Variedade de raças

Gato asiático: descrição e natureza da raça, seu conteúdo

Gato asiático: descrição e natureza da raça, seu conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Características da espécie
  3. Manutenção e cuidados
  4. Avaliações

A bela e famosa gata asiática é bastante popular e querida hoje. É ótimo para ficar em um apartamento, em famílias com crianças. Esses animais de estimação podem se tornar não apenas os favoritos das crianças, mas também amigos leais de cada membro da família.

História de origem

Representantes da raça de gatos asiáticos têm raízes no Reino Unido, onde em 1980, no processo de cruzamento da chinchila persa com o gato birmanês, esta espécie foi criada.

A raça de gatos asiáticos inclui as seguintes subespécies:

  • Cor uniforme asiática;
  • Esfumaçado asiático;
  • Gato malhado asiático
  • tiffany;
  • burmilla.

Os animais desta raça incluem gatos de pêlo comprido e de pêlo curto. Os representantes das primeiras espécies tinham uma pelagem preta brilhante, mas no processo de seleção, várias cores foram obtidas.

A criação de uma raça asiática de gatos de cor uniforme aniquilou seu cruzamento com a chinchila persa.

Os criadores da Nova Zelândia tentaram realizar uma tarefa semelhante, eles criaram uma variedade de mandalays.

O moderno Pêlo Curto Asiático e a raça Mandalay são consideradas espécies idênticas. Os representantes desta subespécie têm o físico dos gatos birmaneses, no entanto, diferem na cor da pelagem.

Características da espécie

Os indivíduos da roupa asiática têm uma constituição forte, um sistema muscular desenvolvido e um esqueleto forte. O peso médio dos animais de estimação varia de 5 a 8 kg. Exteriormente, o animal parece muito impressionante graças ao luxuoso peito arredondado, costas musculosas e barriga lisa. O formato da cabeça em asiáticos se assemelha a uma cunha romba com contornos suaves e um perfil claro. As orelhas dos gatos são grandes, inseridas altas e ligeiramente direcionadas para a frente.Os olhos amendoados e largos são geralmente amarelos ou âmbar. As pernas são longas e delgadas, com músculos pronunciados. O cabelo curto pode ser de vários tons: chocolate, esfumaçado, lilás, creme, avelã, azul.

Os gatos asiáticos são muito curiosos, amigáveis ​​e amáveis. Eles valorizam o cuidado e, em troca, pagam em fidelidade ao seu mestre. Por natureza, os asiáticos são quietos e calmos, mas se necessário, eles podem se defender. Eles se dão facilmente com outros animais de estimação, especialmente desde a mais tenra idade.

Se o dono fica em casa de forma irregular e costuma deixar o animal sozinho, o gato fica com muita saudade e mostra sinais de ansiedade.

Portanto, se é difícil para o proprietário dedicar o máximo de tempo e atenção ao seu animal de estimação, é recomendável ter dois indivíduos desta espécie, ou preferir um animal de outra raça.

Todas as subespécies de gatos asiáticos se encaixam quase completamente na descrição geral da raça, no entanto, alguns representantes têm suas próprias características únicas.

O gato esfumaçado asiático tem pêlo curto, com relevo corporal desenvolvido. Sua pelagem é espessa e rente ao corpo, geralmente de cor uniforme com subpêlo levemente claro. Além da cor esfumada principal, podem haver gatos dessa variedade com tons de lã azul, vermelho, tartaruga e creme. A tonalidade dos olhos puxados também depende da cor da pelagem, são verdes e amarelos.

Os representantes marcantes da raça asiática são os animais malhados. Os gatos com pedigree desta espécie têm a sua constituição maciça característica, mandíbulas e queixo fortes, nariz largo, orelhas grandes e eretas, arredondadas nas pontas. Sua pelagem curta não tem subpêlo e vem em quatro tipos de cores:

  • identificado - coloração escura de forma irregular com elementos espalhados por todo o corpo, com exceção do abdômen;
  • tigrado (cavala) - o predomínio de listras verticais escuras, semelhantes à pele de um tigre;
  • mármore - manchas e listras pretas entrelaçadas nas laterais e nas costas do animal;
  • marcado (cutia) - cor monocromática de toda a lã, exceto patas, cauda e focinho, que apresentam listras escuras.

    O gato birmanês prateado é outro representante da raça asiática. Suas características distintivas são várias cores de pelagem: esfumada, azul, chocolate, roxo, tartaruga ou Bombaim. Gatos machos e fêmeas prateados dão uma prole forte, com alta resistência a doenças. Os gatinhos são muito brincalhões e móveis e, na idade adulta, são afetuosos e calmos.

    Um experimento bem-sucedido, no qual um gato chinchila foi cruzado com um gato birmanês, acabou abrindo o mundo para uma nova raça de animais de estimação asiáticos - os tiffany.

    Os criadores gostaram muito dos gatinhos por sua pelagem semi-longa e brilhante com uma cor marrom-preta incomum. A cor de base, uniformemente distribuída pelo corpo, combina-se com um ligeiro contraste de tons mais escuros. As opções de cores podem ser variadas: zibelina, marrom, azul, chocolate, platina, lilás, vermelho, creme.

    O formato da cabeça nesta espécie é mais arredondado, o queixo é forte e arredondado, as mandíbulas são largas, com uma mordida correta. A forma dos olhos de Tiffany é especial: eles são grandes e brilhantes, a linha superior do olho é oriental e inclinada para o nariz, e a inferior é arredondada. Em gatos com pedigree, os olhos amarelos predominam. Por sua natureza, tiffany são moderadamente calmos e dóceis, eles adoram passar o tempo com seu mestre, brincar com crianças. Eles são muito curiosos e facilmente acessíveis à educação. Em condições favoráveis ​​e confortáveis, um gato asiático pode viver até 20 anos.

    Manutenção e cuidados

    Para garantir condições favoráveis ​​à existência de um animal de estimação, não são necessários conhecimentos especiais na área da felinologia. Basta dar aos asiáticos a atenção necessária e monitorar sua saúde. Cuidar de um gato asiático deve incluir as seguintes atividades:

    • escovação regular da pelagem, especialmente em raças de pêlo comprido;
    • lavar a lã com uma ferramenta especial - não mais do que 1 vez por mês);
    • limpeza das orelhas - uma vez por semana;
    • limpeza diária dos olhos com pano úmido ou cotonete;
    • corte mensal das garras;
    • vacinações de rotina para prevenção de doenças e exames veterinários de rotina.

    Um gato asiático precisa de uma dieta balanceada com ingredientes naturais. A dieta deve ser baseada em carnes magras (frango, peru, bovino), peixes cozidos. Além de pratos de carne, vegetais e cereais funcionam bem. Para maior comodidade, você pode adquirir alimentos premium prontos, ideais para a alimentação diária do animal. A bandeja sanitária, os brinquedos, a casinha e o poste são outros acessórios essenciais para o seu animal de estimação.

    Avaliações

    Os gatos asiáticos evocam muitas emoções positivas em seus donos. Isso se deve à disposição complacente, engenhosidade e despretensão do animal. Das deficiências, vale destacar apenas o alto custo dos gatinhos de um gato asiático. Uma vez que a criação desta raça não é popular na Rússia, todos que desejam ter um animal de estimação assim terão que gastar uma quantia considerável e comprar um gatinho em um berçário especial.

    Mesmo assim, os gatos asiáticos são dignos de atenção. Eles não só parecem sofisticados e atraentes, mas também têm um caráter maravilhoso. Pela atenção e cuidado dispensados, os gatos responderão de bom grado ao seu querido dono com carinho, ludicidade e devoção.

    Para mais detalhes sobre o gato malhado asiático, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa