Alimentos para gatinhos premium: composição, fabricantes, conselhos sobre a escolha
Dependendo das características de composição e qualidade, a comida para gatos é dividida em classes. A opção premium não é a melhor, mas é superior em qualidade ao feed da classe econômica e é uma das mais comuns. A principal razão para isso é a otimização em termos de preço e qualidade.
Características da composição do alimento seco
Os alimentos secos premium têm um preço ligeiramente superior ao dos alimentos de classe económica, mas são preparados com matérias-primas de qualidade superior e têm uma composição equilibrada. A composição deve necessariamente conter proteínas. Geralmente é representado por frango, proteína de frango, glúten de milho.
Ao especificar o frango na composição, o fabricante se refere não apenas à carne de frango, mas também à pele esmagada, aos tendões e à farinha de ossos. Apesar da presença de proteína vegetal, a proteína animal ainda deve estar em primeiro lugar. Se a proteína for representada por glúten de milho, soja, então é melhor recusar a compra. Esses não são os compostos protéicos de que o corpo do predador precisa e, além disso, a proteína vegetal é um forte alérgeno.
Os carboidratos em tais produtos são representados por arroz, trigo e outros cereais.
Além disso, a ração premium é enriquecida com micro e macroelementos, vitaminas e taurina. Para que a ração seja armazenada por muito tempo e tenha uma determinada textura, são adicionados conservantes e estabilizantes. Via de regra, se esses componentes são de origem natural (por exemplo, tocoferol), o fabricante indica isso na embalagem. Naturalmente, os conservantes naturais são melhores do que os sintéticos.
Não é recomendado introduzir alimentos secos na dieta de gatinhos antes de 2,5-3 meses, uma vez que alimentos duros ainda são muito ásperos para uma digestão não formada. Após o período especificado, pode-se começar a introduzir os grânulos, tendo-os previamente embebido em água. O leite não deve ser usado para isso.
Componentes de alimentos enlatados
Comida enlatada é geralmente um pedaço de carne ou peixe encharcado em geléia ou molho. Esse produto pode ser introduzido na dieta de um animal a partir de 1,5 meses. Ao mesmo tempo, eles emitem consistências mais líquidas - alimentos úmidos, e mais densas - alimentos enlatados. Ambas as opções também são adequadas para animais de estimação com digestão sensível.
A forma de liberação do alimento úmido é a aranha, ou seja, a embalagem soft metalizada. Alguns fabricantes usam latas. Na maioria dos casos, a quantidade de ração é suficiente para uma refeição, o que é muito conveniente. No entanto, a introdução de alimentos na dieta dos animais com cauda deve ser iniciada gradativamente, com uma pequena dosagem.
Tal como acontece com os alimentos secos, os alimentos enlatados contêm proteína animal. Normalmente, isso é frango e peixe, as opções mais caras são peru e coelho. Os carboidratos são representados por arroz, milho, aveia, trigo. Alimentos hipoalergênicos são produzidos sem grãos. Alimentos úmidos, assim como alimentos secos, são enriquecidos com micro e macroelementos, vitaminas e podem conter probióticos. Em geral, sua composição não difere muito do análogo seco. Uma exceção é a presença de caldo de carne ou peixe e componentes de gelificação.
Classificação dos melhores fabricantes nacionais
Eukanuba
A lista de feeds produzidos pela Rússia não é tão extensa. Deve definitivamente incluir o produto "Eukanuba", que antes era produzido apenas na Holanda. Agora está sendo feito no território da Federação Russa. A base é a proteína animal da carne de aves. Os carboidratos são representados pelo arroz. A comida é enriquecida com gorduras animais, minerais, probióticos.
Shermurr
A ração Shermurr tem uma boa composição, que contém até 80% de carne e vísceras. Proteína animal - 29%. Refere-se a ração com baixo teor de grãos, contém vegetais, fibras, vitaminas e minerais, taurina. Forma de liberação - comida enlatada. A desvantagem desse alimento pode ser considerada a falta de informações sobre quais tipos de carne, além da de frango, são utilizados. O fabricante esqueceu de escrever sobre as miudezas específicas da composição. Não é especificado quais fibras e quais grãos estão presentes neste alimento.
Karmy
Entre os feeds de classe premium, Karmy também se destaca. Adequado para gatinhos, incluindo aqueles com digestão sensível. O conteúdo de proteína animal é de 38%, mas um sinal de menos é imediatamente visível - a carne e o peixe estão desidratados. Os carboidratos são arroz integral e branco. A gordura é representada por ácidos graxos.
A fibra é uma maçã seca, a ração é enriquecida com um complexo vitamínico-mineral e probióticos.
Os elementos indesejáveis incluem levedura de cerveja.
Marcas estrangeiras
Purina
A empresa Purina é uma das marcas mais conceituadas do mercado nacional. A Pro Plan possui uma linha de produtos bastante extensa - ração para gatinhos e adultos, animais com mais de 7 anos, gatos operados, ração para certas doenças. Especialistas e proprietários de gatos observam a alta qualidade do produto e a acessibilidade de seu custo. Até 20% da ração consiste em carne de frango, proteína em pó de aves, glúten de trigo e milho. A comida é enriquecida com a quantidade necessária de micro e macroelementos, probióticos para uma melhor assimilação.
Royal Canin
O alimento Royal Canin, apesar de sua alta popularidade, não pode ser chamado de alta qualidade em composição como a versão anterior, e tudo porque contém proteína desidratada, hidrolisado de proteína animal e isolado de proteína de origem vegetal. A composição também contém soja, rica em gordura.
Brit
Qualidade superior pode ser chamada de feed da empresa tcheca Brit.O produto tem um custo superior em relação a outras rações premium, mas isso se justifica pela composição. Até 38% deste último é frango. A gordura é representada pelo salmão e pela gordura do frango. Falta de composição - presença de milho e arroz alergênicos na composição... A ração também inclui uma pequena quantidade de valeriana, mas a quantidade é calculada de forma a atrair apenas o gato para a comida, mas de forma alguma causa vício ou comportamento inadequado.
A levedura de cerveja pode ser considerada um componente indesejável na ração Brit, além disso, o fabricante indica a presença de subprodutos no produto, que ele não especifica.
Gato e gatinho
O alto custo e a mesma alta qualidade distinguem a comida Cat & Kitten da empresa canadense Orijen. O produto é adequado tanto para gatinhos quanto para adultos, e não possui análogos entre as rações desse segmento. Até 85% da composição é representada por proteína animal - trata-se da carne de aves cultivadas em áreas ecologicamente impecáveis, peixes selvagens do mar e claras de ovo.
Elementos de grãos substituíram fitocomponentes, frutas e vegetais.
O nível de cálcio, carboidratos e fósforo é equilibrado, a quantidade de ácidos graxos ômega-3 é ideal.
Bozita
Outro feed de custo bastante alto é o Bozita. Às vezes, ele é erroneamente chamado de feed superpremium, mas isso não é verdade - você precisa se concentrar não no custo, mas na composição. Também é representado pelas proteínas de frango e salmão (até 35% da composição). O segundo componente mais importante é a farinha de milho em sua forma pura, tão inútil para o corpo felino quanto alergênica, capaz de provocar distúrbios digestivos. Apesar disso, este feed tem principalmente análises positivas.
1ª Escolha
O próximo produto é 1,5 vez mais barato - estamos falando de 1st Choice. Muitas vezes é usado como alimento para gatinhos, pois há alimentos especiais para bebês na linha de produtos. O produto contém um alto teor de proteína animal, tão necessária para um corpo em crescimento... A quantidade de proteínas no organismo chega a 30%, e é representada pelas proteínas de frango e de frango. Os carboidratos são arroz e aveia. A presença de ervas permite enriquecer a composição, sendo o tocoferol natural utilizado como conservante. A comida é posicionada como hipoalergênica, o que é confirmado por donos de animais e profissionais.
Gato feliz
A comida do fabricante alemão Happy Cat apresenta um alto teor de proteínas. Ele contém 21% de proteína de frango e 8% de proteína de carne de cordeiro.
Os carboidratos são representados pelo arroz e pelo milho, o produto é enriquecido com vitaminas e probióticos.
Minette
Para alimentar gatinhos a partir dos 2 meses, gatas gestantes e lactantes, deve-se prestar atenção à comida Minette (Alemanha). É rico em calorias, mas fácil de digerir. A comida contém carne natural, não há miudezas. O único "mas" - a carne é representada por farinha de peru e carne de frango, bem como salmão. Até 2% da composição é ocupada por fibras vegetais, o que ajuda a melhorar a digestão da mascote e a remover caroços de lã do esôfago.
Gato da natureza
Para animais com alergias ou simplesmente com digestão sensível, escolha alimentos sem grãos, como Nature Cat. Até 29% da composição é representada por carne de frango, outros 10% - carne de salmão.
Além disso, a alimentação inclui fitocomponentes, fibra, taurina.
Não contém conservantes sintéticos. Entre as desvantagens do Nature Cat não está a carne inteira, mas a farinha na composição, o fermento de cerveja também está presente.
Colinas
Os produtos da Hill's (Holanda) são valiosos e balanceados do ponto de vista nutricional. Sua base é carne de frango e farinha de aves, proteína à base de ervilha, proteína de peixe e ovos.
Os carboidratos são representados pelo arroz, frutas e vegetais também estão incluídos. Gorduras - óleo de peixe útil para o corpo de fofos. Não apenas os donos de animais, mas também os veterinários observam a qualidade da composição da ração Hills. Ingredientes indesejáveis incluem levedura de cerveja e intensificadores de sabor.
Natureza Almo
Entre os alimentos enlatados premium, vale destacar o produto à base de carne de frango Almo Nature. De acordo com o fabricante, a tecnologia de produção exclusiva permite preservar ao máximo o benefício de cada ingrediente. Isso é possível, pois o produto é primeiro colocado em uma jarra, depois lacrado, e só depois passa por um tratamento térmico. O percentual de proteína não pode ser chamado de alto - 19%, além disso, arroz, caldo de galinha e uma pequena quantidade de gordura estão incluídos na composição.
O produto é enriquecido com probióticos, complexo vitamínico e mineral.
Como escolher?
Ao escolher alimentos premium, você deve, antes de tudo, prestar atenção a composição:
- não menos que 35% a composição deve ser ocupada por carnes e produtos de seu processamento;
- não menos que 20% - proteína de origem animal;
- não mais que 10% - miudezas (fígado, pulmões), se este ingrediente estiver ausente, isso não é uma violação;
- não mais que 25% - componentes de origem vegetal (cereais).
Alimentos premium devem ser enriquecidos com vitaminas e minerais, e para preservar suas propriedades - e conservantes, é melhor ser de origem natural. Às vezes, na embalagem, pode-se encontrar a inscrição "farinha de osso" - isso não deve assustar o dono do animal. É claro que a farinha é pior do que a carne inteira, e é uma fonte de proteína animal.
Um produto de qualidade não deve conter celulose, propilenoglicol, adoçantes, sal, oxidantes sintéticos (um deles é E321 ou E320), corantes artificiais (E127). É ótimo que a embalagem contenha dados não apenas sobre o fabricante, prazo de validade e composição, mas também apresente o esquema de alimentação do animal em função de seu peso e idade.
Gatinhos pequenos e animais de estimação com digestão sensível são mais bem alimentados com comida enlatada, uma vez que esse produto é mais fácil de digerir. Porém, à medida que o animal cresce, grânulos duros devem ser incluídos em sua dieta - isso contribui para o desenvolvimento da mandíbula, ajuda a limpar os dentes.
Avaliações
O feed da 1st Choice é muito apreciado pelos proprietários. Os donos dos gatinhos notam a hipoalergenicidade da ração, a melhoria na qualidade da lã ao ser consumida, os problemas com a pele dos animais de estimação são eliminados: a irritação e a descamação passam. O produto Bozita tem boas críticas, porém, há usuários que indicam violação das fezes em gatinhos após essa guloseima.
Apesar da ampla publicidade da marca Royal Canin (o fabricante patrocina inúmeras exposições de gatos), ela recebe cada vez mais críticas negativas dos criadores. O motivo é a composição desequilibrada, muitos ingredientes sintéticos. Além disso, os proprietários notam o aparecimento de uma cor avermelhada nos gatinhos, especialmente perceptível nas focas prateadas e brancas como a neve.
Os proprietários de gatinhos recomendam o uso de alimentos Hill's Ideal Balance com cautela. Apesar da composição bastante equilibrada e de alta qualidade, este alimento é muito gorduroso. Além disso, freqüentemente provoca uma violação das fezes - de amolecimento leve a ataques graves de pancreatite. Finalmente, em alguns gatos, a comida causa problemas de pele: espinhas, inflamação, descamação.
Um dos alimentos mais comuns, o Pro Plan, tem muitas críticas positivas. Os proprietários afirmam que o produto não prejudica a digestão e não causa alergias.
A qualidade da lã não muda de maneira especial, embora não se deteriore. Há afirmações de que animais de estimação consomem alimentos enlatados dessa marca com mais prazer do que grânulos secos.
Uma classificação de alimentos premium para gatinhos é fornecida no vídeo abaixo.