Coloração para cabelos curtos: como é e como pintar?
Em busca de novas idéias, uma mulher moderna frequentemente adota uma coloração de cabelo incomum. E isso não é surpreendente: mudar de tonalidade com a criação de um jogo de tonalidades permite trazer novidade à imagem e corrigir visualmente as imperfeições faciais. Uma das técnicas mais populares para tingir cachos hoje é a coloração. No artigo, iremos nos deter em detalhes sobre as nuances de tingir o cabelo curto, observar as características da seleção de tonalidades, descrever o método de aplicação e observar as regras para sair após o tingimento.
Peculiaridades
A técnica de coloração é um processo complexo. É frequentemente confundido com realce, embora este seja um nível de coloração mais alto. Esta não é apenas uma gradação complexa de uma cor, mas também a tecnologia de tingimento de cores dos cachos e até mesmo uma mudança criativa na cor do cabelo. Dependendo do tipo de execução, a coloração pode ter como objetivo realçar a profundidade da cor, criando o efeito de queimar fios ou pintura criativa na direção vertical e até horizontal.
Ao realizar a técnica, vários pigmentos de cores são usados. Nesse caso, a mistura de tons com diferentes temperaturas de cor não é permitida. Isso torna o corte de cabelo insípido, senão completamente vulgar. Em comparação com o comprimento normal, tingir o cabelo curto torna-se mais difícil. Nesse caso, muitas vezes o especialista precisa selecionar um determinado padrão e método, dependendo da forma do corte de cabelo e até mesmo de seu estilo aproximado.
Os próprios cortes de cabelo curtos chamam a atenção de todos. Para não privar a imagem de feminilidade e atratividade, é preciso prestar muita atenção na escolha de um ou outro tipo de pintura. Na verdade, pode ser completo (com a coloração de toda a cabeça do cabelo) ou parcial (quando alguma parte da cabeça é escolhida para pintar, por exemplo, uma franja ou região temporal). Dependendo dos desejos da cliente e das características da estrutura de seus cabelos, o estilista seleciona uma opção que mais lhe agrada em termos de cor e temperamento.
Além disso, o estilo de vida, o trabalho e os interesses individuais também são levados em consideração. Por exemplo, para representantes de subculturas jovens, o mestre pode oferecer soluções criativas com cores nítidas e contrastantes. Uma mulher de negócios ou uma funcionária de escritório receberá uma coloração feminina harmoniosa e bonita com a criação de transições suaves e bordas desfocadas. Nesse caso, outro fator decisivo será o tipo de tinta, que pode ser de amônia ou de superfície.
Esta técnica difere do Air Touch pela maior espessura dos fios envolvidos no processamento. Além disso, o secador de cabelo não é usado para colorir. Aqui, as transições podem ser nítidas e o número de tons geralmente chega a 5-8. As técnicas de coloração são variadas, dependendo da escolha certa, até mesmo o corte de cabelo aparentemente mais simples pode ser incomum. Porém, para que o resultado coincida com o desejado, a seleção dos tons contrastantes deverá ser tratada com atenção especial.
Colorir cabelos curtos é uma ótima ferramenta para mascarar cabelos finos que não têm volume. Devido aos diversos tons envolvidos na coloração, cria o efeito de versatilidade e esplendor do corte de cabelo. Com ele, ela parece mais interessante, mais fresca, mais na moda.
Ao mesmo tempo, a estrutura dos fios não importa: tanto nos cabelos lisos quanto ondulados de comprimento curto, a coloração parece muito impressionante.
Variedades
É possível classificar a coloração de cabelos suaves de acordo com vários critérios. Por exemplo, pode ser neutro e colorido. Além disso, geralmente é realizado com o uso de corantes que são tons relacionados à cor de base original. Dependendo do tipo de pintura, pode ser dividida em longitudinal e transversal.
- A coloração americana se destaca pelo fato de que nela são utilizadas pelo menos 5 tonalidades, adequadas para a cor natural dos cachos.
- A técnica do sal-pimenta é relevante principalmente para mulheres de cabelos grisalhos e loiras. Aqui as raízes são destacadas, e as pontas, ao contrário, escurecem.
- O tingimento em vários tons é bom para cabelos de qualquer cor e pode ser muito diverso, inclusive arbitrário.
- A técnica zonal difere porque nem todo o cabelo é colorido, mas apenas uma parte dele.
- O método neon envolve o uso de cores brilhantes e brilhantes que irão chocar os outros.
- O tingimento da franja não afeta nenhum dos outros setores da cabeça. Esta opção raramente é usada hoje ou é executada de acordo com um método criativo.
Além disso, a coloração pode ser dividida em dois tipos: habitual e assimétrica. A assimetria parece bastante incomum, pois permite que você desvie a atenção das imperfeições faciais. Muitas vezes, essa técnica é utilizada em caso de assimetria do próprio corte de cabelo. Por exemplo, pode ser um prumo assimétrico com uma mecha em vez de um estrondo, ou com uma têmpora raspada. Sublinhar esses cortes de cabelo com coloração permite que você dê uma nova olhada nos próprios cortes de cabelo e adicione notas criativas ao conjunto feminino.
- Técnica de babylights ou a chamada micro-coloração significa trabalhar com fios finos. É ótimo para trabalhar com cabelos macios, pois seu comprimento não exige muito. Ombre permite que você altere a cor de base em 2-3 tons, e mais perto das extremidades. Neste caso, as bordas transversais são esticadas.
- Sombrio difere do efeito gradiente em imitação do brilho do sol, que é criado durante a coloração. É difícil fazer tal opção em um comprimento curto: pelo menos deve ser do comprimento de um quadrado.
- Bronding vale ressaltar que parece natural em um comprimento curto.
- Cores loucas - uma opção para jovens criativos ou blogueiros de beleza com desejo de chocar.
- Pintura de pixel e é completamente único: em um corte de cabelo curto, parece superestiloso e pode ocupar uma seção de processamento muito pequena.
- Método Stencil a coloração envolve o uso de um molde especial, por meio do qual o padrão é transferido para uma seção específica do corte de cabelo.
- Esconde-esconde - uma técnica de aplicação de pigmentos sem envolver os fios superiores. Isso adiciona não apenas originalidade ao penteado - essa técnica de tingimento dá volume ao cabelo.
Como escolher uma cor?
A escolha de tonalidades harmoniosas para a pintura pode depender de vários fatores. Por exemplo, essas são necessariamente tendências da moda, características do tipo de cor, a cor de base do seu cabelo. Hoje, a naturalidade é valorizada, e quem não está acostumado a recorrer a contrastes agudos pode contar com o esquema de cores naturais das tinturas de cabelo.
Não devemos esquecer a necessidade de uma certa base para tintas específicas.
Por exemplo, para aproveitar alguns tons, as loiras podem não precisar de preparo, enquanto as morenas terão que destacar os cachos, às vezes mais de uma vez. Para as mulheres loiras da moda, você pode escolher tons de ouro rosa. Para beldades com cabelos ruivos, a moda se oferece para incluir tons de cobre e ouro na coloração. Uma cor de cobre seria ideal para eles.
É mais difícil para meninas de cabelos escuros, bem como para donos de cabelos quase pretos. Hoje, essas cores são consideradas pesadas e, portanto, muitas vezes tentam ser suavizadas descolorindo pelo menos alguns tons. A cor das sombras é selecionada levando-se em consideração a compatibilidade com o corte de cabelo.
Se se distingue pela clareza das linhas geométricas, elas precisam ser enfatizadas com cores brilhantes. Quando o corte é mais feminino e macio, é melhor escolher tons próximos à cor de base e fazer realces longitudinais.
Cinza e prata se tornaram os tons da moda da temporada. Eles são ótimos para loiras e fashionistas de cabelos claros com um tipo de cor fria. No entanto, essa coloração parece bonita e eficaz apenas no caso de cabelos saudáveis e pele limpa. E também as loiras podem escolher tons para pintar com tons de azul, caramelo, rosa, menta.
Para morenas e mulheres de cabelos castanhos, você pode incluir tons de café com leite, bem como tons de âmbar, mel e conhaque na pintura. Se você quiser criatividade, as cores brilhantes ficarão melhores em sua imagem do que as desbotadas. Mulheres da moda de cabelos louros podem ver mais de perto o tom dourado. Porém, sua adequação a uma determinada imagem terá mais chance de ser dita pelo estilista, pois cada menina tem seu tom de pele.
Ao contrário do cabelo comprido, a coloração dos fios curtos costuma ser realizada de maneira longitudinal, usando uma técnica de micro-coloração. E em alguns casos, o número de tonalidades chega a 10. O efeito da densidade do cabelo é conseguido por meio do número de tonalidades e da cor de base. Por exemplo, para fazer o cabelo da loira parecer mais grosso, você precisa adicionar mechas claras. Nesse caso, cachos curtos podem ser escurecidos e claros.
Para os donos de cabelos escuros de hoje, a moda se oferece para incluir tons vivos de cores na coloração: vinho, cereja, roxo e azul. As mulheres louras da moda podem escolher entre uma gama de tons naturais e cores vivas, através dos quais pode mudar a sua imagem.
Vale ressaltar: quanto mais curto o cabelo, mais responsabilidade você precisa abordar a questão da escolha dos tons das tinturas.
Tecnologia de tingimento
É improvável que seja possível colorir perfeitamente o cabelo curto em casa. Portanto, é melhor ir ao salão pela primeira vez e confiar em um especialista qualificado. Isso permitirá não só compreender a essência da técnica, mas também ver sua implementação por um profissional. Por exemplo, o cabelo escuro é pré-iluminado.
Um teste de alergia deve ser realizado antes do tingimento, especialmente se a tinta tocar no couro cabeludo.
Em geral, o tingimento de cabelos curtos e muito curtos é realizado de acordo com o esquema padrão.
- Seleciona-se uma tonalidade 2 tons mais clara em relação à de base. Um oxidante de 6% é levado a ele.
- O cabelo é dividido em seções longitudinais, prendendo cada uma delas com uma pinça especial.
- A tinta é diluída e segue imediatamente para o manchamento, sem esperar seu contato com o ar.
- Uma pequena mecha é separada e uma folha é colocada sob ela. Pinte cada fio da ponta para cima.
- Em seguida, a tinta é esticada, mudando o pincel para um pente com dentes frequentes.
- A mecha é embrulhada em papel alumínio e deixada até tingir. Isso é feito com todos os fios selecionados para colorir.
- Terminado o tempo de pintura, a película é retirada dos fios, os cabelos são lavados com xampu e bálsamo condicionador.
Ao pintar em casa, vale a pena considerar: o tempo de exposição à tintura em cabelos com estruturas diferentes pode variar. Por exemplo, fios finos e cabelos de cor natural que não foram tingidos antes irão tingir mais rápido. É impossível expor demais a tinta no cabelo: isso pode prejudicar a saúde dos próprios fios e do couro cabeludo.
Cuidado após o procedimento
Não é segredo que qualquer coloração de cabelo é prejudicial à saúde. Eles se tornam quebradiços, diluídos e secos. Nos primeiros meses após o tingimento, estarão mais expostos aos raios ultravioleta e à temperatura. Um cuidadoso complexo de procedimentos cosméticos permitirá restaurar rapidamente a saúde dos cachos, saturando-os com nutrientes e vitaminas.
Imediatamente após a tintura, muitas vezes você não consegue pentear o cabelo e puxá-lo incansavelmente. Não se pode lavar o cabelo todos os dias, mesmo com água muito quente, pois a tinta sai muito rapidamente. Para a lavagem, é preciso adquirir um xampu com efeito suave, o mesmo vale para o condicionador.
Se com o tempo o amarelecimento começar a aparecer, você terá que recorrer a tônicos.
Nos primeiros dias após a coloração, você precisa usar o mínimo possível de meios de modelagem térmica (ferros, ferros de ondular, secadores de cabelo). Quanto ao secador de cabelo, é melhor deixar o cabelo secar naturalmente pelo menos nos primeiros dias após a lavagem.
O bálsamo vai permitir dar brilho aos fios, além disso, é preciso selecionar produtos para cabelos coloridos. Eles precisam ser usados na dosagem, pois o cabelo após a tintura também precisa de descanso.
O cabelo curto e encaracolado sofre mais de tingimento do que o cabelo liso. A lavagem os prejudica mais, transformando o cabelo grosso em uma penugem esparsa. Após a pintura, eles ficam secos e, sem os devidos cuidados, podem cair completamente. Acredita-se que as máscaras à base de óleos vegetais sejam o melhor remédio para eles. No entanto, como mostra a prática, essas máscaras são excelentes removedores capazes de destruir o pigmento literalmente em uma única aplicação.
O óleo de coco tem um efeito particularmente pronunciado: não pode ser incluído no cuidado de fios coloridos. Quanto ao uso do caldo de camomila, vale a pena considerar: também ilumina os fios. Isso pode fazer com que os fios desbotem. Eles sofrem especialmente ao remover tinta com um tipo de mancha de superfície. Nesse caso, você pode lavar o cabelo com água morna, mas não com muita frequência: essa coloração é suficiente para cerca de 2 a 3 semanas.
Para informações sobre como pintar o cabelo, veja o próximo vídeo.