Variedade de raças

Gatos Chausie: descrição e características do conteúdo

Gatos Chausie: descrição e características do conteúdo
Contente
  1. História e distribuição
  2. Descrição
  3. Variedades
  4. Reprodução
  5. Contente
  6. Doenças, sua prevenção e tratamento
  7. Dicas de Seleção

Os gatos hoje são um dos animais de estimação mais populares e estão amplamente espalhados por todo o mundo. Ao mesmo tempo, a globalização faz com que as pessoas e seus hobbies sejam cada vez mais semelhantes, e cada vez mais difícil se destacar da massa cinzenta, portanto, raças incomuns de animais de estimação que podem surpreender estão em grande demanda. Esses são os Chausie, que estão entre os gatos mais caros do mundo - em vez de um animal assim, seria perfeitamente possível comprar um carro.

História e distribuição

A maioria das raças famosas e famosas tem uma história bastante longa, numerando pelo menos várias décadas. O mesmo não pode ser dito sobre Chausie ainda - esta raça não é muito conhecida e certamente não é velha, à qual, talvez, o alto custo insano de seus representantes esteja relacionado - simplesmente não existem muitos gatos assim até agora.

Os humanos há muito gostam de pequenos gatos selvagens - muitos os consideram mais sofisticados e atraentes do que os tetrápodes domésticos comuns. Não é muito conveniente ter um animal verdadeiramente selvagem em casa - às vezes ele é protegido por lei, às vezes apenas se comporta de forma inadequada para um residente de um apartamento. Outra coisa é um cruzamento, que pode surgir se um gato doméstico em certas regiões tiver permissão para se familiarizar com parentes selvagens.

O gato da selva ainda é encontrado hoje em muitas regiões da Ásia - por exemplo, ele pode ser encontrado na costa do Cáspio da Rússia, e foi esse animal que deu a parte selvagem do sangue aos modernos animais de estimação.

Curiosamente, a raça não foi criada aqui, mas na América, onde criadores locais em algum momento se interessaram por gatinhos de aparência curiosa e decidiram intervir no curso natural dos eventos com seus próprios ajustes.

O objetivo era peculiar: o resultado final era parecer um selvagem e ter o mesmo temperamento, mas ao mesmo tempo ser meigo e caseiro. Deu certo, pois em 2003 a raça foi oficialmente reconhecida, recebendo o nome em homenagem ao gato da selva, que cientificamente se chama Felis chaus.

No momento, na América, Chausie não pode mais ser considerada uma grande raridade, mas eles alcançaram o espaço pós-soviético literalmente na forma de espécimes individuais. Isso não só permite que você se destaque com sua própria originalidade, mas também permite que você ganhe um bom dinheiro criando esses animais.

Descrição

Vendo a menção de um gato como uma criatura semi-selvagem, nem todo amante de gatos expressará o desejo de se familiarizar com esta raça. No entanto, os filhos do gato selvagem não são tão assustadores quanto se possa imaginar.

Aparência

A principal característica dos representantes da raça é que visualmente, eles devem se parecer significativamente com seus ancestrais selvagens... Em particular, os padrões da raça prescrevem que a cabeça de um animal, inserida em um pescoço curto, mas muito poderoso, deve ser pequena, com maçãs do rosto angulosas e um queixo poderoso, ela é decorada com um nariz reto alongado. O topo do crânio é decorado com orelhas eretas com borlas. O formato dos olhos do predador lembra os de um puma - o corte também é ligeiramente inclinado, os próprios olhos são âmbar, embora amarelos, verdes e tons mistos também sejam permitidos.

O corpo do predador tem uma forma alongada e graciosa com um peito profundo. O torso maciço repousa sobre pernas longas e fortes com dedos bem espaçados - isso fornece ao animal uma boa estabilidade. O gato é coroado por uma cauda, ​​cujo comprimento é quase igual ao comprimento do corpo.

Observe que esse animal é maior do que a maioria absoluta dos gatos domésticos - um animal adulto pode facilmente pesar até 15 quilos.

Ao mesmo tempo, o tamanho da fêmea é visivelmente menor do que o do macho, mas ao mesmo tempo ela é mais ativa e móvel.

A origem selvagem atinge a capa de lã do animal - é muito grossa, mas ao mesmo tempo curta, ou seja, salva do frio, mas ao se mover simplesmente não consegue agarrar-se aos obstáculos. O pelo de Chausie brilha, pentear ou qualquer outra modelagem é difícil.

O verdadeiro representante da raça vem em apenas três cores - preto a la grizzly, bem como prata marcada ou tabby. Esse tipo de gato simplesmente não pode ser completamente monocromático; se for assim, então está sendo oferecido a você uma falsificação. Neste caso, as escovas auriculares e a ponta da cauda serão, em qualquer caso, pretas, e o padrão é claramente visível apenas na cauda, ​​patas e focinho, enquanto em outros locais se funde.

Para ser justo, deve-se notar que A aparência de Chausie é muito influenciada por quanto sangue "selvagem" ele contém, mas consideraremos esse aspecto em detalhes um pouco mais tarde.

Personagem

O comportamento de Chausie é uma mistura absolutamente incrível de hábitos domésticos e selvagens, então os amantes de gatos inexperientes certamente ficarão chocados com algumas das travessuras incomuns de seus animais de estimação. No entanto, isso é apenas mais interessante. Não se preocupe, em geral, é tudo o mesmo gato doméstico carinhoso que se apega ao seu dono e quer atenção dele. A selvageria se manifesta em outra coisa, e vale a pena alertar os proprietários em potencial sobre isso.

Ao contrário da maioria dos gatos domésticos, o Chausie não tem medo de água, nada bem e está curioso com a perspectiva de caçar várias presas que se encontram na superfície da água ou na sua espessura.

Além disso, os representantes desta raça estão interessados ​​em quaisquer morros de onde seja conveniente observar a área circundante, portanto não se surpreenda se o animal de estimação subir regularmente no armário ou mezanino, escolhendo um local sob o próprio teto.

Outro hábito "bárbaro" do animal é guardar comida para um "dia de chuva". O fato de você alimentar seu animal no mesmo horário todos os dias e seguir diligentemente o horário escolhido não afeta a situação em nada - isso é um instinto, o gato só quer ter confiança na casa de amanhã.Ele tentará esconder seus suprimentos para que ninguém os encontre, mas no apartamento, é claro, mais cedo ou mais tarde você os encontrará.

Uma característica interessante da raça é incrível sociabilidade desses animais. Esse não é absolutamente o tipo de animal que normalmente percebe a solidão - o Chausie realmente precisa da companhia de alguém, e se o dono se perder, o animal tentará fazer amizade com pelo menos alguém, mesmo que seja um cachorro.

Além disso, a mente inquisitiva de um predador precisa de problemas lógicos periódicos, então o animal não se importará se você às vezes lhe ensinar vários truques - especialmente se você o recompensar por sua diligência e compreensão.

Lembre-se de que, na natureza, os gatos selvagens levam um estilo de vida muito ativo, portanto, esse animal de estimação não é de forma alguma uma pessoa que fica em casa e não é silenciosa.

Ao comprar esse bebê, pense imediatamente onde haverá um lugar espaçoso o suficiente para seus jogos - Não arrisque transformar sua casa inteira em um campo de treinamento felino. Em geral, os amantes de gatos experientes tendem a pensar que para uma criatura semi-selvagem será muito mais confortável morar em uma casa particular com um grande quintal, mas em um apartamento será apertado.

Variedades

Chausie é uma raça holística, algumas raças menores não são distinguidas entre seus representantes. Ao mesmo tempo, a população desses animais é heterogênea, pois, na verdade, são híbridos de gato selvagem e gato doméstico. Na esmagadora maioria dos casos, é claro, o animal tem mais sangue "doméstico", mas em geral a classificação das variedades é feita precisamente com base nisso. Naturalmente, as diferenças entre as diferentes variedades de Chausie são óbvias - alguns deles são animais de estimação quase comuns com um leve toque de selvageria, outros são predadores selvagens com um mínimo de educação.

Em geral, existem cinco classes de representantes desta raça:

  • F1 - pelo menos metade do sangue do animal é "selvagem", tais animais de estimação são obtidos se um dos pais for um gato selvagem de raça pura, ou quando dois animais de estimação da mesma classe foram acasalados;
  • F2 - tal gato teve apenas um avô como puro "selvagem", tais animais aparecem ao misturar um animal da classe F1 com um gato de qualquer outra raça;
  • F3 - o sangue de um gato selvagem não passa de 1/8, esses animais de estimação já são, de muitas maneiras, gatos domésticos comuns, afetados apenas por impurezas selvagens incomuns;
  • F4 - 1/16 do sangue de um ancestral selvagem;
  • F5 - 1/32 de origem selvagem, para tal animal é quase impossível determinar que é puro-sangue e tem raízes características.

Reprodução

Em muitos aspectos, Chausie é tão caro também porque é muito difícil criá-los. O fato é que, na maioria dos casos, os gatinhos machos das classes superiores (principalmente F1 e F2) são estéreis desde o nascimento.

Na prática, isso significa que o par de gatos F1 simplesmente não terá filhotes: o macho não produzirá descendência, e a fêmea deve ser cruzada com um gato selvagem de verdade ou com um macho de raça diferente, mas então o filhotes serão apenas da classe F2.

Por esta razão criação independente, e mesmo em nossas condições, onde Chausie praticamente não se encontra, pode ser considerada uma questão da maior dificuldade.... O máximo que pode ser feito é cruzar um gato de alta classe com gatos domésticos comuns, produzindo gatinhos da classe F2 e abaixo. Em geral, o procedimento de acasalamento é completamente semelhante a um procedimento semelhante para qualquer outra raça, mas deve-se ter em mente que um animal semi-selvagem pode ofender um gato muito tímido e doméstico.

    Se você tem um gato Chausie de classe alta o suficiente e, mesmo assim, decidiu cruzá-lo com outras raças, observe que para preservar a cor e a maioria das outras características da raça, é necessário escolher cuidadosamente um parceiro de acasalamento. O melhor contendor é o representante da raça Abissínio, já que era ele que costumava ser levado pelos criadores para cruzamento com gatos selvagens. Como possível, mas ainda não a melhor alternativa, podem atuar os gatos de Bengala e representantes de algumas raças de pêlo curto.

    Outro grande problema é que os genes “selvagens” em gatos de classe baixa não são mais dominantes, então a maioria dos gatinhos parece completamente comum, então eles devem ser cuidadosamente selecionados.

    Contente

    Como fica claro pelo exposto, ter um animal de estimação não é tudo, é necessário fornecer-lhe as condições corretas de detenção, uma vez que um quadrúpede semi-selvagem pode precisar de uma abordagem completamente diferente daquela que é necessária para um gato doméstico típico. Se você, por suposto, decidir adquirir um chausie, você deve primeiro perguntar sobre como manter adequadamente este milagre.

    Educação e treinamento

    Na natureza, para um predador, não só a força, velocidade e destreza são importantes, mas também uma mente desenvolvida que ajude a construir uma estratégia de captura de presas. Um verdadeiro Chausie se distingue pela excelente inteligência, portanto, representantes desta raça são frequentemente elogiados pela facilidade de treinamento - o animal de estimação entende o dono de relance, facilmente capta a relação entre executar comandos e receber uma recompensa, e então apenas faz um vivo. Por este motivo, é necessário desde o primeiro dia de estadia em casa explicar claramente ao gatinho onde fica a sanita do gato e onde fica o poste de arranhadura.

    Mesmo na infância, os bebês são suscetíveis à aprendizagem, portanto, é melhor ensiná-los imediatamente as regras de vida para os adultos, em vez de retreá-los mais tarde.

    Se você duvidou por muito tempo quem é melhor ter um gato ou um cachorro, então Chausie é provavelmente a melhor solução para você, porque a inteligência desta raça é suficiente para aprender os comandos típicos de cães. Um animal bem treinado não só sabe sentar-se e deitar-se a pedido do dono, como também mia, dá uma pata e até "morre" pitorescamente ao comando do dono. Há rumores de que tais animais de estimação sabem até encontrar e trazer chinelos para o dono - já que os representantes da raça não são muito modestos em tamanho, isso não é um problema para eles.

    Se você tem alguma experiência em treinamento e está pronto para dedicar muito tempo a isso, pode tentar aprender o animal e truques mais complexos como dançar ao som de uma música ou pular de um aro.

    Ao contrário de muitos outros animais, Chausie em processo de treinamento não é preguiçoso - pelo contrário, gostam da companhia do dono e da comunicação com ele, fazem o possível para agradá-lo, e uma mente perspicaz só os ajuda nisso. . O predador bigodudo é muito persistente e é possível que queira aprender um novo truque ainda mais do que você gostaria de vê-lo.

    Cuidado

    A origem selvagem para os donos desses gatos revela-se muito útil - na natureza, os animais de alguma forma passam sem ajuda humana, que foi passada para a versão domesticada. Em geral, é claro, você pode e deve cuidar da saúde e da aparência de seu animal de estimação para que tenha a mesma aparência e a mesma sensação, mas isso certamente não é mais difícil do que com qualquer outro gato doméstico.

    Por exemplo, a densa pelagem de um animal de estimação precisa ser escovada semanalmente - isso tornará o animal mais atraente.

    Neste caso, é aconselhável não escolher pentes cujo efeito é nada impressionante, mas escovas de massagem com cerdas macias - estimulam a circulação sanguínea, o que significa que contribuem para o crescimento de uma nova lã brilhante.

    Naturalmente, quando o animal arranca, e isso costuma acontecer no verão, é necessário pentear com mais frequência, porque senão o predador pode arranhar sem a menor cerimônia tudo o que vê.

    Como afirmado acima, Chausi não tem medo de água e às vezes ele próprio tem vontade de nadar, o que simplifica muito os procedimentos de higiene. Pessoas que têm experiência em manter esses animais em casa dizem que você pode dar banho em um animal com bastante frequência - geralmente, ele fica feliz em ter a oportunidade de nadar.

    A única coisa que vale a pena se preocupar é que durante o período de secagem após o banho o animal não entra em corrente de ar. Em geral, é claro, isso não deve ser um problema, porque na selva ninguém esconde gatos selvagens das correntes de ar, mas este é o seu favorito - você não deve arriscar sua saúde pessoal só porque para alguém não seria um problema.

    Se você se esforçar não apenas para deixar o animal nadar, mas também para lavá-lo bem, use shampoos especialmente produzidos de consistência macia... Não vale a pena substituí-los por meios "humanos" - a prática mostra que, com os xampus comuns, a pelagem do gato perde o brilho e enfraquece.

    Em todos os outros aspectos, cuidar de um predador é simples: é necessário verificar a presença de enxofre em seus ouvidos pelo menos uma vez por semana e removê-lo. Se necessário, um procedimento semelhante é realizado com os olhos - se o muco se acumular ali, deve ser removido como meio para a potencial multiplicação de patógenos.

    Idealmente, o animal deve ser ensinado desde a infância a escovar os dentes diariamente, ou pelo menos a exames regulares da cavidade oral para várias lesões e doenças dentárias. Finalmente, nenhum poste para arranhar sozinho pode lidar com as garras do animal de estimação que crescem rapidamente, portanto, periodicamente elas precisam ser cortadas com um podador especial - geralmente essa necessidade amadurece cerca de duas vezes por mês.

    Falando sobre o fato de o Chausie ser um animal semi-selvagem, é preciso lembrar que para as classes F1 e F2 isso não é um exagero. Esses animais de estimação quase sempre não são mantidos em casa, mas em um aviário especial e espaçoso no quintal, uma vez que os hábitos do animal podem ser muito incompatíveis com a vida doméstica. Se não houver tanto sangue selvagem no corpo do animal, um apartamento espaçoso será suficiente para ele, mas apenas com a condição de que os donos o levem regularmente pela rua - com uma coleira de cachorro.

    Dieta

    Alimentar um Chausie é muito mais difícil do que cuidar dele em geral - muitas pessoas acreditam erroneamente que um animal semi-selvagem tem um estômago universal que pode digerir absolutamente tudo, o que, claro, não é verdade. É possível que na natureza o gato selvagem não se alimente de maneira equilibrada ou adequada, mas ali não se alimente com vários produtos nocivos que ele mesmo não encontraria, e mesmo os indivíduos silvestres geralmente não vivem tanto quanto os bichinhos bem tratados .

    Devido ao fato de que as raízes selvagens do Chausie não são tão profundas, o animal tem um trato intestinal específico, puramente predatório, de comprimento relativamente curto - tal estrutura é completamente inadequada para digerir fibras em particular e alimentos vegetais em geral. A este respeito, os representantes desta raça são ainda mais vulneráveis ​​do que quaisquer outros gatos domésticos - mesmo o alardeado alimento seco premium para eles não é considerado alimento bom o suficiente.

    Para não se confundir com a seleção da dieta alimentar, é melhor se concentrar no que um gato selvagem comeria na natureza, ou seja, carne crua. Os representantes dessa raça aprovam muito a carne de coelho e também não há objeções à carne, embora as vacas na natureza provavelmente não se tornem presas desses pequenos predadores. Aves pequenas, como galinhas ou codornizes, também podem funcionar bem, mas os nutricionistas de gatos geralmente desaconselham colocar muita pressão sobre esses ingredientes.

    O gato selvagem nada bem e é capaz de caçar na água, portanto, ao contrário de muitos gatos de raça pura, chausie não só pode, mas às vezes precisa ser alimentado com peixe fresco. Alimentos enlatados também são adequados como alternativa, mas se você está alimentando um produto incomum pela primeira vez, é melhor não dar muito - é melhor verificar se o animal é alérgico a algum componente desse alimento.

    Além disso, os tendões ou cartilagem fervidos também são um componente valioso da dieta - esse alimento é bom porque ajuda o gato a "escovar os dentes".

    A maioria dos outros alimentos, muitos dos quais muitas vezes acabam na tigela de um gato, são altamente indesejáveis ​​ou completamente proibidos para Chausie. Então, salgados, fritos e em conserva são pratos incomuns demais para o estômago de um gato selvagem, esses alimentos só causam indigestão, e o sal também provoca inchaço nos tecidos.

    Doces também são indesejáveis ​​para esses gatos. - os animais de estimação ganham peso facilmente, o que tem um efeito extremamente negativo no sistema cardiovascular. Pelo mesmo motivo, os representantes da raça normalmente não recebem nenhuma forma de carne de porco, e o chá e principalmente o café têm um efeito negativo no coração devido ao seu efeito estimulante.

    Contrário à crença popular, leite que os gatos supostamente amam é indesejável para animais adultos - à medida que envelhecem, perdem a capacidade de digerir a lactose e, quando entra no corpo, só provoca mal-estar estomacal. Além disso, quase qualquer alimento à base de plantas, incluindo batatas, legumes, nozes e até cogumelos, é completamente redundante no menu do gato.

    Não há tanto alimento na natureza, e é preciso primeiro pegá-lo, pois os representantes dessa raça, quando chegam à comida, tendem a comer o máximo possível, então controle o tamanho das porções, caso contrário o animal inevitavelmente receberá gordura. Chausie é alimentado com menos frequência do que outros animais de estimação bigodudos - até mesmo bebês são alimentados apenas duas vezes por dia, e para adultos, mesmo uma vez é suficiente. Além disso, o gato com a idade de mais de um ano, às vezes será útil organizar um dia de jejum, quando ela ficará sem comida ou a comida será incomumente pequena.

    Doenças, sua prevenção e tratamento

    Os ancestrais selvagens dos Chausie não eram animais de estimação mimados, portanto, eles transmitiram imunidade severa para seus descendentes, capazes de derrotar quase qualquer infecção por conta própria. Os grandes problemas para os representantes desta raça costumam ser apenas obesidade e problemas com o trato digestivo, e ambas as ameaças são causadas não por motivos infecciosos, mas por uma alimentação pouco saudável. Se você também cuidou da vacinação oportuna de seu animal de estimação, então não há dúvida de que ele é completamente invulnerável a doenças de qualquer tipo.

    O esquema de enxerto é completamente semelhante ao usado para gatos de outras raças. Aos dois meses de idade, o bebê costuma ser vacinado contra rinotraqueíte, calcivírus e panleucopenia, após um mês o procedimento é repetido, após o qual é recomendado repetir a vacinação anualmente. Além disso, é necessário proteger o seu animal de estimação da raiva - para isso ele é vacinado duas vezes durante o primeiro ano de vida.

    A vacinação geralmente envolve um pequeno preparo preliminar, que consiste no fato de que o animal precisa remover os vermes. Para isso, existem os anti-helmínticos, produzidos separadamente para gatinhos - é necessário introduzir um agente semelhante na dieta do bebê cerca de uma semana e meia antes da data da vacinação.

    Observe que a desparasitação para representantes da raça Chausie, cujo principal alimento é carne crua, será um procedimento regular obrigatório ao longo de suas vidas.

    O modo de vida específico desse gato se reflete em outras áreas de cuidado com sua saúde. Assim, os representantes desta raça precisam de caminhadas regulares ao ar livre, onde certamente coletam carrapatos e pulgas. Mesmo que o animal de estimação não seja permitido, em princípio, entrar em casa, e devido à natureza predatória de um animal de raça pura, você não esteja em contato direto com ele, isso não significa que o problema possa ser deixado ao acaso.Tratando o pelo do seu gato com produtos especiais de farmácia veterinária, você aliviará seu sofrimento e mostrará que se preocupa.

    Dicas de Seleção

    Já descobrimos por que a raça Chausie é tão rara, agora precisamos entender onde conseguir gatinhos. O mais vendido é um viveiro americano certificado, mas devemos nos preparar mentalmente para o fato de que em rublos a quantia acabará sendo de pelo menos seis dígitos e não começará a partir de um.

    Com um pouco mais de frequência, um animal puro-sangue pode ser comprado de proprietários que criam animais próprios, lá o preço será "apenas" de cinco dígitos, mas esteja preparado para que não haja certificação, o que significa que é provável um engano. Além disso, os criadores privados, dos quais não há mais do que algumas dezenas com status oficial no mundo, vivem principalmente no Ocidente, e aqueles de nossos compatriotas que querem se considerar como tal, na melhor das hipóteses, venderão um F3 animal de classe.

    Aliás, muitos de nossos compatriotas são ávidos por descontos repentinos e irracionais, portanto nada os incomoda na frase sobre uma elite, mas animal barato. Existem alguns casos de fraude, homens de negócios astutos usam a credulidade de compradores inexperientes, então tome cuidado.

    Se você for oferecido um gato não muito parecido com um Chausie por um dinheiro relativamente modesto, referindo-se à sua classe F5, então esta situação parece ainda mais plausível do que vender um animal de raça pura real por muito dinheiro, mas sem documentos.

    As murkas comuns às vezes têm uma aparência bastante predatória, mas mais cedo ou mais tarde o engano se revelará, portanto, com uma quantidade significativa necessária, certifique-se de insistir na obtenção de documentos que comprovem o pedigree e a admissão às exposições.

    É melhor adquirir tal animal aos 3 meses, quando ainda é pequeno, mas já bastante independente.... Um bebê saudável, que não se preocupa com nada, se distingue pela ludicidade infantil normal, é ativo e curioso. Se o gatinho não estiver doente, ele deve ter uma pelagem agradavelmente brilhante e não deve haver nenhuma secreção estranha no nariz ou nos olhos.

    Ao comprar um bebê aos 3 meses de idade, você já perdeu a fase em que o gatinho precisa ser vacinado - o que significa que essa obrigação foi colocada nos ombros do criador. Se ele está consciente e fez tudo na hora, deixe-o mostrar os documentos pertinentes, mas se as vacinas não foram feitas em tempo hábil, pense na agilidade da compra.

    Para obter mais informações sobre gatos Chausie, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa