Kazans

Tudo sobre caldeirões de ferro fundido

Tudo sobre caldeirões de ferro fundido
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades e tamanhos
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Como se preparar para o primeiro uso?
  7. Como cuidar?

Kazan é uma baixela com uma longa história, que ainda hoje não perdeu sua relevância. Os pratos nele cozinhados saem muito sumarentos, aromáticos e apetitosos. O melhor material para a produção de um caldeirão é o ferro fundido.

Descrição

Kazan é considerado o prato nacional dos habitantes da Ásia Central - Tajiquistão, bem como do Uzbequistão e do Turcomenistão. Tradicionalmente, é feito de ferro fundido, e esse utensílio é de grande fama - a comida não se cozinha nesses pratos, mas como se definhando, esse processo leva muito tempo, mas os pratos revelaram-se incomparáveis ​​em seu sabor.

O caldeirão é um grande caldeirão de metal com paredes espessas e fundo arredondado, ideal para cozinhar carnes, pilaf, shurpa e muitos outros pratos. Além disso, o caldeirão é igualmente adequado para uso no fogão e em fogo aberto.

Cozinhar em um caldeirão tem suas especificidades e inclui dois estágios.

  1. Inicialmente, o alimento é cozido no fogo. - a chama queima diretamente abaixo do fundo. Nesse momento, a gordura é derretida, assim como a fritura dos produtos cárneos.
  2. No segundo estágio, não há mais fogo aberto e o calor vem das brasas restantes. Neste momento, você pode adicionar cereais e vegetais ao caldeirão, que requerem um modo de aquecimento suave e de baixa intensidade para cozinhar.

A propósito, quanto mais antigos os pratos, mais saborosos e apetitosos são os pratos nele contidos. Isso pode ser explicado de forma simples - durante o uso, um filme permanece constantemente nas paredes e no fundo, que não é lavado, assim, todos os poros, mesmo os menores, ficam entupidos de gordura com o tempo.

O filme evita que os alimentos grudem nas paredes e cria um revestimento muito eficaz que evita que os alimentos grudem.

Vantagens e desvantagens

Os caldeirões de ferro fundido têm suas próprias vantagens e desvantagens.

As vantagens incluem:

  • aquecimento lento;
  • até mesmo redistribuição de calor;
  • manutenção a longo prazo da temperatura após o caldeirão ser removido da fonte de aquecimento;
  • uma tampa apertada não permite que o vapor escape;
  • praticidade e durabilidade.

Carnes, vegetais e cereais cozidos no caldeirão praticamente retêm todos os nutrientes e vitaminas. Cozinhar não emite toxinas e substâncias cancerígenas - a comida é extremamente saudável e saudável.

As desvantagens incluem:

  • peso - a panela de ferro fundido tem uma massa bastante impressionante, portanto nem sempre é conveniente de usar;
  • susceptibilidade à corrosão e ferrugem;
  • Os utensílios de cozinha em ferro fundido não são particularmente estéticos.

Variedades e tamanhos

Via de regra, diversos volumes de alimentos são preparados em caldeirões de ferro fundido - de 2 a 20 litros. Os caldeirões mais comuns são de 8 litros e 12 litros. Lembre-se ao comprar um caldeirão que o fabricante geralmente indica a capacidade máxima, e não um parâmetro de operação, já que o caldeirão geralmente não fica completamente cheio.

A capacidade total do recipiente deve ser calculada com base no número total de pessoas sobre as quais a preparação do prato será calculada principalmente. Então, para 2 a 3 pessoas, um caldeirão com capacidade de 5 litros será suficiente, para 5 a 6 pessoas vale a pena dar preferência a um caldeirão de 8 a 10 litros, para 10 e mais pessoas é melhor comprar grandes caldeirões projetados para 16-20 litros.

Dependendo da configuração, os caldeirões estão disponíveis com ou sem tampa, com alças removíveis. O fundo pode ser esmaltado ou antiaderente, e o formato pode ser plano ou arredondado.

Estão à venda caldeirões especiais com fogão, o que facilita o preparo de qualquer prato. Normalmente, vários acessórios úteis anexam-se a tais produtos - uma escumadeira, um atiçador, uma luva de forno, um conjunto de especiarias.

Visão geral dos fabricantes

Acredita-se que os caldeirões da mais alta qualidade são uzbeques, especialmente os feitos em Namangan. É aqui que se produzem verdadeiros pratos clássicos de ferro fundido da mais alta qualidade. Essa é a principal vantagem dos produtos em relação aos caldeirões fabricados na Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia, nos quais, além do ferro fundido, são utilizados aditivos de alumínio e cobre.

Os pratos da Ásia Central são feitos principalmente à mão, praticamente não se usa equipamento automatizado.

Os caldeirões de ferro fundido da marca Mallony são muito populares entre os consumidores. Esta baixela apareceu nas empresas comerciais do nosso país em 2004 e imediatamente ganhou o reconhecimento dos russos devido à sua alta qualidade e bom equipamento. No entanto, esses caldeirões têm características próprias.

  • Em primeiro lugar, não é recomendável armazenar alimentos neles.caso contrário, os processos corrosivos começam rapidamente. Após cada lavagem, seque as paredes externas e externas e trate com óleo vegetal aquecido.
  • Em segundo lugar, o modelo não possui revestimento antiaderente, portanto, os produtos podem queimar.
  • Em terceiro lugar, os caldeirões desta marca têm muito medo das mudanças de temperatura., portanto, eles só podem ser usados ​​em fogões - coloque caldeirões no fogo, e também não no forno. Não coloque comida fria nem deite água fria na loiça.

Todas essas desvantagens são significativamente superadas pelo custo bastante democrático - simplesmente não é possível encontrar caldeirões mais baratos nas lojas e, com operação adequada, eles servirão fielmente por muitos anos.

Mayer e Boch É outro fabricante popular de caldeirões de ferro fundido. Os produtos desta marca são ideais para cozinhar pilaf, guisados, todo o tipo de goulashes e até sopas.O fundo é coberto por um revestimento antiaderente de alta qualidade, devido ao qual os alimentos são cozidos sem queimar, e o próprio produto se caracteriza pela resistência e durabilidade. Os caldeirões são equipados com tampa de vidro e alças de aço, você pode cozinhar em um caldeirão em qualquer fogão, inclusive de indução, ele pode ser usado em fogões e ao fogo aberto.

A vida útil desses caldeirões chega a 30 anos.

"Seaton" - outro fabricante de caldeirões de ferro fundido. É importante que o fabricante use um sistema para proteger o material dos ácidos alimentares, que muitas vezes danificam o metal. Uma característica distintiva dos caldeirões desta marca é a cor preta fosca e durabilidade excepcional.

Os pratos são equipados com pincel para aplicação de óleo.

Das desvantagens - muito peso, é bastante difícil mover e lavar esses pratos. Durante o cozimento, a tampa esquenta, portanto, use luvas ao trabalhar. No entanto, a lavagem desses pratos é feita em questão de minutos, os produtos não queimam ou grudam durante o processo de cozimento. O caldeirão pode ser usado em qualquer fogão, forno e também no fogo.

"Biol" É uma empresa que produz autênticos caldeirões de ferro fundido tártaro, adequados para cozinhar todos os pratos ao fogo aberto, mas também podem ser usados ​​no fogão. Esses pratos são excelentes para mantê-los aquecidos e dar um sabor incomum aos alimentos. A empresa tem uma reputação muito boa, mas os compradores alertam que o fabricante não economiza óleo de máquina para o tratamento das paredes da embarcação, portanto, o caldeirão deve ser calcinado antes do primeiro uso.

Caldeirões das marcas Kamskaya Posuda e Dobrynya também estão em demanda.

Como escolher?

Ao escolher um caldeirão, vários aspectos importantes devem ser levados em consideração.

  • A maioria dos produtos existentes no mercado tem formato hemisférico com fundo arredondado. Este projeto permite o uso de pratos para cozinhar em fogo aberto, geralmente usados ​​em conjunto com um tripé.
  • É aconselhável comprar caldeirões cuja densidade das paredes seja de 3 a 5 cm, se você comprar um modelo com paredes mais finas o produto não servirá por tanto tempo. Apesar do baixo custo desse modelo, ele não é muito procurado.
  • Lembre-se de que quanto mais densas forem as paredes do caldeirão, mais eficientemente o calor se acumulará e mais saboroso e suculento ficará o prato acabado.
  • É muito importante inspecionar a cavidade interna das paredes quanto à presença de depressões, irregularidades, lascas e rachaduras - qualquer um desses defeitos é motivo para recusar a compra, pois complicam significativamente o aquecimento dos produtos preparados.
  • Antes de comprar, certifique-se de determinar para quais pratos e em quais tipos de fogo você planeja usar o produto. Se você planeja cozinhar em um fogão tradicional a gás ou elétrico, então deve dar preferência aos modelos de cobre ou alumínio, os de ferro fundido são projetados para uso frequente no fogo, bem como no forno, e é aconselhável comprá-los com uma tampa.
  • Ao escolher um modelo adequado, certifique-se de considerar a questão do projeto do forno e sua profundidade.

Como se preparar para o primeiro uso?

Depois de comprar o caldeirão, deve prepará-lo para a primeira utilização em casa, para isso execute algumas operações simples.

Primeiro você precisa lavar a graxa de fábrica. Você pode usar água da torneira normal com limpadores em gel.

É necessário definir o modo de aquecimento máximo e recozer o caldeirão por cerca de 2 a 2,5 horas; durante o processamento, a louça deve ser virada de um lado para o outro de vez em quando.

Assim que a fumaça do caldeirão parar de fluir, podemos presumir que a graxa está completamente queimada.... Em seguida, é necessário limpar a superfície interna do recipiente com um guardanapo macio, despejar um pacote de sal dentro e aquecer o caldeirão por cerca de uma hora - durante este tempo, o sal irá absorver todas as impurezas metálicas com elementos desnecessários e o sal ficará cinza.

A calcinação se repete, mas agora com óleo vegetal.... Para o processamento, você precisa de 350-400 ml, o procedimento dura cerca de 25-30 minutos. Durante esse tempo, o óleo começa a envolver as paredes do caldeirão e obstruir os poros do material. O óleo restante deve ser drenado, após o que o caldeirão é resfriado e enviado para armazenamento em local limpo e seco.

Existe mais uma maneira de preparar o caldeirão para uso.

Usando guardanapos de papel, é necessário limpar todo o óleo, após o que a caldeira é virada de cabeça para baixo e nesta posição é colocada no forno pré-aquecido.

Os pratos devem ser cozidos por cerca de uma hora a uma temperatura de 220-230 graus. Este tempo é suficiente para o processamento completo do ferro fundido.

Na etapa final, o caldeirão é limpo com óleo de girassol e enviado para armazenamento.

Como cuidar?

Durante o processo de cozimento em um caldeirão, uma fina película é formada a partir de óleo e gordura, que efetivamente protege o material da corrosão, além de conferir mais suculência e aroma ao prato. Se você remover esse filme, a comida começará a queimar durante o processo de cozimento, e é por isso que ao limpar o caldeirão, não é recomendado o uso de compostos abrasivos e escovas de metal.

Se a comida ainda estiver queimada, coloque um pouco de água no caldeirão, acrescente algumas colheres de sopa de refrigerante e sal e ferva em fogo médio por cerca de meia hora. Quando a água esfriar, você precisará lavar as superfícies internas com uma esponja macia e detergente.

Como você sabe, o ferro fundido tem a capacidade de absorver odores, então de vez em quando você precisa realizar o seguinte processamento do caldeirão - os pratos precisam ser colocados em fogo alto, despeje um pacote de sal e leve ao fogo por 30 -40 minutos. O sal deve ser constantemente mexido e distribuído ao longo das paredes - durante o processamento, ele absorve todos os odores desnecessários e, ao mesmo tempo, remove a fuligem.

Após o término do tratamento, o sal é derramado, e a superfície interna é enxugada com um guardanapo, após o que o recipiente é lubrificado com óleo aquecido e novamente calcinado por cerca de 20 minutos.

Para que o caldeirão não enferruje, ele precisa de cuidados. Imediatamente após o final do cozimento, é necessário retirar todos os resíduos alimentares do mesmo, enxaguar com água e detergente e, em seguida, secar com papel toalha ou por calcinação.

Se, no entanto, não foi possível evitar a corrosão, então a situação pode ser salva. Para fazer isso, mexa a água com vinagre na proporção de 1: 1, despeje em uma bacia grande e segure o caldeirão nela por cerca de uma hora. Depois disso, o recipiente é seco, o sal grosso é colocado no fundo e esfregado em todas as paredes e fundo. Isso removerá resíduos de ferrugem das superfícies.

Para obter informações sobre como e o que lavar um caldeirão de ferro fundido, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa