Kazans

Como limpar o caldeirão corretamente?

Como limpar o caldeirão corretamente?
Contente
  1. O que é um caldeirão?
  2. Métodos de limpeza
  3. Regras de armazenamento

Kazan é um tipo versátil de utensílios de cozinha e permite cozinhar alimentos tanto no fogão quanto no fogo aberto. No entanto, o último método de operação leva à formação de fuligem e depósitos gordurosos nas paredes externas dos pratos, razão pela qual o caldeirão precisa de um cuidado mais cuidadoso e meticuloso do que os potes de cozinha e braseiros comuns.

O que é um caldeirão?

A história do aparecimento do caldeirão está enraizada no passado distante. As primeiras embarcações surgiram nos países do Oriente e eram feitas com o material mais acessível em termos de processamento - o cobre. No entanto, ao longo do tempo e com o progresso no processamento de metais cada vez mais fortes para a fabricação de caldeirões passou a usar liga de duralumínio e ferro fundido... Esses metais diferem significativamente em propriedades físicas, mas ambos têm alta capacidade térmica. Esta propriedade, em combinação com a espessura bastante impressionante das paredes da vasilha, permite que você se envolva não apenas em cozinhar e estufar, mas também em definhar, bem como em fritar uma variedade de pratos. Paredes grossas aquecem os alimentos por muito tempo, por isso o prato é cozido de maneira mais uniforme e tem tempo para ficar saturado com o aroma dos temperos.

Quanto ao formato do produto, pode ser redondo ou alongado e ter fundo plano e arredondado. Os modelos de fundo plano são adequados para uso em fogões a gás e elétricos, enquanto os modelos de fundo redondo se destinam exclusivamente a chamas abertas. Caldeirões de rua são instalados em tandoors portáteis, colocados em tripés ou churrasqueiras e, às vezes, até mesmo colocados em brasas. Em termos de facilidade de preparação, os utensílios de cozinha arredondados comparam-se favoravelmente aos modelos tradicionais de fundo plano.Isso se deve ao fato de que em caldeirões redondos é muito mais conveniente misturar os alimentos, além disso, o óleo escorre uniformemente pelas paredes inclinadas e é menos absorvido pelo prato. A versatilidade do caldeirão permite cozinhar vários molhos nele, ensopar peixe e carne, cozinhar sopas ricas e preparar pilaf.

Métodos de limpeza

A escolha do método mais eficaz para limpar o caldeirão depende inteiramente do material de que é feito.

Modelos de alumínio

Casans feitos de alumínio são muito mais fáceis de limpar do que os de ferro fundido devido à estrutura menos porosa do metal. No entanto, a liga de duralumínio feita à base de alumínio é suscetível à formação de depósitos de óxido., que surge quando o metal entra em contato com o oxigênio, que faz parte do ar. É fácil combater a placa. Para fazer isso, você deve limpar regularmente o recipiente usando uma esponja de metal macio e um agente de limpeza abrasivo.

O uso de esponjas duras é inaceitável, pois deixam arranhões profundos no metal macio, onde se acumulam partículas de alimentos no interior e gotas de gordura e fuligem no exterior.

Para limpar o caldeirão de alumínio de depósitos de fuligem e carbono, uma grande bacia é usada, na qual é despejada água e 500 gramas de carbonato de sódio, um pedaço de sabão em pó ralado e alguns frascos de cola de silicato são adicionados. Em seguida, o recipiente é colocado no fogo, os componentes são bem misturados. Depois que eles se dissolvem completamente, coloque um caldeirão sujo lá. O recipiente deve ser fervido por pelo menos 25 minutos, tendo-se aberto a janela com antecedência ou aberto o capô. Essa medida é necessária para eliminar o odor desagradável que virá da dissolução da gordura velha. Em seguida, retira-se o caldeirão, limpa-se a gordura com um pano de dureza média com um gel de lavagem e enxagua-se.

No entanto, se uma grande bacia, onde o caldeirão caber, não estiver disponível, um banho pode ser usado. Para fazer isso, é colocada água quente, um pó de branqueamento é derramado e um detergente de lavar louça é derramado. O caldeirão é colocado na água de forma que todos os lugares contaminados fiquem escondidos debaixo d'água e depois deixados durante a noite. Pela manhã, o produto é lavado com esponja de metal com produto líquido e bem enxaguado.

O próximo método ajudará a remover a sujeira das paredes internas do caldeirão. Para fazer isso, apenas despeje uma solução de sabão e refrigerante em uma tigela e ferva por 15 a 20 minutos. A composição é preparada na seguinte proporção: 5 l de água, 5 g de sabão em pó e 2 colheres de sopa. eu. bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio. É ainda mais fácil limpar o caldeirão em condições de campo. Nele se deita um pouco de água, leva-se a fervura, a sujeira presente nas paredes é umedecida e polvilhada com sal. Depois que a água do caldeirão esfriar um pouco e se tornar suportável para as mãos, o caldeirão é inclinado e a sujeira das paredes é lavada com uma esponja de metal.

Ao limpar um caldeirão de alumínio, é importante lembrar que é estritamente proibido recozê-lo, pois o alumínio não agüenta o calor forte e pode deformar-se. Se manchas escuras aparecerem no caldeirão de alumínio ao longo do tempo, vinagre 6% ajudará a lidar com elas, em que um guardanapo é umedecido e as áreas escuras são limpas. No caso de queimar alimentos, despeja-se em uma tigela sal, refrigerante e ácido cítrico na proporção de 1: 1: 1, despeja-se um pouco de água e ferva-se por 20 minutos. Uma mistura de 1/3 de um torrão de sabão em pó, uma colher de amônia e alguns litros de água tem efeito semelhante. A solução resultante também é colocada em um caldeirão e fervida por 20 minutos.

É um pouco mais difícil lidar com a ferrugem que afeta o metal se o caldeirão não for armazenado corretamente. Para isso, o prato é embebido em uma solução de água e vinagre, tomado em partes iguais, e a seguir o depósito enferrujado é raspado com uma esponja de metal. Se o processo de corrosão foi detectado logo no início, você pode fazer sem ferver. Para fazer isso, pegue uma lixa grossa e limpe a ferrugem.Em seguida, uma lixa de grão fino é passada pelas áreas limpas, após o que a loiça é lavada com um agente líquido e enxaguada.

Caldeirão de ferro fundido

Produtos feitos de ferro fundido devem ser manuseados com cuidado especial. Apesar de sua aparente resistência e espessura, o ferro fundido é um metal bastante frágil e pode rachar se cair. Na fase de produção, os modelos de ferro fundido passam pela fase de bluing ou queima de óleo, o que leva à criação de uma camada antiaderente e anticorrosiva. Portanto, é desejável que os produtos de ferro fundido não sejam riscados, o que resulta na quebra da camada protetora e o produto começa a enferrujar. A contaminação interna e externa dos modelos de ferro fundido é removida pelos mesmos métodos dos de alumínio e envolve o uso de componentes já conhecidos: sal, refrigerante, cola de silicato e sabão em pó.

No entanto, ao contrário dos modelos de alumínio, os produtos de ferro fundido podem ser calcinados. Para fazer isso, o caldeirão é colocado no forno e aquecido a 300 graus. Após 10 minutos, o prato é retirado, untado por todos os lados com óleo e levado ao forno por meia hora. Este procedimento ajudará a restaurar as propriedades perdidas da camada protetora e evitar a corrosão.

Para limpar caldeirões de ferro fundido, bem como de alumínio, você pode usar produtos químicos domésticos. Bons resultados na remoção de alimentos queimados são obtidos pelo processamento com compostos para fornos e exaustores de cozinha, que lidam de forma muito eficaz com a gordura velha e a fuligem.

Em condições de campo, você pode limpar o modelo de ferro fundido da seguinte forma: o caldeirão é enchido até o topo com areia do rio e pendurado sobre o fogo. Após algumas horas, o recipiente é esvaziado e enxaguado. Em vez de areia, pode-se usar sal de cozinha, 2 kg do qual é colocado em um caldeirão e completamente calcinado no fogão por 2 horas (mexendo). Ao final do procedimento, o sal escurece e o caldeirão é limpo.

O próximo método de limpeza do ferro fundido também é eficaz, mas após seu uso, o caldeirão precisa de uma calcinação obrigatória de 3 a 5 vezes com óleo vegetal. Então, 1/2 xícara de pó de mostarda seca e ácido cítrico em uma quantidade de 40 gramas são despejados no caldeirão, 1 litro de água é derramado e fervido por 20 minutos. Em seguida, eles esperam que a solução esfrie um pouco e usam uma esponja de metal macio para limpar as paredes internas do caldeirão. Em seguida, o produto é enxaguado, seco e calcinado.

Regras de armazenamento

Após cada uso, os modelos de alumínio devem ser bem lavados com um desengraxante, bem enxaguados e secos. Armazene esses produtos em local seco e bem ventilado, pois a superfície de alumínio pode se tornar um terreno fértil para o fungo.

Modelos de ferro fundido também devem ser bem enxaguados após cada uso, bem limpos e protegidos do excesso de umidade.

Para armazenamento de longo prazo, é recomendável embrulhar o caldeirão de ferro fundido em um pano de algodão ou linho untado com óleo e colocá-lo em um local seco.

Papel oleado pode ser usado em vez de pano - ele também protege o produto da umidade e evita a ferrugem.

Como você pode ver, cuidar do caldeirão em casa não é nada difícil. O principal é limpar a tempo e evitar sujidade velha. E então, espumante e puro, servirá por muito tempo aos seus donos.

Para obter informações sobre como e o que lavar um caldeirão de ferro fundido, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa