Em qual dedo está o anel de noivado?
O pedido de casamento é um dos momentos mais românticos da vida de um futuro casal. Um jovem se preocupa antes de fazer a pergunta principal de sua vida, perguntando-se se seu escolhido dirá o querido "sim". E para as meninas, um discurso inflamado e um anel de noivado tornam-se uma surpresa impressionante. Depois que as palavras de amor foram ditas, a noiva coloca um enfeite no dedo em sinal de consentimento.
Características da tradição
A tradição de dar joias durante a oferta chegou aos países do Leste Europeu a partir do Ocidente. O anel de presente simboliza a seriedade das intenções e a sinceridade dos sentimentos do futuro noivo. A menina aceita as joias como prova de que está pronta para compartilhar o resto de sua vida com seu amante.
Alguns jovens preferem surpreender o seu escolhido à vista, por exemplo, num restaurante ou num evento de gala. Outros acham este momento muito pessoal e oferecem suas mãos e seu coração em particular. Eles comemoram com parentes e amigos após terem apresentado o pedido no cartório.
Mão direita ou esquerda
Um anel de noivado é uma joia sem par, ao contrário de um anel de noivado. Tal joia está na família em uma única cópia e apenas a noiva a usa. Nos países eslavos orientais, que incluem Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia, é comum usá-lo no dedo anular da mão direita. A mesma tradição está na Polônia.
As futuras esposas de países da Europa Ocidental e da América usam um anel dado pelo noivo em sua mão esquerda. Alguém após a cerimônia de casamento esconde esta joia em uma caixa, enquanto alguém continua a usá-la, mas à direita.
Não é costume usar o presente do noivo diretamente na cerimônia, independentemente de a mulher planejar usá-lo depois disso. O dedo da noiva deve ser decorado exclusivamente com uma aliança de casamento.
De acordo com as tradições eslavas, os cônjuges viúvos usam anéis na mão esquerda. Portanto, após o registro, nossas meninas não usam mais um anel de noivado, ou o combinam com um anel de noivado. Então, é importante que o design dos anéis esteja em harmonia uns com os outros. Além disso, dois anéis não devem causar desconforto às mãos delicadas de uma mulher.
O anel apresentado pelo futuro marido é geralmente usado no dedo anular. Isso se aplica a todas as regiões, independentemente da mão que costuma usar. Existem muitas opiniões sobre o motivo pelo qual o dedo anular se destina ao uso de joias de casamento. Alguns encontram uma explicação na anatomia humana - é dele que o nervo se estende até o coração. Outros preferem versões mais românticas.
Se você unir as palmas das mãos, dobrando os dedos médios, e conectar o resto apenas com almofadas, poderá ver algo incomum. Todos os dedos podem ser facilmente separados, exceto os dedos anulares. Portanto, eles se tornaram um símbolo da inseparabilidade de dois corações amorosos.
Se o anel não coubesse
Quaisquer que sejam as tradições e superstições, as realidades modernas ditam suas condições. Um jovem escolhe um anel para sua amada sem ela. Portanto, às vezes a joia precisa ser usada no dedo de onde veio.
Como último recurso, pode-se pedir ajuda a um joalheiro para que ele coloque o produto sob o dedo que a garota vai usar.
O futuro noivo deve estar seguro ao escolher um desenho de joia em uma condição que seja fácil de manipular mais tarde. Os consultores de salões de joalheria aconselharão qual modelo é melhor para você. Se o produto tiver um design ornamentado, for incrustado com pedras ou consistir em várias ligas de ouro, será quase impossível alterar seu tamanho.
Aconteça o que acontecer durante o noivado, não há necessidade de procurar maus presságios. O anel não coube no dedo - não importa. Você sempre encontra a melhor solução para a joia brilhar nos dedos da noiva.
Sinais e superstições
A cerimónia de casamento e tudo o que a antecede, incluindo o noivado, é acompanhada por inúmeros sinais. Algo já foi esquecido ou não observado, virando superstições, às quais os jovens procuram não dar importância. No entanto, há sinais que se tornaram tão arraigados que se tornaram tradições plenamente desenvolvidas. Eles não são negligenciados nem mesmo pelos casais mais céticos. Especialmente muitas crenças estão associadas a anéis.
Quanto às joias apresentadas para o noivado, devem ser escondidas dos olhos invejosos, para não trazer problemas à felicidade de sua família. Uma joia não deve ser dada a ninguém e, mais ainda, experimentada. O símbolo da futura vida de casado deve ser usado sem remover até o dia do casamento.
Se a noiva perder o presente do noivo, isso promete uma vida familiar disfuncional ou até mesmo um divórcio. E vice versa. Se nada de ruim acontecer ao anel, se ele não estiver riscado, estragado ou deformado, o casal terá uma vida fácil e feliz juntos.
Em algumas famílias, os anéis de noivado são passados de mãe para filho. Esta é uma tradição maravilhosa. Se as famílias viviam felizes, quanto mais velha e rica a decoração, mais felicidade ela traria para as gerações futuras. Sua energia positiva apenas se multiplicará. No entanto, se os pais do noivo forem infelizes no casamento ou se forem divorciados, esse presente não deve ser dado a sua amada.
Você pode descobrir como usar anéis corretamente no vídeo abaixo:
Como escolher uma decoração?
A questão de qual dedo é costume usar um anel de noivado não é feita apenas por seus proprietários. Em primeiro lugar, o futuro noivo pensa nisso. Um jovem precisa fazer uma surpresa para sua querida, e nem mesmo se meter em confusão, tendo calculado mal com o tamanho do presente.
Especialmente os caras inventivos conseguem descobrir o tamanho do dedo de sua futura esposa. Esta pode ser uma pergunta casual em uma conversa. Para que a menina provavelmente não suspeite de nada, você pode perguntar a sua amiga, mãe ou irmã sobre isso. O ideal é que a pessoa amada tenha muitos anéis na caixa. Um deles em uma joalheria será uma verdadeira salvação, o principal é que a menina não suspeita de nada.
Depois que o jovem descobriu em qual dedo sua noiva vai usar o anel de noivado e o tamanho do produto, ele vai à loja. Em um salão de joias, muitas joias farão seus olhos correrem loucos.
Para facilitar a opção por um determinado modelo, basta seguir algumas dicas simples.
- Um presente de noivado deve ser de metal precioso (ouro ou platina). Se a pessoa amada usa prata, as joias de ouro branco são uma excelente alternativa. Os rapazes devem se lembrar que seu dom será um atributo muito importante na vida de uma mulher. Não vale a pena economizar nisso. A joia permanecerá na família como uma relíquia.
- Antes de escolher um design específico, você precisa se lembrar de quais acessórios o futuro cônjuge prefere. Se ela é adepta dos clássicos ou não usa joias, basta escolher um produto clássico com uma pedrinha. Se a noiva prefere acessórios incomuns, o presente pode ser escolhido no estilo adequado.
- As gemas em uma peça são desejáveis, mas não obrigatórias. Com eles, o presente de noivado parece mais solene. No entanto, não existem regras claras sobre essa pontuação. Pode ser um diamante ou uma gema colorida. Um anel fino com uma pedra bonita ficará mais bonito nos dedos de uma jovem. Para mulheres mais velhas, produtos com pastilhas mais maciças são adequados.
O que fazer com uma joia quando um relacionamento termina?
Infelizmente, há casos em que o casal de noivos decide ir embora. Então, os jovens se deparam com a questão do que fazer com joias caras.
Se a iniciativa de partir foi por parte da moça, o noivo fracassado tem o direito de pegar seu presente. Se a separação foi iniciada por um homem, então uma garota de alma tranquila pode deixar a joia com ela. Todos decidem o que fazer a seguir com as joias.
Quando um jovem casal vive há pouco tempo uma relação familiar legal, após a dissolução do casamento, a mulher é obrigada a devolver o presente de noivado. Assim, ela deixa claro o rompimento de obrigações antes assumidas. Nesse caso, as alianças permanecem com seus donos.
Em caso de morte do escolhido, a mulher continua a usar o anel de noivado em sinal de luto, colocando-o na outra mão. A decoração pode ser removida quando o próximo noivo aparecer em sua vida.