Variedade de raças

Gatos elfos: descrição, caráter, cuidado e alimentação

Gatos elfos: descrição, caráter, cuidado e alimentação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Condições de detenção
  5. Alimentando
  6. Saúde

Gatos elfos surgiram recentemente, mas já conquistaram o amor de um grande número de pessoas. As peculiaridades da raça - a ausência de pêlos e orelhas charmosas nas pontas - conferem aos seus representantes um apelo especial para muitos criadores e amadores. A descrição da aparência de gatos e gatinhos até parece incomum, mas na verdade esse animal é bastante confortável de manter, e as regras de cuidado e alimentação para ele não são mais complicadas do que para um animal comum.

História de origem

Os elfos devem seu nascimento a dois criadores entusiastas dos Estados Unidos. Os Sphynxes canadenses foram considerados a base para a criação de uma nova raça de gatos. Graças a eles, os animais receberam um corpo sem casaco e uma constituição elegante. Mas sua segunda característica notável - as orelhas dobradas para fora - os gatinhos devem aos cachos americanos.

Essa combinação de sangue não foi acidental. Acontece que um dos criadores começou a criar após a morte do animal de estimação por uma doença hereditária complexa.

As esfinges inicialmente não são muito resistentes aos efeitos de infecções e doenças genéticas transmitidas de geração em geração. Os cachos, por outro lado, são famosos por sua longevidade. O resultado de muitos anos de trabalho árduo foi o surgimento de uma nova raça em 2006. Ela estava desprovida da tradicional falta de gatos sem pêlos - saúde precária.

Os elfos são uma das raças mais jovens reconhecidas, foi reconhecida e incluída na lista experimental em 2007, e desde então tem sido criada com bastante sucesso não só nos EUA.Tendo recebido as melhores características de seus ancestrais - orelhas charmosamente curvas, como as dos cachos, e a ausência de pêlos - atrai a atenção de felinologistas e apenas amantes dos animais. Mas também existem algumas dificuldades. O reconhecimento dos elfos como uma raça no momento foi recebido de apenas uma das organizações, a TICA, embora haja muitas outras no mundo.

O número de viveiros e criadores também é pequeno, o que torna os elfos um dos cinco mais caros do planeta.

Descrição

A aparência original é exatamente o que seus fãs amam esta raça. Os elfos têm um corpo forte e musculoso, com uma saliência pronunciada no abdômen (o formato do corpo do animal é próximo ao de uma pêra). A região torácica é arredondada, bastante larga. A cauda é bastante longa em relação ao corpo, sua ponta é pontiaguda. O peso de um animal adulto é de até 8 kg para machos, até 6 kg para fêmeas.

Os membros dos felinos élficos são bastante graciosos, mas musculosos, e as almofadas de apoio das patas são arredondadas. Em comparação com as esfinges, podemos dizer que esta raça possui um físico mais harmonioso. Os cotovelos das patas dianteiras não divergem para os lados, eles estão fortemente pressionados contra o corpo, as próprias pernas são mais longas do que em outros gatos sem pelos.

Os elfos se distinguem por uma linha graciosa no pescoço, tem um comprimento considerável e uma curvatura expressiva. A cabeça é caracterizada por uma forma em cunha, o focinho é pontiagudo até o queixo. A raça se distingue por uma linha pronunciada de maçãs do rosto, um nariz reto e bem definido com uma leve queda.

As orelhas do animal têm uma inclinação de 90-180 graus, com uma parte estável da cartilagem em um terço do comprimento de todo o órgão auditivo. Os elfos são distinguidos por pontas pontiagudas e curvas para trás da orelha. As orelhas em si são grandes, têm uma base larga e formato piramidal.

Os elfos são caracterizados por olhos verdes, azuis e amarelos. Sua forma amendoada e expressividade são especialmente atraentes para os proprietários. Os globos oculares são ligeiramente convexos, as vibrissas e as sobrancelhas são fracas ou totalmente ausentes.

Para os gatos desta raça, o fenômeno de uma cor diferente dos olhos é característico.

A pele do animal é bastante grossa, quase nua, com granulosidade, semelhante à camurça. A superfície do corpo está sempre quente. O enrugamento característico dos elfos é mais pronunciado no focinho, na região dos ombros. Pêlos curtos na parte externa da orelha, no nariz (na área da ponte do nariz), na cauda e nas patas e nos genitais são aceitáveis. Via de regra, a presença de lã se manifesta em gatinhos obtidos na primeira geração, quando os cachos e as esfinges são cruzados diretamente.

A cor da pele dos elfos é escura, geralmente cinza claro, bege, branco ou preto.

A presença de manchas contrastantes em qualquer parte do corpo é aceitável.

Dentre as deficiências da raça descritas no padrão desenvolvido pelos criadores, pode-se destacar:

  • curvatura e deformação da cauda;
  • cabeça excessivamente estreita, ausência de depressão na ponte do nariz;
  • enrugamento muito baixo na área da cabeça;
  • físico excessivamente maciço ou astênico;
  • abundante quantidade de cabelo acima dos tornozelos;
  • ajuste impróprio das aurículas;
  • borda estriada ou arredondada da orelha, curvatura excessiva da mesma.

Se essas deficiências forem reveladas, os animais não serão permitidos para reprodução.

Traços de caráter

Os gatos elfos são animais de companhia clássicos, com todas as suas vantagens e desvantagens. Estes animais são bastante ativos, sempre carinhosos com os donos, simpáticos. O elfo é perfeito para ser adquirido como animal de estimação da família - será paciente com as crianças e estará sempre acompanhado nas tarefas domésticas. Os gatos adoram carinho, vão bem para os seus braços e procuram não deixar os seus donos por muito tempo sem a sua companhia. À noite, um elfo pode ser visto com mais frequência na cama do dono, onde se sentirá absolutamente feliz.

A raça é caracterizada pela curiosidade, ludicidade, observação.Os gatinhos são ativamente travessos, mas com a idade, o comportamento do animal adquire um grande grau. Gatos adultos adoram altura, eles tentam arranjar uma cama para si mesmos o mais alto possível da superfície do chão. De caráter calmo, os elfos têm tendência a se comportar de maneira demonstrativa em público - na frente de estranhos eles podem ser caprichosos ou organizar várias travessuras, atraindo assim a atenção de seus donos.

Os gatos desta raça não criam problemas no processo de adestramento do animal. Os elfos são cuidadosos na ingestão de alimentos e na administração das necessidades naturais. Mas se você mostrar rudeza ou crueldade em relação ao animal de estimação, ele definitivamente encontrará uma maneira de pagar pelos erros infligidos. Quando mantidos junto com outros cães e gatos, os representantes da raça se comportam de forma amigável, fazem contato com facilidade.

Ter um companheiro facilita sua vida se o dono não está muito em casa e não presta a devida atenção.

Condições de detenção

Ao escolher um gatinho elfo, ou comprar um animal adulto, é muito importante proporcionar-lhe condições de vida decentes. Uma casa quente ou local de dormir é um pré-requisito para criar um ambiente confortável para um novo animal de estimação. Se você comprar uma cesta para dormir, deve escolher um modelo com laterais altas, recomenda-se instalá-lo longe de correntes de ar. A temperatura da sala em si também deve ser confortável - não inferior a +20 graus Celsius.

Verdadeiros amantes do calor (característica que herdaram das esfinges), os elfos são atraídos pelo sol e tendem a se bronzear. Se o animal se instalou em uma casa particular, você pode providenciar para ele um "solário" na varanda envidraçada. Em um apartamento na cidade, um parapeito de janela comum, sem vasos de flores e outros itens perigosos, será o suficiente. Você pode colocar um colchão especial aqui - e o local para banho de sol do seu animal de estimação estará pronto para uso.

Não deixe um animal termofílico sem vigilância quando uma lareira ou aquecedor elétrico estiver ligado. Além disso, nas horas mais quentes do dia, também é melhor fechar com cautela as janelas com cortinas ou persianas para evitar queimaduras solares. Se o animal ficar muito tempo ao sol, em breve adquirirá um bronzeado bastante perceptível na pele, que passará por vários meses.

Além disso, você pode isolar um elfo bebê ou um gato adulto com a ajuda de roupas especiais para animais. A raça se adapta surpreendentemente fácil a itens de guarda-roupa confortáveis ​​e se sente bastante à vontade com eles. À medida que envelhecem, os gatos podem ostentar um guarda-roupa impressionante para todas as ocasiões.

Lidar com problemas de locomoção é um momento doloroso para donos e criadores de animais de estimação. No caso dos gatos elfos, não há necessidade de falar sobre liberdade de movimento.

Mas é melhor acostumar seu animal de estimação a usar um arnês com antecedência, para que ele fique mais calmo enquanto viaja de carro e também possa andar na grama em dias secos e quentes.

Problemas de higiene

Como os gatos elfos não têm casaco, seus corpos precisam de procedimentos de higiene regulares que os gatos comuns e fofinhos de quatro patas podem enfrentar sozinhos. Em particular, a regularidade é muito importante no cuidado da pele. Todos os dias, você deve limpá-lo definitivamente com um pano úmido, prestando atenção especial às áreas com dobras - poeira, partículas mortas e escamas da epiderme se acumulam aqui. Se você acostuma o seu gato a esses cuidados desde muito jovem, no futuro será possível evitar dificuldades com a implementação dos cuidados à medida que o animal for crescendo.

Os elfos banhos são submetidos a cerca de duas vezes por mês, quando se lavam, a pele é ensaboada com um produto especial utilizando um pano ou esponja, e depois enxaguada com água limpa morna. É fundamental que você escolha o shampoo certo para raças sem pelos.A composição desses fundos contém substâncias que curam as microfissuras, eliminando a irritação da pele.

Outra etapa da preparação é limpar os ouvidos. Ele permite monitorar a saúde do animal, para eliminar prontamente todos os problemas emergentes. As orelhas grandes dos gatos elfos precisam de atenção especial. Semanalmente, eles são cuidadosamente tratados internamente com um cotonete especial untado com vaselina ou loção especializada. É melhor submeter o animal ao procedimento com o apoio de uma segunda pessoa, uma vez que os gatos não gostam muito de limpar as orelhas e existe o risco de ferir o animal se tentar lidar com o problema sozinho.

É melhor escolher cotonetes para crianças ou especiais para animais. Não use torniquetes ou outras varinhas de limpeza caseiras. Eles podem ficar presos dentro da orelha.

Se você detectar qualquer sinal de inflamação, deve entrar em contato com o seu veterinário. A causa do alarme deve ser abscessos, o aparecimento de um odor desagradável ou secreção.

Cravos pretos dentro da orelha também requerem atenção médica.

Cuidados com as unhas

Outro procedimento desagradável, mas necessário para um animal de estimação é aparar as garras. O excesso de estrato córneo é cortado com pinças. O comprimento da ponta a ser removida não deve ultrapassar 2 mm; os vasos sanguíneos podem estar localizados mais acima. Quando o sangue aparecer no corte, eles devem ser tratados cuidadosamente com uma solução anti-séptica.

Se os arranhões se tornaram um problema, você pode usar dispositivos especiais - anti-arranhões, que são almofadas de silicone colocadas nas garras e fixadas com uma cola especial. Não permitem que o animal se machuque ou outras pessoas, permitem excluir danos aos itens internos por um gato que não está acostumado a um poste de arranhar.

Higiene dos olhos

Elfos com olhos salientes devem ter o mais alto nível de higiene ocular. São tratados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com algodão embebido em loção. Chá quente ou uma decocção de flores de camomila também são adequados. A cor normal da secreção ocular é clara. O aparecimento de manchas marrons ou gotas purulentas de sangue é um motivo para entrar em contato com um veterinário.

Cuidado dental

Como todo predador, os dentes felinos são um dos mais importantes indicadores de saúde. Eles são regularmente examinados e limpos com ferramentas especializadas - pasta veterinária, uma escova compacta (uma opção para bebês é adequada - feito de silicone). Se o animal receber pouca comida sólida, pode ocorrer a formação de tártaro no esmalte.

Para prevenir o desenvolvimento de doenças gengivais, vale a pena fazer uma limpeza profissional regularmente no consultório médico.

Alimentando

Considere os princípios gerais de alimentação elfos.

  1. A frequência de alimentação dos gatinhos deve ser de até 5 vezes ao dia. Os animais adultos não comem mais do que 2-3 vezes ao dia.
  2. Porções pequenas... Os elfos têm o hábito de devorar comida avidamente, esquecendo-se de mastigá-la, o que leva a problemas digestivos. Os proprietários devem lembrar que um gato desta raça implora por um suplemento, mesmo que esteja cheio.
  3. O tamanho típico da porção diária para alimentos naturais é 250 ml. E também pode ser calculado com base no peso do animal - 40 g de comida por 1 kg de peso corporal.
  4. Não se apresse ao introduzir novos alimentos em sua dieta.

À menor manifestação de alergia, a alimentação é interrompida.

Feed pronto

A solução mais simples para fornecer aos gatos elfos uma dieta completa é mudar para comida seca pronta, patês e geleia nas aranhas. Entre as opções adequadas para animais sem pelos estão:

  • Purina Pro Plan Delicate - dieta super premium à base de carne de peru, arroz, milho, óleos naturais;
  • ACANA Grasslands for Cats - Alimentação holística à base de carne de pato, fígado de cordeiro, cordeiro, lentilhas;
  • Royal Canin Sphynx Adulto - Leva em consideração as necessidades das raças de gatos sem pêlo, mas podem causar alergias.

Alimentação natural

Ao compor uma dieta natural para um gato elfo, você deve se concentrar nas próprias preferências do seu animal e nas recomendações dos veterinários. A ração deve conter pelo menos 60% de componentes proteicos de origem animal. Isso inclui carne magra - frango, peru, vitela e carne bovina, queijo cottage e kefir com baixo teor de gordura. Cerca de 10% da dieta são gorduras e 30% são carboidratos.

Dos vegetais da dieta deve haver abobrinha, cenoura, couve-flor, certifique-se de adicionar cereais - de lentilhas a arroz e aveia. Um pote especial de grama para gatos ajudará a reabastecer o suprimento de fibras. Com sua ajuda, o animal receberá vitaminas frescas.

Todos os alimentos defumados, salgados, doces e gordurosos devem ser excluídos da dieta de um gato elfo. Não é recomendado dar carne de porco, legumes.

Ao escolher uma dieta balanceada para os elfos, você pode fornecer a eles um suprimento completo de energia e prevenir o desenvolvimento da obesidade, que é perigosa para os animais.

Saúde

Os proprietários potenciais de gatos elfos freqüentemente mostram uma preocupação bastante razoável sobre a possível manifestação de doenças genéticas comuns a todas as raças reprodutoras. Mas no momento não há informações sobre a presença de tais problemas. Além disso, é seguro dizer que, com os devidos cuidados, os elfos podem viver até 15-18 anos.

Os representantes da nova raça têm todas as chances de ter fígados longos.

No entanto, não se pode prescindir de nenhum problema de saúde. Como representantes de outras raças sem pelos, os elfos têm uma pele sensível aos efeitos de vários irritantes. Dermatite, erupções cutâneas, descamação são apenas uma pequena parte do que os donos de animais enfrentam. Considere as causas dos problemas de pele mais comuns em gatos elfos.

  1. Desequilíbrio hormonal. Em animais, ela se manifesta com bastante clareza e pode causar acne.
  2. Alergia alimentar. Se a comida não for adequada para o animal, ele acidentalmente provou uma iguaria proibida, você pode esperar uma erupção na pele com alto grau de probabilidade. A alergia geralmente se manifesta em frutos do mar.
  3. Pouca higiene. A pele do seu gato precisa de limpeza regular. Com o aumento da separação da gordura ou ressecamento da derme, a higiene deverá receber atenção especial.
  4. Exposição prolongada ao sol. As queimaduras solares em gatos são graves e podem causar vermelhidão e descamação da pele.
  5. Em gatos jovens, gatos reprodutores podem ocorrer períodos intensos de aumento dos níveis hormonais, ocorrendo quase com os mesmos sintomas da puberdade em humanos. Erupções cutâneas e aumento da separação de gordura são consequências desses problemas.
  6. Seleção incorreta de alimentos. Nos elfos, causa a formação de uma camada marrom na superfície da pele. Quando aparecer, vale a pena consultar seu veterinário sobre possíveis mudanças na dieta.

        Não se deve esquecer que a ausência de pêlo aumenta a suscetibilidade dos gatos a resfriados. Quedas significativas de temperatura, correntes de ar e exposição prolongada ao frio são contra-indicados para elfos.

        Mais sobre gatos elfos - no próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa