O que e como alimentar um gatinho?
Com o aparecimento de um gatinho em casa, o recém-fabricado proprietário tem um grande número de preocupações, uma das quais diz respeito à alimentação do bebé. Uma dieta bem composta inclui uma gama completa de vitaminas e minerais que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e formar os órgãos internos do animal. Graças a uma dieta equilibrada, o corpo de caroços fofos será capaz de combater muitas doenças por conta própria.
Como alimentar gatinhos recém-nascidos?
A alimentação artificial de gatinhos recém-nascidos é permitida apenas em alguns casos - se uma gata desaparece, morre ou não permite que seus filhotes venham até ela, devido ao estresse pós-parto... Nas situações apresentadas, é melhor encontrar um gato amamentando que possa aceitar o bebê de outra pessoa e alimentá-lo como se fosse seu. Em alguns casos, é permitido prender gatinhos até a cães, mas ao mesmo tempo, o dono deve estar presente por perto, para que em caso de perigo tenha tempo para apanhar o gatinho.
Se a busca por uma mãe que amamenta não for bem-sucedida, você deve fornecer alimentos ao recém-nascido de forma independente. Nesse caso, o alimento deve ser o mais próximo possível em propriedades do leite de uma gata em lactação.
A nutrição adequada de gatinhos recém-nascidos é a chave para sua boa saúde. Se pequenos caroços fofos forem desmamados precocemente da mãe, sua alimentação recai sobre os ombros do proprietário.Anteriormente, os criadores tinham que procurar opções de alimentos para bebês recém-nascidos de composição semelhante, mas graças ao progresso, misturas artificiais para animais começaram a aparecer nas prateleiras da maioria das lojas de animais.
Um análogo do leite materno pode ser dado a um gatinho recém-nascido desde o primeiro dia. É importante observar que alguns proprietários usam o leite de vaca como comida para bebês. Isso não deve ser feito, pois o frágil organismo dos bigodinhos só se desenvolve no primeiro mês e não é capaz de digerir tal produto gorduroso.
A principal questão para os criadores que irão alimentar gatinhos recém-nascidos de forma independente é estudar as especificidades de sua alimentação... Alguns proprietários usam o método antigo e tentam alimentar as criaturinhas. pipeta... Outros proprietários usam especial mamadeiras... Das opções apresentadas, a garrafa é a mais preferida. Com a ajuda dele, o bebê aprenderá a sugar, desenvolvendo assim um reflexo natural.
As primeiras inserções na mamadeira para o bebê serão exaustivas, pois ele não conseguirá sugar sozinho. Nesse caso, o dono terá que espremer o leite aos poucos para que as gotas caiam na boca do gatinho. Talvez o gatinho depois de várias mamadas fique com muita fome, já que não recebe a quantidade necessária de alimento, graças ao qual descobrirá rapidamente como se alimentar com a ajuda do mamilo. Além do leite, os gatinhos devem receber água morna, mas não de mamadeira, mas de pipeta ou seringa. É assim que as primeiras 3 semanas de vida de um bebê fofo devem passar.
O que pode ser dado a animais de estimação adultos?
Após 3 semanas de vida, os bebês fofinhos desenvolvem interesse por outros tipos de alimentos, com isso torna-se possível transferir o animal para alimentos mais sérios. Com um mês de idade, os gatinhos geralmente começam a comer em uma tigela. A maioria dos veterinários afirma que o alimento mais adequado contendo vitaminas e minerais é o alimento natural.
Por outro lado, os criadores afirmam que na dieta de um gatinho de um mês deve estar presente comida seca ou enlatada, que contém uma gama completa de vitaminas, tão necessárias para o corpo em crescimento.
Escolhendo a alimentação natural, o dono do animal deverá passar um pouco de tempo próximo ao fogão e preparar pratos adequados para o gatinho, levando-os à consistência líquida.
Isto pode ser:
- mingau de sêmola, cozido em leite ou água;
- leite em pó ou leite diluído;
- gema de ovo cozida;
- queijo cottage misturado com leite;
- vegetais cozidos;
- caldo de carne com baixo teor de gordura;
- carne cozida, filé de frango, peixe.
Para não prejudicar o crescimento do corpo de um gatinho, é estritamente proibido dar-lhe produtos destinados à alimentação humana no primeiro mês de vida.
Gatinhos pequenos são muito parecidos com bebês humanos quando são apresentados aos alimentos complementares. A comida também é picada no liquidificador, e o número de refeições por dia deve ser de pelo menos 4 vezes.
Quando o gatinho atinge um mês e meio, a dieta pode incluir queijos de pasta mole, bem como leite de cabra diluído de acordo com a fórmula 4: 1, onde 4 partes é leite de cabra e 1 parte é água. Em uma idade tão jovem, os bebês não devem consumir leite de vaca puro, pois seus intestinos e estômago ainda não estão fortes e podem não ser digeridos. Além disso, propõe-se familiarizar-se com os produtos que devem ser incluídos na dieta de um gato de dois meses:
- filé de frango magro;
- peixe cozido;
- lacticínios;
- mingau cozido em leite ou água;
- Filé de carne;
- alimentos secos embebidos;
- legumes;
- gema crua.
Três meses de idade - este é o período mais importante do primeiro ano de vida de um gatinho. Nesse momento, o corpo está finalmente formado, a massa aumenta, a aparência é determinada e, o mais importante, começa a troca dos dentes.Por esse motivo, o veterinário aconselha a introdução de alimentos sólidos na dieta.
Aos 3 meses, o gatinho pode dar carne não só fervida, mas também crua. O principal é não se esquecer de realizar a prevenção atempada de vermes.
Além da carne, alimentos adicionais que contenham a quantidade máxima de nutrientes devem aparecer na dieta do gatinho. Esses incluem:
- peixe cru e cozido;
- vegetais crus;
- queijo tipo cottage;
- iogurte.
- mingau com leite.
Aos 4 meses, o gatinho ganha mais peso. Por esse motivo, devem constar na dieta alimentos que contribuam para o desenvolvimento da massa muscular. Os dentes formados a esta altura já podem mastigar qualquer alimento, cortado em pedaços grandes.
Em um cenário semelhante, o animal deve ser alimentado por até seis meses. Na idade de 6 a 10 meses, o número de mamadas por dia deve ser reduzido. Nesse intervalo, a atividade de crescimento corporal diminui, mas as sensações gustativas são formadas.
O principal durante este período é não estragar o animal, caso contrário, ele exigirá constantemente guloseimas, que só pode comer uma vez por semana.
Produtos naturais
Tendo optado pela alimentação natural, o dono do gatinho deverá seguir algumas regras. Desde o início da alimentação complementar, é necessário introduzir o maior número possível de produtos diferentes na dieta alimentar. Se o bebê não se acostumar com vegetais ou cereais desde a infância, será quase impossível treinar um adulto novamente. Por isso, o bebê deve receber uma variedade de pratos desde a infância.
A regra principal e mais importante para acostumar um gatinho à comida caseira é não alimentá-lo com esmolas da mesa humana. Muitas especiarias são adicionadas à comida preparada para o uso do dono, o que prejudica a saúde do animal. Mas o mais desagradável será o aborrecimento subsequente do mendigo, que não perderá a oportunidade de roubar alimentos inacessíveis da mesa.
Como alimentação adicional veterinários aconselham a compra de maconha em pet shops, o que ajuda a eliminar o acúmulo de pelos no estômago. Se o criador não confiar nas plantas compradas, ele pode plantar sua própria grama na janela. O principal é não se esquecer das vitaminas naturais necessárias à saúde do gato.
Os criadores profissionais de gatos estão prontos para compartilhar as características de uma cesta de compras para gatinhos com proprietários novatos. Carne, frango e, em alguns casos, peru e até ganso cozido são especialmente homenageados nesta lista. Os peixes também desempenham um papel importante na dieta dos gatinhos. O principal é lembrar que não existem elementos nocivos nos peixes marinhos, o que não se pode dizer dos ribeirinhos. Todo mundo sabe disso os produtos da pesca são um forte alérgeno. Por este motivo, o peixe não deve figurar frequentemente no menu, bastando 2 vezes por semana. Para as crianças, os produtos de peixe são fervidos e os adultos podem apreciá-los crus.
O alimento mais adequado para gatinhos é o leite.... No entanto, nem todos os adultos podem consumir produtos derivados de vacas. Em algumas criaturas, o estômago pode não aceitar a lactose natural. Como um análogo, propõe-se dar iogurte animal para beber. Mas é importante garantir que seu teor de gordura não seja alto.
Outro produto indispensável para um gatinho é considerado queijo cottage misturado com gema... Como iguaria principal, caberá queijo de coalho misturado com creme de leite... Para o pleno desenvolvimento do corpo, um gatinho precisa consumir fibras, que são encontradas em vegetais e cereais. Em tenra idade, os gatinhos devem receber mingau cozido com leite. Indivíduos ligeiramente crescidos são adequados para cereais com vegetais, cozidos em caldo de carne.
É importante lembrar que um gatinho de qualquer idade deve ter acesso constante a água limpa, por isso o dono do animal precisa trocar o líquido da tigela várias vezes ao dia.
popa
Alimentos prontos vendidos em todas as lojas de animais estão ganhando mais e mais popularidade a cada dia. Com efeito, são muito convenientes, visto que têm uma dosagem pré-calculada, são muito fáceis e convenientes de guardar em casa e não ocupam muito espaço.
É importante observar que a composição da ração contém os elementos necessários para o pleno crescimento das pequenas criaturas. Para a maioria dos fabricantes, a prioridade são as características das raças de gatos, com base nas quais cada tipo individual de alimento é compilado.
Ao mesmo tempo, os produtos fabricados em escala industrial por diferentes empresas diferem na política de preços, qualidade e composição.
Para gatinhos pequenos, são produzidos tipos especiais de alimentos. É a partir deles que o animal deve se acostumar com os produtos industrializados. Para começar, deve-se oferecer ao gatinho comida enlatada de consistência gelatinosa com pedaços de carne finamente picada. Eles vão certamente agradar a todos os gatos. Assim que o bebê se acostumar com a comida úmida, você pode começar a adicionar compressas secas à comida, reduzindo gradativamente a quantidade de comida enlatada com geléia e aumentando a alimentação seca. Então vai acabar transferindo o animal para um alimento seco completo.
Quantas vezes por dia para se alimentar?
Nos primeiros dias após o nascimento de um gatinho com alimentação artificial, o bebê deve receber uma mamadeira com a mistura a cada 2-3 horas. Por isso, o procedimento de alimentação é bastante cansativo e requer a presença constante do dono em casa. E depois de 3 semanas, alimentos complementares adicionais podem ser introduzidos na dieta do gatinho. Por volta das 4 semanas, o gatinho deve ter um cronograma claro de alimentação e deve consistir em cerca de 5-8 mamadas, incluindo à noite. Mas, infelizmente, há momentos em que alimentos complementares adicionais devem ser dados aos bebês com muito mais frequência.
O criador é convidado a se familiarizar com a variação do número de mamadas por dia, dependendo da idade do animal.
- Um gatinho de 2 semanas de idade deve ser alimentado aproximadamente 10-13 vezes ao dia, inclusive à noite.
- Pedaços fofos de um mês de idade são comidos 8-11 vezes ao dia, inclusive à noite.
- No período de 1 a 2 meses, as mamadas devem ser 7 vezes ao dia. Neste caso, a noite é excluída.
- De 2 a 3 meses, a nutrição de um gatinho consiste em 6 mamadas.
- No período de 4 a 5 meses, o gatinho deve se alimentar 5 vezes ao dia, excluindo a noite.
- De 5 a 9 meses, o bebê é alimentado 4 vezes.
- De 9 meses a um ano, o gatinho é alimentado 3 vezes.
- Com o início de um ano de idade, o gatinho deve ser transferido para duas refeições por dia.
Além do número de vezes que o gatinho é alimentado, o dono precisa saber quanto alimento o animal deve comer de cada vez.
- Até uma semana de idade, o gatinho deve consumir 30 ml de ração para cada 100 g de seu próprio peso. Conseqüentemente, se um gatinho pesa 200 gramas, o leite deve ser de 60 ml.
- Com duas semanas de idade, o gatinho deve comer 38 ml por 100 g de seu próprio peso.
- Às 3 semanas, o volume de comida deve ser 48 ml por 100 g de peso do gatinho.
- Com 4 semanas de idade, o gatinho deve ingerir cerca de 50 ml de ração por 100 g de seu próprio peso, com posterior aumento dessa quantidade.
Além disso, propõe-se familiarizar-se com a alimentação diária do indivíduo em crescimento.
- Com um mês e meio, o gatinho deve consumir 120 g de ração por dia.
- A dieta diária de gatinhos de dois meses deve consistir em 160-180 g de alimento.
- A norma diária de gatinhos com 3 a 6 meses de idade deve ser cerca de 200-240 g, neste caso, 40 g devem ser derivados de carne.
- Bebês de seis meses precisam comer 180 g de comida.
- No período de 10 a 12 meses, é necessário reduzir a quantidade de alimentos para 200 g por dia.
Características da preparação da dieta
Ao compilar a dieta de um gatinho pequeno, a idade do animal é de grande importância. No período de 2 a 4 meses, os gatinhos estouram seus dentes.... Por esse motivo, os bebês podem ser parcialmente transferidos para a nutrição de adulto, acostumando o animal a alimentos e bebidas independentes de seu próprio copo. Nesse intervalo de idade, o gatinho apresenta crescimento ativo, melhora da saúde e formação de órgãos internos. O trabalho do trato gastrointestinal está finalmente estabelecido. É por isso que o cardápio de torrões fofinhos deve ser enriquecido com o máximo de vitaminas. É importante complementar a dieta com produtos proteicos.
Na próxima fase de desenvolvimento - dos 4 aos 6 meses, o bebê começa a ganhar peso ativamente. É por isso que a base da dieta deve consistir em alimentos que aumentem o crescimento muscular. A essa altura, a mandíbula do gatinho está completamente formada, todos os dentes já estouraram, respectivamente, o bebê pode comer grandes pedaços de carne de boi ou de frango. Alguns criadores preferem alimentar seus animais de estimação com miudezas. Mas primeiro, eles devem ser cortados em pedaços. Para esse intervalo de idade, é necessário um aumento do cálcio na dieta, encontrado na maioria dos laticínios fermentados.
No período de 6 a 10 meses, o crescimento dos gatinhos torna-se quase invisível... Nesse momento, são formadas as preferências gustativas do animal. O dono do animal deve estar mais vigilante. É estritamente proibido mimar o gatinho e mimá-lo com iguarias.
O que não deve ser dado?
A maioria das pessoas pensa que os alimentos favoritos dos gatos são leite e salsichas. Na verdade, tudo é muito mais complicado. Para um gato ser saudável, ele deve ser ensinado desde a infância a uma nutrição adequada e balanceada.
Além dos alimentos, que devem estar presentes na dieta do gatinho, existe uma lista de alimentos indesejáveis para o consumo.
- Fígado. Contém uma grande quantidade de vitaminas A e D. Com a alimentação regular com este produto, ocorrerá uma supersaturação de vitaminas no corpo do animal, o que pode levar a consequências negativas. Ao mesmo tempo, mimar um gatinho com um fígado não é proibido. Pode ser administrado várias vezes por semana como suplemento vitamínico.
- Alimentos secos de classe econômica. É claro que atraem muitos criadores a um custo baixo, mas contêm uma grande quantidade de substâncias nocivas que, com o uso prolongado, afetam negativamente a saúde do animal. Que só existem corantes e todos os tipos de conservantes.
- Alimentos à base de legumes. Eles causam constipação e inchaço. Por um princípio semelhante, atua no corpo do gato e nas batatas.
- Um peixe. Com a alimentação constante do gatinho com produtos da pesca, o animal desenvolve urolitíase. Para evitar tais consequências, os peixes não devem ser alimentados mais do que duas vezes por semana. E os gatinhos com menos de um mês não devem ser alimentados com peixes.
E abaixo está uma lista de alimentos que são perigosos para a saúde de um gatinho.
- Picles, carnes defumadas, alimentos gordurosos e condimentados. Eles contêm uma grande quantidade de temperos que podem prejudicar a microflora intestinal de um gatinho.
- Carne crua. Este produto pode ser incluído na dieta de gatinhos que atingiram 5 meses. Os gatos mais jovens precisam ferver produtos de carne.
Os produtos descritos podem trazer problemas de saúde para o gatinho, mas é possível lidar com eles em casa, só que às vezes é preciso ir a uma clínica veterinária.
Neste caso, propõe-se considerar produtos que podem levar às consequências mais tristes - a morte. Além disso, a morte do animal não virá imediatamente, mas após um certo período de tempo.
- Doces. Para um gatinho, este é um verdadeiro veneno. O corpo de um animal por natureza não está adaptado ao consumo de chocolate. É bom que nem todo indivíduo coma doces ou biscoitos.
- É muito perigoso para um gatinho dar esqueletos de peixes e ossos de pássaros... Sua estrutura em uma forma roída pode causar danos irreparáveis ao corpo do animal. Quando um gato mastiga ossos, pedaços do esqueleto se desintegram em pedaços com pontas afiadas. Eles também entram no estômago, respectivamente, podem arranhar o esôfago ou até perfurá-lo, o que leva a hemorragias internas.
- Produtos vencidos. Qualquer alimento que expirou há muito tempo é um terreno fértil para uma variedade de bactérias patogênicas e microorganismos putrefativos. Este alimento não levará a nada de bom, especialmente se você alimentá-lo para um gatinho.
As informações acima ajudarão criadores novatos a alimentar um gatinho recém-nascido e a criar um gato adulto saudável a partir dele.
No próximo vídeo você poderá descobrir o que alimentam os criadores de gatinhos.