Variedade de raças

Descrição e manutenção de gatos da raça Karaket

Descrição e manutenção de gatos da raça Karaket
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Condições de detenção
  5. Alimentando
  6. Saúde

Atualmente, um animal de estimação puro-sangue é considerado comum. Mas nem todo mundo pode se orgulhar de ter uma raça de animal de estimação exclusiva e extravagante. O gato caracat é um animal que exteriormente parece selvagem, mas tem um caráter caseiro e gentil.

Esta raça de gatos é considerada a mais rara e mais cara de todo o mundo.

História de origem

A raça caracat é um híbrido, obtido através do cruzamento de um gato doméstico com um caracal selvagem africano, ou seja, um lince das estepes. A primeira travessia foi realizada na Rússia em 1998 de forma aleatória. Depois de 9 anos na América, os cientistas realizaram um acasalamento planejado do lince das estepes com a raça de gato abissínio para criar uma criatura exótica. A experiência terminou com o nascimento de um gatinho, no entanto, a prole não era caracterizada por saúde e estabilidade, então os experimentos foram interrompidos.

Em 2014, Irina Nazarova começou a realizar o trabalho, ela cruzou um caracal e um lince doméstico. A escolha do felinologista russo acabou com sucesso e na obtenção de gatinhos saudáveis. Hoje em dia, vários tipos de carakets gerados são conhecidos.

  • F1 - é caracterizado por um genótipo, no qual 50% é uma mistura de lince. Essa prole é o resultado do cruzamento de um gato doméstico com um caracal.
  • F2 - tem 25% de impureza selvagem africana. Esta ninhada é o resultado do cruzamento de gatos F1 e normais. O preço desses animais de estimação é inferior ao da versão anterior, devido ao qual há menos recursos exóticos nele.
  • F3 - o resultado do acasalamento de uma fêmea F2 com um gato doméstico. Em tal animal, há apenas 16% do representante selvagem.
  • F4 - considerada a menor regeneração, foi obtida pelo cruzamento de F3 com um macho de raça diferente.De raça selvagem, este gatinho possui apenas 6% do genótipo.

Sabe-se que hoje no território da Federação Russa existem 70 indivíduos de caraquês da geração F1 e 15 representantes da geração F2.

Descrição

Um caracete é uma raça que inclui características do caracal e do gato domesticado... Este híbrido possui em seu genótipo as melhores características de ambos os pais, a saber: o exotismo de uma criatura selvagem e a complacência de um animal de estimação.

A aparência de um gato desta raça é brilhante e memorável, muito nele é tirado do lince, por exemplo, a presença de borlas pretas nas orelhas.

O tamanho do caracate é muito menor que o do caracal estepe, mas se o animal for fornecido com os devidos cuidados e nutrição, seu peso pode chegar a 15 kg. Comparado com outros gatos domésticos, o caracat é muito maior do que eles. Em comprimento, um representante adulto chega a 0,9 metros, a altura da cernelha é de 0,45 metros. O corpo de um animal de estimação exótico é caracterizado pela musculosidade e pelos membros altos e graciosos. Na barriga do gato há uma prega de gordura cujo principal objetivo é proteger os órgãos internos durante as batalhas.

A cabeça do animal é pequena quando comparada ao corpo. Tem uma forma alongada em forma de cunha. Os olhos do caracat são amendoados, inerentes a um look inteligente e expressivo. A íris é verde-amarelada. A borda escura faz com que os órgãos visuais pareçam ainda maiores. Esta raça herdou a cor do pelo do lince das estepes. A tonalidade da pelagem pode ser areia clara ou marrom escuro. A parte inferior do corpo, nomeadamente o ventre, apresenta uma cor mais clara.

Às vezes, nos membros e no focinho, há listras escuras de cor contrastante. Os jovens geralmente apresentam manchas claras que desaparecem com a idade. Os gatinhos da primeira geração são representantes fortes e altos do mundo animal, eles não podem fazer nenhum som, exceto assobios e estrondos.

As novas gerações adquirem aspecto e caráter mais caseiro, mantendo a cor do pelo em sua forma original e a presença de borlas nas orelhas.

Os gatinhos Karaket nascem com um peso de 115 gramas. Eles não têm visão e suas orelhas são horizontais. No 25º dia de vida, os filhotes ficam de pé perfeitamente sobre as pernas e começam a andar por conta própria. Por mês, suas orelhas quase dobram e têm escovas de meio centímetro. Os olhos amendoados de um gatinho são geralmente cor de mel ou verde-azulado.

O caracat que amadurece muda de cor, as manchas existentes no corpo tornam-se mais claras e o casaco de pele torna-se mais uniforme.

Traços de caráter

Uma das características desta raça exclusiva é que não sabem miar, mas sim chiar, bufar e ganir. Os bebês podem "falar" ativamente e guinchar se se sentirem confortáveis, e também chiar em caso de perigo. Os gatinhos podem ficar assustados com um novo brinquedo, a presença de um estranho ou de um animal de estimação. O período de adaptação a algo novo é rápido para eles. Os animais têm uma audição excelente, por isso podem detectar até o menor ruído à distância.

Os karakets possuem habilidades de caça bem desenvolvidas, além do amor por jogos ativos, mas, apesar disso, seu caráter é amigável e não agressivo. Como qualquer outro gato doméstico, o animal desta raça é carinhoso, adora atenção para si mesmo. Eles tendem a querer dormir em seu dono, esses animais adoram esmagar uma pessoa, esfregar-se contra ela e ronronar. Cada indivíduo é individual, mas, em geral, esta raça é considerada amigável.

Em um momento estressante, o animal defende seu amigo, enquanto expõe suas garras e sibila.

Esta é uma raça de gatos obediente e inteligente, excelente para criar em família. Este representante do mundo animal é silencioso, é caracterizado pelo silêncio em movimento, mesmo durante o entretenimento.

Condições de detenção

Apesar de os caraquês terem raízes selvagens, sentem-se bem nos apartamentos da cidade, se não forem pequenos. Este animal adora espaço, ele se move ativamente pela sala, correndo e pulando.

É aconselhável construir um parque infantil para o gato, no qual haverá um poste para arranhar e várias plataformas multinível.

Já a partir dos 3 meses, o animal deve ser ensinado a andar, embora deva ser mantido na coleira para que o gato não brinque muito e não fuja. Uma caminhada independente é excluída.

O gato deve fazer sua própria casa. O recinto pessoal do animal deve ficar a uma certa altura e fechado para que tenha uma boa visão e uma sensação de segurança. O pote deve conter enchimento, que deve ser trocado regularmente. Este gato não tolera a solidão, se a maior parte do dia as pessoas não estiverem em casa, ele deve buscar uma companhia na forma de um segundo gato ou cachorro de médio ou grande porte.

Nos primeiros dias de um gato a viver numa nova casa, vale a pena limitar um pouco o seu espaço, é-lhe atribuído uma tigela própria, tabuleiro, água, um parque infantil com acessórios e uma espreguiçadeira macia.

A pelagem do caraquette é espessa e curta, necessita de cuidados constantes. Na primavera, a muda do animal deve ser penteada diariamente. Em horários normais, duas vezes por 7 dias. O banho de um animal não deve ser feito mais do que uma vez por trimestre. Este procedimento não traz nenhum incômodo e problemas, pois os caraquets adoram procedimentos com água. Se o gato está frequentemente na rua, ele deve fazer tratamento para pulgas e carrapatos com a ajuda de coleiras, sprays, colírios.

Para cuidar das garras, o animal de estimação deve receber um poste para coçar de alta qualidade, por exemplo, sisal... Esse item é seguro, forte e durável. Mas também não se esqueça do encurtamento das garras do animal, isso deve ser feito uma vez a cada 14 dias. Durante o procedimento, vale a pena usar um cortador de unhas - um podador, que possui uma parada protetora.

Entre os donos de gatos exóticos, os anti-arranhões são considerados um acessório popular.

Graças a este dispositivo ultramoderno, você pode proteger móveis e outros utensílios domésticos das garras de um caraquet. O anti-riscos é composto por um material e cola médica, com a qual se fixa à garra. Este acessório é seguro para o gato, mas pode criar algum desconforto para o gato, pois o animal não conseguirá subir em altura nenhuma.

Existem situações em que as garras ficam deformadas ou inflamadas com o uso de anti-riscos.

Os órgãos auditivos do karaket devem ser examinados uma vez a cada 45 dias. Durante o procedimento, vale virar a orelha do gato para fora, consertar e limpar com algodão. Depois disso, um cotonete deve ser umedecido em água fervida e limpo novamente. É estritamente proibido usar cotonetes para limpar o canal auditivo.

Se houver alta, rusgas forem notadas, então vale a pena levar o animal ao veterinário.

E também vale a pena enxugar as pálpebras de um gato exótico com um chumaço de algodão embebido em folhas de chá ou caldo de camomila. O olho deve ser limpo na direção do canto externo para o canto interno, enquanto o olho deve ser fechado. A secreção purulenta do órgão visual do caracat é o motivo da consulta ao médico. Um animal de estimação que come carne crua não requer escovar os dentes. O animal não forma tártaro devido à autolimpeza e massagem nas gengivas.

Ao brincar com um caracat, você não deve usar as mãos e os dedos, pois um adulto pode fazer mal a uma pessoa sem querer. Como brinquedos, bolas e moscas são adequados para ele. O acessório de penas só pode ser usado por gatinhos de 3 a 4 meses de idade. Na hora de escolher os brinquedos, é preferível dar preferência a itens de alta resistência. Se o atributo entretenimento estiver constantemente disponível para o animal, ele perderá o interesse por ele.

Uma excelente opção de entretenimento para um gato desta raça é um complexo desportivo, que está bem documentado.A atividade física e o entretenimento vigoroso são importantes para o caracat, portanto o proprietário deve cuidar do equipamento do playground com antecedência.

Por ser muito esperto, esse animal se acostuma rapidamente ao banheiro. Qualquer enchimento pode ser usado, como amadeirado ou gel. O pote deve ser colocado no canto da sala onde o animal está constantemente. O vício não tem problema, a pessoa nem precisa ensinar esse bicho, ela faz tudo sozinha.

Vale a pena saber que se a panela não for limpa a tempo, o gato não entrará nela.

Uma vez que o caracat é considerado uma raça rara, criá-los continua sendo um problema. No território da Federação Russa, esta raça é criada por um viveiro, que possui várias subsidiárias. Cada acasalamento pode ser chamado de experiência genética, o que não pode dar um resultado excelente. Para que o caracal fertilize um pequeno animal, os cientistas criam condições especiais de manutenção e alimentação.

Alimentando

A nutrição adequada é considerada a base para o crescimento e desenvolvimento normais de um animal de estimação. Você deve prestar atenção especial aos gatinhos neste assunto. Durante o crescimento intensivo, eles precisam de muitas vitaminas, nutrientes e elementos vitais. De acordo com especialistas, codorna e cabeça de frango são os melhores produtos para gatinhos pequenos.

A partir de um mês de idade, o filhote deve receber carne picada, após o que - carne com osso. Aos 6 meses de idade, 3 codornizes por dia se tornarão a norma para um animal. A partir dos seis meses de idade, a intensidade do crescimento diminui, nessa época a carne bovina, o peixe e o frango já devem estar presentes na dieta.

A alimentação deve ser feita com produtos de carne crua, sem tratamento térmico. Se a carne estiver congelada, é necessário aquecê-la um pouco.

A alimentação do Caracat deve ser exclusivamente natural, a dieta alimentar também deve conter os seguintes produtos:

  • carne de coelho;
  • peixes magros;
  • produtos lácteos fermentados;
  • complexo mineral e vitamínico com cálcio e fósforo;
  • Água filtrada ou engarrafada em grandes quantidades.

É proibido alimentar um gato desta raça com carne de porco, produtos que tenham sido submetidos a tratamento térmico, defumados, comidas doces ou à mesa.

Apesar do trato digestivo do karaket ter a capacidade de digerir peles e ossos, com alimentação inadequada, a saúde do animal pode ser seriamente afetada. Após o final da refeição, você deve remover definitivamente as sobras. O animal precisa de ração por dia, que é de 5 a 10% do seu peso.

Um adulto pode ser transferido para uma classe industrial super premium ou holística sem grãos:

  • Canadense "Acana", "Go Natural";
  • "Carnilove" tcheco;
  • Francês "Grandorf";
  • Italiano "Farmina N&D".

Saúde

Como o ancestral do karaket é o lince das estepes, o animal se caracteriza por uma boa saúde e forte imunidade. Eles também têm um bom trato digestivo, de modo que o gato é capaz de digerir carne e ossos.

O animal é bastante resistente às condições extremas de existência, podendo viver sem água e comida por um longo período.

Devido à força de sua imunidade, um gato exótico raramente sofre de doenças felinas comuns. No entanto, o proprietário não deve se esquecer da vacinação regular contra infecções virais e raiva. Isto é especialmente importante se o seu animal de estimação anda regularmente ao ar livre. Não há informações exatas sobre a duração da saúde dos caracetes, no entanto, sabe-se que esse animal vive vários anos menos do que um gato doméstico comum.

Se o dono não planeja receber filhotes do karaket, vale a pena castrar ou esterilizar o animal. Caso contrário, o animal ficará nervoso, marcará intensamente o território e, posteriormente, poderá adoecer. Essas operações vão bem, após 7 dias o gato não se lembra mais do que aconteceu. A idade ideal para a castração é considerada entre 8-11 meses.Um mês antes do procedimento, vale vacinar um caraquette e, 14 dias antes do procedimento, tratar contra pulgas.

Meio dia antes da operação, vale a pena dar ao gato uma dieta faminta e bastante bebida. Após a castração, o animal necessita de repouso e tratamento regular da ferida com Clorexidina. Nos primeiros dias após o procedimento, vale alimentar o animal com carne picada.

Via de regra, se um gatinho for comprado em um gatil, ele já foi castrado.

O Karaket é uma raça difícil de criar e, portanto, bastante cara.... Este animal calmo e inteligente vai lembrar rapidamente o seu nome e vai cumprir todas as regras necessárias no apartamento. Esses gatos nunca sobem na mesa para comer e não fazem barulho enquanto seu dono está descansando.

Vídeo sobre gatos da raça Karaket, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa