Esses animais são de boa índole, afetuosos e parecidos com cães, devotados ao homem: com a separação dele, eles podem ansiar e morrer.

Gato bombay

Com a criação desta raça, os criadores procuraram obter uma mini pantera índia com uma disposição afetuosa de um gato doméstico. A seleção contou com a presença de animais de pêlo curto birmaneses e negros americanos. Era uma linda criatura negra com cabelos brilhantes. O personagem herdado de um gato birmanês dedicado, contato e amoroso.

Devon Rex

Em 1960, um gatinho com cabelo ondulado foi descoberto na ninhada de um gato doméstico na Inglaterra, sua prole deu origem a uma raça de gatinhos cacheados. Os representantes da raça têm corpo de plástico, focinho triangular e enormes orelhas salientes. Os gatos seguem seu dono em todos os lugares, adoram estar no centro dos eventos, nunca ficam entediados. A fonte de energia e carinho para as pessoas tornam a comunicação com elas inesquecível.

Shorthair europeu

Essa tendência dos gatos foi criada pela natureza, os criadores pouco faziam para interferir na formação da espécie. Tendo ido longe do mundo selvagem, o animal manteve boa imunidade e habilidades de caça. Na Rússia, a raça não se popularizou, pois se parecia com os nossos gatos de rua.

Os animais são gentis, inofensivos, comunicativos, mas discretos, eles podem se divertir.

Mau egípcio

O gato com uma luxuosa cor manchada de fumaça, semelhante às antigas imagens egípcias, pertence às raças antigas. Ela é desconfiada, retraída, mas dedicada à família. Eles são animais incrivelmente enérgicos, bons caçadores. Eles não gostam de estranhos e guardam zelosamente seus brinquedos. Você pode dar banho neles, se isso for feito desde a infância, o gato realiza os procedimentos aquáticos com prazer.

Cornish Rex

Uma gata de pêlo liso na Inglaterra deu à luz um gatinho de pêlo encaracolado, que se tornou o progenitor da raça. Os animais são inteligentes, afetuosos com seus donos, ativos, adoram brincar com crianças pequenas. Os gatos não marcam território, ao contrário de outras raças.

Os gatos são mães muito responsáveis, criam seus gatinhos por muito tempo e com ternura.

Munchkin

Uma raça de gato muito incomum, com pés minúsculos em um corpo padrão. Isso lhes dá uma semelhança com os bassês. Em 1983, Sandra Hochenedel (EUA) encontrou uma gata grávida de pernas curtas. A maioria dos gatinhos nascidos herdou o gene para pernas curtas de sua mãe. Munchkins veio para a Rússia em 2001 e se estabeleceram como animais de estimação sociáveis, amigáveis ​​e brincalhões.

Gato Mainx

O animal não tem cauda. Porém, alguns representantes desta raça possuem um pequeno "coto", ocasionalmente há indivíduos com cauda crescida. Os gatos foram chamados de Manx em homenagem à Ilha de Man, na costa da Grã-Bretanha, onde sua raça foi formada. Animais de estimação podem ser mantidos por famílias com crianças pequenas ou outros animais.

Eles são sociáveis, brincalhões e curiosos.

oriental

No final do século 19, eles tentaram classificar a beleza monocromática oriental como uma variedade de gatos siameses, mas a cor não coincidia muito. Criadores americanos em meados do século passado registraram o oriental como raça independente. O gato simpático, falador e muito carinhoso goza de grande popularidade na Europa e na América.

Ocicat

Os gatos são assim chamados por causa da semelhança externa com o jaguatirico predador selvagem: eles têm o mesmo padrão de manchas expressivo na pele. Apesar da semelhança com um animal selvagem, a mascote tem um caráter gentil, uma disposição alegre e brincalhona, é sociável e dedicada, tendo seus hábitos mais parecidos com um cachorro.

Pixiebob

O gato parece um lince: o mesmo malhado, com borlas nas orelhas e um pedaço de cauda em vez de um inteiro. Pixiebobs foram criados na América nos anos 80 do século passado. São animais ingênuos e dóceis que consideram a família como seu rebanho. Eles são inteligentes, entendem a fala humana e estão sempre disponíveis.

Azul russo

Esses gatos vieram da província de Arkhangelsk para a Europa. Muitas pessoas gostaram da delicada pele azulada do animal com um brilho prateado. O caráter do gato é diplomático, obediente e gentil, mas ela não gosta de ternura, não se deixa acariciar e desconfia de estranhos.

gato siamês

Antigamente, no território do Sião (atual Tailândia), os gatos eram mantidos na corte dos governantes. Eles eram companheiros de príncipes e princesas que não tinham permissão para brincar com outras crianças. Alguns animais de estimação foram apresentados à família real inglesa no século 19, eles se tornaram os progenitores de todos os gatos europeus.

São animais muito inteligentes com um caráter multifacetado interessante.

Gato de Singapura

Refere-se aos gatos menores. Eles foram trazidos para a Europa na década de 70 do século passado de Cingapura. A raça se originou naturalmente. Hoje é raro e em número reduzido. Os animais são amorosos, mas discretos, com grande potencial energético, estão sempre em movimento, se dão bem com crianças e outros animais.

Shu de neve

A raça é obtida pelo cruzamento dos gatos siameses com a espécie americana de pêlo curto. Eles pegaram emprestado a cor dos siameses e da raça americana - um físico grande. O gato é inteligente, fácil de treinar e cumpre bem os comandos.

Pertence a raças afetuosas e afetuosas, não tolera a solidão, segue uma pessoa constantemente.

Gato tailandês

Devido à cor semelhante à do gato siamês, essas raças costumam ser confundidas. Mas os tailandeses não possuem tanta sofisticação e graça quanto os siameses. São animais inteligentes com mente e hábitos caninos.

Eles são muito falantes, prontos para ronronar e miar o dia todo, adoram brincar e realizar vários truques.

Toyger

Este gato parece um tigre em miniatura, mas seu personagem é completamente domesticado. A raça é jovem, foi criada no final do século passado. É difícil encontrar uma criatura mais afável, o gato se dá bem com todo mundo, desde criança até um passarinho, se mora na família do dono.

Levkoy ucraniano

Uma raça muito jovem, criada em nosso século. É um gato sem pêlos, orelhas dobradas, corpo gracioso, membros longos e flexíveis. Este é um amigo leal e dedicado, se alguém estiver doente, Levkoy não vai deixar a casa por um minuto.

Os gatos adoram correr, mas podem andar na coleira.

Chartreuse

A raça foi criada pelos franceses, eles a consideram sua marca registrada. Eles são animais muito grandes, com belos olhos âmbar e cabelos em tons de azul suave. Os gatos são equilibrados, adequados, mas preferem a solidão a companhias barulhentas. Na família, o chartreuse escolhe seu próprio mestre e obedece apenas a ele.

Escocês de orelhas caídas

Orelhas pequenas, pressionadas contra um focinho redondo, parecem muito tocantes. Nem todos os gatinhos têm orelhas caídas com a idade; aqueles que não têm isso são chamados de Scottish Straight. Os animais de estimação são os gatos mais calmos e fleumáticos do mundo. Eles se dão bem com todos, mas não gostam de ficar sentados e preferem o seu próprio espaço.

Shorthair exótico (exótico)

Nos anos 60 do século passado, na América, eles cruzaram um gato persa com um gato americano de pêlo curto - era um lindo animal de pelúcia com nariz arrebitado. Devido à sua aparência de desenho animado, os Exóticos se tornaram uma raça favorita em todo o mundo.

São gentis, móveis, pacientes, não suportam a solidão, mas não se impõem se o dono estiver ocupado.

Como escolher?

A escolha dos animais depende das preferências de seus donos. Além do cabelo curto, existem muitos outros critérios pelos quais os gatos são escolhidos: alguns gostam dos afetuosos, enquanto outros preferem os independentes, alguém precisa de um gato calmo e alguém precisa de um brincalhão. Para facilitar a escolha, vamos separar as raças de gatos de acordo com as diferentes características.

Sociável

Existem raças de gatos que não só impõem a sua sociedade aos seus donos, mas também gostam de "falar".Eles ronronam e miam por qualquer motivo, lutando para comunicar algo em sua própria língua. Raças falantes incluem Gatos birmaneses, siameses, tailandeses, orientais, bem como as esfinge Don e canadenses. São animais muito afetuosos, leais e sociáveis. Pessoas que passam todo o tempo no trabalho não devem escolher essas raças.

Animais sociáveis ​​são adequados para pessoas solitárias, aposentados, donas de casa ou crianças de meia-idade ou mais velhas, pois esses gatos são intelectuais e adoram brincar.

Silencioso

Algumas pessoas preferem o silêncio, especialmente após um dia barulhento no trabalho. Eles estarão cansados ​​da esfinge falante, literalmente perseguindo o dono por toda parte. Neste caso, você deve escolher raças silenciosas. Esses incluem: Cornish Rex, American Shorthair, Exotic.

Ativo

Se houver crianças mais velhas na casa que precisam de companheiros de brincadeira, devem ser escolhidos animais móveis e brincalhões. Você pode brincar de esconde-esconde com eles, fazer uma corrida. Ou jogue uma bola e peça para trazê-la. Eles podem ser treinados e ensinados em muitos truques. Aqueles que são tocados pelo temperamento rápido de um animal de estimação devem escolher as seguintes raças: Gato Ocicat, de Bengala, Siamês ou Abissínio, Mau egípcio.

Gato preguiça

Os gatos destas raças são adequados para os proprietários com um bom estado de conservação, porque não correm pela casa e destroem tudo à sua volta. Eles são ideais para pessoas com sistema nervoso fraco, pois não os incomodam com sua obsessão e atividade. Um gato bem comido e dormindo sempre pode ser acordado e acariciado se um antidepressivo for necessário. Os preguiçosos incluem: gato azul exótico, britânico e russo.

Afetuoso

Existem raças de gatos que literalmente imploram por afeto de seus donos. Eles se esfregam nas pernas, pulam nas mãos, sobem no rosto para "beijar", abraçam o pescoço com as patas. Esses "stickies" são adequados para pessoas com grande potencial não gasto de amor e ternura - comunicando-se uns com os outros, todos terão sua porção de prazer. Caráter afetuoso dotado de: Don Sphynxes, Manks, birmanês.

Inteligente

Crianças e jovens crescidos costumam escolher raças de gatos inteligentes, fáceis de treinar, com as quais você pode brincar, se comunicar. É sempre interessante e divertido com eles. Gatos inteligentes incluem: Siamês, Oriental, Bobtail americano, Munchkin, Birmanês.

Esses animais são adequados para aqueles que não podem ter um cachorro, mas querem se comunicar com um animal inteligente.

Para quem raramente está em casa

Alguns amantes de gatos, devido à sua ocupação, ficam fora de casa o dia todo, mas não podem se recusar completamente a se comunicar com os gatos. Essas pessoas devem escolher animais calmos e ao mesmo tempo independentes, que não sofrerão por falta de atenção, mas sempre poderão se divertir. Adequado para workaholics: gato escocês, britânico, russo azul, egípcio Mau e Munchkins.

Raças bem-humoradas para crianças

Para as crianças, principalmente crianças pequenas, você deve escolher um animal com um caráter pacífico, que não "retribuirá" mesmo se o bebê puxar o rabo. Eles devem ser gatos pacientes que gostam de interagir com crianças. Nesse caso, é melhor atentar para as seguintes raças: manx, exótico.

Obsessivo, leal

Esses animais são adequados para pessoas solitárias que não têm atenção e comunicação suficientes. Animais deste tipo vivem literalmente com os problemas do dono: eles descansam juntos, fazem a limpeza, fazem as tarefas domésticas e dormem. Os gatos não deixam as pessoas por um minuto. Velcro inclui Gatos birmaneses, tailandeses, de Bengala, Devon Rex, bobtail japonês.

caçadores

Estas raças de gatos são indicadas para pessoas que vivem em casas particulares, pois possuem um forte instinto de caça, são excelentes na captura de ratos e são suficientemente independentes para visitar o quintal, a rua e regressar a casa. Para proprietários do setor privado: van turca, russo azul, manx, shorthair americano.

Se já houver animais de estimação na casa

A casa tem cachorros, pássaros, porquinhos-da-índia, tartarugas, mas nenhum gato. Fãs de "zoológicos" domésticos estão preocupados com o tipo de gato que pode ser trazido para dentro de casa sem um "escândalo" com outros animais. Neste caso, você deve escolher representantes das raças de boa índole, sociável e habitável. Esses incluem: Bobtail japonês e americano, gato tailandês e de Bombaim, Peterbald.

Raças incomuns

Para quem quer se expressar, para curtir o deleite dos convidados sobre um animal de estimação inusitado, é preciso estar atento às raças: peterbald, devon rex, cornish rex, munchkin.

Gatos que lembram raças selvagens

Esses gatos são adequados para os amantes de animais selvagens que não podem pagar para trazer uma pantera ou leopardo em sua casa. Certas raças irão lembrá-los da natureza. Neste caso, você deve dar uma olhada mais de perto Raça Ocicat, Savannah, Bengal e Bombay.

Na hora de escolher um animal de estimação, é preciso levar em consideração não só os desejos do dono, mas também o ambiente em que o animal vai morar, se a família é adequada para uma determinada raça.

Nuances de cuidado

Se um gato com cabelo comprido se instala em uma família, haverá muitos cuidados com ela e com o apartamento. A este respeito, é mais fácil com animais de pêlo curto, mas eles perdem nada menos do que os seus homólogos - apenas os pelos são mais curtos. Na natureza, os animais mudam duas vezes: preparando-se para o inverno e para o verão. Nos gatos domésticos, devido à temperatura confortável e constante, o corpo "enganado" falha, ocorre uma muda lenta ao longo do ano.

Doenças, estresse, velhice, má nutrição podem afetar o despejo ativo de pêlos de animais. O aparecimento de uma grande quantidade de penugem em uma casa com um gato jovem deve ser um sinal de alarme para o proprietário. A saúde física ou psicológica do animal deve ser verificada.

O gato de pêlo curto também terá de ser penteado, mas com menos frequência, cerca de uma vez por semana. Existem vários motivos pelos quais você deve fazer isso.

  • Os pelos lambidos por um gato podem acumular-se nos intestinos, interferindo no processo digestivo. Se você não ajudar a se livrar dos pelos tingidos em tempo hábil, o animal terá que dar um gel para reabsorvê-los.
  • A escova massageia perfeitamente a pele, melhorando o suprimento sanguíneo e, consequentemente, a qualidade da pelagem.
  • Muitos gatos adoram o procedimento de escovagem, neste momento surge um contato emocional especial entre o dono e o animal.

Você pode tirar os pelos do animal com o auxílio de pentes especiais, escovas ou luva de silicone com dentes, adquiridos na pet shop. Para fazer isso, você deve escovar cuidadosamente a escova duas ou três vezes da nuca ao rabo do animal e, em seguida, fazer os mesmos movimentos na direção oposta. Depois de terminar de trabalhar com as costas, é necessário pentear suavemente as laterais e a barriga.

Apesar da indignação do gato, ainda é preciso andar com uma escova de borracha na cauda do animal.

Um gato de pêlo curto deve ser lavado como último recurso. Mas é necessário cuidar periodicamente das orelhas, olhos e almofadas das patas. Isso é feito com cotonetes, tampões embebidos em água fervida, uma solução fraca de manganês ou uma decocção de ervas.

O proprietário também é responsável pela saúde do animal. É necessário mostrar periodicamente o gato ao veterinário para fins preventivos, acompanhar a carteira de vacinação. Uma vez a cada três meses, dê ao seu animal de estimação pílulas para vermes, mesmo que ele não esteja na rua.

Muitos gatos são despretensiosos na alimentação, comem tudo o que lhes é dado. Mas a dieta balanceada correta ajudará a manter o animal saudável nos próximos anos.

Os gatos de pêlo curto são tão bonitos, inteligentes e talentosos como todos os gatos do mundo, mas com um pouco menos de preocupação com o pêlo.

Para as características das raças de gatos de pelo curto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa