Kazans

Queimadores de gás para caldeirão: tipos e características de operação

Queimadores de gás para caldeirão: tipos e características de operação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Escolha
  5. Recomendações de uso

Muitos residentes da Rússia e de outros países sabem que alguns pratos adquirem seu verdadeiro sabor apenas quando cozidos em um caldeirão. Por exemplo, pilaf, que é tão popular entre muitas nações. Kazan é um recipiente culinário de origem oriental. Ele tem sido usado na culinária há séculos. Em toda a sua glória, suas propriedades são manifestadas apenas em uma chama aberta.

Mas acender uma fogueira pelo método tradicional, com madeira, leva tempo e esforço. Além disso, essa chama é muito difícil de controlar, o que pode facilmente arruinar a comida que está sendo preparada.

Portanto, gostaríamos de lhe oferecer uma solução versátil e moderna - um queimador a gás. Este dispositivo simples fornecerá o aquecimento necessário e permitirá que você cozinhe alimentos em um caldeirão não pior do que usando lenha. O queimador de gás pode ser usado tanto em sua casa de verão quanto na estrada, por exemplo, durante uma caminhada. Neste artigo, iremos falar sobre as principais características de um queimador a gás para caldeirão, suas vantagens e desvantagens, e também daremos algumas recomendações sobre como usá-lo corretamente.

Peculiaridades

Um queimador de gás para caldeirão é um dispositivo de pequeno tamanho e peso, o que o torna fácil de transportar. Também permite preparar alimentos de forma rápida e conveniente.

Uma das principais características desse gravador é seu design simples.

Graças a isso, ele pode ser coletado em casa a partir das ferramentas disponíveis. Em vários recursos da Internet, você encontrará muitas instruções detalhadas sobre como e do que isso pode ser feito.

A potência máxima do queimador pode ser de até sete kW. Ao mesmo tempo, é bastante fácil de manter, mas é recomendável verificar regularmente o seu desempenho. E se o queimador estiver equipado com um acendedor piezoelétrico, não é necessário usar fósforos para esse fim.

Vantagens e desvantagens

Um queimador de gás é uma ferramenta muito popular em equipamentos turísticos. Preparar comida deliciosa na estrada pode ser complicado. Junto com o caldeirão, o queimador simplifica muito esse processo. Isso não é surpreendente, uma vez que o dispositivo tem muitas vantagens significativas:

  • fácil de usar - usar o gravador não requer nenhuma habilidade especial;
  • compacidade - o tamanho e o peso pequenos permitem que você tenha sempre a tocha com você na sua mochila;
  • duração da operação - um queimador pode durar muito tempo se usado corretamente;
  • preço baixo - este dispositivo está disponível para todos e, se desejar, você mesmo pode montá-lo;
  • cozimento rápido - ao acender a chama acende-se imediatamente com a temperatura desejada, não há necessidade de perder tempo, como ao acender a lenha;
  • sustentabilidade - o queimador pode funcionar mesmo com baixas temperaturas ou com vento;
  • sem fumaça e fuligem - isto não só torna o processo de cozedura mais cómodo, mas também protege os utensílios utilizados.

No entanto, também não se pode prescindir de desvantagens. Mas há muito menos deles do que méritos. As desvantagens incluem:

  • diminuição na eficiência devido às condições meteorológicas - apesar do queimador poder funcionar a baixas temperaturas, a intensidade da combustão diminui devido ao frio;
  • custos de combustível - o queimador consome muito gás durante o funcionamento;
  • ameaças prováveis - o gás era e continua sendo uma substância perigosa, portanto, se o equipamento quebrar, há risco de explosão ou envenenamento.

Mas as desvantagens acima não tornam os queimadores de gás menos procurados. Em todo caso, hoje não existem alternativas mais perfeitas. Portanto, esses dispositivos permanecerão indispensáveis ​​e populares entre os amantes de longas caminhadas por muitos anos.

Visualizações

Não se esqueça de que um queimador não é o mesmo. Eles diferem uns dos outros de muitas maneiras diferentes, incluindo potência, design, montagem, tipo de combustível, etc. Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada nos quatro tipos principais de queimadores a gás.

  • Com mangueira - como o nome indica, o mecanismo do queimador principal é conectado ao cilindro por meio de um tubo flexível. Esse tipo de queimador é perfeito para pratos grandes e pesados, como um caldeirão grande. Este dispositivo está equipado com pernas muito fortes com uma postura ampla, capazes de suportar um peso sólido.
  • Projetos de cilindro de propano mais populares entre os turistas, por terem o tamanho mais compacto e o peso leve. Visto de fora, parece um fogão a gás de "bolso".

No entanto, daí decorre a principal desvantagem desta variedade, porque só é adequada para pratos pequenos, cujo volume não ultrapasse os três litros.

  • Com um cilindro horizontal - o mais barato de todas as variedades. Cilindros de pinça do tipo mais simples são usados ​​para realizar seu trabalho.
  • Projetos integrados - um tipo raro de sistemas. Eles diferem de suas contrapartes porque o queimador está conectado ao recipiente de cozimento. Você não pode mudar a louça, mas esse tipo de queimador consome muito menos combustível do que os outros três tipos.

A existência de vários tipos de dispositivos permitirá que você escolha a opção mais adequada, dependendo de seus requisitos e recursos financeiros. Você pode encontrar um acessório adequado para caminhadas ou uso no jardim doméstico. Mas para isso é necessário levar em consideração vários outros critérios, dos quais falaremos a seguir.

Escolha

Assim, descobrimos que os queimadores diferem principalmente entre si no tipo de design. Agora, vamos examinar mais de perto suas características principais.

O primeiro é o poder.Depende diretamente do tamanho dos pratos utilizados e da quantidade de comida preparada. De acordo com o grau de potência, três tipos de queimadores portáteis podem ser distinguidos:

  • fraco - não mais do que 2 kW;
  • médio - de 2 a 3 kW;
  • poderoso - até 7 kW.

Muitos modelos modernos de queimadores são equipados com um conveniente regulador de potência que permite controlar o consumo de combustível.

Para caldeirões, é melhor usar queimadores potentes para garantir o grau de aquecimento necessário.

Os menores caldeirões, cujo volume não ultrapassa 12 litros, requerem potências de 5 a 8 kW. Em chalés de verão, como regra, existem grandes caldeirões. Nesse caso, eles precisam:

  • 20 kW - para um caldeirão de 40 litros;
  • 25 kW - para um caldeirão de 60 litros.

A propósito, é por isso um fogão comum não é adequado para tais pratos. A potência de uma placa de aquecimento é de apenas 2,5 kW. Por causa disso, é impossível cozinhar um prato no caldeirão como pretendido.

Além disso, a característica mais importante do queimador é o material de fabricação. Ele determina a resistência do acessório. De acordo com especialistas, um queimador de ferro fundido é mais adequado para uso doméstico. Este metal durável pode suportar grande peso, altas temperaturas e, ao mesmo tempo, não se deforma. E quem prefere cozinhar durante uma caminhada deve optar pelo queimador de alumínio. É bastante resistente para pratos pequenos, leve e não causa problemas durante longos transportes.

Se você escolher um dispositivo específico para um caldeirão, deve considerar o design. Este recipiente tem um fundo largo e o aquecimento é distribuído uniformemente por todo o caldeirão. Para fazer isso, você deve escolher um queimador maior. Suas pernas também devem ser fortes e bem separadas para suportar o peso colocado sobre elas. Como mencionamos acima, a melhor opção para esses casos é uma tocha com mangueira.

Um critério importante, que muitos esquecem na hora de escolher, é o tipo de combustível com o qual o queimador de gás irá operar. Dependendo disso, os seguintes tipos de queimadores são diferenciados:

  • inflável - prever a utilização de combustíveis gasosos e líquidos;
  • injeção - trabalhar pré-misturando gás com oxigênio;
  • atmosférico - os ambientes se misturam, mas apenas parcialmente;
  • óleo combustível - a injeção de mídia permite manter o estado viscoso do combustível;
  • difuso - trabalhar apenas com combustível gasoso;
  • lareira - devido à localização do sistema na parte inferior, o queimador não necessita de sopro adicional.

Os queimadores são conectados aos cilindros de combustível por meio de um fixador roscado.

Além disso, deve-se atentar para a presença de ignição piezoelétrica no queimador, pois nem todos os modelos a suportam. Esta função simplificará muito a operação do dispositivo.

Consiste em converter um efeito mecânico em potencial elétrico, pelo qual a chama é acesa.

Recomendações de uso

Um queimador de gás é um dispositivo bastante simples de usar. Mas funciona a gás, o que significa que, por razões de segurança, você deve seguir certas regras de operação. Preparamos algumas dicas importantes especialmente para você:

  • antes de ligar o queimador, verifique o seu estado e o estado do cilindro quanto a danos e quebras;
  • se o cilindro for novo, purgue o ar da válvula para que o queimador funcione por igual;
  • para instalar estruturas, use apenas superfícies planas e, durante o cozimento, evite inclinar o queimador;
  • em hipótese alguma acenda o queimador dentro das barracas;
  • monitorar a qualidade do combustível utilizado;
  • se os orifícios dos bicos estiverem obstruídos devido ao uso frequente, limpe-os com uma agulha;
  • quaisquer peças quebradas devem ser substituídas, caso contrário, o uso de tal dispositivo torna-se extremamente perigoso;
  • mantenha a garrafa de combustível longe do fogo;
  • durante o processo de cozimento, não deixe o sistema sem vigilância;
  • se usar o queimador em temperatura baixa do ar, coloque um substrato embaixo do cilindro, ou melhor ainda, mantenha-o aquecido em sacos térmicos;
  • após terminar de cozinhar, desligue o gás;
  • deixe esfriar antes de desconectar o queimador do cilindro.

        Como você pode ver, as regras são bem simples. Todo amante de longas caminhadas é obrigado a conhecê-los. Um queimador de gás é um dispositivo útil não só para os turistas, mas também na vida cotidiana. Principalmente se você gosta de mimar sua família com deliciosos pratos de um verdadeiro caldeirão, preparados de acordo com as receitas dos orientais. Este dispositivo não só fornecerá essa oportunidade, mas também simplificará muito o processo de cozimento. E a lenha e o carvão continuarão sendo apenas uma relíquia do passado ou decoração de sua casa de verão.

        Você pode se familiarizar com os princípios de funcionamento dos queimadores a gás e suas características no vídeo a seguir.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa