Gatos domésticos

Gatos brancos: descrição e raças populares

Gatos brancos: descrição e raças populares
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cores dos olhos
  3. Surdo ou não?
  4. Raças
  5. Conselhos sobre cuidados

O gato branco como a neve é ​​um animal espetacular, é impossível tirar os olhos dele. Criadores e apenas amantes de gatos ficam felizes em criar e adquirir animais brancos. Esta cor é bastante rara, não é fácil obtê-la por seleção, pois os genes das cores escuras dominam os claros. Portanto, uma cor uniforme em uma faixa de branco como a neve é ​​muito apreciada por especialistas e fãs de gatos.

Peculiaridades

Em primeiro lugar, é preciso entender que o gato branco deve sua cor luxuosa aos genes do albinismo. Um gatinho albino, a princípio, não tem cor, o gene do albinismo é o responsável pela ausência de pigmentação. Se você tiver um verdadeiro albino à sua frente, a íris de seus olhos ficará avermelhada. Esses representantes do reino felino são muito raros. Mas os albinos de olhos azuis são mais comuns. Para obter um gatinho branco, você precisa cruzar um gato com um gene branco com um macho de qualquer cor. Se juntarmos um gato e um gato, em cujo conjunto existe este gene, então a cor dos gatinhos é indefinível, pode ser qualquer. Como regra, os gatos com este genótipo têm olhos de cores vivas.

O gene responsável pela raça malhada produz manchas brancas de um tipo sólido na saída, mas externamente o animal parece completamente branco como a neve. Acontece que as manchas não se juntam, então o animal acaba sendo manchado. Os olhos podem ser de cores diferentes. Pessoas que têm gatos brancos costumam associá-los a características cientificamente inexplicáveis. Por exemplo:

  • um gato branco cruzando seu caminho traz boa sorte, sucesso, ganho;
  • um gato doméstico desta cor deve trazer prosperidade para os donos, prosperidade monetária, mas o gato de outra pessoa que entrar em sua casa trará, ao invés, uma perda material;
  • gatos brancos como a neve não podem ser ofendidos, caso contrário, atrairão infortúnios;
  • gatos brancos são ainda creditados com a capacidade de aumentar a chance de conceber um filho para uma mulher se ela freqüentemente acaricia a pele clara de um animal de estimação;
  • ao prender gatinhos, recomenda-se dar gatos aos homens e gatos às mulheres.

É claro que sinais desse tipo não têm evidências científicas, portanto não podem ser levados com total seriedade, mas o conselho “não ofender os animais, mais frequentemente pegar” é bastante apropriado em qualquer caso.

Cores dos olhos

A cor dos olhos dos gatos brancos pode ser diferente, já foi mencionado acima que os genes são os responsáveis ​​por isso. Por isso os olhos albinos não têm uma cor pronunciada e se destacam pelo contorno vermelho. E aqui se os olhos do gato têm tons de verde, amarelo, azul, o gene dominante do branco funcionou aqui... Às vezes, esses gatos têm olhos diferentes, por exemplo, um azulado, o outro amarelo. Entre os gatos de olhos azuis, existe uma grande porcentagem de animais com surdez congênita. Se um dos olhos for azul, a orelha lateral pode estar surda.

Surdo ou não?

Portanto, verificou-se que a surdez em gatos brancos está associada à cor dos olhos e aos genes. A degeneração da orelha ocorre em 40% dos animais de olhos estranhos e aproximadamente 75% dos animais de olhos azuis. A deficiência auditiva ocorre devido ao fato de que o gene da cor branca afeta destrutivamente a migração dos melanoblastos que produzem e transportam o pigmento. Isso também afeta o funcionamento das células de uma ordem diferente. O gatinho recebe esse desvio como um embrião. Claro, nem todos os gatos brancos como a neve com olhos azuis são surdos. A julgar pelo número total de felinos, isso é pouco mais de 1% do total. A distribuição geograficamente uniforme de tais gatos não foi revelada.

O risco de surdez em gatos de olhos azuis é cerca de 4 vezes maior do que em outras cores. Além disso, está provado que os gatos com pêlo comprido têm três vezes mais probabilidade de nascer com deficiência auditiva do que os gatos com pêlo curto. Gatos surdos não participam de programas de criação, são rejeitados, mas em casa podem ser iniciados sem problemas. A única nuance de sair é que eles são categoricamente proibidos de andar na rua, especialmente sem supervisão, os perigos são demais para eles.

A cor branca na natureza real não é um momento muito positivo para um gato: a probabilidade de deficiência auditiva é alta, existe o perigo de fotofobia, porque os olhos azuis são muito sensíveis à luz. Além disso, os gatos com olhos azuis não enxergam tão bem no escuro quanto os outros. Mas, como animais de estimação, eles são incrivelmente populares.

Raças

Existem muitos gatos domésticos de raça pura, que também podem ser brancos como a neve, para alguns deles a cor branca é uma característica da variedade. Oferecemos uma lista dos animais de estimação mais comuns que se distinguem pela cor branca.

  • Kao-mani. Esta raça se espalhou da Tailândia. Ela é bastante antiga, uma vez esta raça era considerada uma cortesã e era inacessível para as pessoas comuns. Características distintas:
    • lã cor de neve;
    • olhos multicoloridos ou de uma única cor de âmbar, verde, azul;
    • muitos representantes da raça apresentam manchas na cabeça ao nascer, que desaparecem com a idade;
    • mais de 50% dos gatos têm deficiência auditiva em um ou ambos os lados;
    • os animais são bastante enérgicos, de caráter ativo;
    • tratam a pessoa com confiança, são pacíficos, afetuosos;
    • esta raça é uma das mais caras, muito raras.
  • Branco estrangeiro. Esses representantes do felino foram criados por criação na Inglaterra em 1966, portanto, sua cor branca como a neve é ​​o resultado do esforço humano. O ancestral deste gato é um gato siamês. Existem recursos:
    • a cor é branca, nevada;
    • olhos azuis;
    • não há problemas de audição nesta raça;
    • o caráter dos gatos é muito semelhante ao dos irmãos siameses.
  • Balinez. Esta raça é uma variedade de pêlo comprido do Siamês. Ele sofreu uma mutação natural, sem interferência artificial.Representantes da raça há muito são considerados defeituosos, inadequados para o padrão, entretanto, em 1965 foi decidido registrar os balineses como uma linha separada. Há representantes de ternos totalmente brancos como a neve e pintados, quando manchas escuras se destacam em um fundo branco principal.
  • Angorá turco. Considerada uma das raças mais antigas, foi quase totalmente perdida durante a Segunda Guerra Mundial. Os criadores puderam começar a se recuperar depois que encontraram uma fêmea e um macho angorá preservados no zoológico. A raça ainda é muito rara. Características distintas:
    • o animal tem corpo ligeiramente alongado;
    • a pelagem é seca, esfarelenta, fina;
    • existem cores diferentes, a inicial é branca como a neve;
    • os olhos são multicoloridos ou azuis;
    • a disposição dos gatos desta raça é pacífica, benevolente;
    • comportamento ativo, os gatos rapidamente se apegam a humanos e animais
  • Branco russo. Esta variedade é o resultado da seleção de duas raças primordialmente russas - azul e branco siberiano. O resultado é um gato de temperamento bastante calmo e carinhoso, carinhoso e muito bonito. Os olhos são geralmente verdes e brancos. Apesar do nome, a raça não é criada na Rússia, é mais popular na África, Austrália, Nova Zelândia e pode ser encontrada nos EUA e na Europa.
  • Van turca. Os representantes desta raça têm a pelagem alongada, a cor principal é a branca, mas existe uma ligeira mancha na zona da cabeça, cauda, ​​membros. Os olhos podem ser verdes, âmbar ou azuis.
  • Anatolian. O surgimento desta raça ocorreu sem a participação humana, ela foi criada como resultado de uma mutação natural. Existem muitos desses gatos, entre os animais há representantes brancos e brancos como a neve com manchas avermelhadas. Praticamente não existem albinos, os olhos podem variar de cor.
  • Persa. É uma raça muito popular encontrada em todo o mundo. Seus representantes possuem cabelos longos, subpêlo espesso, a cor dos olhos pode ser igual ou diferente.
  • Britânico. Outro favorito entre os gatos, na maioria das vezes azul esfumaçado, mas também existem gatos brancos como a neve. Os olhos são geralmente azuis. Uma das raças mais calmas, esses gatos são fleumáticos em temperamento.
  • Escocês com orelhas caídas. Esta raça é muito semelhante à anterior em aparência e características, a única diferença significativa são as orelhas caídas. Existem representantes de uma cor branca como a neve, os olhos são na maioria das vezes azuis, mas também existem gatos de olhos estranhos.
  • Gato do Himalaia. Um representante muito espetacular do felino, esta é uma variedade de gato persa de pontos coloridos. A cor principal é o branco com brilho cremoso, com reflexos castanhos.
  • Devon Rex, Cornish Rex. São gatos quase sem pêlos, seu pelo curto é ligeiramente enrolado. Existem brancos que são muito caros, pois são raros e procurados.
  • Oriental. A cor é branca como a neve, fria, olhos em tons de verde, topázio, azul, os animais podem ter olhos estranhos. Gatos muito vistosos e raros, portanto bastante caros.
  • Snow Bengal. Um gato branco como a neve desta raça não evitou uma cor padronizada específica na forma de manchas e manchas. Existem várias subespécies desta raça:
    • sépia - contra um fundo claro e quente com um leve tom de mel, padrões escurecidos, olhos água-marinha ou amarelados;
    • vison - a base é branca como a neve, o padrão é brilhante, tipo contrastante, os olhos podem ser azuis, cinza, com um tom esverdeado;
    • Lynx é a mais branca de todas as subespécies, os padrões são quase invisíveis nos animais, os olhos são azulados brilhantes, não há deficiência auditiva.

E agora vamos olhar para não menos status, mas mais raças orçamentárias.

  • Maine Coon. Esta raça se distingue pelo cabelo comprido, uma grande variedade de opções de cores e dimensões bastante impressionantes. A cor branca é bastante rara, portanto muito cara.
  • Silvicultura norueguesa. Os representantes desta raça também são bastante grandes.Sua pelagem é longa, as opções de cores são variadas, inclusive o branco, que é muito apreciado.
  • Manx. A principal característica distintiva da raça é a ausência de cauda. A cor branca como a neve é ​​comum entre os gatos, às vezes é complementada com manchas em tons pretos ou avermelhados.
  • Neva Masquerade. Um gato incrivelmente bonito com pelagem alongada, corpo branco e máscara esfumada, membros e cauda.
  • Exot. É frequentemente referido como o gato-preguiça persa, uma vez que a pelagem do gato é muito mais curta do que a do persa. Ternos brancos são raros, portanto caros.
  • Bobtail japonês. Os gatos podem ser curtos ou alongados, na maioria das vezes são bicolores: branco com manchas pretas e avermelhadas.

Conselhos sobre cuidados

Como a cor branca como a neve dos gatos, independentemente de a raça ser fofa ou de pêlo curto, requer atenção especial, é necessário dedicar mais tempo aos cuidados com os animais de estimação. Eles são mantidos em quartos limpos, cuidam da lã, são lavados e não podem sair por aí. Para fazer o animal parecer espetacular e manter sua cor perfeita, você precisa se esforçar. Para isso, você terá que não só cuidar do pêlo, mas também alimentar corretamente o seu animal de estimação, e organizar seu estilo de vida.

Um dos principais procedimentos de escovação é a penteabilidade, você terá que acostumar o gato a isso desde os primeiros dias após a compra. Um furminator é usado para isso, mas este é o caso se a lã for do tipo alongado. Se você não acostuma o animal a pentear regularmente, cada evento será acompanhado de métodos violentos, de coçar. O cabelo comprido é penteado diariamente, o cabelo não deve ser preso, caso contrário ficará emaranhado. Além disso, lã em toda a casa será fornecida a você. Não será fácil nem doloroso pentear a lã emaranhada, por isso não deve permitir isso se não quiser raspar o gato careca.

Cuidar da lã branca é relevante em qualquer época do ano. Se você comprou um gato com longos cabelos brancos, tome cuidado com a presença de pentes de diferentes tamanhos:
  • pequeno - para orelhas e cabeça;
  • médio - para os membros;
  • grande - para o abdômen, costas, cauda.

Se você estiver planejando um evento de exposição, deverá pentear o gato com um dispositivo para retirar o excesso de penugem. Mas não é recomendável usá-lo constantemente, caso contrário, você arrancará todo o subpêlo. O animal vai começar a congelar e a aparência vai piorar.

Um ponto muito importante no cuidado é a manicure. É necessário cortar as garras pelo menos uma vez por mês ou um pouco mais frequentemente, caso contrário o gato começará a se coçar e se machucar. Use as pinças especiais disponíveis em sua loja local ou veterinário. Em nenhum caso não corte as garras pela raiz, a borda do corte é o início dos capilares da garra, eles não devem ser tocados. Além disso, dê ao gato a oportunidade de afiar as garras, caso contrário, ele começará a estragar as coisas e os móveis da casa.

O cuidado dos olhos também é importante, uma vez que muitos felinos sofrem de inflamações e lacrimejamento. Se o seu gato é suscetível a isso, você deve consultar o seu veterinário. Os olhos podem ser lavados com, por exemplo, chá moído, mas não se esqueça que ele tinge de marrom a lã branca como a neve, por isso tome cuidado. Isso é especialmente verdadeiro para animais que participam de exposições.

Além disso, tente:

  • substitua o conteúdo da bandeja regularmente e em tempo hábil;
  • alimente bem o animal com ração balanceada, não dá para deixar comida de uma mesa comum e dar ração barata, que causa muitas doenças;
  • uma vez a cada trimestre para realizar a profilaxia de parasitas, helmintos com meios apropriados;
  • uma vez a cada seis meses, trate o animal de insetos superficialmente;
  • vacinar oportunamente contra a raiva, doenças infecciosas;
  • Mostre periodicamente o animal ao veterinário.

Criar animais brancos como a neve é ​​uma atividade bastante problemática, que tem suas próprias nuances em quase todas as raças. Por exemplo, para criar gatos persas, um par de representantes totalmente brancos da raça é comprado, mas isso pode lhe proporcionar uma surpresa. Afinal, o branco é na verdade a ausência de pigmento, várias cores são mascaradas sob ele. Portanto, um gatinho pode nascer com absolutamente qualquer cor ou malhado.

O mais importante é acompanhar o pedigree, os representantes de outras listras nele praticamente garantem o domínio do pigmento nas gerações subsequentes. Os especialistas dizem que não pode haver cem por cento de certeza em obter exatamente a prole branca como a neve. Há apenas uma maneira de criar gatos exatamente brancos como a neve - adquirir um par homozigoto: um macho e uma fêmea. Isso evita que os genes se dividam na prole, o que garante a cor desejada.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa