Kazans

Como escolher um caldeirão?

Como escolher um caldeirão?
Contente
  1. Como determinar a forma e o tamanho?
  2. Que material você deve escolher?
  3. Como escolher o tipo de placa?
  4. Avaliação de fabricantes

Kazan é parte integrante da cultura oriental. Sem ele, é impossível imaginar o preparo de pilaf, shurpa, lagman e muitos outros pratos adequados da culinária da Ásia Central. Como escolher um caldeirão para uso doméstico? Existe alguma diferença entre utensílios de cozinha feitos de diferentes tipos de metal?

Para encontrar as respostas a todas estas questões, vale a pena estudar mais detalhadamente as características deste tipo de recipiente para cozinhar. Além dos modelos clássicos, existem lançadores de caminhada com fundo arredondado, modelos com função de patinho ou woks usados ​​no Sudeste Asiático. Todos eles têm vantagens e desvantagens.

Para obter um bom resultado no processo de cozimento, vale a pena abordar a escolha de um caldeirão da forma mais responsável possível.

Como determinar a forma e o tamanho?

Ao escolher um caldeirão para cozinhar pratos orientais, deve-se prestar atenção ao tamanho e formato do produto. São esses fatores que determinam quantas porções podem ser preparadas por vez e quais métodos de cozimento podem ser usados. Como saber qual caldeirão é melhor: com fundo redondo ou plano? A família precisa de uma opção de 10 litros ou basta uma de cinco?

Vale a pena começar pelo tamanho e capacidade. A orientação para as seguintes proporções ajudará a escolher um caldeirão: 1 litro de volume por pessoa. Ou seja, para um grande feriado, é melhor estocar a versão de 12 litros mais espaçosa. Mas para um jantar em família, há capacidade suficiente para 3-5 litros. Em uma cozinha doméstica comum, é inconveniente usar pratos com mais de 8 litros, pois é difícil atingir a temperatura desejada.

Para uma residência de verão, uma casa de campo onde há uma lareira aberta, você pode comprar modelos com um volume de 18 a 20 litros. São os mais convenientes para a preparação de pilaf para uma grande empresa, são maciços, complementados por pesadas tampas fundidas.

A forma do caldeirão depende do método de cozimento. A versão clássica, usada em países asiáticos, tem formato hemisférico e lembra um chapéu-coco gigante. Só pode ser utilizado em fogões a carvão ou a lenha com ranhuras especiais ou completos com tripé sobre o qual está colocado o recipiente.

É o hemisfério que garante o aquecimento uniforme dos ingredientes localizados em seu interior, facilitando a mistura do prato.

Numa cozinha típica, não podem ser utilizados utensílios com fundo arredondado. Aqui eles usam especializados caldeirões com fundo plano - pode ser conectado à versão clássica e parecer um suporte de adaptador. É exatamente com isso que os woks são fornecidos para uso doméstico.

Além disso, nos chamados caldeirões-potes de fundo plano, de formato redondo ou oval, são produzidos os patinhos, que permitem garantir o correto preparo dos alimentos no fogão elétrico ou a gás. Disponível para fogões de indução linhas de produtos especiais com disco ferromagnético na parte inferior.

Que material você deve escolher?

A escolha correta de um caldeirão começa com a determinação de um material adequado. Hoje, os utensílios para cozinhar pilaf e outros pratos orientais são produzidos em condições de fábrica, usando métodos de fundição ou estampagem. O segundo método é usado principalmente na criação de utensílios orçamentários ou de acampamento, para os quais o peso leve é ​​uma vantagem. Os caldeirões de alumínio e ferro fundido têm paredes espessas, são duráveis ​​e não possuem costuras de conexão.

Caldeirões de ferro fundido

A opção mais popular para pratos de pilaf é o ferro fundido. Esta liga distingue-se pela capacidade de reter calor por muito tempo, tem uma superfície porosa, pois as loiças são utilizadas, ficam embebidas em óleo e passam por um endurecimento adicional.

Como escolher o caldeirão de ferro fundido certo? Em primeiro lugar, deve ser maciço e pesado - o metal pesa muito e quanto mais grossas as paredes, maior o peso do produto.

Um bom caldeirão de ferro fundido tem o formato de um hemisfério e permite cozinhar pratos com uma composição em várias camadas, garantindo um tratamento térmico ideal para todos os ingredientes. A comida não queima nele, definhando por muito tempo, gradualmente saturada de sabores e aromas ricos e brilhantes. A espessura da parede de um bom caldeirão de ferro fundido deve ser superior a 0,5 cm; para fogões elétricos e de indução, é melhor adquirir modelos com fundo plano.

Mas não se esqueça que o metal forte acaba sendo frágil sob cargas de choque - se você deixar cair o recipiente para o pilaf, ele pode ser dividido.

Caldeirões de alumínio

As ligas à base de alumínio também são muito populares na fabricação de caldeirões. Os contêineres de metal fundido têm paredes grossas, são duráveis ​​e pesam menos do que suas contrapartes de ferro fundido. Os caldeirões de alumínio para viagem lembram mais os jogadores de boliche e, na maioria das vezes, são feitos por estampagem. Para caldeirões de alumínio, requisitos mais elevados para a escolha da temperatura são característicos; na ausência de um revestimento especial, os alimentos podem queimar.

Uma película especial se forma dentro de um recipiente à medida que é usado, o que evita o processo de oxidação. Mas você não deve armazenar alimentos nesse recipiente por muito tempo. Caldeirões de alumínio não são adequados para uso com fogões de indução.

O revestimento antiaderente aplicado ajuda a aumentar suas propriedades e reduzir o risco de queima de alimentos.

Caldeirões de cobre

O caldeirão de cobre, clássico para os países do Oriente, pode ser encontrado hoje na China e na Índia. A sua produção é mais frequentemente feita à mão - estes pratos não são feitos à escala industrial. Um braseiro de cobre tem paredes mais finas e aquece mais rápido. Este fator não é muito bom para pilaf e outros pratos. Mas é adequado para uso como recipiente para a preparação de muitos pratos de carne, aves.

Caldeirões de aço

Os fabricantes europeus não valorizam muito o ferro fundido como material para fazer pratos. Na maioria das vezes, os caldeirões aqui são feitos de aço inoxidável, revestidos com esmalte ou uma composição antiaderente especial.

Os produtos Premium são revestidos com cerâmica. Os caldeirões desse tipo são semelhantes ao ferro fundido apenas na forma - na verdade, é uma panela ou braseiro usado para cozer no forno. Freqüentemente, essa solução é usada como pato.

Como escolher o tipo de placa?

Para fogões a lenha e carvão com queimadores montados na parte superior, um caldeirão clássico ou WOK com fundo arredondado ainda é a opção preferida. Aqui, a intensidade do aquecimento pode ser ajustada variando o número de anéis colocados. Além disso, existem adaptadores wok especiais usados ​​em fogões convencionais.

Mas, na maioria das vezes, para cozinhar adequadamente o pilaf ou outros tipos de pratos da Ásia Central, você só precisa comprar uma versão especial do caldeirão. Para um fogão a gás e elétrico, a versão mais comum com fundo plano é adequada. Mas para placas de indução, escolhemos modelos especiais com fundo em liga ferromagnética.

As opções de ferro fundido e aço são adequadas e existem woks adaptados para este método de aquecimento.

Avaliação de fabricantes

A Rússia tem seus próprios fabricantes que produzem caldeirões duráveis ​​e de alta qualidade. No entanto, os produtos feitos no território da Ásia Central, onde este tipo de baixela é tradicionalmente popular, são considerados canônicos. Ao escolher e comprar, você deve prestar atenção ao nome da empresa - as marcas mais famosas são cada vez mais falsificadas. Uma produção localizada na China é um bom motivo para recusar a compra de um caldeirão, pois é improvável que seja de alta qualidade e durável.

Entre as empresas que merecem atenção estão as seguintes.

  • Kukmara. Um disparate russo do Tartaristão, produzindo woks e caldeirões de ferro fundido ou alumínio fundido. Os produtos diferem em uma variedade de tamanhos, volumes médios - de 4 a 12 litros, paredes grossas e excelente acabamento. A planta é bastante conhecida nos países da CEI, os preços dos produtos são médios no mercado. Também há modelos modernos com revestimento antiaderente na linha.
  • VARI - uma marca russa que produz uma série de LITTA: utensílios de cozinha fundidos com revestimento antiaderente, que são aplicados por pulverização. A empresa possui uma moderna linha de equipamentos para a criação de uma camada protetora confiável e segura.

Os produtos apresentam inúmeras vantagens, incluindo design moderno e preços acessíveis.

  • Mayer e Boch - um fabricante alemão que produz caldeirões com tampa de vidro, bem como modelos de ferro fundido esmaltado. Existem também modernas séries de caldeirões de alumínio com revestimento vitrocerâmico. A gama de produtos inclui caldeirões, potes, caldeirões, patos, versões com grelha para cozimento a vapor. A faixa de preço dos produtos pode ser atribuída à categoria de orçamento.
  • Forester - produtos da empresa Upeco da Rússia. Uma característica distintiva da marca são os caldeirões da marca com tampas-panelas e caldeirões-woks de ferro fundido. Os modelos são adaptados para uso em fogões elétricos e a gás, lareira, duráveis, o preço é um pouco acima da média.
  • "Pratos Kama". A empresa produz principalmente caldeirões de ferro fundido com tampa de alumínio. O sortimento inclui produtos de diversas capacidades, com fundo e paredes espessas. A panela maciça parece sólida, dura muito tempo, é feita por fundição. Mas esses caldeirões requerem preparação preliminar para operação e não são baratos.

Além disso, no Norte do Cáucaso e no Tartaristão, é possível encontrar muitas indústrias privadas, onde são fabricados caldeirões, voltados para o preparo correto da culinária oriental. O preço para eles costuma ser muito baixo, mas esse fator não afeta a qualidade do produto de forma alguma.

Para quem prefere caldeirões de ferro fundido, as opções da fabricante russa serão interessantes. "Balezino", a fábrica da Polotsk na Bielo-Rússia. A produção de utensílios de alta qualidade para pilaf também foi estabelecida na Ucrânia. A fábrica da Ecolit destaca-se aqui, produzindo produtos com uma qualidade próxima das marcas premium europeias.

Se falamos de culinária profissional, a liderança é consistentemente sustentada pelos caldeirões das firmas francesas Le Creuset, Staub.

Para dicas sobre como escolher um caldeirão, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa