Variedade de raças

Burmilla: características dos gatos, condições de vida e criação

Burmilla: características dos gatos, condições de vida e criação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Cores
  5. Condições de detenção
  6. Alimentando
  7. Reprodução

O gato da raça Burmilla, flexível e incrivelmente gracioso, é muito impressionante - você pode se apaixonar por ele à primeira vista e para o resto de sua vida. Normalmente, os gatos de raças raras são adquiridos para uma variedade de propósitos - alguém deseja obter um pequeno pacote de felicidade em casa, alguém se preocupa com trajes e vitórias em exposições e outros ainda sonham com um amigo que iluminará as noites solitárias. O Burmilla atende a cada um desses requisitos.

História de origem

Cada gato com pedigree tem sua própria história de origem. De todos os representantes da família felina, o gato Burmilla sem dúvida merece uma atenção especial dos criadores - um animal com raízes aristocráticas e uma história bastante divertida que remonta a 1981. Naquela época, na Grã-Bretanha, na casa da Baronesa Bickford-Smith vivia uma bela gata birmanesa, que esperava o acasalamento com um macho da mesma raça.

Ao mesmo tempo, sua amiga, outra amante de gatos, apareceu para visitar a Baronesa, e ele não veio sozinho, mas junto com seu animal de estimação, um gato persa. Acontece que a empregada se esqueceu de trancar a porta e o lindo gato saiu correndo para o corredor, onde conheceu um belo persa. Esse encontro terminou com a gravidez da mascote, que quase levou à demissão da governanta.

Mas depois de três meses, nasceram gatinhos de incrível beleza, depois de um tempo a Baronesa percebeu que esses bebês têm um caráter excepcionalmente dócil e macio, tão incomum para os persas.

A baronesa imediatamente transformou sua raiva em misericórdia, perdoou sua criada e apresentou-lhe um gatinho como desculpa. O jovem pai tinha a cor de chinchila, por isso sua variedade era chamada de chinchila persa - da combinação dos nomes dos dois animais se obteve a palavra "Burmilla" - é assim que os representantes dessa nova raça passaram a ser chamados.

Descrição

A Burmilla é considerada uma das gatas mais elegantes e com modos requintados. Seu torso e membros são perfeitamente proporcionais, seu focinho é muito bem cuidado e seu olhar é gentil, um pouco ingênuo. De acordo com os padrões atuais da raça, o Burmilla possui as seguintes características físicas:

  • corpo de tamanho médio;
  • músculos desenvolvidos;
  • o peso de um gato adulto é de 4–7 kg, o peso de machos e fêmeas é aproximadamente o mesmo;
  • a cauda é longa, estreitada na extremidade;
  • os membros são fortes, as almofadas são redondas, pretas;
  • cabeça pequena e redonda, bochechas ligeiramente salientes;
  • o nariz é pequeno, rosa;
  • os olhos são expressivos em forma de meia-lua, o contorno é preto;
  • uma mancha escura em forma de M é visível entre os olhos na área da testa;
  • os olhos podem ser âmbar, azul, verde ou casco de tartaruga; raro, mas há gatos com íris avermelhadas;
  • a pelagem é macia, bastante agradável ao toque.

Dependendo da raça, a pelagem pode ser longa ou curta. Vale a pena considerar com mais detalhes.

  • Gato de pelo curto Distingue-se por uma pelagem brilhante, quase sedosa, bem como um subpelo largo, que levanta visualmente a capa principal. Geralmente é de cor prateada, mas uma leve tonalidade dourada é aceitável. A lã em si é na maioria das vezes lilás, azul, chocolate ou creme - pigmentada de baixo para cima e com coloração mais pronunciada na parte superior.
  • Em variedades de pêlo comprido Burmilla tem raízes australianas. Exteriormente, esse animal se parece com os persas, que são seus primeiros ancestrais, mas existem diferenças bastante significativas. Assim, o Burmilla tem uma cauda mais fofa, o focinho afunila da região temporal em direção à mandíbula e as orelhas são levantadas com uma inclinação imperceptível para a frente.

Importante! Ao criar condições de vida confortáveis, os gatos vivem dos 16 aos 18 anos.

Traços de caráter

Os criadores garantem que o caráter do Burmilla é verdadeiramente angelical. Os gatinhos conquistam crianças e adultos com seu humor sempre complacente, disposição alegre, amor infinito pela vida. Eles adoram jogos ativos, buscam ansiosamente o afeto de seus donos - em troca de seus cuidados, eles estão prontos para presentear seus grandes e pequenos proprietários com amor e carinho sem fim.

As burmillas são extremamente curiosas, é importante para elas estarem constantemente no centro das atenções, enquanto dedicam muito pouco tempo para dormir. Estes animais de estimação não suportam a solidão, amam a comunicação e rapidamente estabelecem contato não só com todos os membros da família, mas também com outros animais de estimação. Os principais traços de personagem de Burmillas são o tato e a simpatia.

Esses gatos nunca farão mal a uma pessoa, apenas se defendendo em resposta à agressão. Para as crianças, ela pode se tornar uma companheira de brincadeiras e ao mesmo tempo uma babá - esses animais podem ser deixados sem medo, mesmo com os filhos menores, sem medo de que eles ataquem e arranhem. Burmillas são muito corajosos, enquanto gatos enérgicos, o medo é estranho para eles - eles escalam facilmente as cercas e árvores mais altas, e então pulam com paixão.

Está provado que os gatos desta raça capaz de entender os comandos de seu criador. Ao mesmo tempo, são delicados e discretos, mas têm "acessos de amor", durante os quais podem cansar o dono com excessivas demonstrações de amor e ternura.

Importante! Sozinhos, esses gatos sofrem forte estresse, o que leva à doença, portanto, deixar esse gatinho sozinho por um longo tempo é extremamente indesejável.

Burmillas, via de regra, dormem na cama do proprietário. Em geral, são gatos de boa índole e de caráter gentil.Como todos os outros representantes da família felina, as burmillas interessam-se literalmente por tudo, pelo que podem ser passeadas exclusivamente na guia e apenas na presença do dono. Do contrário, a sede de descoberta pode levar seu animal para longe de casa. Esses gatos são frequentemente chamados de psicólogos, pois eles, como nenhum outro animal de estimação, sinta o ânimo de seu mestre e em um momento de tristeza possa animá-lo, apoiá-lo.

Cores

Burmillas tem uma paleta de cores bastante ampla, existem cores e cores mais do que suficientes nos animais desta raça, mas, portanto, são todos semelhantes entre si - há uma sensação de que um gato cinza comum colocou uma capa ligeiramente mais escura sombra. As cores das capas incluem o seguinte:

  • Bombay;
  • chocolate;
  • Ruivo;
  • carapaça de tartaruga;
  • salpicado de azul;
  • lilás;
  • tigrado;
  • esfumaçado;
  • salpicado de preto.

Assim, podemos dizer com segurança que as Burmillas têm uma gama bastante ampla de cores, mas ao mesmo tempo cada uma delas tem uma tonalidade chinchila pronunciada.

Condições de detenção

Outra vantagem indiscutível das Burmillas é que elas não exigem cuidados muito meticulosos. O proprietário só é obrigado a realizar regularmente procedimentos padrão como:

  • pentear lã - geralmente isso não é feito mais do que uma vez por dia, os gatos dessas raças têm lã de alta qualidade, portanto, não há necessidade de escovação diária;
  • limpeza do ouvido - é aconselhável acostumar seu animal a esse procedimento desde a infância;
  • recorte - provavelmente nenhum gato ame este procedimento e o Burmilla não será excepção, a forma mais fácil de efectuar tais manipulações é com um poste especial para coçar;
  • limpeza de olhos - geralmente pela manhã nos olhos das Burmillas você percebe acúmulos de sujeira, é fácil se livrar deles, basta passar com um chumaço de algodão embebido em folhas de chá;
  • andando - o animal deve passear, no mínimo a cada dois dias, mas de preferência diariamente.

O cumprimento dessas regras simples para cuidar da burmilla permitirá que os animais cresçam e se desenvolvam plenamente. No entanto, você deve saber que Burmilla são suscetíveis a doenças graves como a doença policística; se o tratamento não for iniciado em tempo hábil, muitas vezes leva à insuficiência renal.

Sintomas como perda de apetite, letargia e perda rápida de peso podem indicar o início da doença. Além disso, o animal de estimação começa a ir para a caixa de areia com bastante frequência. Se você notar algum desses sinais, deve entrar em contato imediatamente com o seu veterinário. Na clínica, o gato vai colher sangue para análise e fazer um raio-X, após o qual fará o diagnóstico final e prescreverá a terapia.

Alimentando

Você pode alimentar o Burmilla com alimentos naturais e formulações industriais. O principal é que a alimentação seja balanceada e forneça ao animal as vitaminas, micro e macroelementos necessários. A falta deles pode levar a graves disfunções no funcionamento dos órgãos internos, mas, ao mesmo tempo, não se deve permitir um excesso de nutrientes, principalmente minerais e carboidratos, que costumam causar patologias cardiovasculares em um animal de estimação. Ao usar ração preparada, é melhor prestar atenção às formulações baixo teor de gordura. Se você alimenta seu animal de estimação diretamente, você deve definitivamente incluí-lo na dieta suplementos vitamínicos e minerais.

É melhor começar alimentando gatinhos pequenos com formulações prontas, mas você precisa escolher apenas as de melhor qualidade, caso contrário, o sistema digestivo malformado do animal sofrerá grandes danos. Se você planeja trocá-lo por alimentos naturais no futuro, é melhor começar com alimentos complementares com mingau de leite e queijo cottage baixo teor de gordura, bem como gema de frango cozida.

A transferência definitiva do gatinho para a comida de adulto só é possível aos dois meses - mais cedo você pode machucar o animal, neste momento alimentos devem ser incluídos em sua dieta como:

  • eu no - é preferível dar preferência a alimentos com baixo teor de gordura como frango, carne bovina, peru ou coelho; esses produtos devem representar pelo menos 2⁄3 da dieta total de gatos;
  • miudezas - Fígado, coração ou úbere são adequados para gatos; tais produtos são dados no máximo duas vezes por semana;
  • peixe todos os gatos adoram, mas você não pode abusar dele, pois há muito fósforo nele - seu excesso causa urolitíase; o produto é introduzido no cardápio uma vez por semana, a partir de peixes marinhos com baixo teor de gordura;
  • mingau - os gatos adoram farinha de aveia, trigo, sêmola e grãos de milho, o melhor é cozinhá-los em água sem adicionar sal, açúcar e óleo; você pode fazer mingau com carne - esse prato, provavelmente, será adequado ao gosto do seu animal;
  • legumes - ao contrário da crença popular, Burmillas realmente gosta de vegetais suculentos e verdes jovens; é melhor adicionar cenouras picadas, repolho, abobrinha, couve-flor e grãos germinados à ração principal de vez em quando.

Se você prefere alimentação profissional, então a escolha é melhor em favor de produtos caros da mais alta qualidade, uma vez que incluem macronutrientes essenciais, vitaminas e também contêm aditivos que ajudam a prevenir a urolitíase. Em rações premium caras, apenas ingredientes naturais de carne são usados ​​e aditivos são incluídos na ração que ajudam a remover bolas de pelo do trato digestivo.

Os produtos são especialmente populares entre os criadores. Hill, Acana e Pronature... Os alimentos diferem na composição ideal Royal Canin, porque são totalmente assimilados, contêm várias ervas, bagas, frutas, bem como todas as vitaminas necessárias.

Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os produtos proibidos para Burmillas.

  • Leite... Muitas pessoas acreditam que todos os membros da família felina adoram se banquetear com leite. Porém, o corpo desse animal assimila o produto apenas muito jovem - quando o gatinho chega aos dois meses, cessa a produção de uma enzima responsável pela digestão do leite, portanto sua inclusão no cardápio é indesejável. Mas o leite fermentado, iogurte sem açúcar, queijo cottage e outros produtos lácteos fermentados trarão muitos benefícios ao seu animal de estimação e melhorarão o processo de digestão.
  • É estritamente proibido alimentar Burmillas exclusivamente com peixes. O produto fervido não pode ser administrado mais do que uma vez por semana.
  • Quaisquer conservantes, doces são tóxicos para eles: ensopado, espadilha, espadilha com molho de tomate, vegetais enlatados, bem como chocolate, biscoitos e bolos não devem ser dados aos gatos. Mesmo uma pequena quantidade deles pode causar sérios problemas de saúde em animais de estimação.

Reprodução

Criar gatos desta raça não é uma tarefa fácil. O facto é que se trata de uma das raças mais raras e caras, cuja criação no nosso país começou há poucos anos. Portanto, se você deseja comprar um animal de estimação fofo, faz sentido entrar em contato com creches estrangeiras. Os preços das burmillas começam em 30 mil rublos. Se um gatinho for vendido sem pedigree e o comprador não tiver a intenção de participar de exposições e concursos, o custo pode ser menor.

O preço final depende também das características do próprio animal, nomeadamente do sexo - as fêmeas são sempre mais valorizadas do que os machos. O custo final também pode ser influenciado pelo tipo, clareza da cor, classe, disponibilidade de papelada e possíveis dificuldades com transporte. Como a raça ainda é pouco conhecida, o melhor é comprar um gatinho em gatis de confiança e com sólida reputação.

Proprietário atencioso e carinhoso de Burmillas, via de regra, os animais vivem muitos anos, dando a todos os membros da família seu amor, carinho, simpatia, por isso é tão importante proporcionar ao animal condições de vida confortáveis, boa alimentação, boa atitude, faça não se esqueça dos exames preventivos e das vacinas.

Para conhecer as características dessa raça de gatos, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa