Gato birmanês

Descrição da raça e caráter dos gatos birmaneses

Descrição da raça e caráter dos gatos birmaneses
Contente
  1. História
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Prós e contras da raça

Os gatos birmaneses são animais de estimação muito bonitos. Eles se distinguem por um caráter amigável, uma disposição gentil e uma voz calma e gentil. Esse tipo de animal não causa problemas aos seus donos.

História

As raízes dos gatos birmaneses modernos remontam às antigas lendas da Birmânia, onde esses animais fofinhos viviam em templos - naquela época os monges os consideravam sagrados, razão pela qual, com o tempo, a raça passou a ser chamada de "Birmânia sagrada". Segundo a lenda, há muitos séculos esses gatos eram completamente brancos, mas assim que aconteceu um desastre - ladrões atacaram o templo, o abade morreu, defendendo bravamente a estátua de sua deusa.

Naquele momento, um milagre aconteceu - o gato mais velho, apelidado de Sinh, saltou sobre a cabeça do seu falecido dono, e imediatamente seu pêlo se iluminou com um brilho intenso, como se tivesse brilhado. Criminosos assustados se espalharam e os monges, junto com outros gatos, conseguiram expulsá-los do templo. O gato fiel não deixou o corpo sem vida de seu dono por vários dias, e então ele morreu aos pés da estátua de sua deusa.

Todos os outros animais que viviam no templo receberam olhos azul-celeste e uma delicada cor dourada como recompensa dos poderes superiores - assim como a estátua feita de safiras e ouro. No início do século passado, os gatos birmaneses foram trazidos para a Europa.

Em 1919, o mundialmente famoso milionário Vanderbilt trouxe esses animais para a França - em sua terra natal ele comprou dois gatinhos por muito dinheiro, mas apenas uma fêmea de estimação poderia chegar ao novo lar. Este gato mais tarde deu à luz os dois primeiros birmaneses, após os quais os cientistas começaram um trabalho ativo na reprodução desses animais incomuns. No entanto, as guerras mundiais quase destruíram seu trabalho - naqueles anos, os sagrados birmaneses foram praticamente destruídos. Para evitar o desaparecimento da espécie da face da terra, os gatos passaram a ser cruzados com persas e siameses.

Em meados do século XX, a raça foi reconhecida pela ciência oficial, e nos anos 80 sua primeira exposição foi realizada na Itália - foi então que esses bichanos receberam reconhecimento mundial.

Hoje os aristocratas birmaneses desfrutam de grande popularidade e grande amor pelos criadores de vários países.

Descrição

Os gatos birmaneses não podem ser chamados de grandes, no entanto, eles têm um corpo musculoso bastante forte, os machos são muito maiores que as fêmeas. O corpo é ligeiramente alongado, as patas são pequenas e arredondadas, a cauda é geralmente de tamanho médio, bastante fofa. A cabeça é redonda, as orelhas são pequenas, direitas, ligeiramente arredondadas no topo. Os olhos são de um azul brilhante. Quando os pequenos birmaneses nascem, seus olhos são muito mais claros, mas, à medida que crescem, adquirem uma rica tonalidade água-marinha.

Uma característica dos birmaneses é sua pelagem luxuosa - macia, agradável ao toque, não sujeita a esteiras e quase sem subpêlo. No peito do animal existe uma coleira bastante desgrenhada e o pêlo do abdómen é ligeiramente enrolado. As cores mais comuns dos gatos birmaneses são:

  • o ponto azul é um cinza profundo com notas azuis discretas;
  • ponto de selo - marrom;
  • chocolate escuro;
  • bege.

Na barriga, a pelagem costuma ser um pouco mais clara, e o detalhe principal são as "meias" simetricamente localizadas em todas as pernas, nas costas formam algo como "esporas". Deve-se ter em mente que os birmaneses nascem totalmente brancos e só depois de muitos meses adquirem a cor característica.

Os possíveis defeitos de raça incluem:

  • cor dos olhos que não atende aos padrões aceitos;
  • a presença de uma tonalidade prateada em um ou ambos os olhos;
  • estrabismo;
  • manchas e listras brancas no abdômen;
  • estrutura da cauda e formato da cabeça fora do padrão.

Animais que não possuem "esporas" e "meias" nas patas também não podem participar das exposições, manchas multicoloridas nas patas e o excesso do nível da junta do jarrete pelas "esporas" são considerados casamento .

Personagem

A Sagrada Birmânia é uma raça muito antiga e hoje esses gatos continuam sendo um dos animais de estimação mais populares em todo o mundo. O animal nunca para de surpreender seus criadores, que a cada dia descobrem novos e novos traços de caráter para si próprios. Tendo interrompido sua escolha de gatos birmaneses uma vez, você nunca duvidará de sua correção.

A Birmânia é caracterizada pela ternura e aristocracia, tem boas maneiras, um caráter calmo e equilibrado. Nela, comunicação e sociabilidade excepcionais andam de mãos dadas com uma mente perspicaz. Se forem esperados convidados na casa, então o animal fará o contato de boa vontade, absolutamente sem medo de estranhos.

Esses animais de estimação irão deliciar especialmente aqueles que gostam de levar animais de estimação nos braços ou mantê-los de joelhos - eles não esperam qualquer resistência.

Gatos e gatos da raça sagrada se dão bem com pessoas e outros animais de estimação, sejam eles cães ou gatos de outras espécies, eles têm uma relação pacífica e um tanto respeitosa. No entanto, isso não se aplica a pequenos roedores e pássaros, O gato birmanês é um excelente caçador, por isso é melhor manter as gaiolas com hamsters, papagaios e canários bem fechadas.

Ao mesmo tempo, a Birmânia pode ter ciúmes de seu dono em relação a outros habitantes da casa. Se você tem vários animais de estimação, não se esqueça de prestar atenção especial ao seu birmanês - pegue-o, acaricie-o com frequência, fale com uma voz afetuosa e brinque.

Um gato birmanês pode ser criado com segurança em famílias com crianças pequenas - o animal encontra rapidamente o contacto com os bebés, comunica-se com eles com grande prazer e deixa-se “apertar”.

Ao mesmo tempo, é um animal surpreendentemente curioso que literalmente "enfia o nariz onde pode e onde não está".Contudo, o gato é persistente literalmente ao ponto da obsessão, portanto, ela sempre consegue de seus mestres o que ela precisa.

O animal absolutamente não tolera familiaridade em relação a si mesmo. A sagrada Birmânia é uma criatura totalmente autossuficiente com uma energia poderosa, mas ela sofre de solidão e tratamento desdenhoso de forma bastante dolorosa, começa a doer, murchar e pode até morrer.

Na verdade, há apenas uma "mosca na sopa" neste "barril de mel" - birmaneses não castrados e não esterilizados podem ter problemas bastante sérios de caráter - os machos começam a marcar todo o território a qualquer oportunidade, e as fêmeas gritam à noite durante estro.

Prós e contras da raça

Como qualquer outra criatura viva, os sagrados birmaneses têm suas próprias vantagens e desvantagens. Se falamos sobre as vantagens dos gatos e gatinhos da raça birmanesa, então devemos mencionar:

  • amizade excepcional - esses animais se dão bem com crianças e adultos;
  • delicadeza - os gatos sempre entendem se o dono está ocupado, e não o incomodam com sua atenção;
  • Os animais de estimação se diferenciam pela boa imunidade e boa saúde, portanto não requerem acompanhamento constante do veterinário.

As desvantagens incluem os seguintes recursos:

  • cabelos compridos, que precisam ser penteados todos os dias e recolhidos no tapete, móveis estofados e roupas próprias, se o gato estava deitado sobre ele;
  • ao comprar um gatinho pequeno, é impossível prever com antecedência que cor a pelagem terá no futuro - a cor geralmente começa a mudar depois de seis meses, e finalmente se forma somente aos 12 meses;
  • muitas vezes "meias e luvas" falham, portanto, os especialistas podem reconhecer qualquer gato de elite como defeituoso e não serão autorizados a participar em exposições e competições;
  • os animais são extremamente termofílicos, não estão adaptados à vida na rua e só podem ser mantidos em um apartamento sem andar por conta própria.

Para gatos birmaneses, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa