Variedade de raças

Gatos da Anatólia: descrição da raça, características do conteúdo

Gatos da Anatólia: descrição da raça, características do conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Opções de cores
  5. Condições de detenção
  6. O que alimentar?
  7. Saúde

O gato é indiscutivelmente o animal de estimação mais popular, e por um bom motivo. Afinal, essa é uma criatura incrivelmente aconchegante e afetuosa. Se você está procurando uma raça não muito caprichosa e amigável, dê uma olhada no gato da Anatólia. Há muito tempo é procurado em muitos países, incluindo a Rússia. Talvez sua aparência pareça comum para muitos, especialmente em comparação com as novas raças originais, mas seu caráter, o amor pelas pessoas é incrível. Caso contrário, os anatólios são chamados de gatos turcos; eles devem isso, é claro, à sua pátria histórica.

História de origem

O gato da Anatólia já foi um gato selvagem e levava uma vida livre no leste de Antalya. O orgulho da origem desta raça ainda é característico dos turcos. No início, o habitat dos gatos livres era o Lago Van, depois ocorreu uma longa cadeia de evolução e mudança e, em seguida, o gato foi domesticado. Como resultado desses processos, a raça turca foi formada. Na Turquia moderna, existem alguns gatos selvagens desta raça, eles lutaram contra as pessoas e se tornaram selvagens. No entanto, ainda existem muitos representantes de raça pura.

O reconhecimento oficial do gato ocorreu em meados dos anos 90 do século XX, apesar dos gatos turcos terem uma longa história. Nesta exposição, a raça impressionou muitos criadores europeus, após o que o gato da Anatólia iniciou a sua marcha vitoriosa por diferentes países. O Shorthair turco foi incluído na lista de representantes de pedigree em 2000.

Descrição

As características externas desta raça de gato de pêlo curto não são muito notáveis:

  • o tamanho é médio, o peso é variável - de 3 a 6 kg, dependendo do sexo, os machos, claro, são maiores;
  • os músculos são desenvolvidos, o esqueleto é extremamente forte, por isso a aparência do gato é atarracada, do tipo atarracada;
  • mesmo os gatinhos já têm uma constituição forte, crescem muito rapidamente se forem bem cuidados e alimentados;
  • contornos das costas de um tipo reto;
  • a pelve é menor que a frente do corpo;
  • o pescoço é bastante poderoso, a cauda e as patas de tamanho adequado ao corpo são médias;
  • cabeça em forma de triângulo, tamanho médio;
  • o focinho é distinguido por um queixo pronunciado e maçãs do rosto proeminentes;
  • a região da cabeça e orelhas tem pigmentação original, que é separada por listras claras;
  • as orelhas são retas, altas, com o interior para baixo, são largas na base, as pontas são arredondadas;
  • olhos de formato amendoado-elipsóide muito incomum, ligeiramente estreitos;
  • a pelagem é curta, alongada na cauda, ​​mas não muito longa; a pelagem é áspera, rala, crocante;
  • a lã repele a água perfeitamente, por isso não precisa de muito tempo para secar;
  • o subpêlo não é muito pronunciado;
  • uma variedade de naipes é permitida, com escurecimento da cauda.

Traços de caráter

Em primeiro lugar, os proprietários observam qualidades dos animais de estimação como alegria, comportamento ativo, são muito curiosos, gostam de correr e brincar. O personagem é extremamente animado, brincalhão em qualquer idade. Eles adoram bater um papo com seus donos, então se tornam amigos muito leais de uma pessoa e até de membros da família. Esses gatos adoram água, o que os diferencia de toda a tribo felina, por isso nadam com prazer, principalmente porque secam a uma velocidade incrível.

Não importa o tamanho da sua família, os anatólios criarão raízes perfeitamente nela, mas você precisa estar preparado para o fato de que eles escolherão um mestre para si, a quem obedecerão... Eles passarão quase todo o tempo com essa pessoa e irão claramente dar-lhe preferência em todas as situações.

O escolhido contemplará constantemente como o gato esfrega as pernas, ronrona, ronrona, pula de joelhos, abana o rabo. Os gatos da Anatólia sabem franzir a testa, se você seguir cuidadosamente o focinho, você notará. Os Anatólios miam de maneira especial, os sons lembram muito o chiado ou o chilrear de um pássaro, enquanto sua voz não é áspera, mas suave, melódica, calma.

Gatos curtos turcos são muito inteligentes, sua inteligência é alta. É muito simples ensiná-los a ir até a bandeja ou fazer alguns truques, truques. Eles obedecem perfeitamente aos comandos e mostram zelo no treinamento.

Os gatos podem mostrar ao seu dono que eles têm motivos para se preocupar. Se a sua chaleira estiver a ferver ou se esqueceu de fechar a torneira, o gato encontrará uma forma de o informar.

Opções de cores

De acordo com as normas, a cor de um gato da Anatólia pode variar, a gama de cores aceitáveis ​​é bastante ampla: cinza, branco, vermelho e outras. Ao mesmo tempo, há uma característica importante, sem a qual o gato não receberá um certificado - a correspondência da cor do corpo e da cauda em favor do escurecimento desta última. As cores mais comuns:

  • Cinza;
  • Preto;
  • Branco;
  • azul;
  • Ruivo;
  • casco de tartaruga.

A variabilidade dos trajes, no entanto, não permite cores siamesas, chocolate ou canela. Nesse caso, o pigmento pode ser aplicado de diferentes formas: tabby, tricolor, bicolor. Quanto à cor dos olhos, não há cor que não seja permitida pelos padrões, os gatos brancos costumam ter uma tonalidade diferente de olhos.

Condições de detenção

Os gatos, em princípio, conseguem manter-se limpos, esta é uma das criaturas mais limpas do mundo animal. Anatólios são legais, então eles sempre parecem ótimos, arrumados e bonitos. Isso não significa que não precisem de ajuda para cuidar. Para que a aparência do gato seja sempre espetacular, é imprescindível realizar alguns procedimentos.

  • Escovando. Embora a lã seja curta, ainda é necessário pentea-la semanalmente, especialmente durante o período de despejo da lã. Use uma ferramenta especial - uma escova de tipo macio com dentes finos.Quando o animal abriga, a quantidade de escovação deve ser aumentada.
  • Procedimentos de água. Os gatos são banhados quando necessário, não há regulamentação rígida, mas não mais do que uma vez por mês. Como os gatos turcos adoram água e costumam pedir para tomar banho, você precisa prosseguir com suas capacidades. Você pode tomar banho com mais frequência se tiver tempo. Existem gatos da Anatólia que estão constantemente prontos para sentar no banheiro e pular para aqueles que estão prestes a tomar banho.
  • Limpeza de ouvido. Este procedimento é melhor realizado a cada 2 semanas ou mais frequentemente com discos de algodão, bastões e "clorexidina". Os movimentos devem ser organizados e cuidadosos.
  • Limpeza dos olhos. O cuidado diário dos olhos é uma obrigação. Você precisa limpá-lo com um disco de algodão, que é pré-embebido em água morna, infusão de chá, infusão de ervas, caldo, fluido para os olhos - sua escolha.
  • Garras. Você precisa cortar as garras cerca de uma ou duas vezes por mês, você não pode iniciar este processo, pois os anatólios têm garras muito duras e de crescimento rápido. O procedimento é realizado com cortador de unhas. Além disso, certifique-se de que seu gato tenha um lugar para afiar suas garras. Se isso não for feito, os itens de interior serão usados: um sofá, tapetes, poltronas, mesa ou pernas de cadeira
  • Dentes. Depois de um ou dois dias, você precisa escovar os dentes do seu animal com uma pasta especial e uma escova. Não requer lavagem e está disponível em pet shops ou farmácias veterinárias.

Os gatos turcos vão de boa vontade para a caixa de areia, à qual se acostumam rapidamente, você não precisa escolhê-la de acordo com o gosto do animal, qualquer banheiro com espaço suficiente será adequado para eles. Quanto aos enchimentos, tudo depende de suas capacidades e desejos.

A única recomendação é comprar papel ou massa à base de madeira para os pequenos anatólios, para que o grânulo comido acidentalmente não prejudique o gatinho. O principal é trocar regularmente o enchimento, caso contrário o animal começará a procurar outros locais.

Os gatos desta raça podem e devem ser passeados, pois são muito amantes da liberdade por natureza. Idealmente, é melhor ter um gato assim para os donos de casas particulares, para que o animal possa passear regularmente na área cercada. Se você mora em um apartamento, deve ter uma guia especial.

O que alimentar?

Um dos traços de caráter mais agradáveis ​​do gato da Anatólia é a despretensão na alimentação, que foi formada durante o tempo de sua vida livre e produção independente de alimentos. Este gato é um predador por natureza e sabe como obter comida, apesar de ter se tornado um animal domesticado, essas características são inerradicáveis. Se desejar, os gatos podem ser alimentados com comida normal ou seca especial e outros tipos de comida. Se você preferir um menu natural, deve incluir alimentos como:

  • carne, peru, vitela cozida;
  • frango cozido;
  • carne de coelho;
  • queijo, queijo cottage;
  • vários tipos de subprodutos;
  • peixe escaldado com água a ferver;
  • ovos cozidos;
  • produtos lácteos fermentados;
  • mingau;
  • vegetais cozidos;
  • ocasionalmente carne crua.

O trato digestivo felino digere perfeitamente os alimentos naturais, enquanto os gatos se acostumam calmamente com os diferentes tipos de comida. Você não pode ferver a carne, congelá-la e depois despejar água fervente sobre ela. É muito importante dar água no animal na hora certa, água fresca deve estar disponível 24 horas por dia, deve ser trocada todos os dias, não permitindo que fique estagnado. É melhor organizar a alimentação desta forma - para gatinhos, 5 refeições por dia, para gatos adultos, duas refeições por dia.

As porções devem ser completas e grandes. Às vezes, vale a pena fazer cursos de vitaminas, incluindo suplementos apropriados na dieta.

O apetite, via de regra, em gatos saudáveis ​​é muito bom, mas eles não são propensos à obesidade - eles se movem muito e são muito ativos por natureza. Eles não correm o risco de superalimentação, pois acabam de comer quando estão fartos. Se é importante que você se guie pelos números, então em média 30 gramas de ração devem cair sobre 1 kg de peso do animal. Os alimentos proteicos devem representar 4/5 da dieta total. Ao mesmo tempo, os gatos precisam de carboidratos e gorduras.É mais conveniente tanto para o animal quanto para os donos se o gato estiver acostumado a um determinado horário de alimentação. Dê-lhe comida ao mesmo tempo, o que não for comido deve ser removido imediatamente.

O que deve ser completamente excluído da dieta:

  • doces, como doces ou biscoitos, pãezinhos, chocolates;
  • alimentos salgados, bem como temperados;
  • Carnes gordurosas como porco
  • comida frita.

Deve ser lembrado que uma dieta balanceada é muito importante para gatos em crescimento e adultos. Se não é indiferente à saúde e ao desenvolvimento da sua mascote, deve zelar pela boa organização da alimentação. Se não houver tempo para isso, é melhor optar por uma ração especial, úmida ou seca. Assim, você salvará o gato de problemas com o trato gastrointestinal, rins, trato urinário.

Saúde

Graças aos genes de seus ancestrais, os gatos da Anatólia são muito fortes e têm excelente saúde, sua imunidade lida bem com parasitas, vírus e infecções. Esses problemas não acontecem com frequência com eles. E as doenças graves raramente afetam os representantes desta raça. Com os devidos cuidados, seu gato pode viver com você por mais de 15 anos.

Se seus planos não incluem a criação da raça, é melhor castrar ou esterilizar o animal. Esterilizado a partir dos 8 meses de idade do animal, de preferência até um ano. A idade máxima para este procedimento é de 2 anos, após este marco podem surgir problemas de saúde. A castração é realizada no período de 10 meses a 2 anos. É importante realizar essas manipulações antes que o gato amadureça e seus hábitos sejam formados. Além disso, quanto mais jovem for o gato, mais rápido ele se levantará. A cirurgia precoce também não é recomendada, caso contrário, causará atraso no desenvolvimento.

Após a operação, você precisa fornecer ao animal de estimação cuidados completos para evitar possíveis complicações. Confie no seu amiguinho apenas a um médico de confiança e, após a operação, siga estas regras:

  • o gato precisa de paz, salve o animal do barulho;
  • existe o perigo de o animal lamber as costuras muito ativamente e elas se dispersarem, portanto, forneça a ele um cinto especial para cobertor;
  • a comida só pode ser dada após 12 horas;
  • verifique o estado das costuras diariamente, trate-as com "Clorexidina" ou peróxido;
  • fique perto, não se mova muito ativamente;
  • um analgésico pode ser administrado se o veterinário autorizar e indicar a dosagem.

Consulte um médico imediatamente se o gato estiver inconsciente por muito tempo, não comer por mais de três dias, a costura estiver encharcada, purulenta.

          Para a compra de um gato da Anatólia, você precisa entrar em contato apenas com criadores e gatis confiáveis. Anatólios são criados na Grécia, Alemanha, Holanda, Ucrânia, Bielo-Rússia, Rússia. Não existem viveiros em nosso país, mas existem alguns criadores especializados nesta raça.

          Mais informações sobre as habilidades intelectuais dos gatos turcos podem ser encontradas no vídeo abaixo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa