Kazans

Fogões para caldeirões: tipos, critérios de seleção e características de instalação

Fogões para caldeirões: tipos, critérios de seleção e características de instalação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Top models
  5. Dicas operacionais
  6. Regras de instalação

A culinária oriental, especialmente caucasiana, causa uma impressão verdadeiramente encantadora na maioria das pessoas. Mas para curtir não basta entender as receitas e até ter os pratos certos. incluindo um caldeirão. O equipamento auxiliar também é de grande importância, que também merece um estudo cuidadoso.

Peculiaridades

O caldeirão é aquecido uniformemente por uma chama aberta. Isso significa que as paredes e o fundo têm a mesma temperatura por dentro. Mas um bom resultado só pode ser alcançado com o uso de um forno de alta qualidade. Existem fornos fixos e móveis para caldeirões. O primeiro tipo pode ser usado durante todo o ano, e o segundo é necessário principalmente:

  • Viajantes;
  • turistas;
  • caçadores;
  • pescadores.

Não pense que só o pilaf é cozido no caldeirão. Este tipo de baixela é muito utilizado na preparação de pratos de carne e peixe. Entre eles estão amplamente difundidos:

  • ensopados;
  • orelha;
  • sopas de vários tipos;
  • Conder.

      É muito mais prático cozinhar qualquer um desses pratos em um caldeirão com o auxílio de um forno, e não no fogo. A lareira fechada é protegida de forma confiável do vento, o que economiza calor. Na maioria dos casos, os fogões são dobráveis ​​e equipados com pernas removíveis. Este projeto é conveniente para armazenamento e transporte.

      Externamente, o fogão parece uma churrasqueira redonda.

      Visualizações

      Fogões para caldeirões são feitos de metal ou tijolo. Se a opção for pela estrutura metálica, então o aço inoxidável é a solução ideal. Apenas ocasionalmente o metal ferroso comum é revestido com tinta resistente ao calor. Mas este design não é muito perfeito e não dura o suficiente.

      O tipo mais simples de fogão em execução é fornalha em forma de cilindro... Um orifício é feito para carregar as ranhuras de combustível e fumaça. O caldeirão é colocado no topo e cerca de 60-65% do fundo fica em contato direto com o fogo.

      Se você precisa do forno mais leve para um caldeirão, então prefira um tripé. Para isso, basta dobrar o tubo de metal em um círculo e soldar ou aparafusar as pernas. É um excelente produto móvel, porém a uniformidade de aquecimento das paredes nem sempre é garantida.

      Vamos considerar com mais detalhes as características dos fogões de:

      • metal;
      • tijolos;
      • argila.

      Construções metálicas:

      • são relativamente baratos;
      • instalado sem problemas;
      • não crie dificuldades de uso;
      • pode deformar sob intenso estresse mecânico.

      Perto dos fornos de tijolos existem aspectos positivos. É esta opção que melhor corresponde aos cânones adotados na Ásia Central e na Transcaucásia. O tijolo mantém o calor bem, permite que você use caldeirões volumosos e pesados. No entanto, é difícil fazer tal forno e, portanto, é muito caro.

      Louça de barro mais simples do que outros e têm dimensões relativamente modestas, enquanto sua séria desvantagem é a resistência insatisfatória.

        Projetos de chaminés e chaminés têm propriedades conflitantes. Por outro lado, tais adições tornam a combustão mais estável e melhoram o resultado culinário. Por outro lado, o forno fica mais pesado e até perde alguma mobilidade.

        Algumas versões de fogões de caldeirão funcionam com combustível a gás. Estamos a falar, por exemplo, do fogão Kotlin TG-38 (volume 12 litros) e TG-48 (volume 22 litros).

        As vantagens das bolsas de gás são:

        • sem fuligem;
        • não fume;
        • facilidade de inicialização;
        • facilidade de mudar o modo de operação.

        Existem também tagans de gás. Um exemplo de tal projeto é o TG-26. Ele foi projetado com o objetivo de tornar um dispositivo portátil e relativamente poderoso para uso portátil. O modelo TG-26 é ideal para caldeirões com capacidade de 6 a 8 litros, mas, em princípio, você também pode usar pratos com capacidade de 10 a 12 litros. Seus principais parâmetros são os seguintes:

        • diâmetro de aterrissagem - 0,26 m;
        • peso com queimador - 9,4 kg;
        • altura com pernas - 0,72 m.

        Os modelos TG-38 e TG-48 também operam com gás. Os tagans de gás podem ser usados ​​tanto ao ar livre como em salas especialmente preparadas. Mesmo caldeirões de ferro fundido podem ser usados ​​sem problemas nessas lareiras - a base é bastante forte. Os próprios fornos também podem ser feitos de ligas de ferro fundido. Permitem poupar combustível, uma vez que a lareira aquece muito rapidamente e arrefece lentamente.

        O peso considerável do ferro fundido também é uma vantagem. Graças a ele, a estabilidade da estrutura é garantida. Outra propriedade dos produtos de ferro fundido também é importante - eles enferrujam mais fracos do que os feitos de aço. O ferro fundido é muito resistente ao calor e não queima. Podem ser feitas estruturas de aparência diferente, que servem por muito tempo.

          Quanto às chaminés, estão divididas em 3 grupos principais:

          • tubo;
          • grato;
          • pequenos entalhes triangulares na parte superior do cilindro.

          Entre os fogões de rua para caldeirões, os produtos de metal quadrado com condutos de chaminé são os mais comuns. Eles são feitos principalmente de chapas de aço. Formas que são comuns:

          • cilindro;
          • prisma Retângular;
          • prisma quadrado;
          • prisma hexagonal (menos frequentemente com um número ainda maior de faces).

          Como escolher?

          Na maioria dos casos, será correcto equipar o recuperador com uma chaminé. É usado para reduzir a poluição por fumaça ao redor da lareira. Este problema pode ser resolvido se o tubo for alto e o impulso for suficientemente intenso. Em relação à espessura das chapas de aço, 3 mm são suficientes. Essas folhas permitem que você:

          • não fortaleça a estrutura;
          • não ter medo de se queimar;
          • garantir a facilidade de movimentação do forno.

          Se você planeja usar um caldeirão com volume de 10 a 20 litros, pode escolher um fogão na altura da cintura para um adulto. Para caldeirões mais pesados, essas lareiras altas não são mais adequadas.

          Estruturas agachadas são menos confortáveis, mas são mais estáveis.

          Independentemente da altura do fogão, vale a pena prestar atenção ao material de que é feito. Estruturas de tijolos bastante populares podem ser não apenas um suporte para um caldeirão, mas também todo um complexo, incluindo:

          • fumeiro;
          • churrasco;
          • braseiro;
          • muitos outros elementos.

          Claro, esta não é uma solução muito barata. No entanto, suas qualidades justificam plenamente o custo significativo. Mas os fornos de tijolos devem ser abandonados se a mobilidade da lareira for um ponto importante.

          Por outro lado, a beleza externa e a funcionalidade podem ser consideradas suas vantagens. É claro que comprar uma lareira de tijolos no sentido usual da palavra não funcionará - ela terá de ser construída. A construção leva algum tempo, embora não muito tempo.

          Quanto aos fogões de metal, ao escolher entre suas modificações, você precisa estar atento a:

          • valor total;
          • espessura da parede;
          • o tipo de metal usado em um caso particular.

          Os fornos de metal são fixos ou móveis. O primeiro tipo deve ser escolhido se o mais importante for a graça externa e a durabilidade. O segundo tipo é recomendado quando você planeja fazer piqueniques, fazer caminhadas, pescar com frequência. Se é a mobilidade que mais importa na hora de escolher, vale a pena abandonar os fogões de ferro fundido. Mas suas contrapartes de aço podem ser movidas mesmo sem qualquer transporte.

          No entanto, é preciso entender que tudo tem seu lado negativo. Os fornos de aço mais leves freqüentemente queimam em um curto espaço de tempo. No entanto, não se deve ter medo disso. Afinal, os produtos móveis são usados ​​principalmente em caminhadas. Se for esse o caso, e os fogões não estiverem a tentar ser usados ​​como o principal dispositivo culinário em casa, não haverá problemas.

          Outro ponto é frequentemente esquecido - a seleção de um fogão do tamanho de um caldeirão. Deve ser feito um furo com o diâmetro adequado. Portanto, você deve primeiro comprar um ou mais caldeirões e, em seguida, procurar uma lareira adequada. O ideal é que você compre todos os produtos em um só lugar, pois geralmente vendem modelos compatíveis. Em qualquer caso, não é supérfluo estar interessado em detalhes e nuances específicas.

          Não tenha medo de fazer perguntas aos vendedores sobre as principais características de um determinado forno. Ao contrário, se os traders estão claramente evitando as respostas, deve-se ter cuidado.

          Dentre todas as lojas, as que vendem fornos e caldeirões do fabricante são as mais adequadas. Eles estabelecem preços mínimos e raramente vendem um produto não confiável.

          Ao avaliar um estabelecimento comercial, deve-se atentar também para a completude do sortimento, a qualidade das descrições dos produtos.

          Voltando aos próprios fornos, vale ressaltar que os produtos de aço e ferro fundido devem ter pernas. Uma chama acima do solo aquece melhor os pratos. A mesma circunstância permitirá que você não se curve novamente.

          Não faz sentido comprar fogões feitos de folhas de metal com espessura inferior a 2 mm. Eles vão queimar muito em breve ou ceder sob a carga.

          Top models

          Uma boa opção, além dos fornos da série TG, já comentados, será o modelo MS-13. Este é um produto dobrável com um tamanho de forno de 0,4 m no exterior e 0,245 m no interior. O corpo principal é montado a partir de uma folha de 3 mm de espessura. O peso total da estrutura chega a 17 kg.

          O modelo Grilever Berel 360 também pode ser uma boa alternativa. Os parâmetros deste produto são os seguintes:

          • compatível com caldeirões de até 8 l;
          • chaminé desmontada;
          • cinzeiro, desempenhando em paralelo a função de soprador;
          • espessura da caixa - 3 mm;
          • revestimento com corante resistente ao calor, projetado para temperaturas de até 700 graus.

          Caldeirões maiores (até 16-25 litros) podem ser aquecidos no fogão MO-25.As paredes dessas lareiras são duplas e a chaminé também é obrigatoriamente utilizada. Segundo o próprio fabricante, este aparelho pertence à categoria premium. As paredes duplas fornecem outra vantagem - a probabilidade mínima de queimaduras. Um amortecedor especial instalado na chaminé ajudará a ajustar com precisão a saída de calor da chama.

          O forno Raketa-3 funciona com combustível sólido. O fornecimento intensivo de ar para a câmara de combustão cria um ruído alto, razão pela qual esse nome atípico foi dado. A seção horizontal do tubo facilita o carregamento da madeira e aumenta a segurança do uso do aparelho como um todo. A espessura das paredes de aço é de até 2 mm. O conjunto inclui um par de suportes para pratos.

          Dicas operacionais

          Qualquer que seja o fogão para o caldeirão comprado, ao usá-lo você precisará:

          • limpe os depósitos de carbono das paredes internas;
          • romper camadas de fuligem na chaminé;
          • remova esses bloqueios;
          • remova regularmente as cinzas da fornalha e rale.

              Antes de iniciar o trabalho, o fogão deve ser aquecido adequadamente. O fato é que nas fábricas uma camada protetora de transporte é aplicada no interior do produto e deve ser queimado. Mas mesmo que a lareira seja feita de tijolos, ainda assim terá que ser acesa. Isso permitirá:

              • seque os tijolos brutos completamente;
              • aumentar a resistência da argamassa endurecida;
              • garantem uma secura perfeita ao trabalhar.

              É categoricamente inaceitável usar lenha em fornos projetados apenas para o uso de carvão vegetal.

              Mas mesmo que o uso de lenha seja permitido, ela não pode ser inflamada com gasolina, querosene e outras substâncias inflamáveis. Daí a conclusão: apenas toras perfeitamente secas devem ser usadas.

              E mais algumas regras importantes:

              • lixo doméstico, grama, folhas, caules secos de plantas e similares não devem ser queimados em um forno de caldeirão;
              • você não pode derramar água para apagar lenha ou carvão;
              • você não deve tentar substituir este forno por dispositivos de aquecimento completos, acendendo uma grande fogueira.

              Regras de instalação

              Não importa o quão cuidadosa seja a seleção do produto e quão corretamente manuseado ele seja, uma instalação inadequada pode arruinar todo o negócio. Uma vez que os fornos fixos devem antes de mais nada criar um bom humor, eles só devem ser instalados onde possa aparecer uma visão vantajosa.

              Na ausência de experiência suficiente, é melhor entrar em contato imediatamente com os profissionais. Os menores erros podem ser extremamente perigosos!

              Se o recuperador tiver uma chaminé larga, é colocado ao ar livre: quer na parte livre do terreno pessoal, quer no local sob uma cobertura. Recomenda-se que os produtos com um canal estreito de descarga de fumaça sejam instalados em:

              • gazebos;
              • casas de churrasco;
              • cozinhas de verão;
              • varandas;
              • nos terraços.

                A passagem da chaminé através de qualquer telhado só é permitida com a ajuda de um prolongamento especial do tubo. Se o fogão for colocado em um local aberto, você também deve prestar atenção a:

                • Rosa dos Ventos;
                • árvores e arbustos próximos;
                • edifícios próximos.

                A fumaça não deve ser carregada para as salas de estar. Também não é uma boa ideia instalar um braseiro diretamente sob as árvores ou arbustos. Mesmo que não pegem fogo, tal lareira, devido ao excesso de calor e fumaça, pode prejudicar as plantas.

                Mas apenas escolher o lugar certo não é suficiente. Fogões pesados ​​de ferro fundido devem ser colocados em bases sólidas, caso contrário, o afundamento é inevitável. A melhor opção na instalação de uma estufa fixa para caldeirão são as fundações de concreto armado com uma espessura mínima de 0,1 m, sobre as quais são colocados vários materiais decorativos.

                Aliás, não é necessário usar apenas um material decorativo.

                    Uma combinação de várias opções pode parecer não menos vantajosa. Também pode colocar a lareira sobre pisos de madeira, bastando revestir com materiais resistentes ao fogo.

                    O forno de churrasco deve ser colocado o mais longe possível de:

                    • estoques de substâncias facilmente inflamáveis;
                    • estruturas e itens com alta condutividade térmica;
                    • itens que suportam a combustão.

                    Os requisitos de segurança contra incêndio também indicam que a extração dos fumos deve ser realizada com cuidado especial. Ao instalar fogões em gazebos, uma única base é feita para eles, a fim de excluir mudanças em relação uns aos outros. As lareiras externas são protegidas das intempéries por meio de revestimentos impermeáveis ​​especiais. Todos os elementos de metal da montagem são instalados somente depois que a solução está completamente seca. Devem decorrer pelo menos 72 horas entre o final da instalação e o início do funcionamento do forno.

                    Para os prós e contras dos diferentes fogões para caldeirões, veja o próximo vídeo.

                    sem comentários

                    Moda

                    a beleza

                    casa