Como escolher comida para gatinhos com menos de um ano?
Quando um gatinho aparece em casa, a vida muda. Afinal, esse é um novo membro da família que precisa ser cuidado. Essa é uma grande responsabilidade. Cada dono começa a se preocupar com uma série de questões: como cuidar de um bebê para que ele cresça saudável, como acostumá-lo a uma bandeja e a um poste de coçar, e o principal é como escolher a comida de gatinhos até um ano de idade.
Características de escolha
Assim como para uma criança pequena, é o primeiro ano de vida que é muito importante para um gatinho, quando os ossos e os músculos estão formados, a saúde futura está colocada. Se você alimentar um pequeno animal de estimação corretamente, ele crescerá saudável e desenvolverá imunidade a várias doenças. Ele se desenvolverá corretamente, ficará forte, sua pelagem ficará linda e brilhante. Se for um gato careca, terá pele saudável.
A alimentação dos gatinhos até um ano de idade é dividida em vários grupos: do nascimento aos quatro meses, dos quatro aos oito e dos oito aos doze meses.
Os veterinários recomendam alimentar o gatinho ração especialmente selecionada e de alta qualidade, acredita-se que assim o bebê receberá tudo o que precisa para o seu bom desenvolvimento. No futuro, esse gatinho mudará para comida para gatos adultos.
Apesar disso, alguns proprietários acreditam que é mais sensato acostumar o bebê à alimentação humana. E então o gato comerá de tudo, e não haverá problemas com nutrição.
Mas se você realmente alimenta o gatinho com comida regular, a dieta deve ser formulada de forma que o animal receba todas as substâncias necessárias para garantir o seu desenvolvimento adequado.
Variedades de refeições prontas
Diversas linhas de alimentos foram desenvolvidas especialmente para gatinhos. Há comida boa, seca e úmida, comida enlatada especial.
- O alimento seco é dado a gatinhos mais velhos, pelo menos eles devem ter seis meses de idade... A essa altura, seus dentes ficarão mais fortes, eles roerão caroços secos, afiando e limpando os dentes. É necessário dar uma quantidade suficiente de água com essa alimentação. Para gatinhos, o alimento seco tem pequenos grânulos e não é difícil para eles comê-lo. Recomenda-se escolher alimentos da mais alta qualidade, como Royal Canin e Pro Plan.
Existem muitos aditivos químicos em alimentos baratos e eles não são bons para o estômago de uma criança.
- Comida úmida é fornecida para gatinhos de 1 a 5 meses de idade. A sacola sempre contém informações de que esse tipo de alimento é destinado a gatinhos, além disso, eles podem ser classificados em função da raça dos gatos. Alguns proprietários preferem comprar alimentos adequados para a raça de seus animais de estimação. Aqui também vale a pena focar no preço. Quanto mais caro for o alimento de melhor qualidade, mais aditivos naturais são benéficos para o corpo em crescimento. O alimento úmido para gatinhos contém pequenos pedaços macios em geleia ou caldo, na forma de uma pasta macia, que um pequeno animal de estimação pode manusear facilmente.
Entre os alimentos líquidos, a classe premium inclui Royal Canin, Sheba. Os feeds da classe econômica, mas que são populares, são Felix, Friskies, Whiskas, Kitekat.
- Comida enlatada - este é o tipo de alimento mais caro e nem todos os proprietários podem dar ao luxo de alimentá-los todos os dias. Provavelmente será um bom alimento complementar, uma guloseima para o bebê, que ele poderá receber em determinados dias. Em sua maior parte, os alimentos enlatados consistem em produtos naturais - peixe ou carne com a adição de vegetais saudáveis.
Comida natural
Se o dono do animal decidiu alimentar o gatinho com comida caseira, isso não significa que ele possa ser alimentado com o que as pessoas comem. Ele precisa de comida especial e, portanto, terá que se dedicar algum tempo à cozinha. Sua dieta deve incluir carne e peixe, vegetais, grãos saudáveis, laticínios. Os alimentos destinados ao gatinho devem ser pequenos e macios para que o bebé os mastigue facilmente e não tenha problemas digestivos. No início, o peixe e a carne precisam ser moídos.
Não se pode dar ao gatinho peixe cru, ele deve ser submetido a um tratamento térmico, retire todos os ossos de lá. O mesmo pode ser dito da carne. Deve ser dada preferência à carne magra - frango, peru, pato, carne bovina.
Separadamente, é improvável que o gatinho coma vegetais, então eles podem ser adicionados à carne ou peixe, incluindo cenouras, abobrinhas, verduras.
Muitos gatinhos reagem ao leite puro com indigestão. Portanto, você não deve dar leite. Você pode cozinhar o mingau com um pouco de leite. Você pode adicionar um pequeno pedaço de manteiga ao mingau. E os produtos lácteos fermentados, o leite cozido fermentado e a coalhada com creme de leite trarão mais benefícios.
As nuances da alimentação
Qualquer que seja o alimento escolhido para o bebê, você precisa levar em consideração certas nuances da alimentação. O número de refeições que uma criança tem de comer é diferente do de um gato adulto. Se o gato depois de um ano for alimentado duas vezes ao dia - de manhã e à noite, o bebê será alimentado 4-5 vezes ao dia em pequenas porções. Quanto mais velho ele é, menos freqüentes são suas refeições. Após 6 meses, o gatinho pode ser alimentado 3 vezes ao dia. E quando ele tem um ano, ele muda para a nutrição de adultos.
Deve-se alimentar o gatinho sempre no mesmo local e, em determinado horário, manter a louça limpa. Depois de comer, descarte as sobras, lave a tigela. O gatinho deve acostumar-se desde a infância ao fato de que a alimentação ocorre em determinados horários, e não a qualquer hora que lhe agrade. A água limpa na tigela deve ser constante, ela deve ser trocada todos os dias por água limpa.
Quando um gatinho cresce, pode-se dar a ele não só ração úmida e enlatada, mas também adicionar ração seca à dieta, de preferência da classe premium, por ser a mais útil. Mas os veterinários recomendam não misture linhas diferentes, mas alimente o animal de estimação com um tipo de alimento.
Além disso, deve-se sempre estar atento à saúde do gatinho. Pode ser que um tipo de alimento não seja adequado para ele, enquanto o outro terá um efeito benéfico sobre o corpo. Portanto, é preciso garantir que o gatinho seja móvel, brincalhão, alegre, que tenha olhos saudáveis, pelagem fofa, brilhante, fezes normais. Se for observado que ocorre queda excessiva de cabelo, olhos lacrimejantes, diarréia ou prisão de ventre, isso indica que algo está errado com a dieta.
Para não fazer experimentos com a saúde do animal, é mais sensato entrar em contato com o seu veterinário, que com certeza lhe dirá o que deve ser mudado na dieta e que tipo de alimento escolher. Acontece também que é necessário alimentar o gatinho com um alimento medicamentoso especial que o ajude a enfrentar vários problemas.
Apesar de todas as classificações existentes, cada proprietário decide por si mesmo o que alimentar seu animal de estimação. O principal é que tudo saia a seu favor, e ele cresça saudável, alegre e bonito.
Veja abaixo a alimentação adequada de gatinhos com menos de um ano de idade.