Alimentos e suplementos para gatos

De que é feita a comida de gato e qual a melhor composição?

De que é feita a comida de gato e qual a melhor composição?
Contente
  1. História de fabricação
  2. Os principais componentes do feed moderno
  3. Ingredientes adicionais
  4. Recomendações de seleção

Você já pensou em como alimentar seu animal de estimação? Não se trata da marca do produto e nem da forma, mas da composição ideal na comida de um gato. Provavelmente, nem todos pensaram assim: a maioria dos proprietários de gatos confia totalmente nos fabricantes de alimentos. Nem todo mundo lê a composição do produto, mas em vão. A alimentação animal é um negócio em que muitos fabricantes estão tentando economizar dinheiro investindo menos e obtendo mais. Portanto, o bom sujeito é o dono que sempre lê a composição da embalagem, e sabe quais palavras da lista devem agradar, e quais devem obrigar você a mudar para outra embalagem.

História de fabricação

Alimentos secos para animais, de acordo com muitos, surgiram recentemente, literalmente há trinta anos. Na realidade pós-soviética, o fluxo de forragem estourou, de fato, não há muito tempo - na década de 90 do século passado. Mas a mesma ração animal seca é produzida há 150 anos! O astuto americano James Spratt foi o primeiro a colocar esse negócio em funcionamento, embora a Inglaterra, e não os Estados Unidos, tenha se tornado o berço desse negócio. A composição da comida animal pode ser considerada bastante primitiva: farinha, carne moída, sangue de boi e alguns vegetais. Tudo isso se transformou em um biscoito em forma de osso.

Curiosamente, os cães gostaram imediatamente desse produto (sim, o primeiro alimento não foi feito para gatos, mas para cães). Os especialistas duvidavam dessa nutrição, mas o mecanismo de fast food para animais, e às vezes chamavam assim, já havia sido lançado.

A próxima etapa são os anos 30 e 40 do século XX. Podemos dizer que a era da comida seca começou nesta época. Naqueles anos, havia apenas duas opções de produtos secos: grânulos e bolas. Os grânulos eram biscoitos ou migalhas prontas, e as bolas eram os ingredientes que o criador tinha de embeber à mão. Mas é impossível dizer que grandes empresas que fornecem esses produtos ao mercado fizeram um grande avanço industrial para o benefício de nossos irmãos menores. Infelizmente, o fabricante acabou de se livrar dos produtos de produção de forma muito lucrativa.

Naquela época, apesar das garantias da publicidade, que já girava o volante do comércio com todas as suas forças, a comida seca não era balanceada e não podia ser considerada útil para os animais.

E então a história se tornou ainda mais interessante: a empresa Purina começou a usar extrusão nos anos 50 e Mark Morris inventou a nutrição veterinária. Conseguiu desenvolver um alimento medicinal que, a princípio, torceu com as próprias mãos em enlatados com uma máquina especial. Finalmente, Paul Yams fez uma grande descoberta - ele estabeleceu a filosofia de alimentar cães e gatos de uma forma equilibrada. Graças a ele, a verdade foi estabelecida: cães e gatos são carnívoros, e sua alimentação deve ser baseada em proteínas de alta qualidade e alta qualidade.

Mais perto dos anos 80, uma gradação clara aparece no mercado de rações: rações econômicas e premium, super-premium e dietas veterinárias estão à venda. Mas muitas vezes havia mais marketing nesta divisão: nem todos os alimentos para gatos correspondiam ao que estava declarado na embalagem. Na década de 90, surgiu a moda holística - a ideia de uma alimentação saudável para os animais começou a se aprofundar. Nutrientes de alta qualidade, produtos ecológicos, em vez de cereais, na parte não protéica (ou seja, proteína animal) da ração, vegetais, ervas e frutos se tornaram a base da ração.

Agora o mercado de ração animal está superlotado. O comprador, como mostram as estatísticas, segue uma escolha baseada na publicidade, no preço e no apelo visual da embalagem.

E você deve sempre ler a composição, e saber exatamente o que deve estar lá e o que não deve.

Os principais componentes do feed moderno

O gato é um predador carnívoro. Seu trato digestivo é pouco adaptado para digerir os alimentos da mesa. Se você alimentá-la com sal, defumado, frito, picante, o animal rapidamente adquirirá doenças que encurtarão sua vida.

Nutricionistas de gatos insistem nos seguintes pontos.

  • Produtos de qualidade de origem animal são a base da comida para gatos. A nutrição animal consiste principalmente em carnes e subprodutos, valiosos por suas proteínas e aminoácidos essenciais. O animal de estimação precisa definitivamente de ácidos graxos poliinsaturados, que não podem ser obtidos sem comida de carne e peixe.
  • Legumes, grãos, óleos vegetais também são importantes. Retinol e niacina são os componentes sem os quais um gatinho não pode crescer e se desenvolver normalmente e parecer saudável. E se você alimenta um animal da "mesa humana", é muito difícil rastrear o quão vitaminado é sua nutrição.

Na Rússia, normas veterinárias e sanitárias rígidas são propostas para a composição da ração animal. É permitida a produção de ração para gatos apenas a partir de animais de fazenda, a partir de carne própria para consumo humano. Legalmente, não só a qualidade da base é controlada, mas também os indicadores organolépticos e biológicos da ração. É muito importante saber qual é sua textura, cheiro, cor - essa análise é necessária.

Vamos dar uma olhada nos ingredientes principais do feed.

  • Eu no... O fabricante reserva-se o direito de denominar carnes de vitela, vaca, porco, cordeiro, carne de cabra. É bom que a embalagem especifique que tipo de carne está presente na composição. Mas nem todos os fabricantes fazem isso. Se houver um coelho no feed, você deve ler esta palavra na embalagem. Mas aves (frango) e peixes não podem ser chamados de carne. Deve ser escrito assim: peixe, frango, peru, etc.
  • Pássaro... A pele e os ossos de um pássaro são chamados assim. Se um fabricante mói ossos de frango junto com carne, ele não é um golpista - pelo contrário, para um animal de estimação é uma boa fonte de cálcio.Portanto, se você ler a inscrição “pássaro” em uma embalagem de comida, lembre-se que além da parte muscular, podem haver fragmentos de ossos que foram cuidadosamente triturados.
  • Subprodutos da carne. Esses são os componentes comestíveis dos mamíferos que não são músculos. Rins ou fígado, por exemplo. O úbere e os pulmões, como você sabe, uma pessoa não come, mas para os gatos domésticos, esses componentes são aceitáveis.
  • Miudezas de aves. Pernas, cabeças e intestinos de um pássaro esmagado também podem entrar na comida de gato.
  • Farinha de carne. Esse é o nome da matéria-prima feita de tecido de mamíferos. A farinha de carne pode conter tanto carne quanto vísceras. A lei não decidiu obrigar o fabricante a indicar o que exatamente está nessa farinha e de quem é a carne. Se os ossos forem adicionados a esta composição, "farinha de carne e ossos" é escrita. Existem também opções: "farinha de subprodutos animais", "farinha de aves" ou "farinha de subprodutos de aves".
  • Gorduras e óleos. As gorduras animais e vegetais são utilizadas para tornar o sabor dos alimentos mais atraente e para aumentar o seu valor energético.
  • Componentes vegetais. Via de regra, cevada, milho, ervilha, arroz e batata são adicionados à ração. Eles servem como um elo para outros ingredientes, apenas secundariamente podem ser chamados de uma fonte de carboidratos.
  • Vitaminas e minerais. Os minerais contidos na alimentação podem ser descritos pelo fabricante da seguinte forma: uma simples listagem ou enumeração de substâncias específicas com um conteúdo mineral. Os minerais são sempre aditivos sintéticos, as vitaminas também são substâncias artificiais.
  • Taurina... Esta é uma das substâncias que podem ser chamadas de aminoácidos sintetizados em laboratório. O corpo de um gato deve sintetizar este próprio elemento, mas nos animais domésticos essa substância valiosa está sempre em falta. Gatos que caçam ratos e camundongos não carecem de taurina. O restante deve necessariamente recebê-lo na forma de suplementos ou, o que é mais simples, como parte da ração.

A taurina fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento do fígado e rins do gato, normaliza o nível de glicose no sangue, tem um bom efeito no estômago, melhora o estado da pelagem, fortalece a visão e também proporciona ao gato com descendência saudável.

  • Cinza... Quase todos os donos de gatos que compram comida pela primeira vez acreditam que as cinzas são um suplemento alimentar. Mas, na verdade, esse é o nome para a medida do conteúdo de minerais na comida de gato. De acordo com esse indicador, avalia-se se a quantidade de cálcio, fósforo, magnésio, sódio e outros minerais está balanceada na raiz. Por exemplo, há mais cinzas nos tecidos musculares de um animal (ou seja, na carne) do que nos ossos.

Devo dizer que a lei não regulamenta a descrição do teor de cinzas do produto - o fabricante não pode indicar o teor de cinzas na embalagem.

Dizer que vivemos em uma época em que os gatos podem obter nutrição perfeita com embalagens bonitas é mentira. Ainda há um longo caminho a percorrer para um sistema de energia realmente ideal. Infelizmente, as prateleiras das lojas de animais estão transbordando de alimentos ricos em amido. E nossos animais são forçados a seguir uma "dieta rica em amido" que não é saudável para eles. E a questão não é que a receita ideal de ração não tenha sido inventada, mas que o controle de qualidade dos alimentos para animais de estimação está mal desenvolvido.

Uma grande parte da alimentação vem dos Estados Unidos. O CVM (centro de medicina veterinária) é responsável pelo controle de produtos para animais de estimação. Mas a principal preocupação do centro é monitorar a qualidade dos aditivos alimentares e dos alimentos medicamentosos para animais. O ponto mais negativo: antes de entrar no mercado, o fabricante da ração não precisa receber licença. É o suficiente para atender aos requisitos do estado onde a ração é produzida.

Sukhoi

Vamos analisar tal composição usando o exemplo dos produtos mais populares da classe econômica. Normalmente, a embalagem de tais alimentos contém carne de vaca, cordeiro ou frango, mas não mais do que 7%. Sete por cento de proteína para um carnívoro - você acha que é o suficiente? Em vez disso, em tal alimento, a carne serve como um agente aromatizante que atrai o animal para a comida, mas certamente não uma fonte de proteína. Mas os subprodutos neste feed são cerca de 60%. Existem muito poucas vitaminas e minerais nele, mas as gorduras estão presentes.

Aditivos que compensam a composição de micro e macroelementos, cerca de 5%. Quase o mesmo que carne, e geralmente mais. Cerca de 25% da composição dos alimentos secos baratos são os cereais. É uma fonte de carboidratos para o seu gato. A composição é nutritiva, mas longe de ser a mais útil para o animal. Um gato jovem pode lidar com isso, mas um animal velho e doente, não.

Alimentos secos premium inspiram mais esperança de uma dieta saudável para um gato, mas também há uma nuance aqui. Muitos dos ingredientes dessas rações levam à rápida obesidade do gato, e se você não organizar jogos e caminhadas frequentes, o animal engordará muito rapidamente.

Na composição de alimentos secos do mais alto grau, os subprodutos estão virtualmente ausentes. A fórmula natural desses compostos ajuda o gato a se manter saudável, vigoroso e brincalhão pelo maior tempo possível.

Molhado

O que não deve estar na comida úmida é celulose, açúcar, caramelo, propilenoglicol (o animal não precisa absorver adoçantes). O corante artificial E127 é um provocador de doenças oncológicas. Geralmente há muitas vísceras nos alimentos úmidos, e nem sempre são atraentes: pode ser pele de boi, por exemplo. Se houver uma decodificação de "carne", é melhor do que uma generalização.

Comida enlatada

Existem alimentos enlatados que um gato pode comer todos os dias, e existem aqueles que se destinam apenas a refeições ocasionais. As crianças adoram mousses e patês, e os gatos adultos adoram comida enlatada com pedaços de carne. A composição desse tipo de alimento é próxima à composição dos alimentos úmidos. Se você combinar comida seca e comida enlatada na dieta de seu animal de estimação, é desejável que eles sejam da mesma linha de produtos.

Ingredientes adicionais

Claro, o produtor quer, antes de tudo, ganhar dinheiro e não alimentar muitos gatos. Sua tarefa é atrair o animal para a tigela. E isso pode ser feito com a ajuda de sabores. É assim que o extrato de camomila, gengibre, alecrim e erva-doce aparece na ração. E para que a comida tenha uma aparência atraente e os biscoitos crocantes fiquem lindos na tigela de um gato, emulsificantes e espessantes são adicionados à receita.

Mas existem algumas inclusões realmente boas entre os ingredientes adicionais. Por exemplo, componentes que ligam os ácidos biliares: estatinas, sequestrantes.

Eles evitam que os alimentos se tornem uma fonte de colesterol puro e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Recomendações de seleção

Antes de ir para a loja de animais, pense, talvez você possa organizar algo mais digno para seu animal de estimação do que comida industrial? Confira o livro (ou trechos) Food Pets Die For, de Anne Martin, a indústria de alimentos para animais de estimação não é mostrada da maneira mais atraente. Mas mesmo sem livros, pode-se simplesmente ativar o pensamento crítico: ao entrar em um hipermercado normal, a pessoa compra uma grande quantidade de "química", muitas vezes sem pensar nisso. Nem vale a pena acreditar que os alimentos para animais comerciais são mais humanos. Porém, se não houver alternativa, você terá que comprar algo.

Vamos ver o que os especialistas dizem sobre isso.

  • Cerca de um terço da dieta de um gato deve ser comida úmida ou enlatada, o resto deve ser comida seca. Melhor comida natural, preparada com carne ou peixe, não existe e não pode haver.
  • Um produto seco é sempre uma bebida abundante para um gato. Se ela viver de comida seca e não beber o suficiente, os problemas de saúde aparecerão muito rapidamente. Pelo mesmo motivo, alimente seu animal de estimação com ração úmida ou enlatada várias vezes por semana.
  • A comida holística é um alimento importante para gatos. A composição é balanceada, sem conservantes e corantes, sem alérgenos. Mas o custo desse produto é muito alto e também não é fácil encontrá-lo à venda.

Os melhores alimentos são formulações premium, premium e holísticas. Lembre-se que se você comprar um produto de classe econômica, mesmo a marca mais anunciada não melhora sua qualidade. Tudo é banal: comida barata não pode ser boa.Portanto, conseguir um animal de estimação é uma empresa responsável, e primeiro certifique-se de que você está totalmente preparado para isso.

Para informações sobre como escolher o melhor alimento seco, veja o próximo vídeo.

2 comentários

Hilss é uma boa comida.

Thais come facilmente Hills.

Moda

a beleza

casa