Variedade de raças

Caracals: características da raça, regras de atendimento domiciliar

Caracals: características da raça, regras de atendimento domiciliar
Contente
  1. Descrição
  2. Traços de caráter
  3. Como escolher?
  4. Contente
  5. Nutrição
  6. Higiene

Existem muitos animais que podem ser criados em casa. Entre eles, destacam-se os caracais. É útil saber como é essa espécie e o que é.

Descrição

Caracal é considerado um animal selvagem por muitas pessoas. Mas, da mesma forma, pode ser considerada uma criatura totalmente doméstica. Esta espécie cria raízes facilmente na natureza e em casa.... No entanto, o número de proprietários de animais de estimação perigosos ainda é pequeno.

As pessoas não precisavam mexer na raça dos gatos de propósito, já que todo o "trabalho", por assim dizer, era feito pela própria natureza. Os caracais se estabeleceram em vastas terras africanas e asiáticas, preferindo áreas onde a floresta se cruza com a estepe. Eles também podem ser vistos na região da costa do Cáspio. Em terras áridas (desertos), caracais não são encontrados.

Eles preferem muito mais áreas vastas de estepe. Nas planícies, sua coloração produz um efeito de mascaramento. O caracal se dá bem com o serval, mas ao mesmo tempo muitas vezes entra em conflito com a chita. Este representante da família felina, como outras espécies deste grupo, é um predador. A atividade noturna é típica para ele.

O animal consegue andar nas árvores sem problemas. Também nada muito bem e move-se rapidamente no solo. Caracal salta às vezes com mais de 4 m de comprimento. Isso o ajuda a caçar com eficácia uma grande variedade de presas. O predador representa uma grande ameaça não apenas para os herbívoros selvagens, mas também para o gado.

A resposta natural das pessoas foi uma grande caça aos animais. Isso levou ao desaparecimento quase completo do gato selvagem.Mas a situação mudou graças à organização de reservas onde o caracal pode se sentir seguro. Além disso, a domesticação desta fera até tornou possível aumentar um pouco o seu gado. Em casa, o animal vive com tranquilidade e, em certas condições, não oferece perigo.

Não faz sentido trazer gatinhos para dentro de casa. Nesse caso, os hábitos do predador são invariavelmente preservados. Mas o personagem será muito diferente dos hábitos de um gato doméstico. Faz sentido procurar caracais apenas em creches especializadas.

O nome da espécie vem das línguas turcas. Isso se traduz literalmente como "orelhas pretas". Na verdade, esta é uma característica típica dos caracais. As orelhas não são apenas pretas - elas têm pontas e borlas afiadas. O animal costuma pesar de 15 a 20 kg, mas ocasionalmente chega a 25 kg.

A aparência dos caracais pode ser descrita da seguinte forma:

  • a cabeça é pequena;
  • o focinho é direcionado para a frente, coberto de manchas brancas e escuras;
  • conjunto alto de orelhas grandes;
  • olhos amendoados, ligeiramente amarelos, ao longo dos quais corre uma faixa preta;
  • corpo poderoso e bem desenvolvido;
  • o comprimento do corpo é de 0,65 a 0,85 m;
  • a altura do animal é de 0,5 m;
  • pernas delgadas e moderadamente longas;
  • cauda bastante longa;
  • a estrutura das orelhas é semelhante a borlas;
  • o animal tem uma cor marrom, próxima ao tom areia.

De acordo com suas características genéticas, o caracal (lince das estepes) é claramente distinguido em uma espécie. Se partirmos dos principais signos externos, o animal está mais próximo dos pumas, linces e servais africanos. Em comparação com os linces normais, é menor e de cor uniforme. As patas do predador são cobertas por cerdas bastante rígidas, que permitem que se movam na areia e outras superfícies sem problemas.

Na natureza, você pode ver caracais melanísticos. Uma característica de tais espécimes é uma cor mais escura. O pelo não é muito longo, mas bastante espesso. Sua cor é quase a mesma dos pumas da América do Norte: no topo a lã é arenosa ou marrom-avermelhada; embaixo, é pintada de branco.

É fácil ver áreas pretas na lateral da face do caracal. As escovas de orelha e a parte externa das aurículas são pintadas da mesma cor.

Esta cor torna todos os indivíduos discretos contra o fundo das dunas. No verão, ocorre a muda, enquanto o pêlo clareia, mas sua densidade e densidade não diminuem.

Os caracais podem ser vistos não apenas nas savanas, mas também no sopé das montanhas. A parte principal dos predadores se instalou em:

  • África;
  • Arábia Saudita;
  • Asia menor;
  • Oriente Próximo.

Muito menos deles vivem no sul do Turcomenistão, na península de Mangyshlak. As partes mais orientais da cordilheira são o Quirguistão e os arredores de Bukhara. Alguns espécimes vivem até mesmo no sopé e nos desertos do Daguestão. Apesar da falta de hábito das condições desérticas, o lince das estepes pode sobreviver à seca sem problemas. O animal fica muito tempo sem beber.

Durante o dia, quando o calor atinge o pico, os caracais entram em matagais densos - aí a temperatura não é tão forte. Como outros felinos, a espécie é formada por animais solitários. As zonas de caça individuais são rigorosamente guardadas pelo caracal. O tamanho dessas zonas pode chegar a 300 km.

Sua área mínima é de 4 metros quadrados. km. O predador tem excelente visão e excelente audição. Ele precisa disso para caçar com mais eficiência. Percebendo uma presa em potencial, o gato quase instantaneamente corre para o ataque. As patas dos caracais são bem desenvolvidas.

Mas eles não podem perseguir a vítima por um longo período de tempo. Por isso, prevalecem os ataques de emboscada. As vítimas potenciais são muito diversas: o gato da estepe ataca lebres e pássaros, macacos e porcos-espinhos, pequenos antílopes e mangustos. Às vezes ela ganha para o almoço ouriços, roedores, répteis e raposas.

Um animal adulto sabe como lidar com vítimas com o dobro de seu tamanho. Caracal destrói pequenas presas com uma mordida esmagadora. Se o indivíduo atacado for maior que o predador, uma tática de estrangulamento é usada.

Com excesso de comida, o caracal fará suprimentos.Mais tarde, ele os comerá se encontrar, por exemplo, dificuldades durante a caça.

Embora o caracal seja um predador, outros animais também o caçam. Em primeiro lugar, são hienas e leões. Arvoredos densos tornam-se a salvação para o lince das estepes.

Os lobos da estepe também podem ser perigosos. Quando um caracal ataca rebanhos de ovelhas, pode ser atacado, por sua vez, por um cão de guarda - alabai.

A caça desta espécie no CIS é estritamente proibida. No passado, ele próprio era usado para caçar. Pelo preço, esse método de pesca era bastante acessível para a maioria das pessoas. Mas agora a situação mudou radicalmente, porque agora é, ao contrário, um animal de elite.

Caracal acumula suas reservas alimentares em árvores altas. Lá, essa presa é quase inacessível a outros animais.

A reprodução ocorre durante todo o ano. Existe um intervalo de cerca de 6 meses entre o nascimento e a transição para a caça independente. Curiosamente, a cor da pelagem pode variar ligeiramente dependendo do habitat.

Traços de caráter

Para um gato como o caracal, a coragem é típica, assim como o desejo de liberdade. Mas após a domesticação do animal, foi possível desenvolver nele o desejo de se apegar aos humanos. Indivíduos criados em viveiros se distinguem por sua devoção. Curiosamente, o caráter dos caracais está mais próximo não do felino, mas da espécie canina. A espécie é bastante grande e muito ativa.

É impossível manter o animal em um apartamento pequeno, e faz sentido iniciá-lo apenas em grandes chalés ou aviários. O comportamento do predador o torna perigoso para crianças em idade pré-escolar. Você só pode confiar um caracal para adolescentes, mas é melhor para adultos. Desde o início, você deve conduzir os negócios de forma que o caracal aprenda várias proibições.

Entre eles:

  • mordiscando sapatos e fiação;
  • sentar em mesas, cadeiras e poltronas;
  • comer comida colocada nos pratos do mestre.

O caracal deve obedecer imediatamente a quaisquer ordens e restrições adicionais.

Você não pode vencer o gato. No entanto, neste caso, certifique-se de lidar estritamente com ele. Filhotes pequenos podem sofrer com plantas tóxicas e produtos químicos domésticos. É perigoso enrolar cabos e cordas elétricas em volta do pescoço e sacos de barbear na cabeça. Você terá que proteger constantemente os animais do contato com esses objetos, mas é melhor remover completamente as coisas perigosas do campo de visão.

Como escolher?

Um filhote de caracal não pode ser encontrado em mercados de pássaros. É improvável que você consiga comprá-lo na Internet. Os anúncios de venda de um animal representam fraude ou venda de indivíduos francamente questionáveis. É aconselhável entrar em contato com criadores profissionais ou viveiros altamente especializados. Mas é melhor levar um animal em creches caseiras.

O recinto é pouco adequado - apenas com o contacto contínuo com pessoas desde as primeiras horas de vida, um gatinho pode crescer domesticado, mas isto também não é garantido. Por este motivo, é recomendável verificar a reputação do viveiro e de especialistas individuais com antecedência. Não adianta adquirir um animal com mais de seis meses, caso contrário não conseguirá se adaptar ao ambiente alterado.

Claro, você não pode comprar caracals de revendedores e daqueles que não fornecem o pacote de documentos exigido. Desde o início, você deve decidir para que o animal é necessário: como animal de estimação ou para fins de autocruzamento. Isso se reflete invariavelmente no preço. Além disso, é aconselhável castrar ou esterilizar predadores adquiridos não para o acasalamento na idade de 3 a 5 meses, caso contrário o indivíduo será agressivo e começará a marcar o território em todos os lugares. É ainda pior se o animal começar a fugir.

O custo de pequenos caracais em creches sérios não pode ser inferior a US $ 8 mil. Levando em consideração os custos adicionais e o aumento constante do custo de criação dos animais, será necessário planejar pelo menos mais 25% para este valor. Além disso, os espécimes destinados à reprodução serão um pouco mais caros.

Contente

Como já mencionado, manter um caracal em um apartamento na cidade é quase impraticável. Mas se o animal for criado corretamente e criado com amor e cuidado, ele se distinguirá por sua boa natureza e disposição lúdica. Caracal é enérgico, curioso e possui um alto nível intelectual. Normalmente, o animal mostra uma atitude equilibrada e boa para com todos os membros da família. Um predador adulto entra em contato com qualquer um deles sem problemas.

Sua atitude para com estranhos é muito mais contida. Às vezes, a besta até se comporta de forma agressiva.

Caracal é caracterizado pelo apego aos proprietários. Mas apenas uma pessoa o animal obedecerá sem falar. É importante saber que mesmo um pequeno indivíduo domesticado não deve ser visto como um análogo de um gato doméstico.

Apesar da facilidade e alta velocidade de domesticação, o caracal sempre se comportará de maneira diferente de um animal de estimação normal. Sim, ele se alegrará quando for coçado atrás da orelha. Mas esse é o máximo com que você pode contar. Nos primeiros 2 anos, o lince do deserto experimenta muitos problemas psicológicos. Para ele, isso é análogo à adolescência humana.

O Caracal pode ser mantido em casa, mas apenas com muito cuidado - ele representa uma ameaça potencial para os proprietários e as pessoas ao seu redor. Você terá que gastar muito tempo no trabalho educacional. É até aconselhável recorrer com mais frequência a profissionais para obter ajuda. Vale lembrar que o caracal fica em casa:

  • banha-se freqüentemente;
  • pode trazer brinquedos a pedido dos proprietários;
  • anda sem muita dificuldade com uma guia.

O animal brinca da mesma maneira que os cães. Ao mesmo tempo, são elegantes, como representantes da família felina. Caracals se dão facilmente com outros gatos. É difícil imaginar como eles se comunicarão com cães. Mas se um pássaro ou um pequeno roedor (hamster) já mora em casa, é quase certo que os instintos de predador funcionarão.

O lince do deserto freqüentemente se torna uma fonte de problemas para famílias com filhos pequenos. Mesmo que ela não seja muito agressiva, ela ainda costuma mostrar obstinação e enfatizar a independência. Nas situações mais difíceis, os adultos podem não ter tempo para puxar um animal de estimação. Isso também se aplica aos indivíduos mais disciplinados e treinados.

Haverá mais problemas de um caracal mal treinado e pouco acostumado a uma pessoa.

Admirar "gatinhos ruivos" em um aviário ou em uma fotografia e guardá-los não é a mesma coisa. O animal precisa de mais espaço livre. A altura mínima do teto deve ser de 2,5 m. Neste caso, a área do gabinete anexo deve ser de pelo menos 15 metros quadrados. m.

Um caracal pode se tornar um verdadeiro destruidor de uma casa: não será difícil para ele fazer uma bagunça terrível, quebrar, quebrar, virar um monte de coisas. Esses brinquedos que vão agradar ao gato doméstico, seu irmão da estepe não será para o gosto. Essas coisas são muito pequenas. O que vai certamente ajudar são os brinquedos concebidos para cães de tamanho médio ou para crianças.

Nutrição

Desde o início, você deve estar atento para despesas graves. Os usuários podem escolher diferentes padrões de alimentação para o caracal. Mas a carne deve invariavelmente figurar em sua base. Ovos de galinha crus são ocasionalmente adicionados à dieta. Alguns dos proprietários preferem comida puramente "viva".

As crianças precisam de codornizes e ratos. Os adultos devem ser alimentados com galinhas e ratos. Em alguns casos, é usada comida de gato de primeira classe. Entre eles são selecionados aqueles que contêm um pouco de grãos e outros aditivos. Mas, mesmo assim, é difícil considerar essa dieta a melhor escolha.

Vale a pena acrescentar que o alimento vivo caracal, embora em pequena quantidade, é necessário sistematicamente - sem ele, a atividade normal do sistema digestivo e da microflora é inatingível. Nos primeiros 36 meses de vida, o animal da estepe certamente deve receber vitaminas e complexos de microelementos.

Como os predadores na natureza comem de maneira imprevisível, a alimentação deve ser feita em horários diferentes. Nesse caso, não haverá estereótipo temporário.

Um animal selvagem, inclusive após a domesticação, deve sentir pelo menos uma leve fome de vez em quando. Não é apenas prejudicial - a ausência desse sentimento não é natural. A quantidade exata de alimento é determinada pelo peso e idade do caracal. Deve-se presumir que todos os dias o animal deve comer de 3 a 5% de seu próprio peso. Quando chegam os dias quentes, o caracal precisa de menos comida do que no frio.

A água deve ser fornecida sem restrições. O período de descarga é feito a cada 10 dias em média. Então, apenas água deve ser dada aos caracais por um dia. Eles não devem ter permissão para obter comida e água por conta própria.

É necessário que desde o primeiro dia os animais se acostumem a receber comida apenas do dono.

Carne de caracal deve receber apenas variedades com baixo teor de gordura. Eles devem ser alimentados com peixes do mar crus uma vez por semana, no máximo. Dias de jejum não podem ser gastos para mulheres grávidas e lactantes. É inaceitável dar algo doce e comida da mesa. Alimentar comidas picantes, salgadas e picantes é inaceitável.

Os seguintes produtos também se enquadram na proibição:

  • salsicha;
  • salsichas e salsichas;
  • todos os tipos de carne defumada (independentemente do método de defumação).

Higiene

A escovagem do gato deve ser feita cerca de 1 vez por semana. Ela tolerará tomar banho com calma, mas a necessidade desse procedimento só surge quando a lã está muito suja. Para remover as garras dos membros anteriores, eles recorrem aos berçários - lá serão cortados de forma rápida e indolor com um laser.

Remover as garras em casa não é recomendado. O gato reagirá mal a este procedimento. É necessário fornecer uma garra. Um exame das orelhas e olhos do animal é realizado semanalmente. Eles são limpos conforme necessário.

Como manter um caracal em casa, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa