Variedade de raças

Gatos chineses: variedades e nuances de conteúdo

Gatos chineses: variedades e nuances de conteúdo
Contente
  1. Distribuição e origem
  2. Descrição
  3. Variedades
  4. Reprodução
  5. Características do conteúdo
  6. Doenças, sua prevenção e tratamento

Já é difícil surpreender os modernos com qualquer coisa. Porém, todos querem se destacar de uma forma ou de outra, para adquirir algo que os outros não possuem. Ao escolher um animal de estimação, as pessoas muitas vezes são guiadas pelo desejo de ter um animal exótico. Claro, poucas pessoas adquirem iguanas ou aranhas tarântula, no entanto, existem criaturas incomuns o suficiente entre os gatos domésticos tão familiares para nós. Hoje vamos falar sobre os gatos chineses - criaturas lindas e muito interessantes.

Distribuição e origem

Graças à atividade arqueológica de 2001, um grupo de arqueólogos descobriu ossos de gatos que existiram há mais de 3 mil anos. Os cientistas há muito provaram que, ao contrário de outros países, os gatos se desenvolveram naturalmente na China, então a China pode ser chamada de pátria dos gatos.

Devido ao fato de a China ter sido um estado fechado por muitos anos, todas as rochas do leito rochoso têm características comuns: orelhas alongadas e focinho, o tamanho dos gatos é ligeiramente maior do que as raças padrão europeias. Os gatos começaram a entrar no território da Europa após a abertura das fronteiras econômicas da China com outros países. Mas nem todos os gatos chineses foram domesticados por humanos.

Assim, o gato da montanha chinês huang mo mao, cujo nome se traduz literalmente como "um gato que vive em uma área deserta com vegetação rala", raramente é encontrado em casa - esses animais gostam muito da liberdade.

Descrição

Os gatos chineses são atualmente pouco estudados, seu habitat são áreas desérticas. No momento, os gatos de raças chinesas estão em extinção.Devido ao superdesenvolvimento da República da China, as áreas naturais são muito afetadas. Estes gatos são muito sociáveis, carinhosos, gentis e incrivelmente leais ao seu dono. Mas devido ao fato de que os gatos foram domesticados mais tarde do que seus parentes europeus, seu caráter permaneceu independente.

Eles são muito pacientes com crianças, mas é melhor não ter um amigo de quatro patas em uma casa onde há crianças. Dê-se bem com outros animais. Esses gatos ainda são pouco conhecidos, por isso é difícil julgar sua morbidade, em geral o componente fisiológico é normal.

Ao sair, eles não são exigentes e não exigem cuidado e proteção constantes.

O gato é assim.

  • A altura do animal é de 27 a 35 cm, o peso é de 3,5 a 5,5 kg.
  • O formato do corpo é alongado, proporcionalmente musculoso, com peito largo, pernas não muito longas e cauda longa em forma de borla.
  • Pelas peculiaridades da cor (pontos no rosto), parece que o fofo está sorrindo. Em combinação com olhos grandes e expressivos, parece muito fofo.
  • A maturidade sexual ocorre na idade de três anos. Um gatinho não deve ser desmamado antes de completar 12 semanas.
  • Esta raça não sucumbiu à intervenção de cientistas e nunca foi cruzada com ninguém, pelo que simplesmente não apresenta problemas genéticos nesta base.
  • Você precisa pentear o pêlo no máximo uma vez por semana: os "chineses" praticamente não têm subpêlo, e o penteado pode danificar a densa camada de lã.
  • Você precisa dar banho no animal conforme necessário, e banhos de rotina devem ser realizados no máximo uma vez por mês.

Variedades

Agora vamos nos familiarizar com as famosas raças de gatos chineses.

  • Dragões - é assim que a raça Li Hua é chamada em sua terra natal, pelo fato de viver em áreas montanhosas. A China é o lar dos gatos da montanha. Observe que o gato da montanha ainda existe e é considerado um dos gatos mais bonitos. Mas no momento a população está ameaçada e gira em torno de 10 mil indivíduos. O gato da montanha é o ancestral de Li Hua, e agora a preservação da população é a principal tarefa dos zoólogos americanos que estudam esses animais. Mas os cientistas acreditam que não vale a pena se aprofundar muito no conhecimento sobre os gatos da montanha, pois isso pode prejudicar ainda mais a população, o que ameaça não só a extinção desta espécie, mas também o extermínio de Li Hua.

    Infelizmente, devido à sua raridade, eles sofrem muito com a caça ilegal. Os gatos da montanha são muito caros nos mercados, por isso há muitos que desejam enriquecer. Deve-se ter em mente que é impossível comprar oficialmente esses gatos fora do país.

    • Dobra Chinesa ou Li Mao - Esta raça é a mais misteriosa de todas as espécies quadrúpedes originárias da China. Nenhum país do mundo jamais reconheceu esta raça. Acredita-se que apenas gatos escoceses podem ser dobrados. E nenhum dos cientistas explicou como Li Mao se originou e como foi parar na China, mas o fato permanece: o gato orelhudo originário da China existe, embora a raça não esteja oficialmente registrada.
    • Entre as raças chinesas, existe um indivíduo inexistente, que se convencionou chamar de Sphynx chinesa. Muitas vezes, no mercado, os revendedores chamam os gatos Sphynx de chineses e cobram muito dinheiro por isso, mas gatos carecas simplesmente não podem ser cultivados na China. A felinologia neste país é desenvolvida em um nível inicial, portanto, é impossível dizer que esta raça foi criada artificialmente lá. Na verdade, há opiniões de que o St. Petersburg ou, como também é chamado, o Peterbald é dado para uma nova raça rara - a Esfinge chinesa.

    Portanto, tenha cuidado e não "se deixe enganar" por uma oferta tentadora de comprar uma esfinge chinesa exótica.

    • Por falar em raças chinesas, não se pode deixar de citar o "gato da felicidade". Na verdade, ele tem muitos nomes: "gato atraente", "gato convidativo", "gato chamador", "gato do dinheiro", e seu verdadeiro nome é Maneki-neko.Não se trata de um gato vivo, mas de uma escultura agitando a pata e assim, segundo as crenças chinesas, convidando felicidade e dinheiro para a família, trazendo prosperidade. Essas esculturas são exibidas em lojas, armazéns, restaurantes: se a pata esquerda é levantada, então pede-se dinheiro, e se a pata direita - clientes, o que muitas vezes é a mesma coisa. Na maioria das vezes, o gato é branco, amarelo ou marrom.

    A história da origem de Maneki-neko começa no distante 1615. Um monge deu abrigo a um gatinho vadio e colocou-o em sua têmpora, mas as condições do local eram péssimas. E um dia ele se virou para o gato com a frase: “Eu não te culpo por não ajudar, você é apenas um gatinho. Agora, se você fosse um ser humano, seria mais útil. " Literalmente alguns dias depois, o príncipe governante que passava caiu em uma tempestade e, em busca de abrigo, parou sob uma árvore perto do templo. Mas ele só viu o prédio graças ao gato acenando para ele com a pata. O monge recebeu naturalmente um convidado tão importante quanto deveria. O príncipe, em sinal de gratidão, alocou fundos para a restauração do templo.

    Na verdade, existem muitas lendas sobre a origem do Maneki-neko, mas a maioria dos estudiosos da literatura tende para esta versão.

    Reprodução

      Os gatos celestiais se desenvolvem naturalmente, e algumas raças simplesmente evoluem umas das outras, por exemplo, o Dragão Li é considerado um descendente direto do gato da montanha chinês. Os cientistas acreditam que não há necessidade de interferir na seleção natural, pois a espécie já está à beira da extinção.

      Gatinhos de raças chinesas com até 12 semanas não podem ser desmamados. Em geral, esses gatos não podem ser chamados de prolíficos: eles têm filhos no máximo uma vez a cada 3 anos.

      Características do conteúdo

      As vantagens desse tipo de amigo de quatro patas são que eles são exigentes quanto ao conteúdo. Eles evoluíram naturalmente e, portanto, têm menos problemas de saúde, razão pela qual os "chineses" são muito fáceis de cuidar.

      • É necessário dar ao animal todas as vacinas e de vez em quando levá-lo para fora. Os "chineses" são muito amantes da liberdade, então você não pode prendê-los em 4 paredes.
      • Você pode dar banho nesses gatos no máximo uma vez por mês. Naturalmente, se o seu animal ficar sujo, lave-o para evitar problemas de pele.
      • Qualquer alimento é adequado para os "chineses": tanto os alimentos prontos dos fabricantes (secos ou úmidos) quanto os naturais. Se você escolher feed, observe que será melhor se você escolher produtos premium e superiores. Esses animais precisam de vitaminas e carboidratos, e é nessas linhas que suas quantidades máximas. A escolha ideal para você seria Royal Canin ou Acana Regionals Grasslands Cat.

      Se você é adepto da alimentação natural, vale lembrar os carboidratos necessários para a produção de energia, assim como as proteínas contidas nos ovos e nas carnes (porco, frango, lebre, peru, peixe cozido sem espinha).

      A dieta deve incluir vários cereais. (cevada pérola, arnautka, cevada). E também kefir, iogurtes, requeijão, mas com baixo teor de gordura.

      É muito importante que o gato tenha um lugar próprio na casa: ou um berço feito com as próprias mãos de um cobertor, ou uma casa comprada, mas você deve ter seu próprio lugar.

      Vale a pena pensar em conservar os móveis da casa e instalar um arranhador para o seu animal de estimação para que ele possa sempre afiar as garras se quiser.

      Agora vamos falar sobre higiene. As garras devem ser aparadas uma vez por mês. Limpe os olhos todos os dias com folhas de chá ou formulações veterinárias especiais. Limpe as orelhas a cada 10 dias com um cotonete. Pentear o casaco uma vez por semana, mas deve ser feito com cuidado, já que os “chineses” quase não têm subpêlo. Os veterinários consideram necessário escovar os dentes do seu animal com uma escova especial e pasta a cada 5 dias.

      Doenças, sua prevenção e tratamento

      Gatos chineses raramente ficam doentes. As razões para a deterioração são muitas vezes uma caminhada rara, um apartamento pequeno (falta de espaço para jogos e movimentos), falta de espaço pessoal e alimentação desequilibrada.

      Em caso de indisposição gástrica, é necessário agir com urgência, nomeadamente descobrir o que o seu animal comeu nos últimos 2-3 dias, para excluir este alimento da sua dieta. Compre drogas adsorventes na farmácia para remover toxinas do corpo. Por alguns dias, alimente o animal apenas com cereais e frango cozido para restaurar o funcionamento correto do trato gastrointestinal. E é melhor dar em pequenas porções.Se isso não ajudar, você precisa entrar em contato com um especialista para fazer o diagnóstico.

      Se o animal está de mau humor, então você deve prestar mais atenção nele, levá-lo para fora, brincar com ele e tratá-lo com uma guloseima.

      Se você notar que seu animal de estimação começou a passar pela caixa de areia, certifique-se de que esteja limpo e fresco. Se tudo estiver em ordem com o banheiro, é necessário entrar em contato com o veterinário, talvez o gato esteja com problemas no aparelho urinário.

      Os gatos de raças chinesas possuem uma imunidade muito forte, pelo que podemos afirmar com segurança que as doenças se desenvolvem na maioria dos casos devido ao fraco estado emocional do animal, à falta de atenção ou ao seu próprio espaço.

      Ao escolher um tal gatinho, deve pensar se pode proporcionar-lhe todas as condições necessárias para uma existência confortável. Afinal, o bom humor de um animal de estimação é garantia de bom humor dos donos.

      Com base no exposto, as seguintes conclusões podem ser tiradas.

      Aspectos positivos do "chinês":

      • devoção;
      • origem exótica;
      • personagem leve;
      • se dão facilmente com outros animais de estimação e são pacientes com crianças;
      • muito esperto;
      • não é perigoso, não é agressivo;
      • têm boa saúde, o que facilita cuidar deles.

      Lados negativos:

      • é difícil encontrar um animal de estimação de raça pura no território do nosso país: tanto para compra como para acasalamento, terá de visitar a China ou os EUA;
      • o custo de tais exóticos excede dois salários mínimos russos;
      • é difícil escolher um parceiro de acasalamento, é necessário consultar um especialista, pois muitas vezes tentam passar gatos de outras raças com características externas semelhantes para os "chineses";
      • você precisa de muito espaço ou caminhadas frequentes.

      Para obter mais informações sobre os gatos chineses de Li Hua, veja o vídeo abaixo.

      1 comentário

      Gatos legais!

      Moda

      a beleza

      casa