Variedade de raças

Gato californiano brilhante: descrição da raça e regras de cuidado

Gato californiano brilhante: descrição da raça e regras de cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Peculiaridades
  3. Caráter e comportamento
  4. Contente
  5. Alimentando
  6. Saúde e longevidade

O California Shining Cat é uma das raças mais raras do mundo. Esses animais são aparentemente semelhantes aos seus homólogos predadores - jaguatiricas e leopardos. Além da aparência, os gatos domésticos brilhantes da Califórnia não têm nada a ver com animais selvagens. A descrição da raça rara, bem como as regras para cuidar dela, serão discutidas em mais detalhes neste artigo.

História de origem

Como o nome sugere, o raro gato californiano brilhante é nativo do estado da Califórnia. A ideia de criar esta raça pertence ao escritor e roteirista americano Paul Casey. O objetivo da criação desses gatos era, em primeiro lugar, chamar a atenção das pessoas para o problema da destruição dos animais selvagens e do uso de suas peles. Paul estava convencido de que criando uma cópia compacta de gatos carnívoros em casa, as pessoas pensariam e parariam de destruir animais selvagens.

Podemos dizer que a história da criação da raça teve início na década de 1970. Oficialmente, os gatos brilhantes californianos foram reconhecidos apenas na década de 1980, no total demorou cerca de quinze anos para criá-los. Para criar a raça, alguns tipos de gatos foram usados, como: American Shorthair, Abyssinian, Siamese etc. O gato brilhante da Califórnia não recebeu a distribuição adequada e perdeu quase completamente sua popularidade com o tempo. Podemos dizer que foi suplantado por raças como Ocicats e gatos de Bengala.

Peculiaridades

O gato brilhante da Califórnia é considerado uma raça grande. O corpo dos animais é longo e fino, mas ao mesmo tempo musculoso. Os membros dos gatos são tão poderosos quanto o corpo.As pernas são longas e retas, e as posteriores são ligeiramente maiores que as anteriores. Os representantes desta raça distinguem-se por uma marcha especial: o gato parece esgueirar-se, afundando-se no chão como durante uma caça.

A cauda dos gatos é longa e reta, tem a mesma espessura em todo o seu comprimento. No final é ligeiramente arredondado e pintado de preto. O peso corporal pode variar de cinco a oito quilos. A cabeça tem a forma de um triângulo. A testa é ligeiramente arqueada, as maçãs do rosto são altas e bem visíveis. Os gatos têm mandíbulas e queixos poderosos.

As orelhas são bem separadas, de tamanho pequeno e ligeiramente arredondadas nas pontas. Os olhos dos gatos brilhantes californianos são bastante grandes, mais parecidos com os ovais do que com os círculos. A cor da íris pode ser diferente, mas de acordo com o padrão da raça, deve estar em harmonia com a cor da pelagem. Na maioria das vezes, a íris tem uma tonalidade amarelada ou dourada. Olhos verdes são considerados inaceitáveis.

O cabelo dos gatos Shining californianos é curto, com exceção do abdômen e da cauda. É macio ao toque e tem brilho intenso, por isso a raça é chamada de "brilhante".

Deve haver manchas na pelagem, que devem ser bem visíveis. O formato das manchas pode ser diferente: redondo, oval e até triangular.

Quanto à cor, existem tipos como:

  • brilho real - ao nascer, os gatinhos desta cor possuem uma pelagem de lã preta; com o tempo, a pelagem fica mais clara e aparecem manchas.
  • leopardo da neve - os representantes desta espécie nascem com uma pelagem branca e monocromática; com o tempo, manchas escuras aparecem no corpo.

A cor da pelagem nos gatos brilhantes californianos pode ser diferente: azul, vermelho, prata. As tonalidades das manchas no torso também podem variar dependendo da cor de base da pelagem.

Caráter e comportamento

Apesar da inegável semelhança externa dos gatos brilhantes da Califórnia com os animais selvagens, eles não têm nada em comum em seu caráter. Os gatos domésticos distinguem-se pela sua disposição amável. São muito afetuosos e amigáveis, embora à primeira vista, devido à sua aparência incomum, possam parecer agressivos. Os gatos não toleram atitudes rudes, mas preferem evitar o agressor de todas as maneiras possíveis do que se vingar dele.

Os representantes desta raça rapidamente se apegam ao dono e precisam de sua atenção. Os animais de estimação se dão bem com as crianças, são bastante brincalhões e sociáveis. Esses gatos não podem ser chamados de barulhentos, pois miam com menos frequência. Os animais não toleram a solidão e preferem estar sempre perto dos humanos.

Os representantes desta raça são ativos, saltam bem e precisam de atividade física regular.

Eles também são muito inteligentes e absorvem rapidamente novas informações. Os gatos brilhantes da Califórnia não gostam muito de cães e é improvável que se dêem bem com eles no mesmo território. Por sua vez, pequenos animais e pássaros, como hamsters e papagaios, podem induzir um instinto de caça em um animal de estimação.

Contente

Manter o Gato Brilhante da Califórnia é o melhor em uma casa espaçosa. Um pequeno apartamento não é adequado para o cultivo de representantes desta raça. Isso se deve ao fato de esses animais necessitarem de mais espaço para suas brincadeiras e atividades físicas. É aconselhável equipar uma área de lazer separada para seu animal de estimação.

Se o apartamento tem pouco espaço para o descanso ativo do gato, então você pode andar periodicamente com ele na rua usando um arnês. Os animais de estimação não precisam de cuidados complexos, pois podem manter a higiene e a limpeza de forma independente. No entanto, o proprietário deve verificar periodicamente o estado das orelhas, olhos e boca.

As orelhas devem ser cuidadosamente limpas do excesso de enxofre com cotonetes. Se os olhos estiverem sujos ou inflamados, recomenda-se o uso de colírios especiais que podem ser adquiridos na loja de animais.

Para prevenir a formação de tártaro, o gato deve receber comida sólida ou escovar os dentes periodicamente.

Como a lã dos representantes desta raça não é longa, não requer penteabilidade frequente. Basta retirar o excesso de pelos que caíram com uma escova macia ou luva especial várias vezes por semana. No entanto, durante o período da muda, é recomendável realizar esse procedimento diariamente para que o mínimo de pelos possível entre no esôfago do animal.

Alimentando

Gatos brilhantes californianos devem ter uma dieta balanceada. Quer se trate de alimentos prontos para consumo ou alimentos orgânicos, todos os alimentos devem ser de boa qualidade. Você não precisa alimentar seu animal de estimação com pratos da mesa da pessoa. O corpo felino é diferente do humano, por isso muitos alimentos simplesmente não são capazes de digerir. Quanto a alimentos prontos para consumo enlatados e secos, é indesejável o uso de formulações abaixo da classe superpremium.

Inclua carne fresca e magra, como coelho ou vitela, na dieta do seu animal de estimação. A carne de aves também pode ser dada aos gatos, mas apenas fervida, como as miudezas. Em pequenas quantidades, peixes marinhos cozidos sem espinhas serão úteis para os animais. Produtos lácteos fermentados também serão úteis para o animal de estimação, mas não o leite em si. Também é aconselhável incluir vegetais, ervas e grãos na dieta. Todos os alimentos naturais para gatos não devem ser salgados ou temperados.

Saúde e longevidade

Gatos brilhantes californianos têm boa saúde e boa imunidade. No entanto, isso não significa que você não precise monitorar regularmente as condições do animal e não levá-lo ao veterinário.

Como todos os gatos domésticos, os representantes desta raça precisam de vacinação e tratamento oportunos contra helmintos e outros parasitas.

Os gatos brilhantes da Califórnia não têm doenças hereditárias. Sua expectativa de vida dependerá totalmente da qualidade da manutenção, cuidado e alimentação. Em condições favoráveis, os gatos podem facilmente viver até vinte anos, sem perder sua atividade. A média de vida desta raça é de 15 anos.

Para mais informações sobre a raça de gatos Califórnia Shining, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa