Kazans

Como escolher um fogão para caldeirão?

Como escolher um fogão para caldeirão?
Contente
  1. Queimadores a gás e fornos
  2. Painel elétrico
  3. Dicas úteis

Kazan é uma caldeira de metal fundido, tradicional para países asiáticos, com fundo semicircular especial. Graças a este design, os alimentos aquecem mais rápido e permanecem quentes por mais tempo, e as paredes grossas evitam que os alimentos queimem. Se você tem um fogão feito sob um único caldeirão para uma pequena família, não há necessidade de um fogão. Mas se muitos parentes e convidados costumam se reunir em sua dacha ou em uma casa de campo, você precisará de várias caldeiras diferentes para cozinhar pratos orientais clássicos. Nesse caso, surge a questão de comprar um fogão a gás ou elétrico para um caldeirão.

Queimadores a gás e fornos

A fonte ótima de aquecimento para cozinhar em um caldeirão é o gás, uma vez que não requer lenha, não fumega na caldeira e não forma fumaça. Agora nas lojas você pode escolher um queimador de gás especial para caldeirão de alta potência e com chama ajustável.

Você não deve comprar queimadores sem anel para suporte estável do caldeirão e você deve tomar cuidado imediatamente para proteger a estrutura do vento.

Os fornos a gás sob o caldeirão são pesados ​​e caros. Mas, em comparação com os queimadores, eles são mais confiáveis, economizam calor e oferecem proteção ideal contra o vento.

Placa de ferro fundido

Vantagens e desvantagens

Acontece que o material mais comum para fogões é o ferro fundido cinzento. Isso se deve principalmente ao seu baixo custo. A Balezinsky LMZ produz caldeirões de altíssima qualidade há mais de sessenta anos. (fundição e planta mecânica).

O ferro fundido, sem dúvida, apresenta uma série de vantagens em sua aplicação.

  • Alta dissipação de calor. Com a ajuda desse fogão, você pode não apenas cozinhar alimentos em um caldeirão, mas também aquecer o ambiente.
  • Força. O ferro fundido é resistente a vários danos físicos e deformações.Esses painéis não sofrem corrosão, pois durante o processo de fabricação a superfície do ferro fundido é revestida com um agente anti-ferrugem especial.
  • Resistente a temperaturas extremas. Graças a esta importante propriedade, a placa de ferro fundido mantém sua aparência original por muito tempo.
  • Longa vida útil. O ferro fundido cinzento tem uma vida útil muito longa em comparação com outros metais.

As desvantagens de uma placa de ferro fundido incluem sua vulnerabilidade a golpes fortes. Cuidado especial deve ser tomado durante a instalação e transporte.

Características de design

A placa de ferro fundido para o caldeirão é sólida e pré-fabricada. A primeira é uma chapa maciça de ferro fundido sem queimadores ou com um ou dois queimadores de diâmetro fixo.

O recuperador pré-fabricado de ferro fundido com anéis amovíveis é muito cómodo porque facilita a combinação das dimensões dos queimadores com as dimensões da caldeira. Este tipo de placa é menos deformado e danificado durante o uso e transporte. Além disso, a casa pré-fabricada pode ter nervuras rígidas que podem suportar temperaturas muito altas, agilizando o preparo dos alimentos e aquecendo uma grande área do ambiente.

Painel elétrico

Se você decidir usar um fogão elétrico ao cozinhar pratos orientais em um caldeirão, lembre-se de que um caldeirão de ferro fundido de formato semicircular clássico não é adequado para isso. A opção ideal para um fogão elétrico seria uma caldeira de alumínio com fundo plano. Além disso, eseu volume não deve ser superior a 8 litros, caso contrário não aquecerá bem.

Deve-se notar que o alumínio é capaz de aquecer rapidamente, mas também resfriar rapidamente, portanto, os alimentos em um caldeirão de alumínio não "definharão" e, como resultado, perderão seu sabor único.

Dicas úteis

Para não estragar o prato preparado e não decepcionar familiares e amigos, leia atentamente as recomendações de chefs experientes.

  • Ao comprar um caldeirão, examine cuidadosamente sua superfície interna. Não deve apresentar rugosidade, ranhuras, lascas ou fissuras.
  • Antes da primeira utilização, a caldeira de ferro fundido deve ser completamente acesa.
  • A quantidade de carbono no ferro fundido não deve exceder 2 por cento.
  • O painel de ferro fundido não deve ser colocado de ponta a ponta no forno de tijolos, pois, ao ser aquecido, o ferro fundido pode se expandir e estragar a alvenaria.
  • Uma placa de ferro fundido 520 x 520 é adequada para salas com uma área pequena e uma placa de 600 x 600 para salas grandes.
  • Um queimador ou fogão é conectado a uma botija de gás da mesma forma que um fogão convencional.
  • Os kazans com um volume de 12 litros requerem a potência de um queimador a gás de 5 a 8,5 kW, e para um de 40 litros - 20 kW.
  • O diâmetro do fundo da caldeira do fogão elétrico deve corresponder exatamente às dimensões do queimador.
  • Lembre-se de que respingar líquido no fogão elétrico pode causar curto-circuito.

Kazan é um prato ideal para cozinhar pratos orientais como shurpa, chanakhi, pilaf, lagman. Na Rússia, a sopa de peixe e o mingau costumam ser cozidos nessas caldeiras.

Para tornar todos estes pratos saborosos e saudáveis, deve ter uma abordagem muito responsável na escolha de um fogão adequado para caldeirão, tendo em conta todas as vantagens e desvantagens de modelos específicos.

Para uma análise em vídeo da placa sob o caldeirão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa