Kazans

Tudo que você precisa saber sobre caldeirões

Tudo que você precisa saber sobre caldeirões
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Tamanhos e formas
  4. Acessórios
  5. Critérios de escolha
  6. Regras de cuidado
  7. Avaliações

Kazan é um prato russo popular que chegou até nós de países asiáticos. O recipiente é um caldeirão no qual é possível cozinhar alimentos em fogo aberto. Kazan é uma companhia constante dos amantes da recreação ao ar livre. E, claro, o prato principal associado ao caldeirão é o pilaf. Para tornar a comida saborosa, aromática, quebradiça e satisfazer todas as exigências da cozinha usbeque, o caldeirão deve ser escolhido corretamente.

O que é isso?

O caldeirão se parece com um caldeirão semicircular e é freqüentemente usado por caçadores, pescadores e turistas. Além disso, este prato pode ser encontrado nas casas dos amantes da cozinha oriental. Kazan é destinado especialmente para cozinhar pilaf, lagman e outros pratos populares... Esta caldeira é boa porque está disponível em qualquer loja de artesanato. Muitas variedades modernas são oferecidas nas prateleiras, porém, você deve escolher um recipiente que esteja o mais próximo possível dos pratos tradicionais dos países orientais.

Só nesse recipiente é possível aquecer uniformemente os ingredientes, os produtos ficam bem saturados com o sabor e o aroma dos temperos e não queimam.

Se compararmos um caldeirão com uma panela, então difere dele pela sua forma arredondada, graças ao qual pode ser baixado para o fogo. Durante o cozimento, o fundo e as paredes são aquecidos uniformemente. Isso garante um cozimento mais rápido e suculência dos ingredientes. O caldeirão também é conveniente ao usar um tripé. Nesse caso, uma cova pode servir de lareira, na qual foi feito um fogo ou foram colocadas pedras, sob as quais uma chama está acesa.

Visualizações

Os caldeirões podem ser classificados de acordo com o material de que são feitos. O sabor dos pratos e a durabilidade do produto dependem da matéria-prima utilizada.

  • Com cobertura extra. Os caldeirões modernos podem ser revestidos com uma camada antiaderente de Teflon ou esmalte. Esta não é a melhor opção para o uso em fogo aberto, pois sob a influência do calor, o revestimento racha, descama, partículas nocivas de Teflon entram nos alimentos, o que de forma alguma torna o prato saudável.

Além disso, tal instância requer certas regras de funcionamento, por exemplo, é possível misturar os produtos nela apenas com uma espátula especial, de modo a não destruir a integridade da estrutura.

  • Cobre... Um produto bastante raro na Rússia, mas os habitantes do Azerbaijão e do Uzbequistão usam caldeirões de cobre. Esses recipientes são inconvenientes porque corroem rapidamente. Além disso, eles retêm o calor pior, e após cada uso, o recipiente deve ser bem lavado.
  • Alumínio. Produtos muito populares na Rússia. Esta é uma opção adequada tanto para cozinhar em fogo aberto como para cozinhar em fogão a gás ou elétrico.
  • Ferro fundido. Os exemplos mais comuns. Apesar do longo aquecimento e do peso dos produtos, são os caldeirões de ferro fundido que são escolhidos pelos amantes de piqueniques experientes. Afinal, o ferro fundido preserva ao máximo o sabor e o aroma dos ingredientes e permite cozinhar um pilaf de excelente qualidade.

Uma variedade como kazan-wok merece atenção especial. Este produto substitui com sucesso uma wok, caldeirão, frigideira e panela. Devido às suas propriedades especiais, em tal recipiente você pode estufar, fritar, ferver, cozer em fogo brando, refogar qualquer alimento. O fundo do caldeirão wok é pequeno, mas possui paredes altas, que proporcionam uma preparação conveniente de pratos líquidos e semilíquidos. Os cabos da maioria dos modelos são feitos de baquelite para que não esquentem ou escorreguem de suas mãos.

Kazan-wok é uma ótima opção para cozinhar rapidamente em fogo alto. Os produtos vão definhar em seu próprio suco, ou podem sair com uma crosta dourada e apetitosa. Algumas unidades têm um revestimento cerâmico de granito, pelo que a wok é bastante fácil de manter e pode ser utilizada com quaisquer fogões e fogões.

Tamanhos e formas

Ao escolher um caldeirão, você precisa considerar cuidadosamente em qual empresa os pratos serão usados ​​com mais frequência. As lojas oferecem caldeirões em miniatura que um caçador solitário pode levar para a floresta, caldeirões médios para uma viagem em família e produtos enormes para uma grande empresa. Os menores caldeirões geralmente têm um volume de 3-7 litros, com tal espécime você pode sair na companhia de 2-3 pessoas. O produto permite cozinhar mingaus, pilaf ou assados.

Os recipientes de tamanho médio são oferecidos em um volume de 8-15 litros, costuma-se utilizá-los para 3-4 pessoas. Este produto é bem adequado, por exemplo, para recreação ao ar livre com a família, normalmente neste caso recomenda-se levar um caldeirão de 12 litros. Os espécimes grandes vêm em um volume de 15-20 litros, eles ajudarão a alimentar uma empresa de 7 a 10 pessoas.

Os recipientes mais volumosos têm parâmetros de 25 litros. Esses produtos podem ser usados, por exemplo, em um acampamento turístico infantil ou durante uma caminhada com um grupo de 10 a 16 pessoas. Esses recipientes de 25 litros também são oferecidos para estabelecimentos de alimentação.

Em geral, a escolha do tamanho não depende apenas do número de pessoas, porque também é preciso levar em conta que o prato vai crescer, transbordar, vai precisar ser mexido. Além disso, muitos turistas vão querer entrar em um suplemento mais de uma vez. É por isso ao escolher um volume, multiplique o número de pessoas por dois e acrescente mais dois litros ao resultado. Esta fórmula permitirá que você escolha o recipiente mais adequado e fácil de preparar.

A forma de um caldeirão tradicional é um hemisfério. Essa forma foi adotada devido ao fato de o produto ter como objetivo principal o cozimento em fogo aberto. É muito difícil cozinhar em uma superfície plana em tal recipiente, uma vez que o fundo arredondado não permite que o recipiente fique em pé.A este respeito, os fabricantes estão oferecendo modelos modernos de fundo plano que permitem que você prepare deliciosos pilaf em casa.

Acessórios

Na hora de comprar, é melhor dar preferência aos caldeirões com tampa, mas se não estiver no kit você pode comprar a tampa separadamente. Se a casa já tem a tampa de uma panela de diâmetro adequado, ela é bastante adequada para um novo caldeirão, portanto, nesses casos, não faz sentido pagar a mais por este acessório. Tampas de vidro ou silicone são adequadas para o produto.

Se o caldeirão for oferecido sem tampa e também não houver espécime de tamanho adequado na casa, é melhor comprar este item no mesmo departamento do caldeirão. Isso permitirá que os diâmetros sejam verificados no local.

É importante que a tampa cubra bem o conteúdo. Você pode comprar uma tampa com um diâmetro um pouco maior, mas definitivamente precisa ver o quão bem ela fecha o recipiente.

Alguns equipam o caldeirão com duas tampas ao mesmo tempo, uma delas no topo e a outra no meio. Os caldeirões também podem ser equipados com tampas de madeira ou alumínio, mas é melhor dar preferência aos produtos de silicone, já que esse material não libera vapor da louça, e essa é uma condição importante para o preparo de muitos pratos. Nas secções de louças, as tampas de silicone são apresentadas em três tamanhos, entre os quais pode escolher o adequado para o caldeirão.

Existem caldeirões que requerem uma tampa de vidro resistente ao calor com uma alça e uma válvula de vapor. Graças a um aro de silicone e um sistema de travamento específico, a tampa é fixada firmemente nas laterais. Com a ajuda da válvula, uma atmosfera de vácuo é criada no interior, a pressão sobe e o ponto de ebulição sobe. Portanto, a comida é cozida em um ritmo ainda mais rápido. O aparelho funciona como uma panela de pressão.

Provavelmente, o caldeirão é comprado com a expectativa de sair para o campo, o que significa que o comprador precisará de outros acessórios para cozinhar. Portanto, é importante não se esquecer de comprar uma tábua de corte separada. Deve ser usado exclusivamente para um piquenique. Além disso, para cortar carne crua, este deve ser um produto separado.

É melhor marcar as tábuas com antecedência para saber qual é para carne crua e qual é para verduras.... Não se esqueça de estocar facas afiadas e comprar uma escumadeira de metal adequada para colocar e misturar alimentos em um caldeirão.

Critérios de escolha

Na maioria das vezes, o comprador se depara com a escolha entre um produto de ferro fundido e um de alumínio. Cada um deles tem seus prós e contras, mas ainda assim a versão em ferro fundido está fora da competição há muito tempo. Isso se deve às seguintes vantagens.

  • Em ferro fundido, são preparados pratos de alta qualidade que requerem uma longa fervura no fogo. É nesse recipiente que se obtém borscht rico em aromáticos, pilaf quebradiço e carne assada.
  • Este material possui baixa condutividade térmica, o que permite reter o calor por muito tempo.
  • O caldeirão de ferro fundido aquece lentamente, no entanto, gradualmente distribui o calor por todo o conteúdo, de modo que os ingredientes definham bem até estarem totalmente cozidos. A comida vai cozinhar ainda melhor se o caldeirão for fechado com uma tampa bem fechada, pois agora eles definharão sob a influência do vapor.
  • A vida útil desse caldeirão é praticamente ilimitada. Além disso, quanto mais vezes os pratos são confeccionados em ferro fundido, mais seu desempenho melhora, uma vez que a estrutura porosa é preenchida com a gordura dos pratos anteriores, o que cria um revestimento antiaderente natural.

No entanto, antes de comprar um produto de ferro fundido, você deve prestar atenção às suas deficiências.

  • O ferro fundido é pesado e, portanto, mais difícil de trabalhar e de transportar.
  • O ferro fundido em si não é muito suscetível à deformação, mas é frágil. Ou seja, o caldeirão que caiu pode rachar.
  • O material de ferro fundido pode enferrujar se não for cuidado adequadamente. Isso é possível se o proprietário não seguiu as regras de preparação antes do primeiro uso.

Apesar desses contras, um caldeirão de ferro fundido é a opção mais preferível. Mas os espécimes de alumínio, que lembram mais panelas de paredes grossas, merecem atenção. Eles têm as seguintes vantagens:

  • os produtos de alumínio são leves, por isso são convenientes para viagens a pé;
  • esta opção tem um preço bastante acessível;
  • em um recipiente de alumínio, um pilaf completamente decente é obtido em um curto período de tempo;
  • após a compra, a cópia não requer preparo especial, basta enxaguar e limpar bem.

Entre as desvantagens do produto, vale destacar o seguinte.

  • O alumínio tem uma alta condutividade térmica, então o recipiente aquece rapidamente, mas esfria com a mesma rapidez. E esta é uma desvantagem significativa na preparação de pratos orientais.
  • Devido aos seus altos valores de suavidade, tal chaleira enruga-se facilmente.
  • Ao sair, você precisa seguir algumas regras. Por exemplo, você deve evitar o uso de produtos químicos agressivos e esponjas duras.

Se você descobriu o material, deve prestar atenção a um critério como a densidade das paredes. O nível de langor do prato depende disso. Quanto maior for a densidade, melhor será a deterioração da comida.

Vale a pena abandonar os produtos chineses, sua densidade é de apenas 3 mm, e isso não só causa incômodo na hora de cozinhar, mas também pode ser perigoso. Um caldeirão tradicional da Ásia Central tem uma espessura lateral de 4-5 mm. Esse chapéu-coco é leve e muito fácil de usar. Paredes mais espessas permitem cozinhar pratos de qualidade ainda melhor, no entanto, esse produto é muito pesado e só é adequado para viagens rodoviárias.

Ao comprar um caldeirão, é importante escolher produtos de fabricantes confiáveis. Os kazans são produzidos na Rússia e no exterior, mas ao mesmo tempo vale a pena dar preferência aos produtos feitos em países onde esses pratos são usados ​​há muito tempo. As tecnologias de produção são mais desenvolvidas aqui, pois os fabricantes adaptam os produtos às condições modernas, mas ao mesmo tempo aderem aos principais pontos que permitiriam cozinhar pratos com o sabor dos seus antepassados.

Assim, recomenda-se escolher caldeirões do Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Se a escolha recaiu sobre os produtos nacionais, dê preferência aos produtos que vieram do Norte do Cáucaso. Se você estudar as avaliações dos clientes, poderá observar os fabricantes mais populares e recomendados: Tundra Grill, Kukmara, Kamskaya Posuda, Forester, Mayer & Boch.

Regras de cuidado

Ao comprar um caldeirão de ferro fundido, a panela deve estar bem preparada antes do primeiro preparo. A qualidade dos pratos futuros depende disso, assim como a vida do produto. Se a preparação for feita em casa, recomenda-se abrir previamente todas as aberturas e janelas. Se o tempo permitir, é melhor realizar o procedimento ao ar livre. É importante acender o óleo em uma panela e permitir que o filme de óleo adira firmemente.

Primeiro, coloque óleo ou gordura no recipiente, coloque no fogo e aqueça fortemente. Assim que o fundo ficar coberto com uma tonalidade avermelhada, é necessário calçar luvas justas e girar cuidadosamente o caldeirão com as laterais para que as paredes sejam calcinadas.

Assim que o vaso estiver bem calcinado por todos os lados, é necessário esperar até que ele esfrie. Em seguida, despeje o óleo, vire a panela e leve assim ao fogo por 30 minutos. Esses procedimentos permitirão que você obtenha uma película estável que criará um revestimento antiaderente natural e evitará que alimentos futuros queimem. Depois de concluídas todas as etapas, a panela deve ser resfriada e bem lavada.

Os cuidados posteriores com o caldeirão são bastante simples. É necessário limpar bem os restos de alimentos, enxaguar bem, secar e limpar com um pano oleoso antes de guardar. Uma camada permanente de óleo evitará que o ferro fundido enferruje. Se os ingredientes ainda estiverem queimados ou aparecer ferrugem na superfície, enxágue bem o recipiente, acrescente sal e aqueça até dourar. Em seguida, o recozimento com óleo é necessário novamente.

Avaliações

A julgar pelas críticas, um caldeirão é um item obrigatório para os amantes do pilaf. Somente neste produto é possível prepará-lo de acordo com todas as normas. Os compradores observam que, ao cozinhar em casa, preferem usar cópias de ferro fundido e, quando vão pescar ou caçar, escolhem uma versão em alumínio. Isso se deve à diferença de peso. Pratos, e especialmente pilaf, em um recipiente de ferro fundido são mais saborosos e aromáticos, no entanto, não é aconselhável levar esses utensílios pesados ​​com você em uma caminhada.

Para obter informações sobre como recozer um caldeirão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa