Kazans

Caldeirões para fogões de indução: descrição, tipos, seleção e funcionamento

Caldeirões para fogões de indução: descrição, tipos, seleção e funcionamento
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Visão geral dos fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Como cuidar?

Uma placa de indução tem muitas vantagens, mas uma desvantagem é que requer certos utensílios de cozinha. O princípio de funcionamento da indução é aquecer não o fogão em si, mas os pratos: o queimador entra em contacto com o fundo dos pratos e aquece. É por isso para indução, só são adequados os pratos que tenham uma determinada marca - uma espiral ou um zigue-zague com a inscrição "indução"... O caldeirão de indução pode ser ferro fundido tradicional ou aço. Esses materiais têm a alta resistividade e permeabilidade magnética exigidas.

O sabor de um prato cozido nesse fogão não difere do sabor de um alimento cozido no fogo. Além disso, a indução permite economizar tempo durante o cozimento e definir o cronômetro.

Peculiaridades

Para que a panela se encaixe perfeitamente na placa de indução, ela deve ter um fundo totalmente plano. Caso contrário, o recuperador não funcionará, pois o contato não será estabelecido. Portanto, ao escolher um caldeirão para indução, preste atenção ao material e ao fundo da panela. Infelizmente, os caldeirões tradicionais com fundo convexo não funcionam. Em tais utensílios, você pode cozinhar em fogo aberto ou no forno.

Agora vamos passar para os recursos dos próprios materiais.

  • O ferro fundido deve ser calcinado antecipadamente com uma pequena quantidade de óleo vegetal comum quando usado pela primeira vez. Isso criará uma película protetora na superfície interna do caldeirão, o que impedirá que os alimentos queimem.
  • Após a lavagem, o ferro fundido deve ser enxugado, pois as gotículas de água podem causar o surgimento de ferrugem na louça e danificá-la.
  • O "Utyatnitsa" pode ser inteiramente em ferro fundido ou ter o exterior esmaltado.
  • As opções de aço também são adequadas para indução, mas podem queimar.Para evitar que isso aconteça, deve-se regular o grau de aquecimento do fogão e mexer constantemente os alimentos durante o cozimento.
  • Ao escolher panelas de aço ou alumínio, preste atenção na espessura do fundo e das paredes - deve ter pelo menos 1 cm.

Variedades

Não é segredo que um verdadeiro pilaf saboroso é cozido apenas em um determinado prato - um bom caldeirão. A sua forma é geralmente redonda ou oval, alargando ligeiramente para o topo. O caldeirão deve ter fundo e paredes grossas, e a tampa pode ser leve.

Para uso doméstico, a opção de fundo plano é adequada. Isso pode ser usado em qualquer fogão, incluindo indução. Claro, se o caldeirão for feito do material certo. Os tachos com fundo convexo são utilizados em fogos em estado de suspensão.

O melhor material para um caldeirão é ferro fundido de verdade. É ele que é adequado para fogo, gás e indução. Nesse caldeirão, o pilaf revela-se autêntico em gosto e aparência. A comida não queima, mas lentamente definha.

O ferro fundido para um caldeirão pode ser comum ou com esmalte do lado de fora. Esses pratos são incrivelmente duráveis, duram mais de 12 anos com os devidos cuidados e não prejudicam a saúde. Uma desvantagem significativa é o grande peso da panela de ferro fundido.

Outro tipo de "patinho" são os pratos de aço ou alumínio. Esta opção também é indicada para indução, é mais leve, é fácil e simples de cuidar. Esses materiais não requerem pré-aquecimento. Mas a comida nesse caldeirão pode queimar muito.

Além disso, o aço não resiste a altas temperaturas, enferruja e tem uma vida útil curta.

Assim, um caldeirão de ferro fundido ainda é considerado a melhor opção. Este material tem mais vantagens sobre os outros.

Visão geral dos fabricantes

Os caldeirões projetados para uso doméstico estão disponíveis em muitas coleções de marcas de talheres. As opções de qualidade mais alta são as seguintes.

  • Kukmara É uma marca russa que fabrica não só caldeirões, mas também tachos e panelas. Os kazans desta marca são considerados um dos melhores. Eles são feitos de liga de alumínio e têm um fundo e laterais grossos. A série inclui caldeirões pequenos (3,5 litros) e grandes (até 100 litros). O interior dos caldeirões é tratado com um revestimento especial que evita que os alimentos queimem. No entanto, os alimentos só podem ser misturados com objetos de madeira, o metal pode arranhar o revestimento e a loiça ficará inutilizável.
  • Kazans da marca ucraniana "Seaton" em ferro fundido revestido. Acompanha pincel para aplicação de óleo (para acender a louça antes de usar pela primeira vez). Você pode escolher uma opção pequena para 3 litros ou uma grande para 12 litros. Os alimentos cozidos em tais pratos não queimam, não perdem suas propriedades úteis. Não é recomendável armazenar sobras de alimentos em caldeirões de ferro fundido para que não enferrujem.
  • Mayer & Boch. Os caldeirões desta marca têm a tradicional forma redonda e são fabricados em ferro fundido. O interior é tratado com um revestimento antiaderente. Vem com uma tampa de vidro ou ferro fundido. O peso da versão pequena é de até 8 kg. Esses utensílios podem ser usados ​​em qualquer fogão.
  • A marca de equipamento profissional para cozinhar "Techno-TT" oferece caldeirões de indução projetados para restaurantes e cafés. A caldeira é construída por indução, inclui uma tampa. Volume - de 12 a 50 litros. O caldeirão em si é feito de ferro fundido, a placa é feita de aço inoxidável. Este equipamento permitirá preparar pratos tradicionais orientais com um sabor único.
  • Kazans "Biol" tem a forma de um chapéu-coco de viagem e um arco de alça confortável. Para sua fabricação, utiliza-se ferro fundido sem revestimento antiaderente. As paredes do caldeirão são tratadas com óleo de máquina, portanto, antes do primeiro cozimento, deve ser calcinado por muito tempo e por completo. Em tal panela, você pode cozinhar no fogo e em qualquer fogão, incluindo indução. O baixo custo é outra boa vantagem.

O custo dos pratos depende da marca e do material de que são feitos.Ferro fundido revestido custará de 3 a 10 mil rublos para um "pato" com um volume de 3-7 litros. Caldeirões de alumínio são mais baratos, mas a qualidade é inferior à do ferro fundido.

Como escolher?

O caldeirão clássico tem uma forma hemisférica - mais larga na parte superior, afinando gradualmente para a parte inferior. O fundo de um bom caldeirão para uso doméstico no fogão é inclinado e plano. Existem também caldeirões com fundo hemisférico. Eles são usados ​​para cozinhar em fogo aberto usando bases para copos especiais.

Ao escolher um caldeirão, você deve primeiro se concentrar no material de que é feito, depois na forma e nas qualidades adicionais. O caldeirão deve vir sempre com tampa adequada. Deve caber bem nos pratos, não deve ter fendas, para que os alimentos dentro do caldeirão sejam cozinhados uniformemente, sem “correntes de ar”.

O fundo e as paredes espessos são um fator importante. Esses pratos aquecem uniformemente, permanecem aquecidos por mais tempo e os alimentos cozinham lenta e corretamente por dentro.

Outro fator na escolha de uma panela é o seu volume. Para uma pequena família de 3-4 pessoas, será suficiente ter um caldeirão de 3-3,5 litros.

Se você planeja cozinhar alimentos em um caldeirão para uma grande empresa, então é melhor escolher uma opção maior - 8-12 litros.

Tendo escolhido o modelo requerido de um caldeirão de ferro fundido, inspecione cuidadosamente para ver se há lascas ou ferrugem. Eles não deveriam ser. O interior da loiça deve ser absolutamente plano, sem manchas calvas. Por fora, o caldeirão pode ser coberto com esmalte ou cerâmica - essa opção fica linda em qualquer cozinha.

Como cuidar?

Kazan feito de ferro fundido real você precisa se preparar cuidadosamente para o primeiro uso:

  • primeiro, a louça deve ser bem enxaguada com detergente e uma escova, seque com uma toalha;
  • então você deve colocar o caldeirão no fogão e acender por cerca de duas horas em fogo médio-alto, então adicionar um quilograma de sal e acender por mais tempo (o sal ficará cinza, o que significa que todo o óleo da fábrica saiu e os pratos são limpos);
  • depois do qual você precisa colocar cerca de meio litro de óleo vegetal dentro e acender, mudando a posição dos pratos para que todas as paredes fiquem em uma película de óleo, isso levará cerca de meia hora;
  • o óleo deve ser derramado e a chaleira deve ser bem limpa com um pano macio e resfriada, agora a louça está pronta para ser usada.

      Limpar o recipiente após o cozimento é fácil - use uma esponja comum e detergente para louças ou bicarbonato de sódio. Certifique-se de que não sobrou comida e água na louça após a lavagem, caso contrário, pode causar ferrugem. Além disso, também é indesejável armazenar alimentos prontos em um caldeirão.

      Se notar o aparecimento de manchas dentro da loiça, pode ferver a água com bicarbonato de sódio e esfregar bem com uma escova.

      Em seguida, deve ser enxaguado bem com água e seco com toalha. De vez em quando (uma vez a cada poucos anos), você pode inflamar a louça com óleo para profilaxia.

      O cuidado correto e cuidadoso com o caldeirão permitirá que você delicie seus entes queridos com pratos excepcionalmente saborosos por mais de uma dúzia de anos.

      Como testar um caldeirão para um fogão de indução, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa