Gato abissínio

Descrição e manutenção de gatos azuis da Abissínia

Descrição e manutenção de gatos azuis da Abissínia
Contente
  1. Características da cor dos Abissínios
  2. Gato azul abissínio
  3. Mantendo gatinhos

Os gatos são um dos animais de estimação mais populares. Existem muitas raças de gatos, são criados tanto para a alma como para exposições e demonstrações. Um dos representantes dessa raça incrível é o gato abissínio azul.

Características da cor dos Abissínios

O gato abissínio é uma das raças de gatos mais antigas, segundo alguns cientistas, foram eles que foram criados no Egito Antigo, chamando-os de “gatos radiantes do horizonte”. Isso se deve em parte à sua coloração incomum, que pode ser azul, marrom, prata, roxo, tartaruga, bege (fulvo) e vermelho (azeda).

O pelo dos animais é uniforme e liso, ajusta-se confortavelmente ao corpo e brilha, não têm listras, pontos ou manchas na cauda ou nas patas. Cada fio da lã é tingido em um tom diferente da mesma cor por todos os lados. Esse tipo de cor é denominado ticking e é obtido devido ao gene agouti que predomina nesses gatos. Se você acariciar a pelagem de um gato, você obtém uma tonalidade, na contramão - uma tonalidade da mesma cor será diferente por tom, será mais clara ou mais escura.

Mas, ao mesmo tempo, não nascem imediatamente com sua cor particular, mas a adquirem apenas no segundo ano de vida. Inicialmente, os gatinhos têm uma cor opaca e fraca, e só com o tempo adquire brilho e saturação.

Gato azul abissínio

A cor azul da pelagem está presente em quase todas as raças de gatos. Se o gato em gerações teve parentes pretos, então, mais cedo ou mais tarde, a prole subsequente adquirirá uma cor azul. A cor azul dos gatos abissínios foi oficialmente reconhecida em 1984.

Ao contrário da pelagem das outras cores desta raça, a cor azul é a que apresenta o contraste mais visível e características próprias.

  • Os gatos não devem ter subpêlos branqueados.
  • Ao longo da coluna vertebral existe uma faixa azul pronunciada, em contraste com todo o corpo.
  • Na barriga, peito, queixo e pernas, o subpêlo é mais claro. Pode ser damasco, bege, marrom claro ou creme.
  • Nas costas, cabeça e cauda, ​​a pelagem é azul acinzentada.
  • O nariz pode ser marrom ou cinza-azulado. A cor dos olhos é aceitável de cobre a verde; gatos com olhos dourados ou castanhos também são encontrados.

Mantendo gatinhos

Quando você adquire qualquer animal, antes de trazê-lo para dentro de casa, você precisa preparar tudo o que precisa. Isso permitirá que você evite quaisquer momentos desagradáveis, e o animal suportará mais facilmente o estresse de se mover e se adaptar a um novo lugar.

Eles começam a vender gatinhos abissínios desde cedo, um pouco mais de dois meses. Mas é melhor esperar um pouco e arranjar um gatinho com pelo menos quatro meses.

Ao comprar um gatinho, você deve olhar com atenção e levar em consideração todos os pontos:

  • o casaco deve estar limpo e uniforme;
  • os olhos são claros, na maioria das vezes esmeralda ou âmbar, sem "lágrimas" ou qualquer aglomerado ao redor deles;
  • as orelhas estão limpas, como todo o corpo, sem erupções cutâneas.

Uma das principais condições para manter os gatos abissínios é a companhia. A solidão é difícil para eles. Se você não ficar em casa o dia todo, é melhor ter dois gatinhos ao mesmo tempo.

Existem outros recursos na manutenção e cuidado deles.

  • Nutrição. Os animais podem comer alimentos convencionais e alimentos especializados. Em qualquer caso, é preciso tornar a nutrição dos gatinhos variada e completa. A partir dos dez meses, eles são gradualmente transferidos para uma dieta de adulto. Se você decidir alimentar seu gato com alimentos especiais, eles devem ser premium. Criadores experientes irão aconselhá-lo sobre o fabricante e a marca da ração. Eles já incluem suplementos vitamínicos e minerais e aminoácidos.

A comida deve estar sempre na tigela do animal para que o gato não se empanturre "para uso futuro". E, claro, o animal sempre deve ter água limpa na segunda tigela. Dando preferência aos produtos naturais, é preciso diversificar ao máximo sua alimentação e elaborar uma espécie de cardápio para cada dia.

É importante garantir que os alimentos proibidos para a saúde felina não sejam incluídos na dieta. Os alimentos proibidos incluem: cordeiro e porco gordos, salsichas e carnes defumadas, legumes e batatas, medicamentos e vitaminas para uso humano. Claro, tudo que é doce deve ser excluído.

  • Banheiro. Ao comprar gatinhos em creches ou de criadores experientes, você receberá um pequeno enchimento de banheiro, ao qual o gatinho está acostumado. Se quiser trocá-lo por outra marca, é preciso fazê-lo aos poucos, caso contrário o gatinho pode parar de ir para uma bandeja incomum. Os gatos desta raça são limpos, a caixa de areia precisa ser limpa diariamente ou compre uma segunda para reposição.
  • Cuidando da aparência do gatinho. Pelo fato dos gatinhos terem cabelo curto, basta pentear no máximo uma vez por semana. Você precisa lavar seu gatinho apenas quando necessário e com xampus especiais. As orelhas limpam apenas as áreas visíveis, sem penetrar no interior da orelha. Eles devem ser limpos com algodão embebido em solução para limpeza de orelhas. É melhor não tocar nos olhos do animal, o gatinho deve aprender a se lavar. As garras são aparadas uma vez a cada duas semanas e apenas as pontas. Todos os anos, os gatinhos precisam ser vacinados contra doenças infecciosas.

A raça de gatos abissínios é uma das mais caras para comprar e manter. O preço de um gatinho pode ser de 15 a 70 mil rublos, dependendo do pedigree, cor e reputação do vendedor. Portanto, antes de comprar esses gatos, pense novamente - se você pode mantê-los e fornecer-lhes tudo o que precisam.

No próximo vídeo, veja a descrição e características do conteúdo dos gatos abissínios.

sem comentários

Moda

a beleza

casa