Psicologia, caráter e educação dos gatos

Como fazer um gato carinhoso?

Como fazer um gato carinhoso?
Contente
  1. Comunicação precoce
  2. Um gato pode ser punido?
  3. As necessidades mentais dos animais
  4. Segredos parentais

Em gatos adultos, como você pode imaginar, o caráter já formou. Se você pegar um gato selvagem adulto na rua, é um tanto prematuro esperar que em algumas semanas ele ronronará em seu ombro. E, no entanto, todo mundo quer um animal de estimação calmo e afetuoso para morar em casa sem agressões assustadoras.

Ainda não está claro exatamente o que influencia o caráter de um gato: o ambiente ou a genética. Mas há uma grande probabilidade de que a prole de um gato calmo e afetuoso também seja dócil. Portanto, é muito importante saber de quem você está criando.

Comunicação precoce

Significa comunicação entre um gatinho e uma pessoa. Mas você precisa entender claramente que até o bebê completar 8 semanas, você não pode separá-lo de sua mãe. Oito semanas é o tempo mínimo para começar a socializar. Nesse momento, o gato já está pronto para aprender a brincar e caçar, pode aprender o bom comportamento durante a escovação e está pronto para aprender as normas de comportamento da comunidade felina. Finalmente, 8 semanas é a prontidão do gatinho para se sentir confiante. Os bebês que são separados da mãe muito cedo têm agressividade excessiva. É muito difícil tornar um gato tão afetuoso.

Os gatinhos separados da mãe cedo são agressivos, medrosos, desconfiados e também emocionalmente instáveis. A agressividade é o caso mais difícil, uma vez que tal gato tem poucas chances de se tornar gentil e flexível. Mas você pode compensar a separação precoce de sua mãe gatinha!

Considere o que o proprietário precisa fazer.

  • Pegando um gatinho, crie um ambiente ao seu redor que não mudará todos os dias. Dizem que o cachorro se acostuma com o dono e o gato se acostuma com a casa. De fato, há muita verdade nisso.Se tudo mudar no quarto dele (mais precisamente, naquele onde ele costuma passar), se você lhe oferecer constantemente camas e brinquedos novos, ele ficará confuso. Então a confusão dará lugar à vigilância, e não está longe da agressão.
  • Só é possível acostumar um gato ao afeto e à complacência se ele for calmo, previsível para um gato e estável. O que quer que se diga, mas sem isso é impossível conseguir o que deseja. É necessário que o animal deixe de ter medo de você, para que responda bem à sua voz, conheça seus hábitos, etc.

É através da comunicação precoce que isso pode ser alcançado. Mesmo que o pequeno ainda seja completamente tolo, apenas se acostumando com um novo ambiente para ele, torne-se um amigo para ele. Deixe-o associá-lo à sua casa, à qual ele se apegará, é claro, um pouco mais.

Um gato pode ser punido?

Não funcionará tornar o animal de estimação obediente por meio de punição física. Ao contrário de um cão, que percebe o castigo como um incentivo à obediência, um gato definitivamente não o aceita. Por alguma razão, muitos acreditam que ensinar obediência a um gato e um cachorro pode ser feito usando os mesmos métodos. Mas um gato e um cachorro têm apenas uma coisa em comum - eles podem viver perto de uma pessoa, mas suas diferenças são enormes. Pois o que é bom aplicar a um cachorro, o gato não vai tolerar.

  • O gato é incapaz de perceber proibições diretas. Você precisa negociar com ela, oferecer uma alternativa. Ela simplesmente não vai entender "não". Quando um gatinho faz algo errado, sua mãe facilmente bate nele no nariz com a pata e cantarola, ronrona, explica em seu gato do que ele era culpado. Use esta técnica se o seu gatinho, por exemplo, cagar nos cantos. Mas sem gritos e surras de verdade.
  • O animal de estimação deve ter o direito de escolha, por mais estranho que possa soar. Você não precisa forçá-lo a fazer contato com os hóspedes, isso só vai agravar o comportamento. Em princípio, você não precisa ser obsessivo com o gato - observe seus hábitos, observe as peculiaridades, tente ajudar sempre que possível.

Se houver uma gata mais velha na casa, ela pode assumir o papel de professora. E funciona melhor do que a educação humana. Se o gato mais velho for calmo, afetuoso, então seu "aluno" tem mais chances de se tornar o mesmo.

As necessidades mentais dos animais

Existe uma tal ciência - zoopsicologia, que estuda o comportamento dos animais. Em parte, ela pode dar uma resposta à pergunta de como fazer o gatinho se tornar afetuoso. Se você se aprofundar no assunto, aprenderá muitas coisas interessantes sobre as necessidades mentais dos gatos. Por exemplo, um gato é incapaz de servir a uma pessoa, ao contrário de um cachorro, mas pode viver confortável e convenientemente para si mesmo ao lado de uma pessoa. O contato próximo (condicionalmente próximo, às vezes bem distante) é possível para um gato.

Quando dizem que um gato é um animal que anda sozinho, isso não significa que a necessidade mental de um animal de estimação seja a solidão. Isso significa que o gato precisa de uma estrutura, limites, além dos quais ele não permitirá que ninguém se aproxime.

Entender isso permitirá que você conheça melhor seu animal de estimação. Não há necessidade de exigir dele o impossível: um gato domesticado nunca será tão fiel como um cão. Mas ele pode morar ao seu lado, mantendo certa distância.

O período inicial de socialização é a idade do gato de três a oito semanas. É chamado de sensível (ou sensível). Este é um bom momento para aprender habilidades sociais, para construir o caráter. Nessa idade, você precisa se comunicar com o gatinho, se tiver oportunidade. Você dá a ela um brinquedo - o gato se acostuma. Você tira o brinquedo, ela pode não aceitar. Essa criatura é muito dependente de hábitos, de tradições estabelecidas. Se você alimentou o gato em um horário não especificado, se você tem estranhos em casa, se você até mesmo reorganizou a mobília, o gato pode começar a ficar nervoso.

É por isso que um gatinho que aparece em casa deve ficar tranquilo pelo fato de que tudo está estável, todos os brinquedos, camas, arranhadores, a bandeja estão no lugar.

Segredos parentais

Os felinologistas dizem que um gato muito carinhoso é um gato bem alimentado. Alimentar seu animal de estimação está fora de questão, mas se seu animal está morrendo de fome, você não pode esperar pelo carinho dele. Em nenhum caso interfere no processo de alimentação, este é um processo íntimo para um gato (e para qualquer criatura, em princípio). Você não precisa alimentar o animal se sua cozinha estiver lotada, barulhenta e barulhenta.

  • Um gatinho muito carinhoso é um animal que chama muita atenção. Se você dispensar seu animal de estimação, se não estiver pronto para acariciá-lo mais uma vez, não se incomode com conversas com o gato, então não espere uma resposta. Abrace, assista TV juntos, leia o jornal juntos - faça uma pausa com seu gato.
  • Para que o animal se torne domesticado, você não pode carregá-lo nas mãos. Paradoxalmente, isso é verdade. Você quer acariciar um gatinho fofo, levá-lo nas alças, mas por quê? Ele não precisa, adora distância, e se quer atenção, com certeza vai mostrar. Tomando-o mais uma vez nos braços, você restringe seus movimentos - o gato não vai gostar. Se você pegar o gato nos braços, então ele tem a oportunidade de sair a qualquer momento: uma mão embaixo do peito, a outra acariciando o animal.
  • O animal é salvo do perigo subindo a uma altura. Plantar uma árvore em casa provavelmente não funcionará, mas você pode organizar diferentes casas e escadas mais altas. Em caso de estresse, o gato vai subir lá, sentindo-se seguro. Isso significa que haverá menos estresse quando ele tiver abrigo.
  • Os jogos são mais importantes do que os brinquedos. Para um gatinho ser afetuoso, não basta comprar molas e bolas brilhantes para ele. Você precisa brincar com ele, se divertir, envolver todos os membros da família no contato lúdico com o bebê. Jogando juntos, vocês começam a se entender, a própria proximidade possível do homem e do animal se forma.
  • Tabu são seus braços ou pernas como um brinquedo. Assim que você começa a bater com os dedos dos pés, sacudindo o pé, o gato se volta contra o caçador e ataca. Prepare-se para arranhões constantes. Nesse sentido, uma fera não pode ser convocada em um gato. Mas se, no calor do jogo, o gato o atacou mesmo assim, não puxe sua mão. Pare, olhe para o patife sem sorrir, você pode até sibilar - ele mesmo vai soltar a mão. E, provavelmente, não haverá mais ataques.

Não é por acaso que os criadores liberam todos os gatos com uma psique instável da criação, eles não querem arriscar seus negócios, por mais pragmático que pareça. Se você tirou um gato da rua e ele já viu como sua mãe afasta todos os transeuntes ociosos, é quase impossível lidar com essa selvageria. Ainda haverá ecos. Embora seja mais fácil com bebês - sua "personalidade" ainda está em formação e você pode influenciar a situação.

Antes de pegar um gatinho, observe sua mãe. Você não deve comprar um "porco na armadilha" sem saber nada sobre sua mãe, sobre as condições em que viveu durante as primeiras semanas de sua vida. Pelo menos, se eles não estiverem prontos para lidar com sua dura disposição no futuro.

Para dicas sobre como manter um gatinho em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa