Kazans

Como fazer um fogão para um caldeirão com as próprias mãos?

Como fazer um fogão para um caldeirão com as próprias mãos?
Contente
  1. Como fazer um fogão com botijões de gás?
  2. Dispositivo de tijolo caseiro
  3. Opções de design de jantes de carro
  4. Fazendo uma fornalha a partir de um tubo de metal

Kazan é um caldeirão de metal com fundo semicircular. A presença desta característica da forma exige o arranjo de uma fornalha especial. Ele difere de um fogão a lenha convencional em vários pontos de design. Dependendo da necessidade e localização, O caldeirão pode ser construído com tijolos refratários ou feito de sucata: um cilindro de gás, discos de carro, um tubo de metal.

Como fazer um fogão com botijões de gás?

A lareira para aquecimento de caldeirão a partir de botijão de gás é um aparelho portátil que pode ser instalado em qualquer lugar conveniente e até mesmo utilizado em condições de campo. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:

  • cilindro de gás;
  • acessórios;
  • barras de grelha;
  • Dobradiças de portas;
  • outros materiais relacionados.

No processo de montagem do forno a partir de um cilindro, os seguintes consumíveis serão usados:

  • discos de corte para trituradores;
  • Mós de esmeril para rebarbadoras;
  • lixa;
  • furar;
  • eletrodos de solda.

O conjunto mínimo de ferramentas necessárias:

  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • furadeira elétrica;
  • martelo;
  • dispositivos de medição (fita métrica ou régua);
  • outras ferramentas relacionadas.

O cilindro de gás é instalado em sua base. A uma distância de 60-70 cm de sua parte inferior, uma marca é definida para indicar o ponto de corte. Uma linha circular é desenhada através da marca. É importante que seja desenhado estritamente paralelo à superfície em que o cilindro está instalado. Nessa linha, com o auxílio de uma esmerilhadeira e uma roda de corte, a parede do cilindro é cortada. A parte superior serrada é removida.

Cortes triangulares verticais são feitos na aresta de corte do cilindro. Seu número e profundidade são determinados pelo projeto individual do futuro forno. Esses recortes são necessários para manter uma tiragem estável após a instalação do caldeirão no forno. A ausência de orifícios de tração criará um vácuo dentro do forno, fazendo com que a chama se apague. Um retângulo é marcado na parede lateral do cilindro. O corte é executado ao longo da linha de contorno do retângulo. O orifício resultante servirá como parte de entrada da futura fornalha, e a peça cortada servirá como porta do fogão.

Uma seção retangular da parede do cilindro é soldada no lugar usando laços de dobradiça. No lado do orifício da fornalha oposto às dobradiças, um pedaço de metal é soldado por dentro.

A sua localização deve evitar que a porta se abra no interior do cilindro e, ao mesmo tempo, não interfira no carregamento da lenha para a fornalha. Por conveniência, uma alça é soldada à superfície da porta, que pode ser feita de ferragens. Para que a porta feche de forma confiável, em sua borda adjacente ao corpo do cilindro, ela é equipada com válvula móvel.

Corte abaixo do orifício principal orifício do soprador. Sua largura deve corresponder à largura da abertura do forno, e sua altura não deve ultrapassar 10 cm.O retângulo metálico obtido após o corte é utilizado para equipar a porta, o que ajuda a regular a quantidade de oxigênio que entra no forno.

Para que a porta do soprador funcione totalmente, basta usar uma dobradiça. Não é necessário equipar válvula.

Entre a porta da fornalha e o soprador a grade está instalada - uma grade que impede que o material combustível entre no coletor de cinzas. Para equipar a grelha dentro do forno redondo, você pode usar hastes de reforço, cujo comprimento irá variar dependendo da forma arredondada do espaço interno do forno de balão.

Para a disposição da grelha, é preferível utilizar ferragens com diâmetro mínimo de 20 mm. Isso se deve à presença de altas temperaturas no interior do forno na hora de seu aquecimento. Acessórios com um diâmetro menor podem queimar rapidamente.

A uma distância de 15-20 cm do bordo superior do forno, são soldados cabos em forma de U, com os quais será possível transportar este forno. Essas alças são feitas de reforço de 12 mm de diâmetro. Para garantir a estabilidade do forno de balão, espaçadores especiais podem ser soldados em sua parte inferior. O número de espaçadores é determinado individualmente, dependendo das condições de funcionamento e do tamanho do caldeirão que será instalado na soleira.

O fogão para caldeirão, feito com as próprias mãos a partir de um cilindro, é um dispositivo multifuncional. Pode ser instalado no campo, e com algumas modificações pode ser usado como um churrasco no qual se pode fritar carne. O fogão de balão pode ser usado como um aquecedor instalado em uma garagem ou qualquer outra despensa.

Dispositivo de tijolo caseiro

Um forno assado feito de tijolos é um dispositivo cuja fabricação é repleta de dificuldades. Antes de iniciar a montagem deste forno, é necessário preparar uma quantidade suficiente de materiais e uma lista adequada de ferramentas. O material que forma a base dessa fornalha é o tijolo. Recomenda-se o uso de seu equivalente refratário, embora o uso de tijolos comuns também seja permitido.

Um forno de caldeirão feito de acordo com este tipo é estacionário e não pode ser movido para outro local. Em alguns casos, sua chaminé é instalada como parte da chaminé principal do alto-forno.Ao mesmo tempo, o recuperador pode servir não só como eletrodoméstico, mas também como decoração de interiores. Na fase de preparação, as manipulações de design são executadas. São elaborados desenhos nos quais são marcadas as dimensões de todas as partes principais da estrutura: plano superior do fogão, forno, soprador, orifícios da chaminé.

Primeiro, a base da fornalha é preparada - a fundação. Quanto mais forte for a base, mais estável será o futuro forno., o que excluirá sua curvatura sob a pressão do peso do caldeirão, bem como sob a influência de processos de encolhimento. As paredes externas da fornalha e sua parte circular interna são dispostas simultaneamente na fundação.

A presença de alvenaria circular é obrigatória, visto que na sua ausência o peso da caldeira enchida recairá exclusivamente sobre a superfície de ferro fundido do recuperador, o que pode levar à sua destruição.

O diâmetro interno da alvenaria circular deve coincidir com o diâmetro do furo na laje. Graças a isso, a carga de peso será distribuída uniformemente, e sua parte principal ficará na alvenaria. No processo de assentamento de tijolos, é necessário seguir todas as regras desta alvenaria. É obrigatório que os elementos sejam ligados uns aos outros, a ereção primária dos cantos (se algum estiver previsto no projeto).

É importante atentar para a qualidade das juntas entre os tijolos. Isso determinará o fator de retenção do calor dentro do forno, bem como o grau de sua queima gradual. A solução é colocada uniformemente com uma margem. O excesso pode ser removido por manipulações subsequentes.

Recomenda-se o uso de misturas refratárias como argamassa de base, pois isso prolongará a vida útil do forno. Alternativamente, você pode usar argamassa de argila. Mas, ao mesmo tempo, é necessário escolher a argila certa, cuja qualidade corresponda aos padrões da construção de fornos. Não deve ser muito gorduroso nem conter uma quantidade excessiva de areia e outras impurezas. Na fase de colocação da parede externa da fornalha, os seguintes elementos são colocados:

  • portas de soprador;
  • barras de grelha;
  • porta da fornalha.

Esses itens são adquiridos em lojas especializadas. Eles devem ser feitos principalmente de ferro fundido. Qualquer outro material não é adequado para a instalação do forno. Isso se deve ao fato de que elementos feitos de outros materiais queimam rapidamente e um dispositivo de forno estacionário é muito problemático para consertar.

A fornalha desta fornalha deve corresponder às dimensões do caldeirão, que será instalado no fogão. Seu espaço interno deve ser suficiente para carregar uma certa quantidade de lenha, e a distância entre eles e o fundo da caldeira deve facilitar a combustão eficiente do material combustível.

Opções de design de jantes de carro

Uma opção simples para fazer um fogão para um caldeirão é um modelo feito de vários aros. Neste caso, apenas são utilizados discos de rodas stock, uma vez que o material de que são feitos e a sua forma são os mais adequados para estes fins.

As duas unidades são empilhadas uma sobre a outra. Nesse caso, o lado frontal de um disco deve estar voltado para cima e o lado semelhante do outro para baixo. Graças a esta disposição, é criado um espaço livre entre os discos, suficiente para preenchê-los com material combustível. Nesta posição, os discos são soldados uns aos outros. É importante que a linha de contato esteja bem soldada.

Na parte lateral desta estrutura, um orifício da fornalha é cortado. Dado o design especial das jantes, não há necessidade de colocar uma grande abertura. Seu tamanho suficiente será aquele que permitirá que uma tora seja colocada dentro do forno.

Como opção, alças de ferro podem ser soldadas ao corpo do disco para ajudar a segurar o forno durante o transporte.Se necessário, esta estufa está equipada com espaçadores que impedem o seu tombamento durante o funcionamento.

Um caldeirão feito de discos de roda pode ser usado no campo, no quintal de uma casa ou no campo. Graças à sua versatilidade, pode ser equipado com outros auxiliares de cozinha, como uma grade de discos convertida em wok.

Fazendo uma fornalha a partir de um tubo de metal

A modificação de um forno de tubo de metal é semelhante em design a um forno feito de um cilindro. Nesse caso, é necessário um refinamento adicional de alguns elementos. O diâmetro do tubo deve ser grande o suficiente para a instalação da caldeira nele, e também permitir que seja segurado com segurança. A altura dessa fornalha é determinada pelas necessidades individuais da pessoa que irá operá-la. Este parâmetro determina a conveniência e eficiência de uso do dispositivo.

Como a seção do tubo não possui parte inferior, é necessário equipá-la você mesmo. Para fazer isso, use um círculo plano cortado de uma folha de metal. A espessura desta peça deve ser suficiente para suportar a pressão da massa do produto da combustão - cinza. A ausência de fundo neste forno é permitida... Neste caso, não há necessidade de arranjar um soprador. Basta fazer vários furos a uma altura de 10 cm do bordo inferior da caixa.

Uma grade é instalada aproximadamente no meio, sobre a qual repousará a lenha. Para garantir a melhor combustão do material combustível, é equipada uma porta do forno, cujo princípio de fixação é semelhante ao de fixação da porta de um forno feito de cilindro. Ao longo da borda superior do corpo tubular, recortes de fornecimento de ar são cortados, que são necessários para garantir uma tração estável. Esses recortes são obrigatórios.

Este método de fabricação de um forno para caldeirão é um dos mais problemáticos, pois requer um grande número de modificações. Encontrar um tubo de diâmetro adequado, que raramente é do domínio público, também é um problema. De acordo com a maioria dos usuários, o mais prático e fácil de fabricar é o forno de botija a gás.

A forma mais conveniente pode ser conferida no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa