Como lavar um gato se ele tem medo de água e arranhões?
Os gatos se lavam, lambendo o pêlo diariamente. São animais limpos que não confiam em estranhos para cuidar de si mesmos. Na língua do animal existem muitas vilosidades oblíquas duras, o que permite lamber bem a pelagem.
As glândulas do animal produzem um lubrificante natural, que também tem um bom efeito na aparência da pelagem. Por esse motivo, não há necessidade de dar banho no gato - apenas em casos raros o dono recorre a procedimentos com água. Ao contrário dos cães, os gatos absolutamente não gostam deles.
Causas e sinais de medo da água
A maioria dos gatos não tolera água. Por isso, qualquer banho leva ao nervosismo tanto do dono quanto do gato. Mãos arranhadas, uma banheira inundada de água, uma situação estressante - é nisso que se transforma o banho. Cada proprietário pensa que o que está fazendo de errado.
Você precisa entender que o medo da água é inerente aos gatos desde o nascimento. O animal tem medo do barulho da água, da mudança de cenário, do estranho, em sua opinião, do comportamento do dono. Os gatos não têm medo de se lavar, mas sim da imersão na água. A clareza do líquido é um dos principais problemas. O gato não vê os limites reais da água, o que o deixa em pânico.
O animal também arranha e morde pelo fato de não conseguir realizar os movimentos corporais desejados. Ele é constrangido, limitado em ações, o dono não permite que ele saia, o que só aumenta o pânico do animal. Se não houver nenhum suporte próximo a ele, no qual ele possa agarrar suas garras, e tudo deslizar sob seus pés, o gato começa a entrar em pânico.
Se o dono também inclui um banho, então para o animal isso é um estresse terrível.Os gatos percebem o som da água como uma agressão externa.
Aqueles donos que querem lavar o gato com o mínimo de estresse para ele deveriam fazer evite tomar banho. A água deve ser tirada antes mesmo de o gato ser levado ao banheiro, bastando regá-lo do balde. Mas o cumprimento dessas condições não garante que tudo correrá bem.
Como preparar um animal para o procedimento?
Pela primeira vez, um gatinho geralmente é lavado com 3 a 4 meses de idade. É mais fácil atrair crianças para procedimentos aquáticos usando diferentes técnicas de jogo. De vez em quando, as costas do gato podem ser umedecidas com água e, em seguida, limpas suavemente com um pano macio. Você precisa colocar um pouco de água na bacia, jogar o brinquedo favorito do gatinho - ele observará com interesse o seu movimento.
Você não deve começar a se acostumar com a água imediatamente após o animal aparecer na casa - você precisa esperar pelo menos 3 semanas para se acostumar. Não se deve começar logo com a imersão na água - deixe o bebê observar, se acostumar com a sensação do pelo molhado. Mas também não se deve abusar disso - os gatos não podem ser lavados com frequência, então não há necessidade de focar sua atenção nisso.
Você precisa dar banho no animal se:
- é muito sujo (algo fora do comum aconteceu com ele);
- tem cabelos emaranhados e emaranhados;
- existem doenças alérgicas e outras, neste caso o banho é uma recomendação do veterinário;
- antes de qualquer evento, como uma exposição.
Você não pode dar banho em um gato doente, bem como expor um animal que sobreviveu à operação a tal estresse. Gatas grávidas e enfermas também não tomam banho.
Você precisa fazer o seguinte: mesmo com um gatinho pequeno, você deve abrir a torneira de vez em quando. Se desde tenra idade ele não tiver medo do barulho da água, então o banho subsequente não se tornará para ele uma colisão com tal agressão.
Não alimente seu gato antes do banho - a última refeição deve ser 6 horas antes do procedimento programado. Se o gato acabou de entrar no banheiro e começa a entrar em pânico, você precisa manter a calma. Vale a pena deixá-lo se acostumar, ficar à vontade, conversar com ele com carinho.
Inventário e ferramentas necessárias
Você pode colocar um pequeno tapete de silicone no fundo da banheira. Antes era substituído por uma toalha comum, mas não tem a estabilidade que o silicone proporciona. Assim que o gato sentir a superfície antiderrapante sob suas patas, ele se acalmará.
Além disso, alguns suprimentos são necessários para dar banho em seu gato.
- Toalhas secas. Eles precisam embrulhar o gato após o banho. Certifique-se de colocar uma toalha larga no chão - para o caso de o animal não fazer uma poça ao pular do banheiro.
- Shampoo especial. Você não precisa lavar seu gato com xampu de uso humano, pois isso vai estragar o pelo. Isso será especialmente perceptível se tais procedimentos forem realizados sistematicamente. Você pode encontrar o produto certo na loja de animais. Existem vários tipos de shampoos que variam de acordo com o tipo de pelagem do animal.
- Duas bacias... É mais conveniente lavar o gato em uma bacia. Um é necessário para a parte ensaboada do procedimento com água e o outro para o enxágue. Se o dono se lavar no banheiro, a água terá que ser drenada, o que também pode assustar o animal.
- Concha ou caneca. Vale lembrar que você só precisa enxaguar o gato com o auxílio desse aparelho, sem usar chuveiro.
- Peróxido de hidrogênio, esparadrapo. É necessário manter os medicamentos prontos. Se o gato não se controlar e começar a se coçar, as feridas devem ser tratadas imediatamente.
Finalmente, você precisa pensar sobre a sua prontidão. O proprietário deve usar roupas de mangas compridas, é melhor usar roupas com proteção para a garganta (por exemplo, um golfe ou gola alta, um suéter) - isso irá salvá-lo de arranhões. É mais conveniente banhar o gato juntos: uma pessoa o segura, a outra ensaboa.
Você também precisa esconder todos os potes e garrafas - se o gato "ficar furioso", ele também não os poupará.
Instruções passo a passo
Quando tudo estiver preparado, o dono estiver moralmente inclinado a nadar, pode-se proceder ao procedimento propriamente dito. Gritar, repreender, bater em um animal é inaceitável... O dono deve ter um tom afetuoso, um estado de calma, ausência de movimentos bruscos.
Para lavar adequadamente um gato, você precisa seguir algumas recomendações, que serão discutidas a seguir.
- Um aperto firme não contradiz um manuseio delicado. Você precisa pegar o animal com as duas mãos por cima e por baixo, certifique-se de segurar suas patas - dessa forma ele não conseguirá arranhar fisicamente. Então você precisa abaixar lentamente o gato na água.
- Se o gato começar a gritar, coçar, explodir, o dono não deve entrar em pânico. Você precisa continuar a falar gentilmente com ele, para acalmá-lo. Se o animal sente que não vai ofendê-lo, ele volta a si mais rápido.
- Molhar suavemente o gato do balde, você precisa molhar seu pelo. A água e o shampoo não devem entrar em contato com seus ouvidos, olhos e nariz, caso contrário, o banho resultará em inflamação. Não é recomendável molhar o focinho do gatinho.
- A espuma que se forma após a lavagem deve ser removida gradualmente. Não permita que o gato toque em sua língua.
- Não atrase o procedimento.
- Você não precisa limpar o gato - é melhor apenas enrolá-lo em uma toalha e levá-lo para um quarto aquecido. A toalha absorve a umidade e mantém você aquecido. É categoricamente impossível deixar o gato sair após o banho em uma sala fria - o animal pode ficar doente.
- Não há necessidade de tocar no gato depois de tanto estresse - é melhor deixá-lo cair em si. Em um lugar quente, ele vai secar sozinho. Houve casos em que o gato, após o banho, recusou a comida usual: aparentemente, ele decidiu que todas as vezes antes de uma refeição ele tomaria banho.
Alguns proprietários acham que dar banho no gato é frequentemente necessário e que o procedimento em si é divertido. Eles tiram fotos do bichinho, filmam, ligam ao banho de crianças que, devido à idade, não percebem a crueldade de tal comportamento. Isso tudo é inaceitável.
O que é divertido, fofo, engraçado para as crianças, é humilhante para um gato. Se ele já havia aparecido em casa, então claramente não por isso.
Às vezes é necessário dar banho no gato em casa, mas com a consciência da delicadeza desse procedimento.
Erros populares ao dar banho em gatos
O erro mais comum é levar o animal para dentro da banheira, abrir a torneira e submergir no jato d'água. Isso vai assustar qualquer pessoa, mesmo o gato mais corajoso. O mesmo ocorre com o chuveiro: não ligue, pois os gatos têm medo deste aparelho. Alguns criadores tapam as orelhas do animal com algodão antes do banho - você não deve fazer isso, pois o animal ficará ainda mais assustado.
Outros erros comuns estão listados abaixo.
- O uso de produtos não destinados à lavagem de animais... Não há necessidade de ensaboar seu animal de estimação com sabonete para bebês, gel perfumado ou xampu de marca para cabelos femininos. Existe uma loja de animais, produtos especiais e não pode haver alternativa. Alguém pensa que se houver shampoo para cães em casa, o gato não receberá nada dele - mas isso também é inaceitável. Surpreendentemente, alguns proprietários lavam seus animais de estimação com detergente para louça. É improvável que eles conduzam os mesmos experimentos consigo mesmos.
- O shampoo é derramado diretamente sobre o casaco... Não é certo. Primeiro, você precisa ensaboar um pouco de shampoo nas mãos e só depois aplicá-lo na pele já úmida.
- Uso de sedativos... Por mais estranho que possa parecer, as pessoas vêm com essas idéias. O hospedeiro deve interromper pelo menos os efeitos colaterais dos medicamentos.
Existem também proprietários que pretendem pacificar o gato. Eles acreditam que se a primeira vez que ele chutou e mordeu, então é imperativo trazer dele um animal de estimação persistente, endurecido em procedimentos aquáticos. Em primeiro lugar, os gatos não tomam banho desnecessariamente e, em segundo lugar, isso só pode agravar a relação, porque os gatos podem alimentar ressentimentos.
Se o seu animal estiver muito arranhado, é necessário usar luvas. Você não deve dar banho no animal sozinho - é difícil de fazer.
Métodos alternativos de lavagem
Existe outra forma menos usada de dar banho ao gato.Ele passa por uma bolsa de malha especial. O dispositivo em si é como uma bolsa colocada no pescoço de um gato. Ele pode ser comprado em uma loja de animais.
A bolsa é feita de poliéster denso, e não permite que o animal "se enfureça": ele não poderá escapar, arranhar, morder. E a tela não interfere no ensaboamento e na lavagem do animal. Tanto o gato é calmo quanto o dono.
Em alguns casos, pode-se secar o gato com secador de cabelo após o banho, mas somente se o animal não tiver medo do barulho de um aparelho elétrico. Os donos quase sempre escovam o gato após o banho.
Não desanime se a primeira tentativa não funcionar. O gato pode estar de mau humor ou o próprio dono pode não estar totalmente preparado para o banho.
Como lavar um gato é mostrado claramente no vídeo abaixo.