Alianças eslavas
A cerimônia de casamento é a mais antiga e faz parte da cultura de todos os povos do mundo. Uma das cerimônias de casamento mais belas e sérias é a eslava. Observa todas as tradições que permeiam tanto a festa em si quanto os atributos. Os anéis de casamento eslavos não são apenas simbólicos, mas também protegem uma jovem família.
Amuletos de casamento dos antigos eslavos
B. A. Rybakov distingue vários tipos de amuletos da família eslava:
- O pássaro que se senta docilmente no ninho representa a vida familiar.
- Imagens de colheres, como símbolo de saciedade ou, para ser mais preciso, como símbolo de condição material.
- Chave. Acreditava-se que ele estava guardando a propriedade.
- A mandíbula de um predador é um talismã contra as forças do mal e das trevas. É considerado o amuleto mais antigo dos eslavos.
Mas o livro de casamento, popular hoje em dia, está ausente do estudo de Rybakov em dois volumes. Este símbolo significa apenas um mito e uma bela história inventada na sociedade moderna?
Como você sabe, o propósito de um casamento é proteger a família e o amor. Mas também se sabe que nos tempos antigos os casamentos eram celebrados em grande parte por cálculos e nunca se falava de amor.
Acredita-se também que, além dos noivos, era costume dar-se alianças a quem criava sozinha os filhos. Por outro lado, os antigos acreditavam que tal presente na forma de um anel deveria preservar a energia da família. Mas, por outro lado, o anel fez uma aliança com a solidão.
Motivos e materiais
O motivo mais popular para as alianças de casamento dos eslavos era a suástica. Tinha cerca de 50 significados e interpretações, sendo que a principal delas era o símbolo da vida eterna e do ciclo da vida. O símbolo lembrava o sol e personificava a vitória do bem sobre o mal.
Os contornos da suástica nas joias emparelhadas significavam lealdade e amor sem fim, além de superar todas as dificuldades e renascimento conjunto após a morte.
O amuleto e o símbolo mais populares eram considerados decorações de casamento. O símbolo representa duas suásticas - vermelho e azul, personificando os princípios masculino e feminino, bem como o entrelaçamento de dois gêneros. Os símbolos não são fechados em um círculo, o que significa que a família vive não apenas em seu próprio mundo, mas também na tribo. A noiva do casamento não tem cantos agudos, o que fala de suavidade e paz.
Oito raios personificam oito filhos, que os cônjuges deram aos pais e aos deuses como pagamento. Quatro foram dados pela mãe, quatro pelo pai. E o nono filho - o primogênito, foi dado por ambos os pais à sua família.
A placa Solard adornava as alianças. Também é feito na forma de uma suástica e significa fertilidade e feminilidade.
Outro símbolo para os anéis de casamento é a runa Odal. Simboliza a continuação da família, pátria e propriedade, mas o significado principal é a segurança dos valores materiais na família.
Para as mulheres, os produtos de casamento foram decorados com os símbolos da Mokos - Mãe Terra. Eles foram representados nos anéis como um quadrado dividido em quatro partes.
Para a fabricação de alianças eslavas de casamento, ele usava principalmente bronze, cobre e ouro. A prata era considerada um metal raro e caro, e os proprietários dessas joias só podiam ser invejados.
Mas, apesar da disponibilidade de prata nos dias de hoje, ainda não é recomendável utilizá-la na confecção de joias de casamento, pois tem vida curta e perde a forma com o tempo.
Os anéis mais populares no estilo eslavo são joias de ouro branco. Eles são semelhantes à prata, mas são duráveis.
As joias fundidas com um padrão gravado não são inferiores a eles em popularidade.
Como vestir?
Na Rússia, as regras para o uso de alianças de casamento sempre foram observadas. Depois de passar pela cerimônia de noivado e serem criticados pelo noivo e pela noiva, os jovens trocaram anéis de amuleto e os colocaram no dedo anelar da mão direita.
Imediatamente após o casamento, outras alianças foram colocadas no mesmo dedo, apenas na mão esquerda.
Com o advento da Ortodoxia, parte da tradição caiu no esquecimento, e agora os recém-casados estão limitados apenas às alianças, que colocam um no outro após o casamento em sua mão direita.
As alianças de casamento dos eslavos diferiam das alianças de noivado porque a primeira precisava ser exatamente a mesma e a segunda podia ser diferente, dependendo do amuleto aplicado a elas.
Hoje, as tradições do casamento são tais que os anéis de casamento podem ser muito diversos. A escolha depende apenas dos desejos pessoais dos jovens.