Alimentos para gatos sem grãos
Muitos veterinários recomendam que os donos de gatos troquem seus animais de estimação por alimentos sem grãos. As edições especiais são desenvolvidas pelos principais fabricantes de alimentos para animais de estimação, levando em consideração a idade, a raça e as necessidades dos animais de estimação peludos. Acredita-se que a ausência de grãos na composição dos componentes aproxima a dieta da natural, com a escolha certa, ajuda a evitar alergias e obesidade.
Qual é a diferença entre alimentação sem grãos e alimentação normal?
Ao desenvolver um “cardápio” diário para gatos, é importante levar em consideração as necessidades do animal. Para o pleno funcionamento dos órgãos internos, é necessária uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. Porém, cada vez com mais frequência, animais de estimação com sobrepeso e problemas com o cabelo e o sistema urinário acabam em clínicas veterinárias. Na maioria dos casos, é a alimentação inadequada que causa doenças tão graves.
A maioria dos alimentos contém fibra dietética à base de milho, trigo, soja, arroz, que atuam como substâncias de lastro e contribuem para a saciedade do animal. Mas eles contêm uma quantidade mínima de vitaminas e uma grande porcentagem de carboidratos que fazem com que você ganhe peso excessivo. Na alimentação sem grãos, eles são substituídos por componentes úteis:
- batata doce;
- batatas;
- leguminosas;
- com polpa de beterraba sacarina.
As séries mais caras contêm partículas de cenouras, abóboras, tomates e até cranberries. Isso fornece ao corpo do gato vitaminas A, E, grupo B, antioxidantes e fitoncidas.
A adição de componentes de grãos ajuda os produtores a reduzir significativamente o custo do produto, mas tal nutrição afeta negativamente a saúde do animal de estimação.
Vantagens
A ração para gatos sem grãos tem vários benefícios, que ajudam a melhorar o bem-estar e a aparência do animal de estimação.
- Não contêm glúten, portanto não provocam reação alérgica. Os benefícios da alimentação sem glúten são a normalização da digestão, a melhora da motilidade intestinal. Gatos domésticos costumam sofrer de constipação devido à baixa mobilidade, portanto, a adição de fibras saudáveis reduz o risco de desconforto e a frequência de regurgitação.
- Ele pode atuar como um alimento medicinal para a obesidade. O aumento do teor de proteínas e um mínimo de carboidratos dão energia, evitando que o animal ganhe peso enquanto mantém o tamanho da porção. Na ração premium com carne bovina ou frango, a porcentagem do componente de proteína aumenta para 75-80%.
- Os veterinários observam que a placa bacteriana se acumula nos dentes dos animais de estimação com menos frequência, o tártaro não permanece.
Alimentos para gatos sem adição de grãos podem ser considerados medicinais em algumas situações. Esse alimento reduz o risco de urolitíase, dá energia. A presença de nutrientes torna a pelagem mais lisa e brilhante e normaliza o equilíbrio da pele.
Tipos e classes de feed
Existem dois tipos de comida para gatos disponíveis no mercado.
- Molhado. É composto por 70% de líquido, contém caldo ou água. É adequado para alimentar gatinhos, animais debilitados e velhos. A sua estrutura suave e receita equilibrada fazem deles a base para uma dieta diária.
- Seco. O alimento granulado tem uma forma conveniente, não se deteriora durante o armazenamento a longo prazo. Os pedaços duros limpam os dentes quando comidos e mordidos.
A maioria dos proprietários prefere comida seca. Eles podem ser deixados em uma tigela por um longo tempo sem medo de envenenamento. Mas o que importa é a qualidade e a porcentagem de componentes úteis, proteínas, compostos minerais e fibras de lastro. Portanto, eles são divididos em classes.
- Economia Difere em um teor de proteína reduzido no nível de 15-20%. Isso não é suficiente para o desenvolvimento completo do gato, e a alimentação prolongada freqüentemente leva ao desenvolvimento de doenças renais e pancreáticas.
- Classe Premium. Os alimentos representam o "meio-termo", aliando uma composição de alta qualidade a um preço acessível. A receita contém fibras naturais de carne de frango e proteína de peixe (até 30–35%).
- Classe super premium. Não contém substâncias nocivas, sais ou conservantes, não diluídos com fragrâncias. São os melhores alimentos para animais de qualquer idade, proporcionando excelente estado de pele e pelagem.
Alguns fabricantes oferecem feeds especiais da classe holística.
Eles diferem na composição quase natural, não contêm compostos químicos e sintéticos que podem provocar indigestão ou alergia em um gato. A base é carne de boa qualidade e apenas 10-15% do volume é destinado aos componentes vegetais.
Melhor comida para gatos sem grãos
Ao escolher uma marca, é melhor esquecer a publicidade e estudar cuidadosamente as avaliações de proprietários de gatos experientes. Antes de comprar, você pode analisar a composição da embalagem, consultar um veterinário: alguns fabricantes oferecem ração especial para um gatinho, com urolitíase, para melhorar a qualidade da lã.
Há uma certa classificação de ração sem grãos, que inclui marcas diferentes.
- Equilíbrio natural... Difere em conteúdo natural e em grande quantidade de vitaminas. Recomendado para gatos com problemas de saúde e alergia ao glúten ou outras substâncias.
- Ensopado de Halo Spot. É uma linha especial de marca que se desenvolve a partir de matérias-primas de qualidade. Difere no conteúdo de aminoácidos essenciais e vitaminas. Recomendado para animais jovens ativos.
- Blue Buffalo. A empresa produz rações secas e úmidas exclusivas saturadas com extratos de alfafa, linhaça e cevada. Alguns produtos contêm salsa, mirtilo e algas marinhas.
- Orijen. O fabricante é especializado na produção de rações sem grãos.Distinguem-se pelo alto custo devido à adição de fibras de frutas, diversas ervas e ausência de subprodutos.
- Abundância da vida. O preparo é baseado na tecnologia única de cozimento da composição da carne. Com esse método, todos os nutrientes, minerais e vitaminas são preservados. Peixes da família do bagre e frango são usados como proteína.
A lista pode ser complementada pelas marcas Wellness Core, Farmina, Leonardo Grain-Free, PP Hills. Alimentos sem grãos raramente são encontrados nas lojas, mas são oferecidos por meio de representantes autorizados. O preço corresponde à qualidade, por isso a procura por esta série é baixa. Mas cada vez mais proprietários estão tentando não economizar na saúde de seus animais de estimação, escolhendo novas marcas.
Efeito colateral da alimentação sem grãos
Quando um gato é transferido para uma nova dieta, o animal pode se recusar a comer: os alimentos premium geralmente não contêm intensificadores de sabor e aromas, portanto, não são tão atraentes para animais de estimação de barbatanas. As boas séries sem glúten são composicionalmente adaptadas à dieta do gato selvagem.
Os veterinários recomendam mudar para alimentos sem grãos nas seguintes situações:
- perda de cabelo, perda de brilho ou maciez;
- caspa;
- lacrimejamento aumentado, espirros;
- falta de massa.
Deve ser entendido que com um estilo de vida sedentário e um caráter calmo do gato, o uso de alimentos sem grãos pode ser prejudicial à saúde... Com o excesso de proteína, ele começa a ganhar peso ativamente. Não é recomendado para animais de estimação com doenças dos rins, aparelho geniturinário. Isso ameaça a formação de pedras, bloqueio dos dutos. É por isso transferência para um novo tipo de alimento é melhor combinar com o veterinário, para realizar uma série preliminar de testes para o nível de sais na urina.
Para obter uma visão geral da comida para gatos sem grãos secos, veja abaixo.