Fisiologia, cuidado e manutenção de gatos

Emaranhados de gatos: causas e métodos de luta

Emaranhados de gatos: causas e métodos de luta
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas
  3. Por que eles são perigosos?
  4. Como deletar?
  5. Profilaxia

As esteiras dos felinos são pedaços densamente emaranhados de pêlos de animais. O problema é que muitos donos simplesmente não prestam atenção a eles, acreditando que esteiras são uma coisa comum para gatos de cabelo comprido. Os plebeus acreditam que seus animais de estimação podem lidar com esse problema por conta própria.

O que é isso?

Koltun (tricoma) - Esta é uma condição especial da pelagem dos gatos, que é emaranhada, bolas compactadas de lã, que lembram o feltro ao toque. Na maioria das vezes, animais de estimação velhos ou doentes têm esteiras severas (podem ser um sinal de uma doença grave). Com os gatos jovens, isso acontece com muito menos frequência, pois eles se dedicam muito ao cuidado de qualidade com seu pelo e se esforçam para mantê-lo limpo, a fim de remover seu cheiro e ficar invisível para as presas, porque os gatos são excelentes caçadores.

Causas

Animais de estimação podem ficar emaranhados em seus pelos por vários motivos.

  • Um gato raramente ou nunca é penteado, portanto, em um período muito curto de tempo, densos emaranhados se formam em sua pelagem.
  • Durante a muda, o cabelo velho caído não é penteado imediatamente para o gato.
  • O amado está doente de alguma coisa.
  • Um animal sozinho não consegue se livrar de fiapos de lã ou pêlos que estão caindo o tempo todo. A razão para isso é a pelagem excessivamente espessa.
  • Falta de vitaminas, o que geralmente leva a um mau funcionamento dos processos metabólicos do corpo de um gato. Ele pode desenvolver caspa na pele, e isso, por sua vez, pode colar fortemente os pelos quando lambidos por um animal de estimação.
  • O estado deprimido do animal, quando ele não tem condições de cuidar de si mesmo.
  • O gato é lavado com o shampoo errado, por exemplo, não com um produto específico para o animal, mas com um shampoo comum para lavar cabelos humanos. Nesse caso, a lã fica muito ensaboada, o que leva à sua formação de grumos, a partir do qual começam a aparecer emaranhados.
  • O gato é muito preguiçoso, obviamente obeso.
  • O animal se alimenta incorretamente, mostra sinais de deficiência de vitaminas (o pelo está desmoronando, há cada vez mais caroços).
  • Existem algumas substâncias pegajosas na lã (pode ser geleia ou tinta acidentalmente presa na lã).

Se a pele de um gato está caindo constantemente, isso também é um sinal claro de várias condições patológicas: de oncologia e dermatite a parasitas e doenças endócrinas.

Por que eles são perigosos?

  • A aparência de emaranhados na pelagem do animal de estimação irá estragar seriamente sua aparência. Esta é uma desvantagem bastante significativa para os criadores que criam gatos de raça pura. Além disso, acariciar um animal que está muito emaranhado é desagradável.
  • A pele sob os caroços, entre outras coisas, também pode doer, o animal pode ter problemas, que serão difíceis de tratar no futuro, e isso vai causar sérios danos à saúde do animal. Não se esqueça que o próprio gato tentará "tirar" a lã que se emaranhou com as suas garras e pode ferir-se profundamente. Eles podem curar por muito tempo e trazer sofrimento ao animal.
  • No entanto, essas estão longe de ser as consequências mais graves da presença de emaranhados. Essas formações podem muito bem provocar o aparecimento de todos os tipos de doenças. Na lã fortemente emaranhada, os micróbios patogênicos começam a se multiplicar rapidamente. O animal irá se lamber suavemente, essas bactérias entrarão em seu corpo e continuarão sua vida lá.
  • Os tapetes nem sempre são apenas tufos de lã velha ou suja. Eles costumam aparecer ao redor de neoplasias, escondendo-os de olhos curiosos e levando a infecções ainda maiores e atrasos no tratamento.
  • Quando gatos e gatos têm tapetes, sua capacidade natural de lamber constantemente seu pelo é imediatamente interrompida, seu casaco de pele começa a ficar rapidamente sujo e oleoso e se torna um excelente ambiente para micróbios. Esse animal corre grande risco de "pegar" um fungo, vários líquenes e também vai começar a sofrer de pulgas ou piolhos.
  • Sob as protuberâncias ásperas que a pelagem forma, pode aparecer uma inflamação. O gato começa a sentir um grande desconforto e até mesmo dor porque os caroços podem esticar a pele. Se houver muitos emaranhados, o animal pode até ficar gravemente doente, seu caráter pode se deteriorar significativamente. Um gato gentil e pacífico pode acabar sendo um animal de estimação eternamente irritado e selvagem.
  • Há outra boa razão pela qual vale a pena se livrar dos emaranhados de vários tamanhos o mais rápido possível - essa é a possibilidade de ferimentos acidentais. Um gato pode se machucar durante uma brincadeira normal se um caroço acidentalmente se fixar em qualquer objeto ou mobília. O gato vai querer se livrar imediatamente da interferência indesejada, vai se contorcer e se afastar, o que pode causar ferimentos.

No futuro, esse caso será associado a dor ou medo. Nesses casos, os gatos começam a resistir toda vez que o dono tenta remover os emaranhados de seu pelo.

Se você não se livrar da lã velha a tempo, a cada novo dia o número de emaranhados só aumentará. A umidade se acumula sob a pele, causando úlceras e áreas inflamadas.

Como deletar?

Remova os emaranhados irritantes da pele dos gatos usando os seguintes métodos populares.

  • Se os caroços ainda não forem muito grandes, você pode tentar pentea-los com cuidado. O animal, para que não se preocupe e não tenha medo, deve ser colocado de lado ou no colo e acariciado. Isso deve ser feito para que ele se acalme, confie em você e não se descontrole.Primeiro, você deve pentear cuidadosamente os lados e as costas do animal, depois vá para o pescoço e o peito e conclua o processo penteando as patas dianteiras e a cauda. É muito difícil se livrar dos caroços que estão na barriga e nas patas traseiras do gato.

O mais importante é que o animal não sinta dor ao pentear, então ele não vai morder e atrapalhar você.

  • Os tapetes grandes são os melhores apare suavemente ao longo do crescimento do pêlo, após o que é penteado suavemente.
  • Se houver muitos emaranhados e eles não puderem ser simplesmente penteados, os pedaços emaranhados devem ser simplesmente cortados no chão. Para realizar este tipo de manipulação, é necessário agir com muito cuidado: a pele por baixo do pêlo dos gatos é muito fina, por isso é fácil danificá-la. Na maioria das vezes, os tapetes são removidos com uma tesoura. Você pode usar um aparador de cabelo comum ou um dispositivo especial para cortar lã. As manchas carecas serão completamente crescidas em 2-3 meses. O cuidado vai aliviar a condição do gato que sofre de emaranhados.
  • Em uma loja de animais, você pode comprar um dispositivo interessante, comumente chamado de cortador de colarinho. Este é um pente especial com pontas cegas e lâminas entre os dentes. Usar este dispositivo é totalmente seguro para seus animais de estimação. Ao escolher o cortador de colar mais adequado, você pode economizar dinheiro comprando um modelo mais barato. Mas, em qualquer caso, o modelo escolhido deve se adequar idealmente ao seu animal de estimação em todos os aspectos (um cortador de colar de lâmina longa é escolhido para gatos de pêlo comprido, as lâminas curtas são perfeitas para animais de estimação com uma pequena quantidade de lã). Além disso, na escolha, outros fatores devem ser levados em consideração:
    • número de dentes;
    • seu comprimento;
    • o material de que as lâminas são feitas;
    • alça de fixação.
      • Para combater com eficácia os cabelos compridos e emaranhados, existe um pente especial - furminator... Irá ajudá-lo a eliminar rapidamente os caroços e será simplesmente indispensável ao escovar o seu animal diariamente.

      Dicas adicionais para lidar com esteiras.

        1. O processo de remoção do caroço pode ser bastante demorado. E o seu animal de estimação obviamente não vai gostar muito. Muitos gatos simplesmente não caem nas mãos, começam a brigar e se libertar, antecipando o seu interesse pelos pelos deles. Por isso, é melhor escovar as esteiras aos pares: uma pessoa segura o animal, a outra penteia. Se o gato está muito nervoso, é melhor não ferir sua delicada psique e se livrar dos emaranhados passo a passo, em poucos dias, e não imediatamente.
        2. Apenas as áreas com os cabelos mais longos devem ser aparadas. É melhor não tocar nas patas e na cabeça dos gatos.
        3. Até que você resolva completamente o problema da presença de caroços, é estritamente proibido lavar o gato. O fato é que depois dos procedimentos com água, os caroços ficam ainda mais difíceis de pentear.
        4. Depois de pentear seu animal de estimação, sua pelagem deve ser tratada com qualquer agente antiestático, por exemplo, um spray especial para desembaraçar emaranhados. Isso ajudará a desembaraçar suavemente os cabelos e evitar que se formem novamente. As críticas sobre a sua utilização são na sua maioria positivas, mas apenas nos casos em que o processo de aparecimento das esteiras não foi muito iniciado.

        O spray é obrigatório para animais de estimação com pelagem macia. Usando-o, você pode remover emaranhados de forma rápida e completa sem dor.

        Profilaxia

        A formação de caroços tão feios é muito mais fácil de prevenir do que combatê-los sem sucesso e por muito tempo. Para cuidar de um animal de pêlo comprido, você deve reservar um determinado tempo todos os dias - não menos que meia hora. O animal precisa ser penteado regularmente.

        • Você deve ensinar seu gato a um pente especial quando ele ainda é muito pequeno. Desde tenra idade habitua-se rapidamente e já com uma idade mais madura já não terá problemas de pentear.
        • Lembre-se de não usar seu próprio pente para escovar o gato.Terá de escolher um artigo de higiene pessoal para a sua mascote, e a sua escolha deverá depender do tipo e comprimento da pelagem.
        • Você pode comprar uma escova especial para gatinhos. É melhor se tiver cerdas não naturais que tenham efeito antiestático.
        • Depois de lavar a mascote, enquanto não está seca, uma luva de massagem especial é excelente para o seu pêlo. No entanto, ele não pode substituir completamente um pente especial.
        • Você pode usar um pente para escovar todos os dias. Tem pontas arredondadas, então este processo não fará mal ao seu animal. Essas cristas podem ter qualquer comprimento e largura desejada. Ao pentear com este pente, você pode até encontrar pulgas se seu animal de estimação as tiver.
        • Para gatos muito fofos, use uma capa impermeável. A capa se assemelha a uma escova, mas em vez das cerdas usuais, terá pequenos dentes de metal com pontas curvas. Esse dispositivo é adequado para a prevenção de emaranhados em animais que têm cabelo saudável.
        • Além disso, o animal de estimação deve ser levado de vez em quando à clínica veterinária para um exame profissional. Isso permitirá não apenas determinar com o tempo o aparecimento de nódulos malfadados, mas também prevenir várias doenças.
        • Gatos de pêlo comprido devem ser aparados antes do verão.
        • Além da dieta alimentar do animal, é necessário o uso de suplementos ou vitaminas especiais destinadas a melhorar a qualidade da sua pelagem.

        A seguir, assista a um vídeo sobre como retirar as esteiras em casa.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa