Variedade de raças

Tabby asiático: descrição da raça dos gatos e regras de manutenção

Tabby asiático: descrição da raça dos gatos e regras de manutenção
Contente
  1. História de origem
  2. Peculiaridades
  3. Caráter e comportamento
  4. Manutenção e cuidados
  5. Alimentando
  6. Saúde e longevidade

Existe um grande número de raças de gatos no mundo. Eles diferem uns dos outros não apenas em características externas, mas também em caráter, comportamento e inteligência. Um dos mais belos gatos domésticos é o gato malhado asiático. O artigo fará uma descrição detalhada desta raça e considerará as regras de conteúdo.

História de origem

A pátria do tabby asiático é a Grã-Bretanha. A raça pertence ao grupo dos gatos asiáticos de pêlo curto. Várias raças foram usadas para criar esta espécie. De acordo com uma das versões, foi usado um par de chinchilas birmanesas e persas, cuja descendência foi cruzada com abissínios e novamente com chinchilas persas.

Outra versão diz que espécies como a sagrada Birmânia, a chinchila persa e o gato abissínio eram usadas para reprodução. O objetivo era obter um animal com músculos desenvolvidos e hábitos aristocráticos.

O gato malhado asiático foi criado oficialmente em 1990. Na Rússia, esses gatos não são comuns e, portanto, o custo para eles é bastante alto.

Peculiaridades

Tabbies asiáticos combinam poder e graça. Os gatos desta espécie têm músculos bastante desenvolvidos. O corpo dos animais é de tamanho médio e o peso total de um adulto pode variar de 4 a 7 kg. As meninas costumam ter uma massa menor, pois inicialmente são menores que os meninos.

Apesar da musculosidade dos animais, seu corpo não apresenta linhas e transições nítidas, mas, ao contrário, se distingue por contornos suaves. As pernas do gato malhado asiático são tão fortes quanto o tronco e são de tamanho médio. São observadas as proporções dos membros em relação ao corpo dos animais.

A cauda, ​​de comprimento médio, tem forma regular, reta, sem curvas. É permitida a presença de uma pequena borla no final. As orelhas do gato malhado asiático são pequenas e ligeiramente arredondadas nas pontas. Há uma "marca de escaravelho" pronunciada na testa.

A cabeça dos gatos é redonda e se assemelha visualmente a uma cunha romba. As linhas do rosto dos animais também são suavizadas e possuem contornos suaves. O nariz é pequeno e reto, e os olhos são ligeiramente oblíquos e amendoados. A tonalidade da íris pode variar de amarelo claro a âmbar intenso.

A pelagem da raça tabby asiática é curta e densa. Sua estrutura pode ser comparada a um casaco de pele. A pelagem é agradável ao toque e tem um brilho forte, que é especialmente perceptível ao sol.

A paleta de cores do tabby asiático é bastante ampla, contém tons claros e escuros. Se falamos de padrões em lã, os seguintes tipos de cores são diferenciados.

  • Mármore - existem padrões simétricos nas laterais da caixa. Eles têm a forma de espirais ou faixas no mármore.
  • Identificado - por todo o corpo, que geralmente tem uma tonalidade clara, manchas escuras de tamanhos diferentes estão espalhadas aleatoriamente.
  • Assinalado - caracterizado por uma pelagem predominantemente monocromática sem transições abruptas. Os cabelos têm uma cor contrastante nas pontas. Os olhos, nariz e boca dos gatos são geralmente marcados com uma linha fina.
  • Tiger - a tonalidade da pelagem geralmente é clara. O corpo possui linhas verticais escuras paralelas.

Caráter e comportamento

Os representantes da raça tabby asiática se distinguem por seu caráter suave e disposição amável. Os animais entram em contato com as pessoas de boa vontade, confirmando sua simpatia e sociabilidade. Apesar de sua natureza calma, os tabbies asiáticos adoram passatempos ativos e vários jogos.

Os gatos encontram facilmente uma linguagem comum não só com as pessoas, mas também com outros animais que vivem com elas no mesmo território. A raça não tem o hábito de prender o mal e a vingança. Além disso, os representantes desta espécie são bastante obedientes e dóceis e, portanto, não vai estragar a decoração, móveis e outras coisas da casa.

Tabbies asiáticos são altamente inteligentes e não precisa de trabalho educacional. O animal por natureza é extremamente contido e, no trato com as pessoas, demonstra boa educação e tato.

Se desejar, você pode ensinar ao gato vários comandos e truques, pois eles se prestam bem ao treinamento.

Tabbies asiáticos não requerem muita atenção dos outros e são bastante autossuficientes. Esta raça é adequada para pessoas ocupadas que não conseguem dedicar muito tempo ao seu animal de estimação. Os gatos se dão bem com as crianças e são pacientes com sua atenção excessiva.

As gatas asiáticas amam não apenas seu dono principal, mas também todos os membros da família. Os gatos têm dificuldade em tolerar más atitudes em relação a eles, como resultado das quais podem desenvolver problemas mentais. Os animais apreciam o amor e o cuidado do dono e retribuem com prazer.

Não é recomendado levar gatos com você nas viagens ou dá-los para exposição excessiva a outras pessoas... O animal pode se acostumar rapidamente ao novo habitat e às pessoas.

Portanto, ao voltar para casa, ele terá novamente que se adaptar ao antigo ambiente. Melhor deixar a gata em seu território e pedir a alguém para visitá-la.

Os gatinhos pequenos são geralmente mais ativos do que os adultos. Calma e calma aparecem em um gato apenas com a idade. O Tabby Asiático é a raça ideal para se manter em casa. Esses gatos são adequados para pessoas de todas as idades.

Manutenção e cuidados

Os tabbies asiáticos valorizam a tranquilidade e a simplicidade. Embora os gatos não precisem de atenção constante do dono, na sua ausência total podem começar a ficar tristes. Se não houver outros animais na casa para o gato brincar, recomenda-se equipar um complexo de jogo para ela.

Os representantes desta raça não gostam muito de estar na rua, por isso não é necessário organizar passeios para o gato. Quanto a cuidar de um animal de estimação, de muitas maneiras ele mesmo lida com essa tarefa. O pelo de tais gatos é curto e não possui subpêlo, portanto não necessita de cuidados especiais. Será suficiente escovar o animal no máximo uma vez por semana.

Para cuidar do casaco, você pode usar uma luva especial para pentear os cabelos velhos ou uma escova de massagem. Durante o período da muda, recomenda-se realizar o procedimento pelo menos duas vezes por semana. Os olhos, orelhas e dentes do animal devem ser verificados regularmente para contaminação.

As orelhas devem ser limpas do excesso de enxofre, caso contrário o animal pode desenvolver problemas de audição. Quando se trata da cavidade oral, os gatos domésticos correm o risco de formação de tártaro. Recomenda-se escovar mecanicamente os dentes do seu animal de estimação periodicamente. ou use métodos de limpeza mais suaves.

Por exemplo, você pode comprar um líquido especial na loja de animais que é adicionado à água de beber do gato.

Também é recomendável introduzir mais ração sólida na dieta do animal ou comprar guloseimas especiais na forma de palitos ou ossos.

Alimentando

Para que seu animal de estimação cresça saudável, você precisa abordar com responsabilidade a questão da nutrição. A comida da mesa humana não é adequada para gatos, portanto não há necessidade de alimentá-lo com restos de comida de sua própria dieta. Também deve ser lembrado que a nutrição deve ser equilibrada.

Não há necessidade de superalimentar seu animal de estimação... Deve-se ter cuidado para garantir que os alimentos consumidos contenham todos os elementos necessários para o crescimento, o desenvolvimento e uma vida saudável. É melhor que a dieta do gato inclua produtos naturais e alimentos prontos.

Como os gatos são carnívoros, eles precisam de alimentos ricos em proteínas. O cardápio do animal deve conter carnes e filés de peixes do mar. É melhor dar ao animal carne crua, frango cozido e miudezas cozidas. Você não deve dar peixes ao seu gato com frequência, caso contrário, o animal pode ter problemas renais.

O leite só deve ser dado a gatinhos jovens, pois este produto é indigestível em adultos e pode causar sérios problemas de saúde. Além dos alimentos à base de carne, recomenda-se incluir vegetais e grãos na dieta.

Quanto às rações prontas, é importante não economizar no seu animal de estimação.... A comida barata não contém elementos úteis em sua composição e, portanto, o gato não receberá os componentes necessários para a vida. Esses produtos não são benéficos, mas apenas temporariamente fazem o animal se sentir satisfeito. O consumo excessivo de ração de baixa qualidade com um conteúdo excessivo de componentes da planta pode causar obesidade.

É importante não esquecer a água limpa e fresca. Deve ser sempre colocado na tigela do gato, e o animal deve ter acesso a ele a qualquer hora do dia.

Saúde e longevidade

Os representantes da raça tabby asiática não têm nenhuma patologia hereditária. A saúde animal é geralmente forte e depende muito de uma manutenção adequada. Apesar da forte imunidade, os gatos asiáticos precisam de vacinação em tempo hábil.

Em casa, é necessário tratar regularmente o animal de pulgas e carrapatos, além de soldá-lo de vermes. Nenhum gato doméstico está imune ao ataque de parasitas, mesmo que não saia e não entre em contato com outros animais.

Uma pessoa pode trazer pulgas e carrapatos para dentro de casa em suas roupas ou sapatos, bem como ovos de helmintos. Os vermes podem aparecer em um animal de estimação após a ingestão de carne ou peixe crus contaminados.

Quanto à longevidade, também depende dos cuidados com o animal. Em condições favoráveis, o gato malhado asiático pode viver até 20 anos ou mais. Em média, os indivíduos vivem 15 anos.

Para as características da raça, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa