Gatos de cuidados: características do procedimento
Os profissionais de cuidados com animais sabem o que é aliciamento. Recentemente, no entanto, esse termo tornou-se vago, ou mesmo completamente incompreensível. Alguém, por exemplo, pensa que isso é o que chamam de aliciamento de animais de estimação. Vamos dar uma olhada nas nuances do termo, nas características do procedimento e descobrir quem precisa dele, bem como como isso afeta o comportamento do animal.
O que é isso?
Cuidar de gatos é um complexo de procedimentos de higiene cuidadosos. Inclui não apenas um corte de cabelo, mas também cuidados com o pelo, orelhas, olhos, pele e dentes do animal. Isso não é um capricho do criador, mas sim uma necessidade para manter a excelente saúde do animal. Além de limpar orelhas, dentes, olhos e pentear os cabelos, inclui aparar as unhas. Um especialista ou o próprio dono podem realizar um conjunto de medidas para cuidar de um gato, desde que ele tenha as habilidades e adaptações necessárias.
Variedades
A tosa para gatos pode ser classificada em dois tipos: higiene e tosa. O primeiro tipo de cuidado visa garantir e manter a limpeza e a saúde do gato, conferindo-lhe uma aparência bem cuidada. O complexo de cuidados inclui 7 procedimentos diferentes:
- pentear o cabelo de animais de estimação;
- nadar em água morna;
- lã de tosquia;
- limpar as orelhas;
- aparar garras longas;
- enxágue os olhos;
- escovando os dentes.
O aliciamento de exibição difere do aliciamento comum por ser projetado para levar um gato doméstico a um determinado padrão estabelecido para uma determinada raça. Um catador profissional se empenha em sua conduta, prestando mais atenção ao pelo do animal. Este tipo de aliciamento é necessário principalmente para gatos que participam em exposições.
Nesse caso, o mestre executa um corte de cabelo de forma que o gato sinta o mínimo de desconforto.
Acessórios necessários
Para um complexo de procedimentos usar:
- pentes especiais;
- shampoo para gatos e gatos;
- cortadores de unhas ou tesouras de garra;
- almofadas ou guardanapos de algodão;
- limpadores de ouvido;
- tesoura ou aparador de cabelo.
Além disso, o peróxido de hidrogênio e o algodão devem estar na mesa para garantir. Se a pelagem do gato for longa, pentes com dentes esparsos, escovas de massagem e luvas para remover os pelos caídos são usados no trabalho.
Quando é necessário?
Em geral, um complexo de procedimentos de cuidado é sempre necessário. No entanto, há momentos em que um corte de cabelo imediato é necessário. Por exemplo, é necessário cuidar de gatos:
- antes de uma próxima cirurgia ou procedimentoassociada à necessidade de cortar lã em determinados locais;
- na presença de doenças de pele animal de estimação que requer acesso à pele;
- em caso de calorse o gato tiver cabelo comprido e houver risco de superaquecimento do corpo;
- se houver pequenos parasitas na lã (pulgas, carrapatos);
- quando as fezes grudam na lã perto das patas traseiras e cauda em gatos de pêlo comprido;
- um gato que engole muita lã ao lamber seu próprio corpo;
- no caso em que o cabelo do animal fica emaranhadomas não há tempo para pentear constantemente.
Além disso, o corte de cabelo de gato também é necessário se o dono for alérgico a pelo de gato, que pode ser portador do alérgeno. Esse procedimento permite reduzir a concentração de proteínas alergênicas, aliado à limpeza constante da casa. É necessário cortar o animal mesmo quando o dono não tem condições de cuidar adequadamente do pelo do animal. De resto, o gato precisa de cortar mais o cabelo por motivos médicos.
O próprio gato não consegue se lamber completamente, o que é ruim para o estado da pelagem e da pele. Por exemplo, ela não limpará as próprias orelhas, não será capaz de limpar os olhos e não será capaz de cortar suas garras. A preparação oportuna é a prevenção de várias doenças.
Ele permite a detecção precoce da inflamação dos dentes e da pele, a remoção oportuna de tártaro e erupções cutâneas.
Comportamento de gato
Não é seguro dizer que os gatos adoram se preparar. E a questão aqui não está tanto no medo e na inquietação dos animais, mas em sua educação e humor. Se um gatinho está acostumado com a higiene básica desde a infância, ele ficará sentado em silêncio enquanto eles penteiam o cabelo, tratam das orelhas e escovam os dentes. Um gato que está se limpando pela primeira vez ficará nervoso.
Os procedimentos no salão começam com o corte, ao qual um gato treinado reage de maneira diferente. Mas, no que diz respeito ao corte de cabelo, poucos animais o tratam positivamente. Alguns indivíduos consideram isso uma humilhação e, por isso, se desviam do procedimento por muito tempo. Para eles, esse procedimento costuma se transformar em estresse e, às vezes, em perda de apetite.
É necessário acostumar o gatinho à higiene desde os dois a três meses de idade, incluindo gradativamente novos tipos de procedimentos na preparação de gatos domésticos. Ao escovar, o gato pode arranhar, morder, torcer e tentar escapar. Em alguns casos, após o procedimento, seu estresse pode evoluir para um problema como o aparecimento de manchas calvas, que nunca vão crescer. Seu gato pode ficar nervoso ao som de uma máquina de barbear ou até mesmo de um secador de cabelo.
Alguns animais de estimação podem tentar morder o tratador durante o banho. Não há necessidade de cortes de cabelo selvagens, o que pode causar o ridículo do animal de estimação. Os gatos sentem a entonação com muita precisão, eles entendem não apenas uma voz severa, mas também a maneira de falar. Nem o corte de cabelo de um leão, nem de qualquer outro animal dará confiança ao animal. Eles se sentem mais confiantes com sua própria pele.
Nuances de procedimentos
Cuidar do seu gato é uma das etapas principais da preparação.Ao mesmo tempo, um homem ignorante na rua pode não saber alguns pontos que são importantes para prestar atenção. Por exemplo, não se pode cortar a cabeça de um animal, cortar pelos das orelhas e das patilhas, pois existe uma grande probabilidade de danificar as vibrissas.... Além disso, você não pode cortar completamente o cabelo da cauda, porque os gatos o mastigam constantemente e, portanto, podem se machucar gravemente.
Durante a limpeza, um especialista frequentemente revela a presença de problemas como dermatite incipiente, aumento da oleosidade da pelagem e deficiência de vitaminas. Como regra, o gato fica em cima da mesa durante a preparação. Outros "clientes" são colocados em seu lado e, após o processamento - no outro lado. Após a preparação, os gatos são banhados e, a pedido do cliente, cuidam das orelhas, garras e olhos.
Raramente os animais se comportam com demasiada calma: isso é típico daqueles gatos que adoram ser penteados, acariciando-os e acariciando-os constantemente. Os gatos costumam se tornar agressivos ao tentar aparar seus pelos. Esta é uma reação defensiva natural e, portanto, o tratador às vezes precisa de um assistente que segure o animal enquanto seu pelo está sendo cortado. No entanto, existem limitações que excluem alguns estágios de manipulações higiênicas.
Por exemplo, você não pode cortar e dar banho em um animal se o quarto estiver frio, pois o animal pode pegar um resfriado. É impossível realizar de forma abrupta todo o complexo de procedimentos se o animal não estiver acostumado a eles. É necessário fazer o preparo aos poucos: pode-se começar com visitas curtas, tratando o gato em cada etapa do aliciamento. Você pode pular alguma coisa, deixando seu animal de estimação se acostumar com o ambiente e as manipulações, para não provocar situações estressantes no futuro.
Para reduzir a resistência do gato ao corte, alguns mestres de salão trabalham com relaxantes musculares. Os medicamentos não imobilizam o animal, mas removem sua atividade, inibindo as reações do animal. Na verdade, o gato recebe uma injeção, escolhendo o tipo certo de medicamento e a dosagem necessária.
Depois disso, o especialista monitora o estado do “cliente”, porém, tal procedimento pode afetar negativamente a saúde do animal.
Alguns tratadores usam uma guia, colocando-a no gato durante o corte. Outros ainda preferem uma bolsa de retenção especial, que torna mais fácil para um especialista realizar várias manipulações. As bolsas são usadas para facilitar as injeções em qualquer um dos membros, cuidar dos ouvidos e dos olhos. Na verdade, este produto é mais ou menos como uma camisa de força para um animal de estimação violento.
Deve-se observar que nem todas as etapas de preparação precisam ser realizadas constantemente. Por exemplo, não é recomendado cortar o cabelo com mais frequência do que 1 vez em 3 anos. Além disso, por mais que você queira deixar seu gato especial, é preciso entender que essa é, antes de tudo, uma medida extrema, e não uma mudança de aparência através de um corte de cabelo de modelo.
Uma coisa é quando um gato é tosquiado por razões médicas, outra bem diferente - para o seu próprio divertimento, porque o animal pode demorar muito para se livrar do estresse "apresentado" por seu próprio dono.
Como vão as coisas?
Se for necessário um corte de cabelo, ele é iniciado após o processamento das garras e injeção de um preparo especial. Para os cortes de cabelo, utiliza-se uma tesoura e uma tesoura, com atenção especial às axilas e ao abdômen. Ao final do corte de cabelo, o animal é banhado, sua lã é seca e, em seguida, é penteada. É necessário lavar bem o gato para que não fiquem fios de pelos cortados no corpo.
O especialista seleciona um shampoo de lavagem e começa a dar banho no gato. Após o banho, ele o enrola em uma toalha para secar o pelo. Outros mestres usam um secador de cabelo para agilizar o procedimento. Se necessário, é feito um corte de cabelo, que é selecionado com base no comprimento do casaco e nas preferências do proprietário.
Às vezes, os animais de estimação precisam de aparas, o que proporciona um cuidado integral da pelagem com a retirada de pelos velhos e aparagem de pelos específicos. Por exemplo, alguns indivíduos têm o cabelo cortado entre os dedos dos pés.... Isso deve ser feito com cuidado para não ferir o animal. Cuidando da higiene dos ouvidos e dos olhos, o mestre dirá ao dono o que fazer no dia a dia.
Se o gato tiver órgãos doentes, um tratamento antiparasitário é realizado com a remoção da secreção purulenta. Se a lã for emaranhada, eles são removidos, a lã é penteada por muito tempo com diferentes pentes e escovas. Se o gato não tem cabelo (raça sem pelos), ao invés de cortar e pentear o cabelo, o mestre fica atento aos locais de possível acúmulo de sujeira nas dobras da pele. Esses gatos precisam de banhos frequentes.
Já as orelhas e olhos são lavados com decocção de camomila ou água fervida. A cera do ouvido é removida com um cotonete ou disco úmido. A poeira e a sujeira nos cantos dos olhos são removidas com lenços umedecidos em água fervida. As garras são aparadas com um cortador de unhas em no máximo 1,5 mm.
Quanto à remoção do tártaro, apenas um especialista deve estar envolvido. Idealmente, um gato deve escovar os dentes com uma pasta especial e uma escova todos os dias. Porém, raramente um criador consegue fazê-lo sozinho e, além disso, nem todos sabem que a pasta de dente para gatos é diferente daquela que as pessoas usam.
Verificar o estado dos dentes é um aspecto essencial do desenvolvimento e crescimento normal de um animal de estimação.
Para conhecer os recursos de cuidar de gatos, veja o seguinte vídeo: