Alimentos e suplementos para gatos

Alimentos para gatos e gatos: tipos, classificação dos produtores e regras de seleção

Alimentos para gatos e gatos: tipos, classificação dos produtores e regras de seleção
Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Visualizações
  3. Fabricantes populares
  4. Como escolher a comida?
  5. Como se alimentar?
  6. Avaliações de veterinários

Os amantes de gatos enfrentam constantemente a questão de alimentar seus animais de estimação. Alguns aderem a uma dieta natural, enquanto outros são defensores de uma dieta que inclui exclusivamente produtos industriais para animais. Ao mesmo tempo, a ração comprada nas lojas possui uma série de características que devem ser levadas em consideração ao comprar uma ou outra composição.

Recursos, prós e contras

A dieta natural de um gato deve consistir em alimentos de qualidade preparados especificamente para o animal. No preparo dos alimentos, deve-se levar em consideração a faixa etária do animal, as características e o estado de saúde, bem como os gostos dos alimentos. Formular a dieta certa costuma ser difícil e demorado. É por isso que os proprietários de animais de estimação com cauda estão cada vez mais se voltando para as formulações de armazenamento.

A principal vantagem da alimentação industrial é seu valor nutricional e saturação do corpo com todas as substâncias úteis e vitaminas. Ao alimentar um gato com produtos balanceados, você não deve se preocupar em adicionar minerais e vitaminas à sua dieta. Todas as substâncias e elementos úteis já estão no feed. Dependendo da classe e do tipo, os produtos para gatos destinam-se ao consumo de uma variedade de animais.

Os fabricantes produzem linhas universais de alimentos para gatinhos, animais grávidas e doentes, para animais castrados e castrados.

Também existem produtos destinados ao tratamento e prevenção de doenças. As refeições com carne dietética (cordeiro, frango e peru) são destinadas a animais sedentários e com tendência à obesidade.Produtos de fibra contribuem para um bom metabolismo e normalização do funcionamento de vários órgãos.

Das desvantagens, vale destacar a baixa qualidade das composições de alguns fabricantes. A ração de classe econômica contém nada mais do que intensificadores de sabor, aditivos artificiais, sabores e conservantes. O uso de tais produtos leva a muitas doenças e distúrbios nos sistemas do corpo.

Além disso, ao se alimentar, a saúde do animal deve ser levada em consideração. Alimentos secos quase não contêm umidade. Portanto, para gatos que sofrem de doenças renais e do sistema urinário, vale a pena comprar apenas ração seca especializada que tenha propriedades terapêuticas e medicinais.

Visualizações

Os produtos Cat são divididos nos seguintes tipos:

  • grânulos secos;
  • tipo de alimento úmido: patê, geleia, comida enlatada.

Alimento seco preferido pelos donos daqueles gatos que não têm tempo para se preocupar em alimentar seu animal de estimação. A comida fica para o dia todo, e você não pode ter medo de que ela se estrague. A desvantagem é que a secagem contém apenas cerca de 10% de líquido. Portanto, deve haver acesso constante à água durante a alimentação. Com uma quantidade insuficiente de água no corpo, a urina do animal fica mais concentrada, isso contribui para o desenvolvimento de várias doenças do aparelho urinário.

Além disso, não compre produtos que contenham alto teor de proteína vegetal. Com o uso frequente de proteínas vegetais, o gato desenvolve não só urolitíase, mas também enfraquece o sistema imunológico. Isso se deve ao fato de que a proteína vegetal é incapaz de fornecer aminoácidos essenciais ao corpo. Começa a falta de taurina, o que leva à cegueira, atrofia e um distúrbio do sistema nervoso.

Ração industrial úmida estão disponíveis em bolsas macias, em pequenas porções. Cada porção consiste em pedaços de dar água na boca com molho. Também há comida enlatada - uma opção universal para os animais que consomem pouca água. Alimentos enlatados podem ser armazenados por muito tempo, desde que a embalagem esteja intacta.

O teor médio de líquidos em alimentos enlatados e alimentos úmidos chega a 75%.

Essa comida lembra os gatos de comida natural, já que a consistência da massa é próxima à natural, e tem uma paleta de paladar rica. Composições semelhantes podem ser fornecidas a animais de estimação que estão em uma dieta terapêutica. A desvantagem é o aparecimento de cálculos nos dentes do animal. Além disso, ao utilizar esse alimento, os processos de formação da musculatura da mandíbula são interrompidos, o que contribui para o aparecimento de dores nas gengivas.

Outro tipo de produto para gatos é comida crua. Este tipo de comida para gatos surgiu há relativamente pouco tempo, mas aos poucos está ganhando adeptos em todo o mundo. É chamado de "holístico". A composição dos alimentos crus é totalmente natural e está próxima da dieta natural dos gatos selvagens. A composição do fabricante russo contém carne crua, ovos de codorna, vegetais, farelo e vísceras.

Empresa russa Superpet produz ração natural, crua, que já contém todos os macro e microelementos úteis, bem como vitaminas. Mas é importante lembrar da ausência de proteína vegetal nesses alimentos. Boa comida de classe holística é produzida na Finlândia, Polônia, França e outros países europeus.

Os produtos balanceados para gatos são divididos não apenas em tipos, mas também classificados em 4 categorias:

  • economia;
  • Prêmio;
  • super premium;
  • holístico.

Os produtos da categoria da classe econômica diferenciam-se pelo baixo preço. Essa é a única vantagem deles. O custo barato se deve à composição de baixa qualidade, presença de intensificadores de sabor, conservantes e aditivos. Nesses alimentos, a carne natural e os componentes vegetais estão completamente ausentes.Os alimentos da classe econômica causam interrupções em processos importantes do corpo do gato, causam interrupções na digestão, gastrite, diarréia, contribuem para o desenvolvimento de urolitíase e outras doenças graves.

Os produtos premium são considerados muito melhores do que a categoria anterior, mas não são adequados para a alimentação diária de animais de estimação. A composição desses alimentos contém ingredientes naturais, mas sua porcentagem é muito pequena e não pode ser considerada útil. Além da pequena porcentagem de carne natural na composição, também contém intensificadores de sabor e conservantes.

A composição da ração superpremium contém ingredientes, nutrientes e carne natural de alta qualidade. Não existem sabores ou conservantes. Esse tipo de feed tem um preço alto.

E no holístico caro existem todos os elementos úteis, vitaminas, ácidos graxos e proteínas, minerais e ingredientes naturais, extratos de ervas e frutas.

Há também feed da série de tratamento profissional, que visa o tratamento do animal e maior prevenção. A alimentação da série médica é produzida para animais mais suscetíveis a várias doenças ou que estão sendo tratados por um veterinário. O uso de ração medicamentosa pode ser denominado método preventivo de alimentação de animais que sofreram determinada enfermidade ou estão em pós-operatório.

O alimento medicamentoso deve ser prescrito por um veterinário... Antes disso, o gato deve ser examinado. Só depois de passar em todos os testes e estabelecer um diagnóstico, é atribuída uma dieta para o animal. O animal deve ser alimentado com a ração da linha médica por seis meses. Então há uma pausa. No entanto, uma patologia como a urolitíase determina uma dieta e terapia rígidas para o resto da vida do animal. É por isso qualquer mudança na dieta e na alimentação pode levar a consequências graves ou até mesmo à morte do gato. Todas as dicas e conselhos sobre alimentação são realizados pelo médico assistente.

Hoje, a variedade de alimentos medicinais para gatos é muito grande. Existem alimentos para depilação, digestão sensível, manutenção do estado normal dos rins e do sistema reprodutor, prevenção de doenças cardiovasculares. As empresas também produzem produtos para animais com excesso de peso. Esses feeds são produzidos com a luz de marca. Os produtos preventivos dessa linha contêm a menor quantidade de gordura, o que ajuda a controlar o peso do gato ou gato.

Outra classe de alimentação inclui produtos da categoria de idade. A faixa etária também é dividida em subespécies:

  • até 1 ano;
  • 1-6 anos;
  • animais com mais de 7 anos.

Absolutamente todas as empresas se dedicam à produção de rações para gatos adultos. Alguns fabricantes produzem uma linha especial para grupos de gatos por idade: +8, +11, +13. A gama de tais produtos inclui o conteúdo de vitaminas, várias substâncias úteis, por exemplo, glucosamina e condroitina, que contribuem para a manutenção dos sistemas esquelético e muscular. Para gatos que são exigentes com a comida, eles produzem um alimento especial marcado com vitalidade. Também é fornecido para animais que tenham gasto de energia reduzido e tenham um estilo de vida sedentário.

Os alimentos com este rótulo têm poucas calorias e são fáceis de digerir.

Uma das categorias de classificação de alimentos pode ser chamada de produtos produzidos para raças individuais. Os alimentos para raças de pequeno e médio porte diferem em composição, propósito e propriedades. As propriedades dos produtos para uma determinada raça são completamente diferentes. Na fabricação, todas as características, características da raça e predisposição a várias doenças são levadas em consideração.

A composição desses alimentos visa prevenir o aparecimento de enfermidades, melhorar o metabolismo e normalizar os processos vitais do organismo do animal. Para gatos de raças grandes e com sobrepeso, é importante ter alimentos que previnam a obesidade.

Fabricantes populares

Agora no mercado existem muitas empresas que se dedicam à produção de comida para gatos. Abaixo está uma lista dos fabricantes mais famosos.

Pro Plan

A visão geral das 12 melhores marcas populares é aberta pelo Pro Plan. O alimento premium contém micro e macroelementos úteis que tornam a dieta do gato completa e rica em nutrientes. Produtos balanceados são adequados para diferentes animais. Por isso, a empresa produz ração úmida e seca, ração para gatinhos, gatas gestantes, adultos, e também possui uma série terapêutica e profilática para animais com quaisquer doenças.

O alimento medicamentoso deve ser comprado somente após recomendação do veterinário. Os produtos contêm 40% de proteínas e 20% de ácidos graxos, o que torna a alimentação bastante nutritiva e saudável. Dentre as desvantagens, é importante notar que os produtos Pro Plan só podem ser encontrados em lojas de animais.

Brit premium

A empresa da República Tcheca especializou-se na venda de comida para gatos há mais de 20 anos, mas ela apareceu no mercado russo há relativamente pouco tempo. A comida Brit Premium é geralmente de alta qualidade. Devido ao conteúdo apenas de ingredientes naturais, proteínas, gorduras, vitaminas e vários nutrientes, a ração é facilmente absorvida pelo intestino. Além disso, a composição contém substâncias seguras úteis que contribuem para a normalização dos processos vitais de todos os órgãos do animal.

Após vários dias de alimentação, todos os sistemas corporais importantes voltam ao normal, a condição da pelagem melhora e a digestão é normalizada. Não existem conservantes, corantes e componentes nocivos. Uma desvantagem menor é a presença de alguns cereais na composição.

Com o conteúdo de milho ou trigo na composição da ração, o valor nutricional da ração cai drasticamente.

Royal Canin

O sortimento da linha da empresa é representado por uma grande variedade de produtos para qualquer animal. Royal Canin produz alimentos para gatinhos, gatos adultos saudáveis, indivíduos esterilizados, para animais de estimação com digestão sensível, para a prevenção da urolitíase, para gatos e gatos no período pós-operatório. A composição é rica em fibras, proteínas animais e vegetais, grãos.

A composição também contém uma certa quantidade de fermento para normalizar a digestão. Uma dieta especializada para gatinhos contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais e proteínas, que são necessárias para a formação adequada dos sistemas esquelético e muscular, coração e outros órgãos do bebê. Desvantagem: devido à grande variedade da linha, fica difícil escolher a dieta certa para um determinado indivíduo.

Colinas

Este fabricante é muito popular entre os amantes de gatos. Produtos de alta qualidade são apresentados na forma de alimentos secos, úmidos e enlatados. Os produtos são divididos em tipos de acordo com o tipo de carne utilizada na produção: frango, coelho e bovino. Esses ingredientes nutrem o corpo do seu gato com nutrientes, minerais e carboidratos essenciais.

A linha de alimentos Hill's é produzida para gatinhos, animais mais velhos, mascotes com problemas dos sistemas cardiovascular e digestivo. Além disso, este alimento pode ser usado para alimentar gatos saudáveis. Para manter a saúde e prevenir as diversas doenças dos animais adultos, a fabricante produz uma linha terapêutica. A desvantagem é o alto teor de carboidratos e gorduras em alguns tipos de ração.

Arden Grange

Os produtos são fabricados na Inglaterra. A composição tem excelente sabor, contém uma proporção moderada de proteínas, ácidos graxos e carboidratos. Na fabricação de produtos, carne de verdade, ovos, batatas são usados, elementos úteis valiosos e vitaminas são adicionados à ração. Vale destacar a ausência de cereais e grãos na composição, o que torna este alimento um produto natural..

O alimento tem propriedades hipoalergênicas e é adequado para qualquer idade e raça de animal.Graças ao complexo de vitaminas e nutrientes, o gato torna-se ativo e enérgico, melhora o estado dos dentes e dos cabelos, normaliza o metabolismo e melhora a digestão.

Menos: o conteúdo de glicose no produto pode criar um efeito laxante; a variação também é representada apenas por alimentos secos.

Primeira escolha (1ª escolha)

Este feed é produzido na França. Antes do lançamento, os produtos são testados e testados quanto aos padrões de qualidade. O percentual de proteínas é de 30%, que é a norma... Além da proteína incluída na composição, óleo de peixe, ovos, grãos de arroz, semente de linhaça e extrato de mandioca são adicionados durante a fabricação. O último componente neutraliza o mau hálito. A escolha da linha de alimentos é variada, e se destina a qualquer animal com características próprias do organismo e estado de saúde.

A desvantagem é o teor de sal na composição. Isso resulta em uma sede menor para o animal de estimação.

Bosch Sanabelle

A linha da fabricante alemã foi desenvolvida por veterinários e zoólogos. A série de produtos conta com cerca de 20 tipos de alimentos, levando em consideração a idade do animal e seu estado de saúde. A composição contém extratos de ervas, vegetais, frutas, farinha de beterraba, farinha de pêra, ovo seco, ômega-3, minerais, nutrientes adicionais e vitaminas. Uma série especial de produtos é representada por rações para fêmeas gestantes.

Graças ao uso de tais produtos, o corpo de um gato e de gatinhos receberá minerais e substâncias úteis, e o risco de indivíduos prematuros ou morte de descendentes é excluído... Falha: a composição contém uma pequena quantidade de substâncias alergênicas.

Agora natural

Trata-se de uma empresa canadense que produz uma linha de alimentos para gatos e gatos. Os produtos não só saturam o corpo do animal com nutrientes, mas também protegem contra efeitos negativos na imunidade, mantêm a saúde e o fundo emocional. Além disso, ao comer alimentos, muitas doenças felinas são evitadas. Agora, o alimento natural pode ser classificado com segurança como um alimento de luxo. A composição contém a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras. Os suplementos de frango e pato tornam a ração mais dietética.

Não tenha medo de que a alimentação frequente cause obesidade. Graças à proporção ideal de nutrientes, os produtos Now Natural ajudam a normalizar o metabolismo e também dão ao gato vigor e energia. Aditivos adicionais na forma de farinha de salmão tornam este produto hipoalergênico. A única desvantagem é o alto custo.

Além disso, a série de rações não possui características terapêuticas, os produtos são destinados à alimentação de indivíduos saudáveis.

Almo natural holístico

Este feed é feito na Itália. A composição contém uma grande quantidade de carne natural de peru. Os produtos desta empresa são divididos em várias subespécies. Almo produz comida seca, comida enlatada, comida úmida e guloseimas. A composição desta ração é totalmente equilibrada, o que contribui para uma boa digestão, melhorando os processos do sistema reprodutivo, função renal saudável.

Os produtos pertencem à categoria holística, portanto o gato não precisa de vitaminas e suplementos úteis adicionais. Mas a composição também tem suas desvantagens. Como a ração é produzida na Europa, existem alguns problemas com a tradução dos ingredientes da composição no mercado russo. Além disso, a qualidade da comida seca é inferior à qualidade da comida enlatada.

Gato do dia a dia

Outro fabricante italiano. Contém cerca de 30% de carne de pato, excelente fonte de proteína. Além disso, a composição da ração contém vitaminas, micro e macroelementos, proteínas vegetais. A fonte de proteína vegetal é a presença de batatas na composição. O conteúdo de gorduras, antioxidantes naturais (uvas, açafrão, frutas cítricas) e fibras ajudam a nutrir o corpo com substâncias úteis e manter a imunidade.

Na produção, eles usam apenas produtos naturais. Existem aditivos na ração, mas, como os fabricantes garantem, este substâncias absolutamente naturais e úteis. Falha: nem sempre disponível em lojas de animais.

Acana

Esta é uma empresa canadense. Este produto é feito de carne de frango caipira. Esse tipo de carne de frango é considerada a mais valiosa e de alto custo. A composição também contém aditivos de carnes vermelhas, ovos e peixes. Os vegetais e frutas utilizados são verificados cuidadosamente antes de serem cozinhados. A qualidade dos componentes contidos na composição pode ser considerada ideal.

Os produtos são adequados para gatinhos e indivíduos mais velhos. Devido à composição balanceada, o animal receberá todos os nutrientes e vitaminas necessários para manter a imunidade. Ao alimentar Acana, você não deve considerar a adição de vitaminas e minerais extras à dieta do seu gato.

Tudo o que é necessário para o funcionamento normal de um indivíduo energético e saudável está contido na ração. Desvantagem: falta de uma série de tratamento.

Orijen

A Orijen está em primeiro lugar no TOP-12 dos fabricantes populares de rações. Essa linha de ração é bastante cara, mas ocupa merecidamente o primeiro lugar da lista. Os produtos têm excelente sabor, contêm todos os nutrientes necessários para a imunidade do animal. Eles produzem produtos na forma de alimentos úmidos, grânulos e alimentos enlatados.

A composição é dominada por um alto teor de carne natural (peru, frango), aditivos na forma de fígado (frango e bovino), ovos, carnes de vários tipos de peixes. Também contém grãos de alta qualidade que ajudam a alimentar o corpo do gato com carboidratos naturais. A única desvantagem dessa linha é o preço alto.

Todos os alimentos são produzidos em várias embalagens. Nas pet shops, você encontra embalagens com peso de 1 a 10 kg. O peso da embalagem é determinado pelo fabricante.

Como escolher a comida?

Todos os produtos para gatos e gatos são divididos em categorias e classes. Antes de escolher a ração para seu animal de estimação, o dono deve estudar cuidadosamente a composição da embalagem. Se a composição contiver componentes como farinha de ossos e subprodutos, conservantes e sabores, este alimento não deve ser ingerido.

Também vale a pena prestar atenção ao primeiro ingrediente da composição. Via de regra, o primeiro lugar é ocupado pela porcentagem desses produtos que predominam na alimentação. Por exemplo, peixes, carnes ou aves. Quanto mais curta for a lista da embalagem, melhor. Produtos superpremium e produtos holísticos contêm apenas carne selecionada. Podem ser carnes de boi, coelho ou frango, peixes do mar e do rio.

A dieta de um gato não deve consistir em alimentos de fabricantes diferentes, porque gatos e gatos ficam enjoados com a idade. Além disso, uma variedade de alimentos industriais na dieta pode perturbar a microflora intestinal, o que leva a distúrbios digestivos, gastrite e outras doenças.

Na hora de escolher a comida, é preciso levar em consideração o estado do gato. Se o animal tem tendência a alergias, não se deve comprar produtos que contenham cereais, a melhor solução seria comprar ração com leguminosas. Para a prevenção de distúrbios digestivos, os alimentos à base de arroz são uma boa escolha.

Os gatos e gatos com excesso de peso devem ter uma dieta alimentar especializada.

Esses produtos são baixos em calorias e contêm antioxidantes e vitaminas. Existem alimentos dietéticos que são feitos sem frango ou coelho. A carne de peru está sendo substituída, que é um produto dietético de fácil digestão. Essa alimentação não sobrecarrega o corpo, enquanto vem a saturação e nutrição do animal com vitaminas e nutrientes.

Considere o que deve ser incluído na composição.

  • Peixe, proteína de carne... A proteína é um auxiliar indispensável para o funcionamento saudável de todos os órgãos de um animal de estimação.Uma dieta para gatos com cordeiro, frango e coelho promove um bom crescimento e fortalece o sistema imunológico.
  • Taurina garante a manutenção do bom estado do sistema cardiovascular e da visão. A presença de aminoácidos na composição dos produtos melhora o metabolismo.
  • Gorduras essencial para o funcionamento do cérebro, mantendo a energia animal saudável e os sistemas visual e auditivo.
  • Vitaminas, macro e microelementos São substâncias que sustentam o corpo do gato, fortalecem o sistema imunológico e removem as toxinas nocivas do corpo. Com a ajuda de macro e microelementos, os processos vitais são normalizados e a condição dos ossos, músculos e ligamentos melhora.

Com um alto conteúdo de carboidratos no corpo, ocorre diabetes, obesidade, distúrbios hormonais e distúrbios nos processos reprodutivos. Portanto, a dieta do animal deve conter uma pequena quantidade de carboidratos com baixo índice glicêmico, além de fibras. A fibra é encontrada em vegetais, frutas, cereais. Ao comprar produtos para seu animal de estimação, você deve ficar atento a este indicador.

A percentagem de presença de cereais e vegetais na composição é de 25-30%. A taxa permitida é de até 50%. Além disso, preste atenção especial à presença de proteínas. Não deve levar alimentos com a inscrição "produtos de origem animal" no rótulo.

Como se alimentar?

Cada fabricante escreve na embalagem de seus produtos a quantidade de alimento que pode ser dada a um animal de estimação durante o dia, dependendo do peso, condição e idade. Você não pode superalimentar o animal. Alimentos secos devem ser fornecidos 2 a 3 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, deve sempre haver água fresca ao ar livre perto da ração.

Se a dieta contiver alimentos úmidos ou enlatados, esses alimentos não devem permanecer na tigela do gato por mais de 2 horas.

Ao escolher alimentos premium ou holísticos, não é recomendável alimentar o seu gato com mais nada. A dieta deve ser monótono... Não se preocupe se o gato se cansar dele ou prejudicar sua saúde. Pelo contrário, a fim de evitar várias doenças e complicações do trato digestivo e dos rins, os veterinários aconselham alimentar os animais com apenas um tipo de alimento, e em nenhum caso introduzir alimentos naturais na dieta.

Alguns donos de gatos preferem alimentar seus animais de estimação com ração seca e úmida. Uma dieta balanceada inclui alimentos secos como alimento principal e pode ser complementada com alimentos úmidos. Ambos os tipos contêm nutrientes e elementos, apesar das diferenças entre os prós e os contras de tais produtos. Zoólogos e veterinários têm opiniões diferentes sobre esse tipo de alimentação.

Não há uma resposta definitiva para a questão de uma dieta balanceada. Em qualquer caso, se o animal sofre de alguma doença do trato gastrointestinal, então esse alimento só pode prejudicar.

Avaliações de veterinários

Os conselhos e recomendações dos veterinários baseiam-se em uma coisa: a comida para gatos deve ser selecionada com base nas preferências do próprio animal, seu estado de saúde e idade.

Hoje sabemos a quantidade ideal de proteínas de que um indivíduo saudável e energético precisa. A quantidade de proteína na ração deve ser 30-40%. Os alimentos super premium e os alimentos holísticos contêm proteínas essenciais para a dieta de animais excepcionalmente saudáveis ​​e metabolicamente saudáveis.

Composições contendo alto percentual de proteínas são contra-indicadas em indivíduos esterilizados e castrados, animais idosos, gatos com doenças renais, hepáticas e pancreáticas. Para alimentar animais de estimação que sofrem de doenças hepáticas e pancreáticas, é necessário fornecer alimentos que não contenham mais do que 13% de gordura. Este nível de gordura também deve estar presente em produtos para gatos adultos e castrados.

Ao escolher a comida de gato, você deve prestar atenção à porcentagem de cinzas e minerais. O indicador normal dessas substâncias na composição da ração é de 7%... Uma porcentagem acima de 7 pode ter um efeito prejudicial sobre o estado do sistema imunológico e a saúde do sistema urinário.

A presença de diversos sabores, aditivos de origem artificial, além de conservantes, leva a doenças crônicas de diversos órgãos do animal.

Os veterinários insistem que para selecionar produtos de qualidade é necessário estudar cuidadosamente a composição da ração. Não vale a pena economizar na saúde do gato. Mas se não houver oportunidade financeira para comprar alimentos holísticos, então você deve prestar atenção à categoria de superprémio e premium.

Nas rações dessas categorias, os aditivos, conservantes e aromatizantes artificiais estão quase totalmente ausentes.... A única diferença pode ser a presença de um percentual menor de carne na composição. Mas, ao mesmo tempo, os produtos são uma dieta totalmente equilibrada, contendo substâncias e vitaminas úteis para manter a saúde do animal.

No próximo vídeo, veja a expertise de 39 alimentos secos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa