Gato britânico

Como cuidar de um gatinho britânico e um gato adulto?

Como cuidar de um gatinho britânico e um gato adulto?
Contente
  1. Caráter e hábitos
  2. O que um gatinho precisa?
  3. Como e o que alimentar?
  4. Seleção e treinamento de banheiro
  5. Recursos de cuidados
  6. Jogos e paternidade

O gatinho britânico com seu rosto de olhos redondos, corpo forte e cabelo denso e felpudo é capaz de tocar qualquer pessoa. Esta alegre criatura encherá todas as casas de alegria e rapidamente se tornará a favorita de todos. Para um gatinho, e depois um gato adulto, ser saudável, brincalhão e ter uma aparência ótima, ele precisa fornecer os cuidados adequados.

Caráter e hábitos

Uma descrição do caráter dos britânicos, provavelmente, fará com que você se incline para a idéia de conseguir um cão de cauda quádrupla dessa raça. Os britânicos, como a maioria dos gatos, são animais independentes, suportando facilmente uma longa solidão e são capazes de se ocupar nesses intervalos. Portanto, o gatinho britânico é bastante adequado como amigo para uma pessoa ocupada que não passa muito tempo em casa. Entre as características positivas desses gatos estão as seguintes:

  • disposição calma;
  • contenção em relação às crianças;
  • dar-se bem com outros animais;
  • nobreza inata;
  • discrição;
  • independência;
  • alta inteligência;
  • sociabilidade e boa índole;
  • resistência ao estresse;
  • limpeza.

As dificuldades do caráter dos britânicos incluem alguma teimosia, que é difícil de superar durante a educação, e uma antipatia pelas exigências de uma pessoa. Como a maioria dos gatos, os britânicos são vingativos. E se o dono decidir, por exemplo, ensinar o fofo a se comportar bem com a ajuda de pressão física, será muito difícil recuperar a disposição do gato. Ao levar um gatinho para dentro de casa, você precisa estar preparado para o fato de que se trata de uma criatura brincalhona.

Os britânicos costumam se divertir jogando coisas das prateleiras altas.E eles também gostam de assumir uma posição "em algum lugar mais alto", mesmo que não estejam jogando neste momento, então eles "olham ao redor" de uma altura.

Os britânicos são inspetores vitalícios. Os proprietários muitas vezes têm que lidar com o fato de que seus animais de estimação sobem nas sacolas. Você pode trazer mantimentos da loja, se virar e, em um minuto, descobrir que já estão sendo examinados pelo "inspetor de cauda", que enfia um curioso focinho na sacola.

A peculiaridade desses gatos é que eles não escolhem um dono específico. Os britânicos sabem perceber a família inteira como um todo, sem destacar ninguém.

Essas bestas com cauda mostram boa vontade para com os convidados da casa. É difícil imaginar que tal gato comece a se erguer ao ver um estranho ou de qualquer outra forma para mostrar-lhe sua atitude de desaprovação. Se um gato de raça britânica permite que uma criança brinque com ele por muito tempo, os adultos não irão tolerar "maior atenção e afeição". Este não é um animal que você pode carregar indefinidamente nas mãos e acariciar "até ficar com o rosto azul". O excesso de atenção leva ao fato de que o animal começa a se esconder e bufar de desprazer.

O que um gatinho precisa?

Para fornecer ao pequeno bretão cuidados normais e "condições de vida", você precisa comprar os acessórios necessários, como:

  • maca de gato com um ou outro enchimento;
  • cama macia ou casa;
  • tigelas para comida e água;
  • coçar poste;
  • impermeável;
  • roupas para a rua;
  • carregando;
  • brinquedos.

Como e o que alimentar?

Para que um gatinho cresça alegre, brincalhão, saudável e se desenvolva corretamente, ele deve estar totalmente alimentado desde os primeiros dias. A dieta deve ser equilibrada. Existem duas opções para a alimentação em casa - usando comida normal ou comida de loja pronta. O feed finalizado tem as seguintes vantagens:

  • ao criá-lo, foram considerados todos os componentes necessários para saturar o corpo do gatinho;
  • você não precisa pensar em cozinhar pratos para gatos - coloque em uma tigela e pronto.

Para alimentação, use alimentos secos e úmidos. É melhor comprar produtos especiais da mesma marca, com foco na idade do animal de estimação. As informações sobre a quem se destina o alimento estão indicadas na embalagem. Ao alimentar alimentos sólidos, deve-se tomar cuidado para garantir que para que haja água limpa e fresca à disposição. Se você decidir alimentar o fofo com produtos naturais, terá que lidar com o preparo da comida para ele separadamente. A comida da mesa do mestre não é adequada.

Se o gatinho nasceu recentemente, é natural que ele se alimente de leite materno. Se for retirado do gato muito cedo, você precisará usar substituto do leite, que pode ser encontrado em farmácias veterinárias. A partir de um mês e meio, o bebê é transferido para o leite de cabra ou vaca, diluído em água fervida para reduzir o teor de gordura. Após os 30 dias de vida, além do leite, a carne magra na forma de carne picada passa a fazer parte da dieta alimentar. Purr é alimentado com queijo cottage com uma pequena porcentagem de gordura, mingau de leite de cereais.

    Fígado de vaca ou de frango pode ser administrado a cada 7 dias.

    A partir dos dois meses de idade, é oferecido ao animal de estimação comida enlatada para gatinhos, carne magra cozida e gema de ovo. Um mês depois, o amiguinho de quatro patas é apresentado à comida de peixe. Todos os ossos são removidos dos peixes marinhos antes do consumo. E também a partir de 3 meses são oferecidos vegetais cozidos ao gatinho.

    Se antes dessa idade ele se alimentava de 5 a 6 vezes ao dia, agora quatro refeições por dia são suficientes. Aos 5 meses, o gatinho está pronto para comer todos os alimentos que os gatos costumam comer. Não adicione temperos e sal aos pratos para gatos.

    Se a "criança fofinha" não ficar satisfeita com o que lhe foi oferecido, as sobras devem ser retiradas imediatamente da tigela e a própria louça, lavada.

    A partir do meio ano de idade, os gatos britânicos recebem comida de gato comum com um teor significativo de carne magra, tanto cozida quanto crua.Para dar ao seu animal de estimação carne crua e peixe, eles são primeiro congelados no congelador e escaldados com água fervente antes de comer para evitar a infestação de parasitas. Mingau e leite não são dados aos britânicos há seis meses. Esse alimento é mal digerido no corpo de um gato mais velho, o que causa dor abdominal e fezes irregulares.

    De ano para ano, a comida é fornecida dependendo das preferências de um determinado animal de estimação. E se o gato for castrado, você não pode dar-lhe peixe e alguns outros produtos. Nesse caso, é melhor consultar um especialista sobre os meandros da dieta, bem como sobre o cardápio dos gatos mais velhos. A partir dos oito anos, esses animais são considerados idosos. Sua dieta é diferente da dos "jovens". O habitante com cauda do apartamento não pode ser alimentado com peles de frango ou peru, patas.

    É aconselhável complementar a carne com arroz, trigo sarraceno ou cevada. Os produtos lácteos fermentados continuam a fazer parte da dieta alimentar. Você pode alimentar um animal de estimação adulto 2-3 vezes ao dia.

    Seleção e treinamento de banheiro

    Para evitar problemas com o banheiro, um gatinho deve ser ensinado a fazer suas pequenas e grandes coisas em um local especialmente designado desde muito jovem. O animal ficará sujo apenas se o ponto para o banheiro não for adequado. Para se aliviar com calma, um gatinho precisa de um lugar tranquilo, sem testemunhas. Antes de levar um novo habitante fofo para um apartamento, você precisa determinar imediatamente onde colocar essa bandeja. Se o gatinho não gostar da zona escolhida pelos donos, será quase impossível habituá-lo a uma nova, que se encontre na mesma casa.

    Ensinar um gatinho britânico a ir ao banheiro não é muito diferente de ensinar crianças humanas. Assim como uma criança fica sentada em um penico por hora, o penico com cauda também está. Após cada ida ao banheiro, a bandeja precisa ser lavada e o enchimento trocado. Se o gatinho escolheu um ponto inapropriado para seus assuntos de toalete, pessoas experientes aconselham tratá-lo com uma composição contendo cloro.

    O cheiro forte deve desencorajar o animal de "banheiro falso".

    Já a bandeja em si deve ser confortável para o animal. Muitos especialistas aconselham a escolha de um banheiro fechado... O "prédio" deve ter um pé-direito alto, visto que o gato maturado será bastante grande. É desejável a utilização de material de madeira como enchimento, uma vez que absorve rapidamente o líquido e não permite a propagação de odores desagradáveis.

    Recursos de cuidados

    Manter um gatinho britânico requer cuidados adequados. Desde tenra idade, você precisa estar atento para para manter o pelo, as orelhas e os olhos do gato saudáveis. Os olhos dos britânicos precisam ser limpos periodicamente. A descarga é especialmente comum em gatinhos. A sujeira pequena é removida com cotonetes ou guardanapos umedecidos em água. Existem loções especiais para o cuidado dos olhos dos gatos. Alguns deles são usados ​​se o lacrimejamento se tornar muito abundante. E também existem ferramentas para uso diário.

    Importante! Se você precisar limpar os olhos do seu gato, lave as mãos primeiro para evitar infecções.

    Os próprios britânicos cuidam bem de sua lã. Mas se, por exemplo, você precisar levar seu animal para uma exposição, pode dar banho nele. Para fazer isso, você precisa usar shampoos especiais para essa raça de gatos. Para dar banho em um gato, você precisa fazer o seguinte:

    1. encha a bacia em um terço com água morna;
    2. coloque um gato lá;
    3. segurando-o sob a garganta, ensaboe a lã (é impossível que a água entre nas orelhas);
    4. lave a espuma com um regador;
    5. Você não precisa lavar o "lugar causal" - o gato não vai tolerar isso;
    6. após terminar o banho, enrole o animal em uma toalha para que a umidade da lã seja absorvida por ele;
    7. depois de um tempo, penteie os pelos e seque com um secador de cabelo, sem aproximar o aparelho da pele.

    Deve-se ter em mente que em grande medida, a condição da pelagem depende se o gato tem vitaminas suficientes da comida... Para melhorar a aparência do seu animal de estimação, além da alimentação normal, você pode dar a ele suplementos especiais que são oferecidos nas lojas de animais. É melhor tomar formulações que sejam adequadas especificamente para os britânicos, levando em consideração a idade de um determinado animal de estimação.

    O processo natural é a muda desses animais. Para evitar problemas digestivos, o gato deverá receber uma pasta especial para remover os pelos do estômago. Além disso, o subpêlo precisa ser penteado várias vezes por semana. O gato é penteado na direção do crescimento dos pelos, com exceção do pescoço e focinho.

    Eles precisam ser penteados contra a corrente. Os britânicos, ao contrário de muitos outros gatos, aceitam essa massagem de maneira favorável.

    Duas vezes por mês, um britânico deveria corte as garras nas patas dianteiras. No verso, esse procedimento é feito mensalmente. O poste para arranhar também ajuda a manter as garras em ordem. Quando se trata de cuidar de seus ouvidos, você não precisa ser diligente em limpá-los. "Agendado" pode ser feito uma vez por mês ou se você notar que as orelhas estão sujas... O peróxido de hidrogênio é usado para purificação. Uma pequena quantidade de líquido é aplicada a um pedaço de algodão ou disco e esfregada sobre a concha da orelha. O peróxido não deve entrar nas profundezas do canal auditivo.

    Muitos proprietários britânicos consideram o aliciamento como parte do aliciamento, embora a outra metade dos amantes de tais animais considerem supérfluo. Os primeiros motivam a necessidade de cortar os gatos pelo fato de haver muita lã em casa e os próprios animais de estimação sofrerem com o calor, dado o seu subpêlo espesso. Estes últimos não estão prontos para estragar o que a natureza generosamente dotou os animais de estimação.

    Apoiadores do aliciamento devem estar cientes de que tal assunto deve merecer a confiança de um especialista que conheça em detalhes a anatomia felina. Se você mesmo cortar o cabelo, pode machucar o animal e trazer uma infecção perigosa para o seu corpo. Ao cortar, o uso da força é excluído para que o gato não receba trauma psicológico. O conforto da condição do animal é amplamente determinado pelo fato de ele gostar do dono.

    Se se trata de uma pessoa que ama sinceramente os felinos e sabe como lidar com eles, o britânico reagirá às suas ações sem medo ou agressão.

    Parte dos cuidados com um gatinho ou gato adulto é a vacinação sistemática. A vacinação é feita de acordo com o calendário. A primeira vacina contra panleucopenia, rinotraqueíte viral e calicivírus é administrada ao gatinho às 9-12 semanas, repetindo-a após 2 semanas. Aos 3 meses, é aconselhável vacinar o gatinho contra a raiva. E também os britânicos são vacinados contra as seguintes doenças:

    • clamídia;
    • microsporia;
    • tricofitose (versicolor);
    • peritonite infecciosa;
    • leucemia;
    • dermatose.

    Importante! As vacinas são administradas a animais saudáveis ​​em uma clínica veterinária. Esses procedimentos não devem ser realizados durante a mudança de dentes de leite para dentes permanentes, quando a imunidade dos gatos diminui.

    Jogos e paternidade

    Na maioria das vezes, os bebês britânicos são retirados do berçário aos 3 meses. Mas se o gatinho entrou em casa com 1 mês de idade, é preciso lembrar que o susto do bebê não pode ser evitado. Isso é bastante natural. É necessário calcular com antecedência os locais prováveis ​​onde o novo inquilino se esconderá de olhares indiscretos. Eles são bloqueados com antecedência para que, em casos extremos, você não precise mover móveis, organizar buscas e assim por diante.

    Se o gatinho se esconder, é melhor dar-lhe a oportunidade de sentar-se calmamente na "trincheira" movendo as tigelas com comida e água para mais perto. Até que a criança de quatro patas saia do abrigo, é desejável que alguém da família esteja em casa. Não determine prematuramente o lugar para a cama do gatinho. A roupa de cama deve ser colocada em um local que o animal goste. Se gostou de certo ponto do apartamento, é improvável que mude de local de descanso.

    Se houver crianças em casa, você terá que avisá-las com antecedência para que não apertem o gatinho, não tentem puxar o rabo e assim por diante. A voz do novo inquilino também não deve ser levantada. Um bebê distingue uma entonação afetuosa e também exigente. Você precisa dar tempo para se adaptar ao novo ambiente.Quando a primeira barreira psicológica for superada, o gatinho começará a explorar a casa. Sua segurança neste momento está acima de tudo.

    É preciso ter em mente que os hábitos adquiridos na infância acompanharão o gato ao longo de sua vida. Você precisa dar uma boa educação até 2 anos. O gatinho deve ficar imediatamente claro que não é o dono da casa, mas uma pessoa. E que é precisamente a pessoa que define os limites do que é permitido. Se o gato se comporta de maneira aproximada, digamos, usa um poste para arranhar, ele deve ser encorajado com uma guloseima. Se o animal de estimação agir contra as regras, deverá fazer a sugestão em entonações estritas.

    Se, durante os procedimentos de cuidado do gato, ele se soltar e se arranhar, você pode segurá-lo pela nuca, olhá-lo nos olhos e sibilar ameaçadoramente. Se ele não parou de lutar, não deve ser solto. Se você recuar, na próxima vez o gato começará a mostrar o caráter novamente.

    É melhor colocá-lo de volta no lugar imediatamente do que suportar arranhões e marcas de dentes.

    Os gatinhos britânicos são brincalhões. Eles gostam das seguintes coisas:

    • ratos mecânicos;
    • bolas pequenas;
    • esponjas de prato;
    • sacos vazios que farfalham ruidosamente.

    Um gatinho ou um gato adulto perseguirá de forma imprudente o ponto de luz do apontador laser, deslizando pelas paredes e pelo chão. Esse entretenimento trará muitos minutos de alegria tanto para o inquilino de quatro patas quanto para seus proprietários. Para pessoas com até mesmo um pouco de experiência em lidar com gatos, cuidar dos ingleses não é difícil.

    Se você encontrar uma linguagem comum com o "bebê de pelúcia" desde os primeiros dias, poderá comprar um animal de estimação para muitos anos, o que só lhe trará alegria.

    Como cuidar de um gatinho britânico, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa