Coloração para cabelos escuros: características, tipos, seleção de tonalidade
A coloração do cabelo há muito é um método popular para alterar rapidamente a sua imagem. De vez em quando você encontra nas capas de revistas de moda estilos de cabelo das cores e tons mais modernos. Neste artigo, iremos ajudá-lo a compreender os meandros da coloração em cabelos escuros, analisar as características desta técnica, seus principais tipos, e também ajudá-lo a decidir a escolha da tonalidade para o seu cabelo.
Peculiaridades
A tintura de cabelo é uma das técnicas mais antigas para mudar a imagem, já em 2 mil anos AC, a tintura de cabelo dava poder e significado a uma pessoa, o cabelo tingido podia ser usado por uma casta estritamente definida de pessoas. Hoje, a coloração do cabelo é um privilégio de todos, capaz de mudar completamente a aparência em questão de minutos. Devido ao grande número de variedades e encarnações da coloração de cabelo, muitas meninas freqüentemente confunde coloração clássica com cachos listrados. A seguir, consideraremos as principais diferenças entre essas técnicas e, ao mesmo tempo, tentaremos formar um retrato da técnica clássica de colorir.
- A primeira e mais importante diferença é em uma variedade de paletas de cores... O realce do cabelo envolve o uso de apenas dois tons - natural e claro, a coloração pode usar até 20 tons diferentes.
- A chave para o destaque harmonioso - em gradação gradual de 2-3 cores no cabelo. A coloração não é exigente quanto à suavidade em tons e, por isso, pode parecer brilhante, mas também nítida, agressiva.
- O realce, via de regra, é feito em várias sessões, pois o amarelecimento característico dos cabelos escuros após a primeira sessão não desaparece em lugar nenhum. Na coloração mais algumas camadas de tinta são aplicadas sobre o cabelo descolorido, o que significa que sessões repetidas de esclarecimento podem não ser necessárias.
- O objetivo do destaque é conseguir o efeito de “cabelos clareados pelo sol”, que ao mesmo tempo confere mais volume ao penteado e aos cachos em si - um brilho natural e natural. O propósito de colorir é deixe os cachos tão ricos quanto possível, as tarefas adicionais aqui estão relacionadas ao destaque da imagem geral de uma beleza, ganhando características faciais ou elementos de roupa.
- Apesar da faixa etária relativamente desfocada na coloração do cabelo, colorir é mais adequado para personalidades jovens, brilhantes e extraordinárias com um caráter alegre... Na imagem de senhoras respeitáveis, muita cor pode ser considerada de mau gosto. O mesmo não pode ser dito sobre o destaque, que fica bem para mulheres de todas as idades.
Como você pode ver, é muito fácil entender a diferença entre essas duas técnicas de tratamento do cabelo.
Vantagens e desvantagens
Qualquer tipo de coloração tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens são as seguintes.
- Qualquer, mesmo a cor mais clara atualiza seu visual e penteado inteiro... O cabelo parece mais fresco, mais brilhante, mais expressivo. Mesmo que a coloração seja feita com uma gradação mínima da cor natural do cabelo, em qualquer caso torna o seu penteado mais expressivo e a cor do cabelo mais clara.
- Colorir com um penteado e franja de sucesso pode corrigir significativamente suas características faciais... Destaque os de sucesso, concentre-se nos traços positivos e bonitos e distraia os defeitos faciais grosseiros e imperfeitos.
- Tipos de coloração não contínua (zonal, pixel, longitudinal) não estrague tanto o cabelo... Ao contrário das técnicas de realce, o cabelo parece saudável e forte.
- Shatush, balayazh, destaque clássico - todas essas são técnicas que envolvem o uso de, no máximo, duas cores na pintura. Ofertas para colorir número ilimitado de tons para colorir.
- Coloração moderada é igualmente bem-sucedida adapta-se tanto a raparigas muito jovens como a mulheres mais velhas que não perderam o gosto pela moda.
- Devido à gradação de cor significativa e à ausência de limites claros no desenho, os fios coloridos não exige correção e revisão tão rapidamente.
- Ao longo dos milhares de anos de sua existência, a coloração do cabelo conseguiu ser segmentada em muitas variedades... No momento, existem mais de 10 métodos de coloração populares, dos quais até a garota mais sofisticada pode escolher algo de seu gosto.
Levando em consideração o fato de que qualquer coloração de cabelo envolve o impacto sobre os cachos de substâncias de terceiros e muitas vezes não naturais, a coloração tem suas desvantagens.
- Lightening - as peculiaridades são um flagelo na hora de tingir o cabelo, e se os donos dos cachos claros podem ficar sem elas, então, para os mais escuros, pode se tornar um problema significativo. Qualquer clareamento é um estresse para os cabelos, que, sem a devida atenção e com máscaras e cremes fortificantes adicionais, podem começar a cair, rarear ou enfraquecer.
- Qualquer tipo de coloração, mesmo a mais clara e seletiva, custa muito dinheiro... Colorir em casa também é possível, mas apenas belezas com experiência significativa em colorir podem alcançar um resultado bonito e de alta qualidade.
- Quanto mais tons de cabelo, mais provável é você mudará para a cor natural original por um longo tempo... É por isso que cabeleireiros e maquiadores não recomendam coloração cardinal com 5 ou mais tons.
- A técnica de realce parecerá impressionante e elegante, mesmo sem os cuidados diários com o penteado e estilo. O que não se aplica à coloração, onde qualquer brisa sem a fixação necessária pode mudar completamente o padrão ou um estilo de pintura especial.
- Qualquer mancha precisa de manutenção regular do brilho e saturação da cor do cabelo... Sem isso, toda a ostentação de qualquer penteado pode desaparecer completamente.
Esses fatores não são um obstáculo para um verdadeiro fashionista. Como se costuma dizer, a beleza exige sacrifício, mas é melhor prescindir do fanatismo.
Visualizações
Existem muitos tipos de coloração, que diferem tanto no número de tons, no comprimento e na franja do cabelo, quanto na textura desejada do cabelo. Vamos dar uma olhada nos esquemas de cores para cabelos escuros mais populares nesta temporada.
Longitudinal
Essa opção é uma das mais comuns no mundo moderno da moda. Nesse caso o cabelo na cabeça é dividido em cachos verticais uniformesque são então coloridas por sua vez. Para cabelos longos a médios com papel alumínio. O número de tonalidades não é limitado aqui, basta ficar de olho na uniformidade da gradação de cores para evitar o efeito de "semáforo".
A opção ideal neste caso seria cabelos lisos de médio a longo, sem cachos.
Micro coloração
O objetivo aqui é tingir os melhores fios individuais de seu cabelo. Muitas vezes, apenas 1-2 tons de luz principais são escolhidos, o que cria um atraente efeito do brilho do sol... Usando essa técnica, você pode destacar o formato do rosto, reduzi-lo visualmente ou focar em certas características vencedoras.
A vantagem desse método é que ele interfere pouco na imagem geral da menina, o que, se o resultado for indesejável, pode ser corrigido rapidamente.
Transversal
Não é uma opção de coloração particularmente radical que oferece tingimento de cabelo com listras horizontais através do uso de 3-4 (não mais) tonalidades consecutivas. Todo o comprimento dos cachos é convencionalmente dividido em 3-4 partes (zona da ponta, zona da raiz, zonas transversais). Entre as zonas superior e inferior, o contraste mais perceptível é obtido, diminuindo gradativamente em direção à parte transversal do cabelo. Assim, tanto a parte superior quanto a inferior do cabelo permanecem tingidas, enquanto na outra, em geral, ficam os cachos de tons naturais.
Você pode obter esse efeito com um leve sombreamento gradual. Na maioria das vezes, são as raízes do cabelo que ficam intactas, pois nesse caso o cabelo é menos danificado.
Pixel
Quase o mesmo que uma coloração padronizada, mas usando linhas e formas geometricamente corretas na base da imagem... A opção também é mais para cabelos curtos, fica bem com tons claros e até chamativos.
Zonal
O tipo de coloração mais fácil - neste caso, apenas parte (ou partes) estritamente definida do cabelo... A peculiaridade desse tipo é que os cabelos tingidos devem se destacar simultaneamente de maneira harmoniosa e vívida sobre o fundo dos naturais, caso contrário não haverá benefício com o efeito. Para cabelos escuros, a mais ampla gama de cores será útil: do dourado claro ao baga brilhante.
Fica bem em cabelos lisos e cacheados, também não há restrições quanto ao comprimento do cabelo. No mesmo tipo, você pode colorir apenas a franja ou alguns cachos individuais nos lobos temporais.
Graças ao contraste, é conseguida uma ênfase nos olhos e nos lábios, as características muito redondas ou quadradas do rosto são suavizadas.
Multicolorido
Um conceito que se refere a todos os tipos de cores usando 5 ou mais tons de cores. A vantagem deste tipo é que absolutamente qualquer tonalidade pode ser usada para atingir o resultado desejado. E aqui, de certa forma, será até um ponto a mais inconsistência de cor... Penteados com essas cores são adorados por jovens com caráter e humor inconstantes.
Este penteado só vai complementar o geral imagem de imprevisibilidade e excentricidade... Porém, você não deve exagerar com a quantidade de tons, tudo deve ser feito com moderação.Uma boa opção seria coloração multicolor da franjaonde o resto do cabelo permanece intacto.
Neste caso, a franja deve ser expressiva e larga, sendo mais indicada na aparência as opções oblíqua, reta e alongada.
Padronizado
Sem dúvida, uma das opções de cores mais radicais, que raramente se encontra na sua forma pura. Normalmente pode ser visto nas páginas de revistas de moda como uma ideia de algum estilista ou estilista para um determinado laço. Para colorir o cabelo com este tipo de coloração, estênceis especiais, que uma mulher comum da moda não pode ter. É por isso que a coloração, neste caso, deve ser realizada por um mestre experiente.
Os padrões e padrões mais comuns: padrões de leopardo e tigre, linhas oblíquas com ênfase na franja e nos olhos. Muitas vezes, apenas a franja é dada sob a parte padronizada do cabelo, o que, em uma performance de sucesso, apenas dá maior clareza às características faciais.
O tingimento padronizado terá mais sucesso em cabelos curtos, como um quadrado clássico ou bob. Nesse caso, é mais fácil manter a integridade e harmonia de todo o desenho.
Como escolher uma tonalidade?
Por tipo e comprimento de cabelo
A coloração não difere em preferências estritas para um tipo particular de cabelo, aqui os cabelos com cachos cacheados tingidos, cabelos lisos e obedientes podem parecer igualmente vantajosos, mesmo para cachos impertinentes existem muitas maneiras e tonalidades de tingir. Quanto ao comprimento do cabelo, ele pode desempenhar um papel decisivo na formação da imagem geral e, portanto, é um dos pontos-chave a se considerar na escolha de uma tonalidade de cor. Cabelo de comprimento médio ou longo pode exigir muitos experimentos, o mais bem sucedido será:
- opções de coloração longitudinal usando no máximo 2-3 tons, ligeiramente mais escuro ou mais claro que a cor natural;
- cabelos longos com efeito de pontas queimadas leves (dourado, cinza, caramelo, tons de cobre);
- micro-coloração dos fios mais finos usando 1-2 tons com uma diferença mínima na paleta de cores do cabelo natural;
- coloração horizontal de cachos volumosos e pesados com gradação de cor significativa (os tons podem ser muito diferentes: do castanho ao vermelho e neon brilhante);
- coloração seletiva ou zonal de fios de cabelo individuais - franja, partes temporais usando cores brilhantes e saturadas: azul, roxo, vermelho, verde;
- A coloração total sutil do cabelo com uma diferença mínima da cor original do cabelo dará a eles mais saturação.
O cabelo de tipo curto também não é desprovido de soluções de cores bem-sucedidas no tingimento. As opções a seguir são consideradas as opções de cores mais populares aqui.
- Coloração de zona, com manchas de cachos estritamente definidos no cabelo - franja, têmporas, parte de trás da cabeça. Cores usadas para cachos escuros: vermelho vivo, azul, roxo, tons pastéis delicados de ouro e caramelo.
- Coloração padronizada usando um estêncil para a aplicação de tinta. Em cabelos curtos, é muito mais fácil manter o padrão desejado e não haverá grandes problemas com correções posteriores.
Cachos curtos e retos até os ombros parecem mais bem-sucedidos nesta versão. A escolha da tonalidade, neste caso, é limitada apenas pela imaginação da fashionista e depende do padrão escolhido.
- Coloração de contraste parcial usando tons agressivos e muitas vezes até incongruentes (vermelho com amarelo, azul com laranja, etc.). Este tipo de cor é mais adequado para personalidades extraordinárias ou é usado para criar uma determinada imagem na fotografia de modelo.
- Coloração colorida ou "multicolor" implica o uso de mais de 5 tons. Freqüentemente, essa opção é usada para criar estouros agradáveis em cachos.Em outros casos, são penteados estritamente contrastantes e incomuns, preferidos apenas pelos fashionistas mais ousados.
- Coloração cruzada ou horizontal, em que a fronteira entre os tons é mantida intencionalmente, para dar à imagem ainda mais agressividade e originalidade. São usadas cores brilhantes e contrastantes: neon, roxo, azul e ensolarado.
Por tipo de corte de cabelo
O tipo de corte de cabelo não é a única opção na hora de escolher a tonalidade, como algumas garotas erroneamente acreditam. Em grande medida, o sucesso de uma determinada tonalidade na coloração depende precisamente do tipo de cor do rosto, da cor do cabelo natural e de seu comprimento. Existem casos conhecidos de uma combinação bem-sucedida de cortes de cabelo bob e cascade, tanto com tons pastel dourados e delicados, quanto com cores extraordinariamente brilhantes e saturadas. O mesmo vale para cabelos médios / longos.
Por tipo de rosto e cor de olhos
Tipo de rosto e sombra para os olhos - os fatores mais importantes na escolha de um tom de cor, depende deles quão bem ficará todo o penteado. Existem 5 tipos principais de faces: redondas, ovais, retangulares, triangulares e quadradas, bem como três cores principais de olhos: marrom, azul e verde com todos os tons correspondentes.
Para determinar um tom de cabelo mais bem-sucedido para uma determinada aparência, os maquiadores são inicialmente determinados com seu tipo de cor. Existem 4 tipos de cores diferentes de acordo com os nomes das estações: inverno, primavera, verão e outono.
- Tipo de cor "inverno" representa meninas com pele branca como a neve e olhos escuros (podem ser marrons, caramelo e preto, além de alguns tons de azul frio). Neste caso, cachos de cores e tons especialmente escuros, até mesmo pretos (cores ricas em castanho, preto, cores chocolate escuro) serão combinados de forma eficaz com a aparência.
- "Primavera" - meninas com um tom de pele caramelo e quente e olhos claros e expressivos. A maioria dos tons escuros não funcionará aqui, no entanto, cachos castanhos, tons de cobre escuro e tons de casca de carvalho ainda ficarão bem.
- "Verão" - caracterizado por olhos claros e pele clara. Neste caso, apenas tons claros de cabelo são recomendados, porém, se você for proprietário de cachos escuros luxuosos, deve optar pela coloração longitudinal ou transversal com a adição de cachos clareados.
Isso refrescará todo o penteado e definitivamente o rejuvenescerá por vários anos.
- "Outono" - o tipo de cor das meninas com olhos e pele escuros com um bronzeado cobre natural (tipo de cor clássico para meninas morenas). Quase todos os tons de cabelo escuro ficarão bem aqui, já que não haverá conflito com a cor dos olhos.
Quanto ao formato do rosto, o cabelo escuro é uma cor universal que fica igualmente bem com qualquer oval do rosto. Qualquer cabelo escuro pode corrigir o formato do rosto e reduzi-lo visualmente ou ocultar completamente suas características indesejáveis e infelizes.
Como fazer em casa?
Para pintar em casa, você precisará de algumas ferramentas.
- Em primeiro lugar, é, claro, clarificador de cabelo... Dependendo do comprimento dos seus cachos, pode levar de 1 a 3 saquetas.
- Corante - o segundo material mais necessário. Para uma coloração clássica e leve, é melhor pegar não mais que 3-4 tons, para uma coloração mais radical ou para uma determinada imagem, você deve obter 5 ou mais tons semelhantes na paleta de cores. Procure escolher tintas e branqueadores da mesma linha e do mesmo fabricante.
- Qualquer coloração é um perigo que prejudica não apenas o seu cabelo, mas também a sua bela pele. Portanto, recomendamos o uso de luvas de plástico ou borracha.
O couro cabeludo também vale o trabalho. Depois de tingir o cabelo com várias cores, a pele em lugares difíceis de lavar pode formar um verdadeiro arco-íris.Por isso, antes de clarear e colorir, a pele da cabeça deve ser bem limpa com cremes gordurosos.
- Materiais para aplicação de clarificador e tinta - escova, esponja, todos os tipos de pincéis. Qualquer coisa conveniente para você aplicar a substância da tinta.
- Será útil preparar com antecedência várias tigelas de plástico para mistura e preparação de clarificadores e tintas.
- Dependendo da complexidade do futuro penteado, você deve escolher vários pentes para pentear e separar o cabelo. Aqui, em qualquer caso, a escovagem, um pente com dentes finos e raros e um separador de metal não serão supérfluos.
- Bela toalha waffle Útil na fase de secagem dos cabelos, e com a ajuda de um lençol na hora de aplicar a tinta e o removedor, você pode proteger os olhos e a roupa contra a entrada de tinta.
- Todos os tipos de grampos, grampos e caranguejos ajudam a fixar fios de cabelo individuais e separá-los uns dos outros.
- Folha ou filme plástico para embrulhar o cabelo. É aconselhável cortar previamente em pequenas tiras, dependendo do seu comprimento.
Agora vamos entender passo a passo a tecnologia de coloração em si. Não se esqueça que por alguns momentos na coloração, você absolutamente precisará de ajuda externa, especialmente para cabelos longos.
- Cabelo antes de pintar lavar e secar, pentear.
- Calce as luvas, é aconselhável colocar uma toalha nos ombros para que a tinta não pingue na roupa.
- Aplicar no cabelo um creme oleoso especial, para que na hora de tirar a tinta os cabelos e a pele sejam lavados mais rapidamente.
- Divida o cabelo condicionalmente em várias partes: occipital, temporal, coroa. Arrume seu cabelo com caranguejos ou grampos invisíveis.
- Selecione com cuidado os primeiros fios finos para colorir, colocando uma folha ou filme pré-preparado sob eles.
- Tente se mover em um círculo - da parte de trás da cabeça até a franja ou na direção oposta.
- Já pintou cachos embrulhe em papel alumínio e coloque de modo que não interfiram na coloração de outros cabelos.
- Se você escolheu várias tonalidades, tente aplicá-las com o menor intervalo possível para que as tonalidades não sejam diferentes. Um par extra de mãos será muito útil nesta fase.
- Depois de tingir aguarde todos os fios pelo tempo indicado na embalagem da tinta, depois enxágue com força com o auxílio de xampus especiais.
- Seco, ajustar, empilhar.
Cuidado depois de colorir
Após qualquer coloração com clareamento, o cabelo sofre tremendo estresse, portanto, cabelos tingidos sem os devidos cuidados podem perder toda a saturação e integridade da cor em uma semana. Imediatamente após a coloração, recomenda-se seguir as dicas a seguir.
- Se você costumava lavar o cabelo diariamente, o que é normal para cachos longos, na primeira metade de um mês após a coloração tente se limitar 2-3 vezes por semana, não mais. Neste caso, é aconselhável ferver primeiro a água da torneira para evitar dureza excessiva. Enxágue o cabelo com água morna.
- Imediatamente após a coloração, vale abrir mão dos xampus usuais e recorrer a socorros produtos profissionais para cabelos recém coloridos... O mesmo se aplica ao condicionador, desenvolvido para preservar o brilho da cor e dar-lhe um brilho natural.
- Tratamento térmico cabelos recém-descoloridos e coloridos são indesejáveis, o que é um golpe ainda maior para a frágil estrutura do cabelo. É melhor recorrer à secagem natural ao ar livre. O mesmo se aplica à exposição à luz solar direta - com eles, os cachos coloridos podem simplesmente desbotar.
- Para uma restauração rápida do cabelo, será útil recorrer a ajuda periodicamente. máscaras naturais nutritivas e hidratantes... Se você tentar, poderá fazer essa máscara com segurança com suas próprias mãos - usando kefir com baixo teor de gordura, ovos e decocções de ervas.As máscaras devem ser aplicadas pelo menos uma vez por semana antes de lavar o cabelo. Para restaurar cabelos secos e enfraquecidos, máscaras à base de óleo vegetal são ideais.
- Imediatamente após a coloração esqueça os pentes de metal velho e áspero, use apenas instrumentos macios com dentes finos e frequentes. O principal é não danificar ou arrancar os cabelos.
Belos exemplos
Coloração de pixels para cabelos escuros.
Coloração padronizada.
Coloração multicolorida.
Coloração longitudinal.
Coloração da zona.
Para informações sobre como colorir cabelos escuros, veja o próximo vídeo.