Panelas

Características dos vasos com fundo grosso e sua seleção

Características dos vasos com fundo grosso e sua seleção
Contente
  1. O que é isso?
  2. Compromisso
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Dimensões (editar)
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Características de escolha

Os potes de fundo grosso passaram a fazer parte da vida cotidiana e são muito valorizados pelas donas de casa. A demanda por tais utensílios se deve às suas excelentes propriedades de desempenho e longa vida útil.

O que é isso?

Uma panela de fundo grosso é um tipo de utensílio de cozinha usado para ferver, estufar e cozer em fogo brando. É ideal para todos os tipos de placas, incluindo modelos de indução. Na maioria das vezes, o fundo de tais produtos é feito usando tecnologias avançadas, pressionando os discos uns contra os outros sem usar um método de aquecimento. A adesão dos elementos ocorre devido à tenacidade da liga, que provoca a compactação da estrutura metálica.

Esse fundo é chamado de cápsula ou encapsulado e, na verdade, é uma estrutura de metal multicamadas feita de duas, três ou até cinco camadas.

Para a produção de tal fundo de sanduíche, uma combinação de dois metais é freqüentemente usada, cada um dos quais dota a estrutura com certas propriedades de trabalho. Assim, a maioria dos potes tem um fundo de três camadas, consistindo de aço externo e uma camada intermediária de alumínio. Quanto à espessura da "sola", ela, assim como o número de camadas, pode ser qualquer e variar de 5 a 12 mm. mas a espessura ideal para uso doméstico é considerada 6-8 mm, que não sobrecarrega o peso total da panela e faz seu trabalho perfeitamente.

Junto com a tecnologia da cápsula, o método térmico às vezes é usado na produção de potes de fundo grosso. Neste método, um disco de alumínio é fixado a uma panela com fundo fino convencional e coberto com um tarugo de aço com propriedades ferromagnéticas.Além disso, sob a influência de uma pressão de 700 kg / cm2 e temperaturas muito altas, os discos de metal são pressionados em uma camada, formando uma queimadura térmica azul.

Em seguida, a junção das peças de trabalho é lixada e a panela ganha apresentação. No entanto, como resultado do processamento das costuras de conexão em um torno, o fundo é ligeiramente menor que o diâmetro da panela. Além disso, sua natureza aérea é claramente visível a olho nu, e tal produto é significativamente mais caro.

Portanto, essa tecnologia é cada vez menos encontrada, dando lugar a um método de cápsula mais moderno.

Quanto ao material para fazer panelas com fundo grosso, pode ser qualquer coisa: alumínio, cerâmica, aço e ferro fundido. Os braseiros de ferro fundido têm o melhor desempenho, porém, por serem muito pesados ​​e de alto preço, não são tão populares como, por exemplo, os modelos de aço inoxidável. Mas não importa de que material a panela é feita, ela é obviamente mais pesada do que o modelo com o fundo fino usual. Nesse sentido, as alças em tal produto são feitas mais maciças e fortes, o que é ditado pelos requisitos de segurança e facilidade de uso do produto.

Compromisso

Os potes com fundo de espessura superior a 3 mm são classificados como potes de fundo espesso. Eles são usados ​​para cozinhar sopas e acompanhamentos, cozer vegetais e assar vários pratos. Devido ao aquecimento uniforme do fundo e à capacidade de se manter aquecido por muito tempo esses pratos são indispensáveis ​​para o leite definhando e outros produtos que requerem tratamento térmico lento.

Além do mais, as panelas de fundo pesado costumam ser usadas para cozinhar alimentos de origem animal. com adição mínima de óleo e água. Isso se torna possível devido à capacidade desses produtos em liberar, em determinadas condições de temperatura, uma quantidade suficiente de líquido e gordura, o suficiente para cozinhar no próprio suco.

Além do mais, o fundo grosso permite que os legumes sejam salteados diretamente na panela antes de cozinhar a sopa, sem o uso de uma panela. Também deve ser notado que ao cozinhar em tal prato, você pode desligar o fogo com segurança 5-10 minutos antes do final do tempo de cozimento. O prato com tampa vai cozinhar bem e tornar-se mais aromático. Você pode fazer isso com cereais, sopas e ensopados. A carne, claro, deve ser fervida no fogo até o fim.

Você também pode usar panelas com fundo espesso de várias camadas para assar caçarolas no forno.

Destacam-se especialmente os modelos com fundo grosso, que funcionam segundo o princípio do banho-maria. Seu casco e fundo consistem em duas camadas, entre as quais a água é derramada. O líquido vai para o fundo e, quando aquecido, começa a fazer o trabalho de distribuição do calor. Seu regime de temperatura é mantido na faixa de 96-98 graus, o que exclui a probabilidade de "escape" do leite, formação de espumas e queima de mingaus. Esses modelos são equipados com uma entrada de água, uma escala de medição na superfície externa da panela, um apito, uma tampa de vapor e alças resistentes ao calor.

O âmbito de aplicação é bastante vasto e, para além da preparação de cereais e leite a ferver, inclui a preparação de comida para bebé, compotas, fondue de queijo, pudim, cremes de pastelaria, decocção de ervas, molhos e chocolate líquido.

Vantagens e desvantagens

Os potes de fundo espesso sempre estiveram em alta demanda, o que se deve a uma série de suas vantagens indiscutíveis sobre os modelos convencionais de fundo fino.

  • O uso de panelas com fundo duplo ou multicamadas reduz significativamente o tempo de cozimento, o que resulta em economia significativa de gás ou eletricidade.
  • Um fundo grosso, em comparação com um fino, aquece mais uniformemente, o que exclui quase completamente a queima de alimentos.
  • Os tachos de fundo espesso permitem-lhe cozinhar os alimentos com o seu próprio sumo, com um mínimo de água e óleo.Isso pode ser especialmente verdadeiro para os adeptos de uma dieta saudável e pessoas em dietas terapêuticas.
  • Devido à estrutura da cápsula do fundo, a maioria dos nutrientes dos alimentos não são destruídos e permanecem em volume suficiente. Isso se deve ao fato de que os alimentos neles são cozidos muito mais rápido, e as substâncias necessárias não têm tempo para serem destruídas por exposição prolongada a altas temperaturas. Normalmente, a temperatura de trabalho dentro de tais pratos oscila dentro de 95 graus e nunca chega a 100.
  • Pelo fato de o fundo multicamadas não causar queima de alimentos, o cuidado dessas panelas é muito simples. Para isso, basta lavar o produto com um detergente de louça comum e monitorar a limpeza da superfície externa do fundo.

Não há tantas desvantagens em vasos com fundo grosso. Esses incluem peso, que é um pouco maior do que os modelos convencionais de paredes finas, e custo, que também é um pouco maior. No entanto, essas deficiências podem ser atribuídas com segurança às condicionais, uma vez que a facilidade de uso e a economia de energia na hora do cozimento compensam rapidamente o custo do modelo.

Dimensões (editar)

Os potes de fundo espesso vêm em uma variedade de formas e tamanhos, permitindo que você personalize seus utensílios de cozinha para atender às suas necessidades e preferências. No entanto, é mais aconselhável comprar conjuntos de potes, tendo o mesmo desenho e cores, diferindo apenas no volume.

Os conjuntos podem ter de dois a 12 itens e são compostos por panelas cujo volume começa em 0,9 litros e termina em 8 litros, panelas com volume de 1,5-6 litros e conchas de 1,5 a 2 litros. As panelas de fundo grosso podem ser usadas com segurança para estufar pratos de peixe e carne, bem como para assar caçarolas no forno e fervura de leite. Sabe-se que as conchas têm volumes tradicionalmente pequenos e são usadas para fazer molhos, molhos, ferver pequenas porções de leite e reaquecer alimentos preparados.

Visão geral dos fabricantes

O mercado de utensílios de cozinha modernos apresenta uma grande variedade de panelas com fundo grosso. Abaixo estão alguns fabricantes cujas análises de produtos têm o maior número de avaliações positivas e estão merecidamente em alta demanda.

  • Entre os fabricantes estrangeiros, vale destacar uma empresa da Alemanha Kaiserhoff, cujas instalações de produção estão localizadas na China e Hong Kong. Os potes alemães se distinguem por um fundo tipo cápsula de 5 camadas e são famosos por seu design lacônico e alta qualidade.
  • Pratos dinamarqueses de companhia Fissman também é popular em nosso país e é caracterizada pela presença de acessórios e luminárias adicionais. Assim, um conjunto de panelas com fundo grosso inclui grelhas práticas e peneiras metálicas para escoar a água, e os próprios modelos são feitos de aço alimentício com aditivos de níquel-cromo.
  • Empresa Solingen da Alemanha também é bem conhecido em todo o mundo. Ela se dedica à produção de potes com fundo grosso de uma única camada. As tampas das panelas são equipadas com um orifício de escoamento, devendo o conjunto incluir uma concha.
  • Fabricante mundialmente conhecido Tefal também produz conjuntos de potes de alta qualidade com fundo grosso de até 5 mm, muito procurados pela população.
  • Entre as empresas da Rússia, produtos competitivos são produzidos pela fábrica Gurman, também conhecida como "VSMPO-Pratos". Saem da esteira do empreendimento potes de alta qualidade com fundo de espessura de 6,5 mm e equipados com alças soldadas ou rebitadas. Os modelos são adequados para qualquer tipo de fogões a gás e elétricos e podem ser utilizados para assar alimentos no forno.
  • Produtos de planta metalúrgica Ashinskiy "Amet" também bem conhecido pelas hospedeiras russas. A empresa lançou a produção de potes com distribuição térmica sanduíche de fundo triplo com volume de 1,5 a 40 litros.
  • Firma russa Mais alto Com sede em São Petersburgo e fábricas na China e na Coréia, ela também fabrica modelos de fundo espesso.Os produtos são equipados com alças com almofadas de silicone resistentes ao calor e têm uma espessura de fundo de 5 a 7 mm. A panela tem entalhes graduados e o corpo em si é lindamente polido. O menor modelo tem volume de apenas 1,6 litro, além de ser produzido um balde em cada série.

Características de escolha

Ao escolher uma panela de fundo grosso, você deve se orientar pelo peso do produto. Quanto mais pesado for, mais metal estará presente na parte inferior. Devido ao grande peso dos modelos, é aconselhável prestar atenção à fixação das alças ao corpo da panela. Deve-se ter em mente que a conexão do parafuso pode se soltar com o tempo e os rebites geralmente oxidam de dentro da panela.

A melhor opção são os produtos com juntas dobradas: eles são duráveis, confiáveis ​​e servem por muitos anos.

    Outro ponto a se observar na hora de comprar é a aderência da tampa na panela: deve ser o mais apertado possível e a borda lateral da caixa não deve ser inferior a 5 mm. E você também precisa assistir de modo que as paredes da panela tenham pelo menos 1 mm de espessura e o fundo tenha pelo menos três... Além disso, deve-se lembrar que o revestimento de silicone dos cabos é mais preferível do que o teflon ou a madeira, uma vez que esta última não tolera bem altas temperaturas e começa a se deteriorar com o tempo.

    Quanto ao deslocamento, ele é selecionado levando-se em consideração o número de familiares e a frequência de uso da louça. Assim, para uma família de 4 pessoas, bastará adquirir um conjunto com uma caçarola de 4 litros para sopa, uma caçarola para acompanhamento com capacidade para 2,5-3 litros e uma concha de 2 litros para o mingau. Uma grande panela de 10 litros também é útil, o que é perfeito para cozinhar geléias e preparar vários brancos.

    Para uma visão geral dos potes Borner Premium, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa