Kazans

Como acender um caldeirão?

Como acender um caldeirão?
Contente
  1. Objetivo do procedimento
  2. Métodos para preparar caldeirões de ferro fundido
  3. Características de produtos de calcinação de alumínio
  4. Dicas e medidas de segurança

Kazan é uma ferramenta popular para cozer e cozer vegetais e carne. Ele difere dos potes e panelas comuns em uma forma semicircular, que distribui o calor uniformemente pelas paredes - isso permite que você processe com mais eficiência todo o volume dos alimentos. Neste artigo, você aprenderá como recozer corretamente o caldeirão e como preparar um novo caldeirão de ferro fundido para o primeiro uso.

Objetivo do procedimento

Na maioria das vezes, o caldeirão é feito de ferro fundido. Enquanto novos utensílios de cozinha e utensílios feitos de materiais diferentes podem ser lavados com segurança e usados ​​imediatamente, o ferro fundido precisa de procedimentos de processamento inicial especiais.

A chamada torrefação ou calcinação é necessária para o caldeirão devido às peculiaridades de sua produção.

Na própria fabricação de acessórios de ferro fundido nas fábricas, ele é usado ativamente graxa técnica que gruda nas paredes dos pratos. Este lubrificante preserva a aparência do produto, protege-o da corrosão e lascamento. Quando aquecida, essa graxa emite um odor extremamente desagradável, sem falar que simplesmente prejudica todos os alimentos e os torna impróprios para o consumo humano.

O tratamento térmico remove a maior parte da gordura e prepara o recipiente para uso doméstico.

Métodos para preparar caldeirões de ferro fundido

Se descrevermos resumidamente o procedimento para preparar um caldeirão de ferro fundido, ele consiste em várias etapas. Os próprios métodos de calcinação serão discutidos em mais detalhes abaixo.

  • Antes de usar, certifique-se de lavar as paredes do recipiente com água morna corrente. Para uma limpeza mais completa, é melhor escolher produtos suaves - géis, sabonete líquido.
  • Seque e seque bem o recipiente.
  • Em seguida, ocorre o próprio procedimento de calcinação. Ao final do procedimento, vale a pena deixar o recipiente secar naturalmente, não permitir a entrada de água.
  • A fuligem, a sujeira e o excesso de óleo são removidos com panos, guardanapos e produtos de limpeza neutros.
  • Após calcinar e limpar o caldeirão, recomenda-se tratá-lo com qualquer óleo comestível. Ele preenche os orifícios na superfície porosa do caldeirão, o que cria um revestimento antiaderente liso.
  • Assim que você processar o caldeirão com óleo, deverá ser bem lavado novamente com água morna. Depois, basta limpar o contêiner e ele estará pronto para ser usado no debut.

Existem vários métodos comprovados de como recozer adequadamente um caldeirão. Não importa o método que você escolher, a calcinação e impregnação do dispositivo com óleo devem ser realizadas o mais cedo possível - de preferência no primeiro dia da compra.

O método de queimar um caldeirão usando sal

Esta opção é adequada para calcinar ao ar livre e em casa. Na maioria das vezes, esse método é utilizado nas condições de um apartamento. Para o procedimento apenas sal de mesa grosso é adequado - quanto maior for, mais útil será o próprio procedimento para o caldeirão.

Abaixo está uma instrução passo a passo para tal recozimento.

  • Primeiro, você só precisa enxaguar bem o caldeirão em água corrente. Lave não só as paredes internas, mas também as externas, preste atenção especial ao fundo do caldeirão.
  • Seque todos os lados do recipiente com um pano seco.
  • Coloque cerca de 2,5 kg de sal no fundo do recipiente. A quantidade pode ser aumentada dependendo do tamanho do caldeirão.
  • Coloque o dispositivo em fogo baixo e acenda por 1–2 horas.
  • Monitore a condição do sal para saber quando está pronto. Se o caldeirão estiver completamente calcinado, ele deve ficar enferrujado ou marrom.
  • Depois que o sal estiver colorido, desligue o fogo e deixe o caldeirão esfriar um pouco. Depois disso, limpe todas as paredes do caldeirão com o mesmo sal. No futuro, não será possível utilizá-lo para os mesmos fins - esse sal já foi saturado de óleo.

Uma vez que este método pressupõe um recozimento maior do próprio fundo com a ajuda do sal, um fogão elétrico convencional é adequado para este procedimento, que proporciona o aquecimento da zona do fundo.

O método de processamento de um caldeirão usando óleo vegetal

O óleo não é usado diretamente no processo de calcinação do caldeirão, porém, é necessário após o próprio procedimento. O fato é que um recipiente de ferro fundido, após calcinação a seco no forno, no fogo ou com o auxílio do sal, necessita de lubrificação adicional para um trabalho de alta qualidade. Este lubrificante protege principalmente o dispositivo da ferrugem e também torna a superfície porosa do caldeirão de ferro fundido lisa e antiaderente.

A sequência do procedimento de lubrificação do instrumento é descrita a seguir.

  • Normalmente usa-se azeite de oliva, mas se não estiver disponível, então a manteiga e o óleo de girassol são adequados, mas não técnicos.
  • Após o procedimento de calcinação propriamente dito, deixe o dispositivo esfriar um pouco e despeje cerca de um litro de óleo em um recipiente.
  • Coloque fogo no recipiente.
  • Depois que o óleo começar a ferver e borbulhar, incline gradualmente o recipiente para que o óleo flua em uma camada uniforme em todas as paredes do caldeirão. Você pode se ajudar com uma concha para chegar a locais de difícil acesso e se proteger do risco de queimaduras.
  • Depois que todas as paredes do recipiente estiverem cobertas com óleo, coloque-o no forno (previamente pré-aquecido a 200 graus Celsius).
  • O dispositivo deve ser acionado por 1,5-2 horas.
  • Desligue o forno e deixe o recipiente repousar um pouco até o óleo secar completamente. Se, após a secagem, ainda ficar um pouco de óleo no caldeirão, remova-o com um pano, água ou detergente.

Não se apresse para esfriar ou lave o caldeirão. É proibido colocar água fria em um caldeirão aquecido - assim você obterá não apenas uma nuvem de fumaça, mas também a chance de o recipiente quebrar.

Método de calcinação do caldeirão no forno

Este método não é recomendado se você tiver a oportunidade de disparar o caldeirão de uma maneira diferente.

O fato é que durante o processamento do caldeirão no forno, uma grande quantidade de vapores tóxicos de óleo técnico é liberada.

Para simplesmente não ser envenenado por esses vapores, forneça um fluxo constante de ar fresco na cozinha, e um bom exaustor também não atrapalhará. O processo de calcinação ocorre em várias etapas.

  • Enxágue e seque bem o caldeirão.
  • Aquecemos o forno a uma temperatura ideal de 200 graus, não mais.
  • Instale o caldeirão dentro do forno, feche a porta.
  • Em pouco tempo, você notará uma fumaça escura saindo do aparelho. Não há necessidade de abrir a porta para a fumaça escapar - os fornos modernos têm orifícios especiais pelos quais pode sair com segurança.
  • Acenda o recipiente até que a fumaça desapareça completamente. Isso geralmente leva de 1 a 2,5 horas, dependendo da qualidade do forno e do tamanho do caldeirão.
  • Deixe o caldeirão esfriar um pouco, depois apenas lave em água fria. Não use detergentes, você pode remover a fuligem com trapos ou uma esponja.

O método de queimar um caldeirão no fogo

Neste caso, o caldeirão é exposto a altas temperaturas não só na área do fundo, mas também na área de todas as paredes.

Por isso, o procedimento em si deve ser realizado apenas ao ar livre - durante ele, é liberada uma enorme quantidade de fumaça acre, que pode levar ao envenenamento e asfixia.

Aqui, o procedimento passo a passo é o seguinte:

  • enxágue bem o recipiente com agentes de limpeza leves ou simplesmente sob um jato forte de água corrente;
  • seque o caldeirão e limpe com uma toalha seca;
  • coloque o dispositivo no fogo, certificando-se de que o calor permaneça sempre aproximadamente no mesmo nível;
  • espere cerca de 3 horas até que a fumaça acre comece a desaparecer;
  • deixe o recipiente secar sozinho, depois enxágue com água morna corrente e seque-o;
  • o fogo deve ser extinto, nos próximos usos será prejudicial à saúde.

Características de produtos de calcinação de alumínio

Um caldeirão de alumínio é uma opção econômica para estufar e cozinhar alimentos. A peculiaridade de tais modelos é que por causa da boa condutividade térmica, as paredes do caldeirão aquecem muito rapidamente e esfriam rapidamente. Além disso, esses modelos são muito mais leves do que os de ferro fundido. Caldeirões de alumínio não são adequados para cozimento de longo prazo, por exemplo, para cozinhar alimentos (para este metal é difícil manter um certo nível de calor por muito tempo).

Os recipientes de alumínio são calcinados para uma finalidade diferente dos recipientes de ferro fundido. Aqui, a questão é que o alumínio durante o tratamento térmico emite óxidos especiais, que formam uma densa película protetora na superfície do modelo. Este filme protege os pratos de arranhões e também serve como um bom revestimento antiaderente. Apesar desses aspectos aparentemente positivos de cozinhar em panelas de alumínio, há um aspecto negativo.

O alumínio é um metal de ponto de fusão extremamente baixo, então um caldeirão feito desse material pode simplesmente deformar com calcinação prolongada.

As seguintes recomendações devem ser seguidas durante a calcinação do caldeirão de alumínio.

  • Se você decidir assar o caldeirão em fogo aberto, deve escolher toras úmidas para atingir uma temperatura pequena, mas suficiente. Eles inflamam ainda mais, mas ardem por mais tempo, criando uma grande quantidade de calor ideal.
  • Monitore constantemente a deformação do dispositivo, assim que alguma parede começar a derreter e assentar - remova imediatamente o dispositivo do fogo.
  • As panelas de alumínio não precisam de assar, contanto que as panelas de ferro fundido. Uma hora e meia será suficiente, mesmo com um caldeirão do maior tamanho.
  • No caso de calcinação de uma caldeira de alumínio, não importa qual método escolher, a principal condição aqui é não ultrapassar a barra de temperatura permitida.
  • Após a calcinação, deixe o caldeirão repousar e enxágue com detergentes leves.

Antes de queimar um novo caldeirão de alumínio, certifique-se de que já não tenha seu próprio revestimento antiaderente... Caso contrário, tal procedimento pode, pelo contrário, levar à destruição da camada protetora. Além disso, tenha em mente que aparelhos de alumínio não enferrujam e, portanto, não precisam de processamento adicional com óleo vegetal.

Dicas e medidas de segurança

Ao calcinar um caldeirão de ferro fundido ou alumínio, você deve seguir as seguintes recomendações de cozimento, bem como conselhos sobre medidas de segurança no momento do procedimento de queima.

  • Recomenda-se que o tratamento térmico deste eletrodoméstico seja realizado ao ar livre e não nas paredes da casa. Em uma sala fechada, embora ventilada, há uma chance muito grande de envenenamento com vapores venenosos e fumaça de óleo evaporado.
  • Evite mudanças repentinas de temperatura. Um caldeirão aquecido até a incandescência nunca deve ser imerso em água fria. Portanto, ele pode não apenas rachar, mas estourar e causar ferimentos a você e a seus entes queridos.
  • A queima deve ser realizada fora do alcance das crianças - eles não só podem ser envenenados por vapores venenosos, mas também escaldar com óleo ou queimar-se nas paredes aquecidas do caldeirão. Tudo isso levará a graves queimaduras e estresse.
  • Antes de comprar um eletrodoméstico, certifique-se de considerar as dimensões de seus queimadores, forno ou fogão, se você decidir recorrer a esses métodos específicos de ignição. O caldeirão deve caber livremente na abertura do forno e ter acesso ao ar.
  • Para a primeira experiência, é melhor escolher um modelo de alumínio - é mais fácil de cuidar, aquece e esfria mais rápido.
  • Ao limpar o caldeirão em casa, não é recomendado o uso de agentes de limpeza agressivos. Independentemente do material do recipiente, eles podem causar danos irreparáveis ​​ao revestimento ou às paredes.
  • Não recomendamos mover o aparelho, mesmo que minimamente, durante o recozimento. Você corre o risco de ferimentos e queimaduras.
  • Nunca cubra o aparelho com um pano nem tente apagar o fogo com um pano. Além disso, não tente apagar o fogo com farinha.
  • Após cada cozimento, o caldeirão deve ser enxaguado e limpo com um pano. Se a comida começar a aderir repentinamente às paredes ou ao fundo do modelo de ferro fundido, certifique-se de repetir o procedimento para embeber o caldeirão com óleo.

Algumas donas de casa enfrentam tal problema que o óleo do caldeirão começa a queimar literalmente. Isso geralmente acontece com uma abordagem inadequada das regras de segurança.

O fato é que o caldeirão deve ser calcinado a uma temperatura de até 200 graus; ao atingir a temperatura de 230 graus, alguns óleos vegetais podem muito provavelmente começar a queimar.

Se ocorrer um incêndio, tente seguir as instruções abaixo.

  • Remova a fonte de calor. Apague o fogo, desligue o gás ou desligue o fogão o mais rápido possível. Para extinguir rapidamente o fogo, mantenha o chão próximo.
  • Para que o óleo pare de queimar, você precisa bloquear seu acesso ao oxigênio. Para fazer isso, cubra o caldeirão com uma assadeira de metal ou outro objeto de metal que possa cobrir todo o recipiente por cima.
  • Use um extintor de incêndio em uma emergência. Em nenhum caso tente despejar água em um caldeirão quente.

No próximo vídeo, você aprenderá como é fácil e simples recozer um novo caldeirão.

sem comentários

Moda

a beleza

casa