Como você pode domar um gato?
Ao ver um gatinho na rua, muitos decidem levá-lo para sua casa. Porém, eles nem pensam no fato de que podem enfrentar alguns problemas e, afinal, pode demorar um pouco para um animal selvagem se adaptar. Além disso, treinar um gato é uma tarefa difícil e demorada.
Por que o gato não vai para seus braços?
Quase todos os gatos são autossuficientes por natureza, bem como animais que amam a liberdade. E fazer com que eles façam algo contra sua vontade será muito difícil. E isso se aplica não apenas a gatos vadios, mas também a gatos com pedigree. Isso se deve principalmente à natureza do animal. Portanto, um gato britânico será bastante cético, e às vezes agressivo, a todas as carícias, bem como às tentativas de pegá-lo. E ela vai fazer isso apenas quando ela quiser.
Em alguns gatos, isso se deve ao medo. Um animal assustado nunca se sentirá confortável nos braços de uma pessoa.
Além disso, o menor farfalhar pode fazer com que ele salte imediatamente das mãos e pode até arranhar seu dono ao mesmo tempo. É por isso, antes de pegar na gata nos braços, certifique-se de que ela está de bom humor.
Quase todo gato tem um olfato excelente. E se uma pessoa cheira a perfume, creme específico, especiarias aromáticas, álcool ou mesmo frutas cítricas, ela também não se sentará em suas mãos. Se isso acontecer com frequência, o animal pode perder completamente a confiança em seu dono. Nesse caso, o gato o contornará.
Também é possível que o animal tenha sido espancado ou simplesmente intimidado no passado.
Nesse caso, será muito difícil acostumá-lo às mãos.Alguns gatos com pedigree simplesmente não conseguem ficar em altura, por isso têm medo de perder o equilíbrio e cair.
Muitos gatos não gostam de ser pegos por crianças pequenas, porque podem pressionar demais o animal ou beliscá-lo.
Como domar um gato selvagem?
Na vida real, será muito difícil treinar um gato da rua não só para ele, mas também para a casa, porque qualquer animal perdido ficará zangado e agressivo nos primeiros dias. Você precisa começar a treinar com alimentação. Além disso, nos primeiros dias é necessário fazer isso na rua ao mesmo tempo. Literalmente em uma semana, o animal de estimação recém-feito estará esperando por seu novo dono no local de alimentação.
Você não pode ensinar um gato de rua a uma pessoa quando ela tem medo dela, porque o animal vai sentir isso imediatamente e não vai caber. Você precisa tentar não se aproximar do animal primeiro, mas espere até que o próprio gato se aproxime do dono.
Se ela já comeu e fica no mesmo lugar, você pode tentar “bater um papo” com ela. A única coisa a fazer é proteger suas mãos.
Além disso, no caso de comportamento agressivo de um gato selvagem, você também deve proteger seu rosto.
Na primeira vez, você precisa estar com o animal de estimação recém-feito por alguns minutos. A cada dia, o tempo gasto deve ser aumentado. Se o animal começar a mostrar interesse em seu dono, você pode tentar conversar com ele. A princípio, isso deve ser feito em um sussurro, para que o gato não se assuste e não fuja. Quando ela começar a passar mais tempo com a pessoa, você pode tentar pegá-la no colo. Mas isso também deve ser feito com muito cuidado. Se na primeira vez não deu certo e o gato fugiu de seu dono, então não a persiga.
Você também pode tentar colocar o animal dentro de casa e esperar um pouco até que ele se acostume com o novo local de residência.
Um gato leva cerca de um a vários dias para se adaptar à casa. Na sala onde o gato está fechado, é necessário colocar uma tigela com água e comida. Coloque também uma bandeja para que ela aprenda a andar nela desde os primeiros dias. Você pode colocar alguns brinquedos especiais, bem como configurar um local para dormir. Além disso, você precisa saber que se a luz for muito forte, o animal não se sentirá muito confortável na sala. É por isso a luz deve ser ligeiramente fraca.
A princípio, a bandeja deve ser preenchida com terra, que é usada para o plantio de flores, para que o gato se sinta em seu ambiente natural. Além disso, todos os objetos que possam cair da sala devem ser removidos.
Nos primeiros dias, você não precisa visitar seu gato com muita frequência para que ele se sinta mais à vontade.
Após um período de adaptação, é imprescindível levar o animal da rua ao veterinário para ter certeza de que ele praticamente não está com doenças. Para isso, o gato deve ser colocado em um transportador especial, com luvas duráveis, e encaminhado à clínica veterinária. Tais medidas devem ser tomadas sem falta, porque um animal selvagem pode ser portador de qualquer doença viral.
Quando uma pessoa está convencida de que o animal está absolutamente seguro, você pode começar a treiná-lo gradualmente. Para isso, é preferível utilizar brinquedos, que podem ser adquiridos em lojas especializadas ou fabricados em meios improvisados.
A princípio, o gato vai brincar com o próprio brinquedo, mas com o tempo vai levando uma pessoa até sua companhia.
Para começar, basta colocar as mãos ao lado do gato para se certificar de que estão seguras. Então você tem que tentar acariciá-la. Se não permitir, não se apresse, é melhor esperar um pouco. Com o tempo, o animal não só permitirá que você acaricie, mas também o levará nos braços. O fato de ela estar satisfeita será evidenciado por sua aparência relaxada e orelhas levantadas.
Domesticação de um gatinho
Mas você pode treinar um gatinho muito mais rápido. Isso pode ser feito em apenas alguns dias.Porém, se for muito tímido, o processo de domesticação demorará um pouco mais. Mesmo assim, é possível fazer isso, e não só com a ajuda do carinho e da gentileza, mas também com a ajuda de comidas deliciosas. Para treinar, você pode usar brinquedos diferentes e uma corda normal.
Quando as pessoas trazem pela primeira vez um gatinho para dentro de casa, em primeiro lugar é necessário excluir qualquer contato com outras pessoas e outros animais de estimação. Para fazer isso, você pode colocar o animal em uma sala separada ou em uma pequena gaiola. No segundo caso, a gaiola deve ser colocada no canto mais distante e silencioso da sala. Além disso, deve ser coberto com qualquer tecido na parte superior. Você também precisa colocar duas tigelas nele. Um deles deve estar com água e o outro com comida.
Além disso, uma bandeja deve ser colocada na gaiola para que o animal possa entrar nela desde o primeiro dia. Depois disso, o gatinho deve ser deixado sozinho por um tempo. Isso é necessário para que ele se adapte mais rapidamente.
Depois de algumas horas, você precisa ir até a gaiola e tentar conversar com um pequeno animal de estimação. Além disso, você pode dar a ele algo saboroso, como carne cozida ou peixe. O gatinho deve comer das mãos do dono. Assim, ele se acostumará rapidamente e compreenderá que está recebendo comida de um amigo, não de um inimigo.
Se um animal de estimação pequeno ainda chia enquanto se alimenta e não quer comer, você precisa deixá-lo sozinho por um tempo. Depois que ele se acalmar, você pode tentar abrir um pouco a gaiola e estender a mão. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem movimentos bruscos, para que o gatinho não se assuste. Ainda pode sibilar mas não preste atenção a isso, porque esta é uma reação defensiva simples.
Ao tentar arranhar uma pessoa, você precisa afastar o gatinho para que ele entenda quem está no comando da primeira vez.
Quando o dono acariciar o gatinho e ele se acalmar, você pode dar a ele um pequeno pedaço de guloseima. Você pode alimentar totalmente o animal somente após 10-12 horas, quando ele ficar com fome o suficiente. Nesse caso, o bebê sairá de seu esconderijo e poderá até pegar comida das mãos de seu novo dono. Isso significa apenas que a pessoa fez tudo certo.
Mesmo quando o gatinho começou a comer com as mãos e se acostumou um pouco, você não deve falar muito alto na presença dele, pois ele pode se assustar e fugir, o que significa que novamente você terá que fazer tudo de novo . Para que um gatinho seja gentil na comunicação com uma pessoa, ele precisa dedicar muito tempo: você precisa brincar mais com ele, acariciá-lo e tomá-lo nos braços. Quando ele estiver totalmente domesticado, você pode apresentá-lo a pequenos membros da família, se houver.
Domesticação de um animal adulto
Não é menos importante treinar um animal adulto, adquirido de criadores, e não encontrado na rua, pois sua aparência em casa emociona não só para os novos donos, mas também para o próprio gato. O novo dono pode fazer isso rapidamente apenas se o animal receber muito carinho e atenção.... Porém, existem raças de gatos que não gostam de se sentar nos braços de seus donos, não importa o que façam.
Quanto menor a idade do animal adquirido, mais rápido ele será capaz de se adaptar às novas condições.
Em apenas um mês, o gato ou gato se transformará em animal de estimação e não fugirá da nova casa.
É muito importante transportar adequadamente o gato do local antigo para o novo. É melhor usar um transportador, porque se você segurá-lo nas mãos, ele pode se assustar com algum barulho da rua ou de um motor funcionando e até mesmo fugir. Além disso, é imperativo colocar um objeto da vida passada do animal no transportador para que ele se sinta mais confortável lá. Além disso, não use transporte público para transportar o animal comprado, é melhor chamar um táxi.
Uma vez em uma nova casa, o gato imediatamente se esconde em um canto ou começa a explorar novos territórios. Em ambos os casos, esse comportamento é considerado normal.
O principal para o dono é ajudar o animal a se acostumar com o novo local e com o dono o mais rápido possível.
Em primeiro lugar, você precisa limitar ligeiramente o movimento do gato pela sala. É imprescindível colocar uma tigela com comida e água, bem como uma bandeja com recheio, que era usada no local de residência anterior. Depois disso, o gato deve ser liberado da transportadora e monitorado quanto às suas ações. Se ela não quiser sair, você pode atraí-la para fora com comida deliciosa.
Em qualquer caso, o dono deve se comportar com calma, pois o animal sempre sente o humor da pessoa.
Certifique-se de passar o máximo de tempo possível com seu animal de estimação, nunca se irritando ou gritando com ele.
Não se deve apresentar o gato a todos os membros da família no primeiro dia, pois isso pode até causar estresse para ele. É melhor fazer isso no dia seguinte, quando o gato se acostumar um pouco. A convivência deve ocorrer em um ambiente bem calmo para que o gato não se assuste.
Você não deve tomá-la imediatamente em seus braços se ela não quiser. Se houver convidados frequentemente na casa, você não precisa apresentar o gato a eles imediatamente. Isso deve ser feito aos poucos para que o animal não se assuste. No entanto, também existem raças que não têm medo de estranhos. Nesse caso, o período de adaptação é muito mais rápido e fácil.
Após 7-12 dias, você precisa apresentar o gato a outros animais de estimação, se houver algum na casa. Durante este período, o novo animal de estimação poderá se acostumar com seus cheiros e não será tão agressivo.
Quando um animal entra em uma nova casa, deve receber a mesma comida com que estava acostumado na casa anterior. Você também deve perguntar sobre o tamanho das porções e o horário em que o gato come. E só depois de alguns dias você pode transferi-lo para feed, que será usado no futuro. Isso deve ser feito gradualmente.
Dicas úteis
Se uma pessoa decidir pegar um gato de rua, você não deve usar bolsa ou cobertor para isso, bem como quaisquer outros objetos que se pareçam com eles.
Um gatinho pode ser atraído para fora do abrigo com a ajuda de uma comida saborosa ou de um invólucro de bala normal amarrado a uma corda. Quando o animal sai do abrigo, deve ser agarrado pela dobra do pescoço e pressionado suavemente contra o peito.
Se este método não for adequado, um portador de animal pode ser usado. Também é necessário colocar comida ou um brinquedo interessante para o gatinho. Quando entrar, você deve fechar a porta imediatamente.
Para se proteger um pouco de possíveis mordidas de animais, você pode usar um coletor especial para isso. É vendido em qualquer farmácia veterinária. Além disso, você pode simplesmente alugá-lo.
É necessário colocar a armadilha em um local onde o animal apareça com mais frequência. Alimentos deliciosos também devem ser colocados dentro. Feche-o depois que o gato entrar na chaleira.
Para pegar um animal de rua, você também pode usar uma rede de aterrissagem especial. É melhor usado no escuro. Aproxime-se do gato de forma silenciosa e imperceptível, o melhor é fazê-lo por trás. É necessário cobrir o gato muito rápida e nitidamente, porque na segunda vez pode não chegar à altura da comida. Antes de pegar um animal selvagem, você precisa praticar em gatos domésticos.
Existem duas maneiras de tirar o animal da rede de aterrissagem:
- na primeira opção, é necessário transferir o animal capturado para um local mais seguro e só então transplantá-lo para um portador preparado;
- a segunda opção é mais perigosa: o animal é transplantado para o transportador na hora.
Em qualquer caso, o animal passará por estresse e imediatamente se encolherá em um canto. Está nas mãos de uma pessoa, pois ela poderá fechar a porta de transporte sem obstáculos especiais.
O suporte é melhor usado com um material razoavelmente resistente. É necessário colocar o gato por dentro com o rabo para frente, para que resista menos ao mesmo tempo.
É melhor mostrar o espécime ao veterinário imediatamente após a captura, para não prejudicar os animais de estimação.Retire o gato da transportadora com cuidado, observando todas as precauções.
Se um gato selvagem morde uma pessoa, você deve consultar um médico imediatamente. Se necessário, você deve administrar injeções especiais para não prejudicar sua saúde. Além disso, não olhe diretamente nos olhos ao pegar um animal, pois eles percebem isso como uma ameaça para si mesmos.
Você não precisa pegar seu gato com as mãos nuas para se proteger de mordidas e arranhões.
Não seja muito zeloso com a comida e superalimente seu gato. As porções devem ser aumentadas gradualmente. Ao criar novos animais de estimação, é imperativo mostrar não apenas moderação, mas também afeto. E o mais importante na captura de animais de rua é garantir que eles não tenham dono.
Resumindo, podemos dizer que qualquer gato, seja ele capturado na rua ou comprado de criadores, pode ser ensinado e domesticado em um determinado período de tempo. E tudo isso não é só educação, mas também treinamento. O mais importante é mostrar muito carinho e paciência para com seus bichinhos recém-criados.
Para obter informações sobre como reeducar um gato selvagem, veja abaixo.