Como a comida para gatos castrados difere da comida normal?
Freqüentemente, muitos proprietários de animais de estimação com cauda decidem esterilizar (esterilizar) seu animal de estimação. Na medicina veterinária moderna, esse método para limitar a função de reprodução da prole é considerado civilizado e humano. Com a ajuda de uma operação tão simples, os donos resolvem vários problemas na manutenção de seu animal de estimação ao mesmo tempo: a ansiedade no comportamento do animal desaparece, "truques sujos inesperados" são muito menos comuns, o problema com o destino de numerosos descendentes , sua transferência para boas mãos é eliminada.
Consequências do procedimento
Neste artigo, vamos falar sobre as características de cuidar de gatos castrados, em particular, sobre sua dieta. À primeira vista, castrar um animal de estimação é uma decisão sábia. No entanto, é necessário entender que privar um animal da oportunidade que a natureza lhe dá de reproduzir seus filhos acarreta muitos riscos associados a uma mudança em seu estado de saúde.
- Mudanças hormonais, reestruturação de todos os órgãos e sistemas.
- A operação de esterilização é muito estressante para um animal jovem. O proprietário precisa estar preparado para o fato de que seu animal na primeira semana (ou até mais) após a realização de tal procedimento estará muito deprimido, passivo e ansioso.
- A consequência da reestruturação do fundo hormonal será uma diminuição perceptível na atividade física do ronronar, como resultado do qual podem surgir problemas com o excesso de peso.
- Após mudanças no funcionamento do sistema geniturinário, o risco de cálculos renais e na bexiga aumenta.
- A condição da pelagem, dentes e garras pode mudar visivelmente.
A diminuição do interesse por membros do sexo oposto em gatos castrados (castrados) é compensada por um maior interesse em nutrição. Depois que a dor após a operação foi deixada para trás, o gato pode circular em volta de sua tigela por dias, esperando pela próxima porção da guloseima.
Não é recomendável abandonar abruptamente a dieta habitual e alterar os hábitos de paladar da sua mascote.
No entanto, deve ser entendido que em relação às novas características dos processos que ocorrem no corpo do animal, é necessário prestar muita atenção à qualidade da alimentação de um gato ou gato para manter a saúde e o funcionamento harmonioso de todos. órgãos e sistemas.
Recursos de energia
Considere por que você precisa de um feed especial e como ele difere do normal. Conforme observado acima, devido a mudanças fisiológicas em um gato castrado (gato esterilizado), a mobilidade diminui.
Para não enfrentar a obesidade e problemas relacionados (diabetes, pedras) no futuro, os alimentos devem ser selecionados com um teor de gordura mais baixo e uma proporção ideal de proteínas e carboidratos.
Vários fabricantes de rações especiais para gatos se preocuparam com a prevenção de doenças cardiovasculares adicionando L-carnitina à composição das guloseimas para gatos, que promove a conversão de gordura em tecido muscular.
Para a prevenção da urolitíase, à qual os gatos esterilizados são mais suscetíveis, são utilizados alimentos que contêm componentes especiais para melhor remoção de fluidos do corpo do animal, eliminação de sedimentos e areia da urina. Esses componentes estão ausentes na comida de baixo custo convencional para animais de estimação não estéreis - esta é uma diferença importante.
Para manter a saúde do pêlo, das unhas e dos dentes de um animal de estimação, é necessário escolher alimentos ricos em cálcio, fósforo, ferro e magnésio. A formação de tártaro é um problema desagradável e intratável. Portanto, a alimentação exclusivamente com ração úmida não é recomendada. A combinação harmoniosa de alimentos secos e úmidos excluirá a possibilidade de perda de dentes e doenças do trato gastrointestinal. E também o volumoso encorajará a ingestão mais frequente de líquidos, o que reduzirá o risco de cálculos urinários.
Existem também diferenças na nutrição para gatos e gatos estéreis. As mulheres são mais propensas a problemas de excesso de peso, e os representantes do sexo forte dos gatos domésticos são mais propensos a sofrer com a formação de pedras na bexiga. A comida especial leva em consideração essas características, enquanto a comida convencional para animais de estimação não esterilizados raramente é específica para o gênero.
Depois de escolher um alimento especializado para seu animal de estimação, o próximo passo é determinar a dosagem. O fabricante indica sempre na embalagem as porções recomendadas em função do peso, idade, raça e características comportamentais do seu animal (por exemplo, ração para gatos ativos, para idosos). Via de regra, há uma tabela no verso da embalagem com o produto, que indica a diária e a dosagem de acordo com o peso do animal.
Os veterinários recomendam refeições fracionadas em pequenas porções (2-4 vezes ao dia).
Assim, o aumento do interesse do animal castrado pela comida pode ser satisfeito, ao mesmo tempo que se elimina a possibilidade de comer demais. A clínica veterinária o ajudará a pesar corretamente o animal e escolher a ração necessária.
Um gato castrado também pode ser alimentado com comida normal. O principal é prestar atenção atempadamente às mais ligeiras alterações negativas do seu estado de saúde. Em primeiro lugar, infelizmente, os animais esterilizados sofrem de urolitíase. E se a escolha do dono em uma pet shop ou departamento de ração parasse na comida normal, ele deve ter certeza de que seu animal não apresenta sintomas de cistite: o com cauda não fica muito tempo sentado na bandeja, não é o seu negócios com rapidez e precisão,a cor e o cheiro da cama do gato não causam estado de alerta depois que o animal está pequeno.
Além da alimentação especializada, não é recomendável excluir alimentos naturais e vegetais da dieta de um gato esterilizado: não tenha medo de deliciar seu animal com pedaços de carne crua e cozida, peixes, vegetais sólidos para manter a saúde bucal e aumentar fibra natural na dieta. Produtos lácteos fermentados (leite, creme de leite) também devem estar presentes na dieta de um gato castrado para facilitar a digestão.
Avaliação de fabricantes
Vamos analisar quais fabricantes e marcas de alimentos devem ser escolhidos para gatos castrados. O mercado atual da indústria de alimentação animal é diversificado. Felizmente, os fabricantes cuidam de boa vontade para manter a vida saudável de nossos animais de estimação peludos. Mas nem todo proprietário pode comprar alimentos premium. Várias marcas podem ser distinguidas entre as marcas mais populares e relativamente acessíveis.
- Pro Plan rico em uma variedade de sabores: peru, salmão, frango, coelho. Lança uma série Derma especializada para animais de estimação que sofrem de problemas capilares e alergias. Das propriedades medicinais, também é possível notar o rico teor de fibras, que contribui para uma boa digestão e eliminação das bolas de pelo.
- Royal Canin produz uma série de esterilizados especificamente para gatos castrados e gatinhos castrados, ajuda perfeitamente a combater o excesso de peso e também contém uma série de componentes medicinais. Dentre as desvantagens, pode-se notar um alto teor de proteína de frango, que não é adequada para gatos com tendência a alergias.
- Holístico - alimentos secos à base de carne e cereais. Contém até 15% de carne bovina natural e a base do cereal é o arroz, o que contribui para uma boa digestibilidade. Esta marca também é rica em vitaminas para ajudar a manter uma pelagem saudável.
Para uma visão geral da Royal Canin Sterilized Cat Food, veja abaixo.