Gatinhos sem-abrigo: é possível levá-los para o apartamento e como domesticá-los?
Nem todos os gatos tiveram a sorte de nascer em um lar quente e aconchegante. Alguns bigodudos tiveram menos sorte e, por um motivo ou outro, acabaram na rua. Isso acontece o tempo todo com animais de diferentes idades. Existem muitas razões para isso - desde a desumanidade humana até acidentes desagradáveis.
Hoje vamos conversar sobre se é possível levar gatinhos sem-teto para casa, e também sobre como você pode ajudá-los.
Peculiaridades
Gatos de quintal são muito comuns nas ruas. Inicialmente, tais indivíduos não foram submetidos a trabalhos de criação. Se as pessoas interferiam no processo de reprodução animal, elas optavam, via de regra, por animais úteis, porque os gatos há muito são usados como caçadores de camundongos. Um pouco mais tarde, pessoas nobres começaram a valorizar as qualidades estéticas dos gatos.
A principal característica dos gatos de quintal é que eles têm um genótipo fora do padrão. Muitas vezes, eles podem ser um exemplo de uma combinação de muitas raças diferentes. É por isso que os indivíduos sem raça definida podem ter muitas cores diferentes. Além disso, os gatos variam em tamanho, comprimento, qualidade da pelagem e outras características básicas. A natureza dos indivíduos não consanguíneos também varia - algumas focas demonstram uma disposição mansa e absoluta liberdade para o conflito, enquanto outras freqüentemente mostram qualidades de luta e são muito agressivas.
É difícil dizer exatamente por que os gatos de raça pura são melhores do que os consanguíneos, uma vez que os animais de quintal crescem menos exigentes e podem ter uma aparência espetacular.
Um gato de rua comum não é necessariamente um lutador durão que não gosta de se sentar nas alças. Na verdade, muitos gatos de quintal são grandes amantes de carinho e amam muito seus donos. O principal é criar e "educar" adequadamente o agressor e ganhar sua confiança. Freqüentemente, indivíduos exangues apanhados na rua são ótimos animais de estimação.
Deve-se ter em mente que gatos de quintal e gatos exangues sempre terão uma capa de lã. Não são carecas, como, por exemplo, representantes da raça Sphynx. Indivíduos exangues freqüentemente se encontram nas ruas. Se na estação quente eles podem se adaptar facilmente a tais condições, nem todos os animais sobrevivem no inverno. Os gatos acabam nas ruas por vários motivos. Muitas vezes, esses problemas ocorrem quando uma pessoa está entediada com um animal de estimação ou a irrita por algum motivo (por exemplo, estraga a mobília).
Freqüentemente, mulheres não esterilizadas se encontram na rua, que posteriormente dão à luz o mesmo filho sem-teto.
É muito difícil para um gatinho sobreviver na rua sem intervenção humana - não haverá aquelas condições normais em que ele pode crescer saudável e ativo. Mesmo se ele for um vira-lata e absolutamente despretensioso de cuidar, a rua ainda representará um sério perigo para ele.
Personagem
Pode-se falar indefinidamente sobre o caráter e a disposição do bigode sem-teto e exangue. Esses animais são muito diferentes.
Existem animais de estimação muito amigáveis e sociáveis, bem como animais de estimação arrogantes que não precisam da companhia humana.
Na maioria dos casos, os bigodes sem raça definida se comportam de maneira simples e despretensiosa. Eles raramente se comportam de forma agressiva, especialmente sem motivo.
Prós e contras dos animais
Gatinhos que não pertencem a nenhuma raça conhecida são muito comuns. Freqüentemente, as verdadeiras belezas luxuosas surgem deles. Um bom resultado para esses animais pode ser esperado se uma pessoa gentil aparecer em sua vida. Vale a pena considerar em detalhes quais são os principais prós e contras dos gatos vira-latas que não têm um teto sobre suas cabeças. Primeiro, vamos analisar as qualidades positivas de gatinhos de quintal não consanguíneos.
- A principal vantagem desses gatos é seu forte sistema imunológico. Esses animais vivem mais que os puros, pois, por estarem em condições naturais, tornaram-se praticamente imunes às doenças infecciosas mais comuns. Esses gatinhos e gatos adultos têm uma imunidade muito forte. Além disso, a atividade de reprodução certamente suprime as funções protetoras do organismo, problemas que não surgem com indivíduos exangues.
- Um gato de quintal pode facilmente encontrar um lindo "noivo" de puro-sangue (ou melhor, o dono poderá escolher qualquer gato que quiser para seu animal de estimação). Nesse caso, a prole também será uma surpresa para o dono - é impossível adivinhar o que serão os gatinhos.
- A vantagem indiscutível dos gatos e gatos de quintal é seu caráter. Como regra, esses animais se comportam com calma, são amigáveis e perspicazes. Eles não se importam. Um animal estúpido não sobreviverá na rua, por isso os pátios de bigode distinguem-se pela boa inteligência. Além disso, muitos gatinhos exangues são gratos à pessoa que os protegeu, apegam-se a ele e tentam demonstrar seu amor com mais frequência.
- Gatos exangues têm um instinto de caçador bem desenvolvido. Graças a isso, eles podem facilmente pegar camundongos e até ratos. Muitos proprietários de chalés de verão e casas particulares procuram essas qualidades nos gatos.
- Gatos exangues se distinguem por sua onívora e independência. Eles saem facilmente para caminhadas quando precisam, e com o mesmo sucesso voltam para casa, tendo caminhado muito. Em nutrição, o bigode de quintal é absolutamente pouco exigente.
- Apesar de tais bichanos não pertencerem a nenhuma raça, ainda são organizadas exposições especiais para eles., onde são avaliados os dados do exterior dos animais e o seu nível de aliciamento. Esta é uma grande oportunidade para o dono demonstrar seu animal de estimação em toda a sua glória.
- Agilidade e raciocínio rápido de gatos de quintal - essas são suas vantagens sérias sobre os indivíduos com pedigree.
- Outra vantagem importante dos gatos sem raça definida é o custo. Para ser um amigo tão leal e inteligente, você não precisa gastar grandes somas. Basta pegar um gatinho na rua - é um negócio nobre.
Como você pode ver, os animais exangues apanhados na rua têm muitas qualidades positivas. No entanto, eles também têm seus pontos fracos. Vamos conhecê-los.
- Esses animais são altamente sensíveis. Eles podem reagir de forma muito dolorosa até mesmo às menores mudanças que ocorrem na casa. Vizinhos excessivamente barulhentos ou reformas podem ser um motivo de preocupação.
- Não será possível construir um negócio com esses animais de estimação. Muitas pessoas têm gatos apenas para ganhar mais dinheiro. Se um animal não pertence a uma determinada raça, sua prole não valerá nada.
A solidão é difícil para gatos de quintal. Eles se sentem mal sem um dono, por isso não devem ser deixados em casa sozinhos por muito tempo. Um gato triste e melancólico pode perder o pelo e o apetite. Na maioria das vezes, os animais de apartamento que não saem para a rua enfrentam problemas semelhantes.
Como ajudar gatinhos?
Gatinhos sem teto não são incomuns. A vida desses pequenos animais está em sério perigo, especialmente se o inverno for rigoroso. Se um gatinho puder viver em uma cidade, talvez, será condenado nas dachas. Se você conheceu um gatinho domesticado, mas claramente perdido, a melhor coisa que você pode fazer por ele é encontrar os donos. Talvez eles também estejam procurando seu animal de estimação há muito tempo e fiquem muito felizes se você devolvê-lo. Existem várias maneiras de fazer isso - desde publicidade ou propaganda boca a boca até folhetos colados em postes.
Se você pegou um animal de raça pura na rua, pode entrar em contato com clubes especiais de amantes de animais em sua cidade. Talvez haja alguma informação sobre os gatos perdidos, e eles o ajudarão a encontrar o dono. Se você não conseguiu encontrá-lo, precisará decidir o que fazer a seguir.
Pensa se tem oportunidade de deixar o animal em casa? Do contrário, você deve pedir ajuda a todos os seus amigos e familiares. Você pode pedir ajuda na clínica veterinária. Anuncie em todos os fóruns e sites possíveis.
É aconselhável visitar uma clínica veterinária com um animal de estimação selecionado, especialmente se o animal apresentar problemas de saúde óbvios. Não é uma má decisão entrar em contato com voluntários em sua cidade ou ir a um abrigo de animais.
Se possível, pague por serviços voluntários para a superexposição do gato. Este é um passo mais deliberado e gentil de sua parte do que dar o animal a qualquer pessoa o mais rápido possível, a fim de se livrar dele o mais rápido possível.
Devo levar para casa?
Transfira o gatinho selecionado para boas mãos ou guarde-o para você - você decide. Se houver uma oportunidade de levar o bebê para você, primeiro você precisa visitar o veterinário com ele. Prepare dinheiro para internação e medicamentos. Além disso, você precisa ter cuidado nos seguintes casos:
- há manchas calvas, úlceras, feridas e insetos correndo na pelagem;
- se houver secreção pelo nariz e olhos;
- se você notar marcas sujas sob a cauda.
Esses problemas indicarão a presença de uma condição médica específica.
Se você tiver outros animais em casa, então eles definitivamente precisarão ser isolados de uma nova casa que ainda não foi tratada para que ninguém fique doente. Você também precisa estocar esses medicamentos:
- drogas anti-helmínticas;
- shampoo especial e remédio contra pulgas.
Compre tudo o que você precisa para o seu bebê - uma bandeja e uma tigela, uma escova para pentear os pelos. É necessário decidir imediatamente se você está pronto para assumir todas as operações listadas. Se você não tiver nenhuma oportunidade de manter o gatinho com você ou se certas circunstâncias impedirem isso, então é melhor anexar o bebê a outra família, mas em nenhum caso você deve jogá-lo. Se você está pronto para lidar com um novo amigo, você deve mantê-lo para você. O animal certamente ficará imensamente grato a você.
Como treinar um gato para um apartamento?
Muitas pessoas que pegaram gatinhos abandonados na rua estão interessadas em uma questão muito importante: como acostumar adequadamente um novo amigo às condições de vida? Na verdade, não há nada complicado aqui. O principal é levar em consideração alguns pontos importantes.
- Em primeiro lugar, em uma nova casa, você não deve assustar o bebê e incutir nele uma sensação de medo. No início, tente não fazer muito barulho ou gritar. Não bata no gatinho por transgressão. Até as punições devem ser leves, caso contrário o animal ficará sob forte estresse.
- Se o bebê está escondido em algum lugar e não quer sair, não há necessidade de puxá-lo para fora do abrigo. Dê a ele tempo para se adaptar. Logo ele vai parar de se esconder.
- Não preste muita atenção aos seus animais de estimação. Deixe o gatinho tomar a iniciativa.
- Não agarre o bebê, não o pegue, até que ele esteja totalmente pronto para isso. Dê ao gatinho tempo para se adaptar.
- No início, tente não reunir empresas muito grandes e barulhentas em casa. Em tal ambiente, um gatinho selecionado passará por forte estresse, será difícil domesticá-lo.
- Escolha um local gratuito e acessível para colocar um bebedouro e um comedouro para o seu gatinho. Alimente seu bebê em porções e de hora em hora. Isso deixará o animal mais confortável.
- Não se esqueça de colocar na bandeja sanitária. Não deve ter lados muito altos, caso contrário será inconveniente para o gatinho usá-lo. Ensine seu bebê a fazer isso. Coloque-o na bandeja imediatamente após comer, acompanhe a reação.
- Se o seu bebê urinar no lugar errado, não se apresse para repreendê-lo. Pegue um guardanapo, mergulhe-o em uma poça e coloque-o na bandeja. Em seguida, coloque o gatinho lá. Devido aos cheiros, ele saberá onde ir ao banheiro. A operação pode ter que ser repetida.
- Coloque um poste para coçar em casa para que seu bebê possa afiar as garras nele. Mostre esta coisa ao animal.
- Procure não deixar o gatinho sozinho por muito tempo. É muito difícil para animais selecionados ficarem sozinhos com eles próprios.
- Se o enjeitado vier até você, acaricie-o suavemente. No começo não precisa apertar muito o bebê. Deixe que seja ligeiramente "inferior" no início.
- Algum tempo após a adaptação, você precisa começar a brincar com o gatinho. Mas os jogos não devem assustá-lo. Você não deve perseguir o gatinho ou dar-lhe brinquedos barulhentos. Essas coisas vão causar estresse desnecessário no animal.
Se você seguir todas essas condições, o animal vai se acostumar rapidamente com o apartamento e vai confiar em você. O principal é não ser um dono muito intrusivo e duro para um pequeno gatinho exangue. Seja tolerante.
Mais informações sobre como agir se você encontrar um gatinho sem-teto estão descritas no vídeo abaixo.