Classificação de ração para gatinhos e regras de seleção
Os gatos estão entre os animais de estimação mais populares e amados. O aparecimento de um gatinho fofo em casa traz não só alegria aos donos, mas também preocupações. Muitas vezes, os donos se perguntam: qual a melhor forma de alimentar um gatinho e como escolher a comida certa para ele? Vamos tentar descobrir.
Recursos de energia
Embora o sistema digestivo de gatinhos pequenos não difira fundamentalmente em estrutura do sistema dos adultos, ele ainda requer uma certa abordagem ao compilar uma dieta. Algumas enzimas que facilitam a digestão dos alimentos no trato gastrointestinal de adultos estão ausentes em gatinhos, de modo que a composição da comida para eles é um pouco diferente da comida para animais adultos.
Para que um gatinho se transforme em um animal de estimação saudável e ágil, é preciso escolher a alimentação certa para a idade. De acordo com a classificação aceita, os gatinhos são divididos por idade em 3 categorias. A primeira categoria inclui indivíduos com idade não superior a 4 meses, a segunda inclui gatinhos de 4 a 8 meses de idade. O terceiro grupo inclui animais de 8 meses a 1 ano, inclusive.
A composição da comida para cada idade é estritamente equilibrada para todos os componentes necessários ao desenvolvimento saudável do gatinho. Gorduras, proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas não estão apenas presentes na quantidade certa, mas também na proporção correta. Cada componente da composição influencia um processo particular no organismo em crescimento.
A vitamina A solúvel em gordura promove o crescimento, afeta a visão, a pele e a pelagem do animal.A vitamina D, que pertence ao mesmo grupo lipossolúvel, tem efeito no sistema esquelético e previne o desenvolvimento de raquitismo. Sem a vitamina E, o pleno desenvolvimento da função reprodutiva é impossível, e a vitamina K está envolvida na regulação da coagulação do sangue e previne hemorragias. A vitamina C hidrossolúvel é a chave para uma boa imunidade, além disso, participa do desenvolvimento do sistema digestivo e afeta a elasticidade do tecido muscular e dos vasos sanguíneos.
As vitaminas B solúveis em água estão envolvidas em todos os processos metabólicos e alguns deles, como B1, B6 e B12, também afetam a regulação do sistema nervoso.
Oligoelementos minerais como zinco, potássio, cobre, cálcio, fósforo, ferro, manganês e até silício são necessários para o pleno desenvolvimento de um corpo jovem. Cada um deles afeta os processos metabólicos e a atividade vital de órgãos individuais, portanto, a falta de pelo menos um deles no corpo pode levar ao desenvolvimento de uma determinada doença.
É bastante simples acostumar gatinhos à comida, o principal é não ter pressa, a idade ideal para se acostumar é de 2 a 4 semanas. Antes desse período, não vale a pena experimentar, pois o gatinho também tem leite materno suficiente, cuja composição é idealmente balanceada em todos os aspectos. A recusa total do leite ocorre, via de regra, das 8 a 10 semanas de idade. É este o período considerado o mais ideal do ponto de vista fisiológico para a transição para a alimentação industrial.
Visualizações
Como você sabe, dois tipos de alimentos são produzidos para gatos: seco e molhado. Ambos estão prontos a comer e perfeitamente equilibrados. O aspecto molhado é a melhor opção para os gatinhos mais pequenos com menos de 4 semanas de idade. Sua consistência macia e hidratada é perfeitamente mastigada pelos dentes de leite que ainda não amadureceram. Além disso, devido ao corte constante dos dentes nessa idade, as gengivas ficam irritadas, e a consistência seca dos alimentos pode levar a uma irritação ainda maior da delicada superfície gengival e, como resultado, a uma recusa total em comer.
A porcentagem de água no alimento úmido é próxima a 80, então os gatinhos não precisam de mais líquido ou sua quantidade deve ser mínima. Muitas vezes, os bebês comem com pressa e os pedaços de comida na cavidade oral simplesmente não têm tempo para passar pelo processamento da saliva, o que, claro, afeta a qualidade da digestão. O tempo insuficiente para processar pequenos pedaços em gelatina ou caldo dificilmente prejudicará a delicada membrana mucosa do estômago, mas grandes grânulos secos podem prejudicá-la.
Mas também existem alguns pontos negativos. Alimentos úmidos são vendidos em sacos ou latas hermeticamente fechados. Não será difícil escolher a embalagem adequada, mas depois de aberta, seu prazo de validade não é tão longo quanto o de uma seca, por isso é melhor comprar uma embalagem bem pequena para bebês.
É desejável que seu conteúdo seja consumido por um animal de estimação dentro de um dia, no máximo dois. Após a abertura, o recipiente com os alimentos deve ser colocado na geladeira. Melhor ainda, transfira as sobras para um recipiente ou vidro especial com uma tampa bem ajustada.
O alimento seco consiste em pequenos pedaços de consistência densa e bastante seca. Seu teor de água não ultrapassa, via de regra, 6%. Os gatinhos devem estar acostumados com este tipo de pii não antes dos 2 meses de idade, mas é melhor se a idade do animal atingir os 4 ou 5 meses.
O tipo de ração seca é uma opção bastante econômica. Para que um animal fique saciado, uma quantidade muito pequena de pellets é necessária, e a sensação de saciedade em um animal dura muito mais do que a comida úmida.
A estrutura sólida da alimentação desempenha um papel significativo na prevenção de cálculos. As partículas sólidas não agem sobre o esmalte dos dentes pior do que uma escova, limpam perfeitamente a superfície e evitam que restos de comida grudem nela.
Para não ferir as gengivas delicadas do amiguinho fofinho e para minimizar os problemas digestivos, é melhor molhar a comida antes de servir. É muito simples fazer isso, basta encher os grânulos com uma pequena quantidade de água e deixá-los inchar por 10 minutos, depois transferi-los para uma tigela para sua mascote. Quando o gatinho chega aos 8 meses de idade, o alimento seco pode ser alimentado sem deixar de molho.
A vida útil da forma seca, embora limitada, é muito mais longa do que a úmida, mesmo que a embalagem permaneça aberta por muito tempo. Não precisa ser guardado na geladeira e deve-se escolher um recipiente adequado para guardá-lo, basta colocá-lo em local escuro, protegido da luz solar direta.
Mas também existem desvantagens neste tipo de feed. O sal faz parte de qualquer tipo de alimento seco, o que significa que o animal deve ter água fresca e limpa o tempo todo.
Além disso, uma aparência seca, ao contrário de uma molhada, não é adequada para todas as criaturas peludas.
Avaliação de fabricantes
Hoje são inúmeras as empresas que produzem os mais variados sabores e composição de alimentos para gatinhos. É bastante difícil navegar neste "mar", porque um preço alto nem sempre significa um produto de qualidade.
A composição é o indicador mais importante pelo qual o feed pode ser atribuído a uma determinada categoria. Hoje existem apenas 4 deles: econômico, premium, super-premium e holístico.
Economia
Os alimentos nesta categoria são os mais conhecidos, amplamente anunciados e acessíveis. A vantagem das forragens da classe econômica reside, talvez, apenas em seu baixo preço, caso contrário, é bastante controverso quanto à sua utilidade e qualidade do produto.
Preço baixo implica não ser importante, mas na maioria dos casos é prejudicial à saúde de um gatinho pequeno.: resíduos da produção de carnes e peixes (menos de 5% do volume), tipos desconhecidos de cereais, um mínimo de vitaminas, intensificadores de sabor e sal como conservante. A presença de amplificadores leva ao vício e à dependência completamente maníaca dos gatos da composição, que é utilizada com sucesso pelos fabricantes. No futuro, será muito difícil desmamar um gatinho dessa comida "recheada com produtos químicos".
Além disso, os alimentos do orçamento são frequentemente saturados com micronutrientes como Mg (manganês), P (fósforo) e Ca (cálcio). A sua presença, desequilibrada nas proporções requeridas, pode levar a uma variedade de doenças e alterações patológicas nos sistemas ósseo, muscular e nervoso. E a relação entre proteínas, gorduras e carboidratos não está no nível adequado, pois na boa alimentação o percentual de proteínas é maior que o dos carboidratos, e nesta categoria os carboidratos ocupam o primeiro lugar.
Prêmio
Este grupo inclui feeds da categoria de preço médio. Eles são melhores que a linha da classe econômica, equilibrados em proteínas, carboidratos e gorduras. Além disso, essa categoria é muito mais amplamente representada, sendo possível selecionar alimentos para um grupo específico de animais, que incluem animais de estimação com reações alérgicas e indivíduos com digestão sensível.
A fonte de proteínas dessa linha é na maioria das vezes o frango ou seus produtos processados, mas em algumas formulações a proporção de proteínas de origem vegetal é maior do que a proporção de proteínas de origem animal.
Os grãos de milho ou trigo triturados estão presentes em algumas formulações como fonte de carboidratos, o que costuma causar reações alérgicas em animais sensíveis. A parcela de carboidratos na maioria dos alimentos premium é ligeiramente maior do que a norma geralmente aceita.
Embora a linha premium de alimentos seja melhor do que a economia de alimentos, também não é a ideal. Quase todas as formulações contêm conservantes e antioxidantes para garantir que a ração permaneça utilizável por muito tempo.Mas sua presença não é pior se o fabricante indicar na embalagem.
Existem rações em que os conservantes não são indicados de forma alguma, o que lança dúvidas sobre sua segurança para os animais, portanto, uma análise detalhada de espécies especialmente populares o ajudará a escolher a opção certa.
Alimentos enlatados Organix de uma empresa holandesa são produzidos na Rússia, então seu preço é bastante aceitávelAlém disso, eles são até ligeiramente inferiores em custo às forragens da classe econômica, mas os superam significativamente em qualidade.
A participação das proteínas é representada pela carne bovina e subprodutos, a fonte das gorduras é o óleo vegetal e a participação dos carboidratos é o cereal de arroz. Além disso, os alimentos enlatados são bem balanceados em vitaminas e minerais.
Mas também há uma pequena desvantagem nesses alimentos enlatados. A participação dos subprodutos é muito maior do que a da carne, portanto, são apenas produtos premium.
Feed produzido sob a marca Royal Kanin, destacam-se entre os demais produtos desta linha pelo amplo sortimento. Para gatinhos, tanto a forma seca (a partir dos 4 meses) quanto a comida úmida destinada a um grupo mais jovem (até 4 meses) são produzidos.
A comida para gatinhos é bem fortificada e rica em minerais. Mas a relação percentual entre as proteínas de origem vegetal e animal não é favorável a esta última. Como fonte de carboidratos, os fabricantes usaram arroz, trigo e farinha de safras desconhecidas (não indicadas na embalagem). O uso de gorduras animais, óleo de soja e óleo de peixe como fonte de ácidos graxos é uma vantagem definitiva, mas o fabricante não se preocupou em indicar as fontes de fibra.
Os feeds desta empresa não são os mais acessíveis nesta linha de produtos, alguns tipos de super-premium são mais baratos, mas superiores em qualidade. Os nomes dos conservantes e antioxidantes não estão na embalagem.
Os alimentos Purina Pro Plan são acessíveis e amplamente disponíveis... Para gatinhos, eles produzem 1 versão de ração seca e 2 tipos de ração úmida.
A composição contém proteínas (cerca de 36%), das quais 21% são de frango, e os fabricantes não indicam especificamente se se trata de carne ou outras partes de aves. A fonte de carboidratos, neste caso, é o milho, e as gorduras são representadas pelos peixes e outras gorduras, mas já de origem vegetal.
O fabricante não indica quais aditivos estão especificamente presentes na ração e quais vitaminas e minerais são adicionados à sua composição.
O feed provou ser excelente Probalance... Sua composição é muito boa, a carne está presente como fonte de proteína, e não apenas as miudezas. A comida é bem enriquecida com suplementos vitamínicos e minerais, como fonte de ácidos graxos saturados, os fabricantes incluíram frango, e não gordura vegetal na composição. A única desvantagem deste produto são os aditivos aromatizantes declarados, mas não especificados.
comida italiana Schesir amplamente difundido na Rússia. É posicionado pelos fabricantes como um feed da classe super premium, mas sua composição está ainda mais próxima do grupo premium.
As proteínas, e sua participação é de apenas 15%, são declaradas apenas depois dos carboidratos, representados pelo arroz e cevada, cuja participação é de cerca de 19%. Proteínas de origem vegetal, fibra em forma de polpa de beterraba, gorduras de origem vegetal e animal também estão presentes na composição. Além disso, a composição é enriquecida com um prebiótico na forma de polpa de chicória e vários antioxidantes de origem vegetal. Este alimento contém uma boa adição de vitaminas e minerais.
Embora a composição da ração seja relativamente boa, sua base ainda não são proteínas, mas carboidratos, e a parte protéica consiste principalmente em proteínas vegetais. O preço do feed é bastante alto.
Super premium
Esta linha de ração difere da premium pela maior porcentagem de conteúdo de proteína.A alimentação é bem balanceada em termos de vitaminas e minerais, o que permite que os donos não gastem dinheiro com suplementos.
Um dos bons nesta linha é alimentos da empresa canadense 1st Choice. Além das proteínas animais, a ração contém proteínas vegetais, que ocupam uma proporção maior do que a necessária (cerca de 30%). A participação da carne na porção de proteína não é muito alta e fica em 17%. Os ácidos graxos são encontrados em óleos de frango e de peixe, e a fonte de carboidratos é um complexo de cereais. Não há corantes artificiais na composição, e a vitamina E (tocoferol) é usada como conservante.
Feed produzido por uma empresa tcheca Brit Care, eu gatinho, É rico em proteínas de origem animal e vegetal, sendo a carne responsável por 22%, e os 25% restantes pela proteína desidratada. Presente na composição e arroz na forma de farelo e fibra na forma de partículas trituradas de maçãs secas e fontes de gordura de alta qualidade, além de prebióticos que têm efeito benéfico na microflora intestinal, e até mesmo extratos vegetais.
Além dos ingredientes listados, o alimento é balanceado em vitaminas e minerais, e o tocoferol é usado como conservante em vez de substâncias artificiais.
A comida Brit Care I'kitten é a melhor opção para gatinhos, além de ser perfeitamente balanceada em todos os componentes, ela também é hipoalergênica, uma vez que a composição não contém trigo e milho. Uma pequena desvantagem da ração é a presença, junto com a carne, de subprodutos.
Ração sem grãos Arden Grange é talvez a melhor opção para gatinhos. O conteúdo de proteína da composição merece a nota mais alta. É representado por peixes brancos (26%), farinha de peixe (24%) e ovos inteiros secos. Mas outros componentes não são piores do que a parte da proteína. Contém batatas, gorduras de frango e salmão, sabores naturais, ervilhas como fonte de fibras e outros ingredientes naturais. A única desvantagem desse feed é seu preço alto.
Holístico
Esta categoria inclui alimentos com uma composição aprimorada especial. Eles diferem da categoria superpremium não apenas em seu maior conteúdo de proteína, mas também em uma composição de alta qualidade de proteínas, carboidratos e partes de gordura.
A porção de proteína consiste apenas em carne ou peixe fresco ou desidratado. A porção de carboidratos pode consistir em batatas, lentilhas ou ervilhas e, às vezes, arroz também está presente.
Não existem corantes nem conservantes artificiais prejudiciais à saúde animal.... Para armazenamento de longo prazo, vitaminas solúveis em gordura são usadas.
A fibra na ração está presente na forma de vegetais, frutas e bagas, alguns fabricantes usam fibra de polpa de beterraba. Além de a composição desses alimentos ser totalmente natural, também é bem fortificado e enriquecido com todos os minerais necessários.
Fabricado por uma empresa britânica, o Applaws é composto por 84% de proteína animal. A parte protéica é composta pela farinha de frango desidratada (47%), semelhante à farinha de pato processada (21%) e ao frango picado (16%).
A parte do carboidrato é representada pelas fibras da batata, e os produtores adicionaram gordura de salmão como fonte de ácidos insaturados. A ração é enriquecida com polpa de beterraba (fibra), levedura de cerveja (vitaminas B) e outros aditivos úteis. Como conservantes, além do tocoferol, os fabricantes adicionaram alecrim e frutas cítricas à ração.
Popa Carnilove dos produtores tchecos, as proteínas representam 63% da composição total. A comida é muito boa na sua composição, pois todos os ingredientes são de origem natural. É bem fortificado e enriquecido com minerais. Entre as lacunas, só podemos citar a indicação insuficientemente precisa dos ingredientes da parte da proteína e o preço alto.
A comida dos produtores britânicos Canagan contém cerca de 65% de proteínas animais.Além dos ingredientes da carne, a parte da proteína também contém um ovo desidratado (4%). Este alimento sem grãos, além de vários aditivos e vitaminas, também contém prebióticos, o que é uma vantagem indiscutível.
O holístico mais comum na Rússia de fabricantes canadenses Acana. Em sua composição, todos os ingredientes são descritos com mais precisão em comparação com alimentos semelhantes nesta categoria. A porção de proteína da ração consiste em carne, peixe e miudezas de alta qualidade. Contém todas as vitaminas e minerais necessários, e ingredientes de origem natural são usados como conservantes.
Como escolher?
Ao escolher a comida do seu pequeno animal de estimação, você deve se guiar principalmente pelo bom senso. Para escolher o alimento certo, é preciso levar em consideração a idade e o estado geral, e, claro, estudar cuidadosamente a composição indicada na embalagem pelo fabricante.
Na hora de escolher um feed, vale a pena focar não tanto na categoria indicada pelo fabricante, mas na composição, já que alguns os graus declarados muitas vezes não se correlacionam com os ingredientes. Um preço alto nem sempre é garantia de qualidade impecável, Você sempre pode encontrar um feed com uma composição melhor a um preço menor.
Você precisa escolher a comida em que as proteínas prevalecem em porcentagem sobre outros componentes, uma vez que a proteína é a principal fonte de crescimento e desenvolvimento de um gatinho.
É melhor que as proteínas de origem animal prevaleçam sobre as proteínas de origem vegetal, pois estas são menos digeríveis. E, claro, você precisa prestar atenção à naturalidade dos componentes. Quanto mais ingredientes naturais estiverem na composição, menos problemas de saúde o bichinho terá.
Avaliações de veterinários
Existem muitas opiniões diferentes sobre qual alimento é melhor para um gatinho. De acordo com a maioria dos veterinários, você deve escolher pelo menos um alimento de classe premium e até 4 meses preferir completamente os alimentos holísticos e super premium. Eles são os mais fortificados e enriquecidos com minerais.
Embora os alimentos úmidos sejam um pouco mais caros do que os secos, você não pode passar sem eles.... Não é necessário dar comida seca a um gatinho até os 4-5 meses, pois não só estraga o esmalte dos dentes, mas também pode levar a problemas digestivos.
Muitos veterinários observam que os alimentos, cuja composição é 2/3 das proteínas e todos os ingredientes, incluindo conservantes, de origem natural, são adequados para quase todos os animais de estimação, a menos, é claro, que o gatinho não seja alérgico a qualquer componente da composição .
Para animais doentes e debilitados, existe uma linha especial de rações, e antes de comprar essa ou aquela espécie, é preciso consultar um veterinário. Somente o veterinário responsável pode dar o conselho correto sobre a escolha de tal dieta específica.
Veja abaixo uma visão geral dos diferentes alimentos para gatinhos.