Patins

Tudo que você precisa saber sobre patinação artística

Tudo que você precisa saber sobre patinação artística
Contente
  1. descrição geral
  2. Como eles são diferentes dos patins comuns?
  3. Variedades
  4. Os melhores fabricantes e modelos
  5. Componentes
  6. Critérios de escolha

O sucesso do atleta e do aquarista no gelo depende da qualidade dos patins. Mesmo que à primeira vista pareça que tudo está em ordem com eles, você precisa conhecer as nuances que distinguem os equipamentos esportivos reais das imitações baratas. No artigo, vamos falar sobre os tipos de patins artísticos, dizer-lhe como eles diferem das opções usuais e como escolhê-los corretamente.

descrição geral

Para executar elementos de maior complexidade no gelo, você precisa de equipamentos esportivos incomuns. Os produtos para patinadores devem ser estáveis, ágeis e confortáveis.... Os patins artísticos atendem a todos esses requisitos: eles podem ficar na ponta dos pés, pular, girar, mas há um ponto importante - eles só podem se mover em uma direção. Vamos descobrir quais são as características dos sapatos e das lâminas dos patins artísticos.

Botas

Para se ter uma ideia dos produtos cacheados, você deve dar uma olhada mais de perto em seus elementos estruturais.

A parte externa da bota

Vamos começar com a parte externa do sapato. Na maioria das vezes, a bota é feita de couro. Ela "respira", mantém-se aquecida, envolve-se bem na perna. As desvantagens são apenas a impregnação de baixa qualidade, o que torna os modelos mais pesados, você deve ficar atento a isso na hora da compra.

As botas profissionais são costuradas a partir de uma camada tripla de couro para maior rigidez. Para reduzir o custo de produção, os sapatos amadores são produzidos em plástico ou couro sintético. Os produtos são leves, adaptam-se bem à perna. Mas eles não permitem a passagem de ar, as pernas transpiram neles, os modelos não são duráveis ​​e se desgastam rapidamente.

Resina

O forro desempenha um papel importante para a permanência confortável do pé na bota. Em sapatos caros, é uma camada macia, confortável e com uma agradável absorção de choque entre o pé e a parte superior do produto. Nas versões baratas, também desempenha a função de vedação.

Às vezes, os atletas termoformam o forro. Isso é feito em particular, usando fornos especiais. Após o procedimento, a parte interna da bota segue perfeitamente o contorno do pé de seu dono.

Único

Não é de fundamental importância para os calçados do patinador, já que o contato com a superfície ocorre através das lâminas dos patins. Mas para produtos profissionais, a sola ainda é feita de couro. Absorve bem ao pular, neutraliza as vibrações e ajuda a manter o ar quente na bota. Para opções amadoras para reduzir o custo de produção, uma sola de plástico é frequentemente instalada. Suas vantagens são o peso leve e as desvantagens são a falta de resistência e durabilidade.

Calcanhares

O salto é uma característica dos patins artísticos. Graças a ele peso corporal está distribuído corretamente... Os saltos altos são usados ​​para dançar na arena de gelo e os baixos para a patinação livre. Os calçados esportivos profissionais são fornecidos com um produto moldado em couro, enquanto as botas recreativas são equipadas com versões de plástico.

Rigidez

Esta é a característica mais importante para um calçado desportivo deste tipo. Quanto mais rígida a bota, mais apertado é o tornozelo, menor a chance de dobrar e machucar o tornozelo... Alta rigidez é necessária para o salto, para andar com cargas pesadas, para o treinamento diário. Nesse modo, qualquer outro calçado não sobreviverá nem por algumas semanas.

Com um modelo resistente, o atleta profissional pode contar com o esqui sazonal. Para crianças, iniciantes e amadores, por outro lado, são necessários modelos soft que têm um custo baixo. Será desconfortável para eles andar com sapatos duros.

Na hora de comprar não é difícil verificar o grau de rigidez - é preciso apertar a bota no calcanhar com esforço da mão. Um modelo macio será flexível, mudará facilmente de forma, sapatos rígidos não podem ser apertados mesmo com esforço.

Altura da bota

Nos tempos soviéticos, acreditava-se que botas de cano alto eram boas. As tecnologias modernas possibilitam a produção de calçados que permitem segurar totalmente o pé mesmo em peças de cintura baixa.... Por outro lado, uma maior rigidez em uma bota alta irá obscurecer a liberdade de movimento do tornozelo.

Lâmina

Agora, vamos prosseguir para uma análise detalhada da lâmina presa à bota do patinador. O sucesso de um atleta, suas conquistas e prêmios dependem de seu contato com o gelo. Portanto, altos requisitos são impostos em características como qualidade do aço, tamanho e contorno da crista, número de entalhes, curvatura da linha da lâmina e sua altura, profundidade da ranhura, método de fixação à bota.

Farpas

O que distingue os patins artísticos de todos os outros tipos é a presença de entalhes. Eles ajudam o atleta a realizar a frenagem e vários elementos dos encaracolados.

Os dentes estão localizados na frente da lâmina e acima do nível da superfície do gelo, de modo que raramente se agarram a ela. Os novatos podem fazer sem lascar, mas sua presença não fará mal.

É importante destacar que nos patins profissionais os dentes são maiores e mais expressivos do que nos produtos amadores.

O tamanho

Os patinadores têm uma lâmina longa e larga. Isso dá estabilidade ao rolar, adiciona conforto e ajuda a deslizar. Altura não tem nada a ver com deslizamento, mas afeta a estabilidade - quanto mais agachado o patim, mais fácil é ficar em pé nele.

O tamanho da lâmina é medido da parte inferior dentada à parte de trás da lâmina e deve caber no sapato. Para patinar sem par, opta-se por patins com espessura de 4 mm e para dança - 2,5 mm.

Sulcos e costelas

A lâmina dos patins artísticos é mais complexa que a dos modelos convencionais, possui nervuras na parte externa e interna, além de um entalhe entre elas, que é chamado de "ranhura" ou "ranhura"... É nas bordas que o patinador desliza no gelo.A adesão do patim à superfície do gelo depende da nitidez das costelas.

A profundidade do sulco afeta a estabilidade do atleta, portanto, é importante monitorar sua afiação oportuna, pois com o tempo, devido às altas cargas, o volume do sulco diminui. É importante lembrar que uma ranhura profunda melhora a aderência do patim no gelo, mas torna a rotação e a frenagem mais difíceis. Portanto, a nitidez é feita para o atleta individualmente, com base em suas preferências.

Raio de curvatura

O raio da lâmina afeta a estabilidade e o deslizamento. Quanto maior for, quanto maior for a área de contato entre o patim e o gelo, mais fácil é ficar em pé e se mover sobre eles.... Mas, ao mesmo tempo, é o pequeno raio que oferece capacidade de manobra, rotação em alta velocidade e comodidade nas curvas. Portanto, patins com um raio pequeno são escolhidos por profissionais, e com um raio grande - por amadores.

Características do metal

Na produção de patins artísticos para fins esportivos, um alto teor de carbono Aço cromado... Os produtos feitos com ele são mais leves do que as opções baratas, deslizam bem, se desgastam menos, não corroem e duram mais.

Lâminas baratas produzem feito de liga e aço de baixo carbono. Os patins são pesados ​​e todos os indicadores listados acima são piores.

Sobre os patins, você também pode adicionar o seguinte - em modelos caros, as lâminas são ajustáveis, ajustadas ao atleta. As lâminas são removíveis e podem ser substituídas quando gastas.

Como eles são diferentes dos patins comuns?

Os patins artísticos são projetados não apenas para andar no gelo, com a sua ajuda todos os elementos ultra-si (figuras da mais alta complexidade) são executados, portanto, diferenças em relação aos modelos convencionais de pilotagem podem ser encontradas tanto nas lâminas quanto nas botas.

  • Patins artísticos mais alto e mais forte opções de caminhada. As botas são três vezes rígidas.

  • Elas dotado de uma bota interna, que os atletas geralmente termoformam para atender às necessidades de suas próprias pernas.

  • Sapatos, ao contrário dos modelos convencionais, senta-se firmemente na pernasem dar liberdade aos seus dedos.

  • Apenas para patins artísticos existem entalhes no arco para realizar elementos complexos e uma protrusão nas costas por 2,5-3 cm.

  • Os sapatos de patinação artística são fornecidos com calcanhares.

  • Você pode se mover em patins artísticos em apenas uma direção.

  • O próprio dispositivo de lâmina (ranhura entre duas costelas) refere-se à roupa de skatistas.

Patins artísticos reais são feitos de couro de qualidade e aço de alto carbono. Todas as outras opções podem ser consideradas seu "reflexo pálido".

Variedades

Os patins artísticos estão disponíveis para homens, mulheres, crianças, para a patinagem amadora e para os desportos. Os modelos profissionais são divididos de acordo com o tipo de pilotagem. Tendo em conta a idade e as características profissionais, o equipamento apresenta algumas diferenças.

Por idade e tamanho

Patins para crianças, adultos, juniores, mulheres, homens são feitos de parâmetros diferentes, a grade de tamanho pode ser de 24, 25 a 46 números.

Mesmo sabendo do seu tamanho, as botas ainda devem ser experimentadas... Eles são experimentados em meias que normalmente são usadas para patinar. Algumas empresas oferecem sua própria linha de tamanhos, por exemplo, a marca EDEA. Basta colocar o pé no aparelho com números e ler o número correspondente ao tamanho do calçado. Sugerimos que você se familiarize com a tabela de transição de tamanhos para botas da marca EDEA:

Tamanho de sapato

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

Bota EDEA

18

18,8

19

19,5

20

20,5

21

21,5

22

22,5

24

Comprimento em cm

17,5

18

19

20

20,5

21

21,5

22

22,5

23

24

Tamanho de sapato

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

Bota EDEA

24,5

25,5

26

27

27,5

28

28,5

29

29,5

30

Comprimento em cm

24,5

25,5

26

27

27,5

28

29

30

30

30,5

De acordo com a idade, as botas podem ser divididas condicionalmente em três grupos.

  1. Bebê consulte os tamanhos 26-31. Crianças pequenas podem usar sapatos ajustáveis ​​ao comprimento do pé, pois o treinamento ainda não é pesado.

  2. Júnior os modelos variam em tamanho de 32 a 38.

  3. Adulto o patinador artístico corresponde a tamanhos de 38 a 46.

Na hora de escolher o calçado deve-se prestar atenção não só ao comprimento, mas também à integridade do produto. Somente botas perfeitamente ajustadas lhe darão prazer e sucesso nos esportes.

Por nomeação

A patinação artística é um esporte multifacetado de beleza incomum. Inclui diferentes modalidades de esqui, que requerem calçado desportivo especial.

Patinação livre

Nesta categoria, são realizadas performances individuais e duplas, acompanhadas por um grande número de elementos difíceis e saltos. Para os atletas, os sapatos mais altos e rígidos com salto baixo são obrigatórios.... Para iniciantes, você deve escolher modelos de suavidade moderada. Uma lâmina feita de aço de alta qualidade deve se projetar ativamente na área do calcanhar e ter dentes pronunciados na ponta do pé.

Caminhando (massa)

Esses patins não são relacionados ao esporte, são projetados para o público em geral e os requisitos para eles não são muito altos. O equipamento pode ser usado com os amigos em uma pista de patinação pública, e também é adequado para quem quer praticar esportes, mas está no início da jornada. Se você aumentar a carga dos patins, eles serão demolidos instantaneamente.

Os produtos para a equitação normal distinguem-se pelo seu custo orçamental e por todas as características daí resultantes - não se utiliza couro genuíno, mas sim os seus substitutos, que não têm rigidez suficiente, os saltos são de plástico, a lâmina é de baixo carbono metal.

Para programas de dança

Você precisa de patins que resistam ao teste de alta velocidade. A patinação em pares envolve uma distância estreita entre os parceiros, os patins em tais situações devem ser minimamente traumáticos. Para evitar o engate acidental das lâminas, as projeções traseiras são pequenas. As botas são finas, curtas, permitindo que o pé se mova livremente. A lâmina é dotada de um pequeno raio e sem serrilhas pronunciadas.

Patinação sincronizada

Não difere em elementos de maior complexidade, a principal característica são os movimentos sincronizados dos parceiros... Para este tipo, os patins de baixa rigidez são produzidos com um salto mais curto e um tipo especial de laço.

Coaching

O treinador não tem que fazer elementos difíceis, mas ele tem que ficar de patins em uma sala fria o dia todo. Algumas empresas produzem botas de treino especiais de conforto especial, macias e quentes.

Por habilidades de equitação

Você pode começar a patinar em qualquer idade, se não houver contra-indicações médicas. De acordo com o grau de evolução para o sucesso, o inventário é alterado para um mais adequado. De acordo com as habilidades de patinação, os patins artísticos são divididos em três categorias: amador, semi-profissional e profissional.

Amador

A versão econômica dos patins figurados para adultos e crianças é destinada a passeios ao ar livre, para patinar em rinques da cidade, para atletas novatos. A roupa de um amador é produzida macia, com materiais sintéticos baratos, as lâminas são feitas de liga de aço, os dentes são altos ou estão ausentes. Os patins amadores não são usados ​​para realizar elementos complexos, não são carregados com horas de treinamento. A qualidade do material é suficiente para o uso periódico do estoque.

Semi-profissional

Os patins artísticos nesta categoria ainda não são considerados profissionais, mas já são adequados para crianças, juniores e adultos que passaram as fases de iniciante e dominam movimentos mais complexos, por exemplo, rotações, saltos duplos. Esta roupa tem uma parte superior de couro de dureza média e lâminas de aço de alta qualidade com antepé serrilhado. O raio de curvatura na crista é grande, a ranhura não é muito profunda. Os patins são capazes de suportar o estresse moderado do treinamento.

Profissional

As botas esportivas são feitas de couro durável e as lâminas são feitas de aço de alta qualidade. O calçado tem máxima rigidez, segura bem o tornozelo. As lâminas são dotadas de grandes entalhes, um sulco profundo entre as costelas, deslizam perfeitamente no gelo, na maioria dos casos possuem um pequeno raio de curvatura, são ajustáveis ​​e removíveis.

O aço é difícil de afiar, mas continua afiando por muito tempo.

Os melhores fabricantes e modelos

A patinação artística é praticada por homens, mulheres, crianças com preferências diferentes, então as opções clássicas de preto e branco são diluídas em azul, vermelho, rosa, com estampa, costura, inserções perfuradas. Nossa avaliação incluirá não apenas os top models mais caros e bonitos, mas também patins baratos de boa qualidade, representando marcas conhecidas e confiáveis.

ATEMI AFSK-17.04 Axel

Os patins têm um valor fiel, feitos de couro artificial de alta qualidade. As inserções perfuradas permitem que o pé respire e permaneça no gelo por muito tempo. O forro interno é feito de veludo quente resistente ao desgaste. Você pode patinar a uma temperatura de -25 graus, mantendo os pés aquecidos.

Conjunto WIFA Prima

Patins universais (para meninos e meninas) da categoria profissional do fabricante austríaco. Mas eles são projetados para os primeiros anos de estudo, seus números muito complexos não são fáceis de executar. As botas contêm couro de boa qualidade e aço durável nas lâminas. Eles são estáveis, fixam a perna com segurança e têm ótima rigidez.

ICE BLADE Naomi

Patins baratos com um belo design. O modelo é feito de couro sintético com pele sintética no interior. As pernas são particularmente confortáveis. A lâmina é durável e confiável, feita de aço de alto carbono. O produto é recomendado para passeios recreativos ao ar livre.

RGX Rental II

As botas são confeccionadas em couro artificial de alta qualidade, que resiste a baixas temperaturas, não racha com o frio e não requer lubrificação. A fixação interna do pé na bota é perfeita. O design dos sapatos em vermelho com inserções escuras e fechos de latão parece espetacular.

Componentes

Os patins artísticos profissionais e amadores precisam de renovação, alguns têm cadarços lacerados e outros precisam de substituir as lâminas. Em lojas especializadas, você pode adquirir diversos tipos de acessórios para botas e patins:

  • lâminas de vários modelos em uma grande variedade;

  • pedra de afiar Inf-Abrasive para máquinas SSM;

  • vidro Bauer Tuuk, CCM E-PRO;

  • palmilhas da Botas, MAD GUY e outras empresas;

  • rendas de Botas, MAD GUY, impregnado;

  • tampas para diferentes tipos de lâminas;

  • Corridas de firmas universais de velcro;

  • bolsa para transporte de patins artísticos.

Critérios de escolha

A escolha dos patins depende do nível de patinação. Os profissionais escolhem modelos com cabedal de couro tripla, reforçado com rigidez e lâmina de aço de alto carbono. A altura do salto e o raio de curvatura devem ser selecionados individualmente. O inserto deve ser de excelente qualidade. Os modelos precisam ser removíveis e ajustáveis.

Quem pratica esportes profissionais sabe tudo o que precisa sobre seus calçados. Falaremos sobre a escolha de patins semiprofissionais e amadores.

  • Se o problema material não for agudo, é melhor preferir opções de couro, eles "respiram", acabam tomando a forma do dono do sapato. Os modelos de couro são resistentes ao desgaste e duráveis.

  • É bom se as botas forem macio, confortável, ergonômico por dentromas com uma camada externa moderadamente dura.

  • O pé na bota não deve oscilar, isso pode causar ferimentos.

  • É bom se o corte superior do sapato tiver forma anatômica, adiciona conforto e segurança aos pés.

  • Quem raramente anda de skate e visita apenas rinques de patinação internos, não pode pagar a mais e comprar botas com sola e salto de plástico... Pesam pouco, são baratos, mas é aí que acabam as vantagens. Quem pode pagar pelo conforto fica melhor olhando as opções de couro. Essa sola retém o calor, o calcanhar é bem absorvido, o que significa que alivia o estresse dos músculos e articulações.

  • Se o fabricante for muito esperto com laços, será difícil ajustar a bota a um pé específico, é melhor escolher opções de fixação simples.

  • Os sapatos devem ter uma língua perfurada e orifícios para a circulação de ar adequada... Apenas essas botas podem ser usadas por muito tempo.

Escolha seus patins de forma responsável. Sapatos selecionados incorretamente durante a operação farão você pensar em momentos problemáticos e arruinarão o prazer de andar.

sem comentários

Moda

a beleza

casa