Variedade de raças

Gato de pêlo curto brasileiro: descrição da raça e características do conteúdo

Gato de pêlo curto brasileiro: descrição da raça e características do conteúdo
Contente
  1. História da espécie
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Cuidado
  5. Alimentando
  6. Saúde
  7. Reprodução

A população felina brasileira é um daqueles raros casos em que a raça foi criada pela própria natureza sem a menor intervenção humana. Na aparência, são animais comuns com olhos muito bonitos e um caráter pacífico. Vamos considerar sua origem, aparência e caráter para entender o que é sua personalidade.

História da espécie

Durante muito tempo, os gatos viveram nas cidades brasileiras, não atraindo a atenção dos moradores da cidade ou dos felinologistas, pois sua aparência é das mais comuns: volume e peso médios, patas, cauda e orelhas moderadas, corpo normal. Os animais podem ter qualquer cor, não há restrições. Assim, os gatos brasileiros teriam caminhado por conta própria até hoje, se os criadores não prestassem atenção às características individuais persistentes de toda a população que os distinguem de outras raças felinas.

Curiosamente, as características foram desenvolvidas sem a participação humana no processo de seleção natural.

Na década de 80 do século passado, animais começaram a ser estudados, criados, escolhendo gatinhos com características dominantes na raça. Depois de um trabalho bastante sério, em 1985 os felinologistas brasileiros solicitaram o registro de uma nova raça de gatos. Naquele ano, os padrões para a linha brasileira de pêlo curto foram desenvolvidos.

O reconhecimento não veio imediatamente, apenas em 1994 a mundialmente famosa organização WCF introduziu os padrões desenvolvidos para a coleção.

Mas naquela época, a independência da raça foi negada. Gatos brasileiros foram combinados com gatos europeus, formando a raça Celtic Shorthair.A felinologia do país continuou a apontar para as características únicas da população de rua e, em 1999, o WCF propôs separar o Pêlo Curto brasileiro em uma espécie separada de gato.

Descrição

A aparência dos animais não é excelente, mas sim fofa.

  • O corpo é de comprimento médio com tórax largo e músculos bem desenvolvidos.
  • As pernas são fortes, de tamanho padrão, com almofadas arredondadas nas patas.
  • A cabeça é ligeiramente alongada, em forma de cunha. O focinho tem um contorno agradável.
  • Orelhas padrão, largas, triangulares, arredondadas nas extremidades.
  • Lindos olhos amendoados com um olhar inteligente e penetrante que pode ser de qualquer cor.
  • Lã sem subpêlo, curta, bem ajustada ao corpo, sedosa ao toque. A variedade de cores não é limitada.
  • A cauda é larga na base e afilada na ponta.
  • Pescoço forte e forte de comprimento normal.

Pelos padrões, o peso permitido é de até 4 kg, o gato parece visivelmente maior do que o gato.

Personagem

Até o final do século passado, quando os gatos brasileiros eram considerados uma raça, eram considerados animais comuns de quintal. A longa vida nas ruas deixou uma marca em seu caráter. Os gatos são amantes da liberdade. Apesar da boa natureza, eles podem se defender. Eles são caçadores consumados e caçadores de seus gatinhos.

Gatos de pêlo curto brasileiro são animais sociais... Eles se sentem bem consigo mesmos em uma família humana numerosa e barulhenta, embora não isolem ninguém, mas amam a todos, desde a juventude. Para eles, a atenção é um aspecto importante da vida familiar. Um gato esquecido por todos os membros da família pode parecer agressivo e irritado, mas o comportamento é facilmente corrigido com atenção e cuidado.

A raça é dotada de boa inteligência, fácil de treinar. Os gatinhos e os jovens são ativos, brincalhões e preferem longas caminhadas ao ar livre. São animais de estimação descontraídos, afetuosos e leais, bons companheiros de brincadeiras para crianças. Com um atendimento responsável, podem viver até 20 anos, deliciando seus donos com o positivo.

Cuidado

O animal requer cuidados mínimos, como:

  • despretensioso na comida;
  • Ele tem cabelo curto;
  • tem um caráter pacífico.

Os gatos de raça pura são muito limpos, não é necessário dar banho neles. Mas, devido às frequentes lambidas na pele, a lã pode se acumular no estômago. Nesses casos, o gato recebe uma pasta especial, grama ou comida para ajudar a se livrar do acúmulo.

Recomenda-se pentear o pêlo com uma escova especial 2 a 3 vezes ao mês.

Para fins de higiene e prevenção de doenças, os olhos, orelhas e pontas das patas do animal devem ser examinados periodicamente. Às vezes, eles são enxugados ou limpos com cotonetes embebidos em uma decocção de ervas. Você pode escovar os dentes do seu gato uma ou duas vezes por semana. Todos os acessórios para isso são adquiridos na loja de animais. Uma vez por trimestre, eles administram medicamentos para helmintos. O gato deve ter um poste para arranhar e alguns brinquedos para satisfazer a atividade do animal em movimento.

Alimentando

Os representantes desta raça são exigentes quanto à dieta, comem tudo o que lhes é dado. Mas não se deve, aproveitando o bom apetite da gata, oferecer-lhe tudo indiscriminadamente: tal dieta pode prejudicar até a boa saúde. Para os animais, foram desenvolvidos alimentos especiais, enriquecidos com vitaminas e minerais. Eles são projetados para diferentes categorias de idade. Na escolha da ração, são levadas em consideração as características do estado de conservação dos animais:

  • castração;
  • gravidez;
  • o período de alimentação dos gatinhos.

Além da ração industrial, produtos naturais devem estar presentes na dieta: carnes, aves, peixes. O estômago do gato não tolera alimentos gordurosos e alguns vegetais.

O frescor e a qualidade da água, bem como a limpeza das áreas de alimentação, devem ser monitorados diariamente.

Saúde

Antigos animais de rua conquistaram excelente imunidade ao longo dos anos. Mas mesmo eles às vezes sofrem de doenças de pele e do sistema digestivo. Na maioria das vezes, os problemas estão associados à má nutrição.

Se notar sintomas alarmantes ou comportamento anormal em seu animal, é melhor não atrasar a visita ao veterinário.

Observa-se que representantes da raça brasileira de pêlo curto facilmente adquirem helmintos, podem se infectar com 82 tipos de vermes e 32 deles podem ser transmitidos ao homem. Portanto, para sua dieta, o peixe e a carne são pré-cozidos. A cada 3 meses eles dão comprimidos para vermes, mesmo que o animal não esteja na rua.

Uma boa imunidade é, claro, importante, mas a prevenção de doenças ainda não foi cancelada. Isso significa que a vacinação deve ser feita, principalmente se o animal estiver andando fora de casa. As vacinas foram desenvolvidas para gatos contra 7 doenças causadas por patógenos (vírus e bactérias):

  • clamídia;
  • calcivirose;
  • raiva;
  • micose;
  • rinotraqueíte;
  • peritonite infecciosa;
  • panleucopenia.

Estão sendo desenvolvidas vacinas complexas e, via de regra, o gato é vacinado com preparações multicomponentes uma vez por ano com o auxílio de 2 injeções.

Reprodução

Ao contrário dos animais de rua, nos gatos brasileiros, além da temporada de acasalamento da primavera, há um aumento da atividade sexual também no verão. O calor dura cerca de uma semana. Os gatinhos podem aparecer várias vezes ao ano. Durante o estro, um animal pacífico e gentil pode ficar irritado e até morder ou arranhar. Uma vez que os gatos durante este período são caracterizados por um comportamento barulhento, muitos preferem criar gatos. Mas eles têm características próprias, provocadas pelos instintos: os gatos durante a atividade sexual marcam o território com um odor pungente desagradável.

Portanto, se não está previsto dar continuidade à população, é melhor castrar o animal.

O período reprodutivo nas mulheres começa com a idade de 1 ano, em alguns indivíduos - a partir dos 8 meses. A gravidez dura 62-68 dias. Antes do parto, os donos devem preparar o local: por exemplo, uma caixa com roupas de cama. Os gatinhos nascem em intervalos de cerca de 30 minutos a uma hora. O gato mastiga o cordão umbilical e lambe os filhotes. No Shorthair brasileiro, o parto costuma transcorrer sem complicações, a própria gata consegue cuidar de si mesma e dos bebês.

Os gatinhos recém-nascidos são cegos e surdos, eles começam a ver em 15–20 vinte dias e a ouvir - um pouco antes. Os bebês podem ser alimentados com 3 semanas de idade. Além dos cereais com leite, é permitido gradualmente introduzir na dieta carne e vegetais cozidos e picados finamente.

Dentes totalmente formados permitem que os gatinhos comam mais alimentos sólidos por volta de 1,5 mês

Um animal com belos olhos inteligentes e um caráter bem humorado pode se tornar um excelente animal de estimação, mas, infelizmente, um gato de pêlo curto de raça pura só pode ser encontrado no Brasil, criadores domésticos não o criam. Aqueles que desejam adquirir um gatinho desta raça podem contactar os clubes, onde irão orientar sobre como organizar a entrega de um animal de estimação do estrangeiro.

Para uma descrição detalhada do gato de pelo curto brasileiro, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa