Porta-copos para tampas de panelas: tipos e nuances de escolha
Todas as boas donas de casa se esforçam para colocar as coisas em ordem na cozinha. Cada item deve ter seu lugar. Isso também se aplica a tampas de panelas. Estantes especiais ajudam a manter esses itens limpos e secos, economizando espaço na sala. Como escolher o sistema de armazenamento certo para as tampas entre as várias opções, você aprenderá com o artigo.
Recursos de armazenamento
Freqüentemente, as pessoas armazenam as tampas diretamente nas panelas. No entanto, esta opção só é adequada para quem tem uma cozinha muito grande e muito espaço livre nos armários. Caso contrário, a desordem do espaço leva ao fato de que não há espaço na cozinha para outras coisas úteis. Além disso, não é muito conveniente retirar a panela com a tampa.
A melhor solução é colocar todas as tampas de forma que fiquem em um local separado. Assim, eles não vão interferir e cair, criando ruídos desnecessários. Isso vai economizar espaço e manter sua cozinha arrumada.
Existem várias maneiras de organizar o armazenamento das tampas. A disposição dos elementos pode ser horizontal e vertical. Todos os tipos de bases para copos e prateleiras podem ser colocados dentro e fora da cozinha. Dependendo disso, os materiais, o design e os métodos de fixação diferem.
Tipos de arquibancadas
Vamos examinar mais de perto cada uma das opções para armazenar tampas de potes.
Horizontal
Este método de armazenamento envolve colocar as tampas da esquerda para a direita. Pode ser uma estrutura separada com compartimentos para cada item, cabides, gavetas ou uma prateleira inteira em um armário. A vantagem aqui é a possibilidade de ver todo o sortimento de uma vez, e também é fácil encontrar a tampa do tamanho desejado, o que é muito conveniente.
No entanto, esse método também tem uma desvantagem.Se você tiver um grande número de panelas, as partes de cobertura exigirão muito posicionamento horizontal.
Vertical
Em uma pequena cozinha, você pode sair dessa situação colocando as tampas na vertical. Neste caso, são utilizados suportes especiais, suportes com fechos. Cada elemento está em sua própria célula e é mantido na posição correta. Os suportes podem ser instalados em qualquer local conveniente (dentro e fora dos móveis da cozinha). Você pode até colocar a estrutura ao lado do fogão.
Externo
Stands fora da mobília são muito práticos. A gama de modelos é variada. Você pode adquirir uma estrutura para armazenar um grande número de tampas ou um suporte para um item. A segunda opção é especialmente útil durante o cozimento. Você pode abrir a panela para mexer os alimentos ou verificar se estão bem cozidos. Dessa forma, você não precisa se preocupar em onde colocar a tampa quente. Ele se encaixa fácil e confortavelmente em um dispositivo especial. Algumas opções permitem que você coloque simultaneamente uma colher, que a dona de casa usa durante o cozimento.
Para tampas e colheres
As construções concebidas para a colocação combinada da tampa com outros utensílios de cozinha (colher, concha, espátula, etc.) são muito convenientes. Geralmente se parecem com uma espécie de organizador com dois ou mais compartimentos. O nicho central destina-se ao armazenamento da tampa. Os compartimentos laterais permitem que você armazene outra coisa. Alguns modelos possuem ganchos especiais nos quais as xícaras são penduradas.
O design de tais produtos é variado. Os materiais usados são aço inoxidável, plástico e vidro durável. Os modelos de plástico são apresentados em uma variedade de cores, mas falham mais rápido. Os suportes de metal são mais confiáveis e duráveis, mas não se esqueça sobre a limpeza regular de produtos.
Sem os devidos cuidados, a placa se forma neles, o que prejudica a aparência da superfície.
Para múltiplas tampas
As largas estantes horizontais permitem guardar muita louça. Nesse design, você pode dobrar não apenas tampas, mas também tábuas de corte, bandejas pequenas, panelas, pratos e muito mais.
Madeira, aço inoxidável e vidro são usados como materiais para a fabricação desses produtos. Você pode colocar pratos excepcionalmente limpos e secos em organizadores de madeira. Os metálicos podem ser usados para a secagem de elementos úmidos (se houver uma bandeja sob a estrutura ou se houver uma toalha). No entanto, você precisa entender que neste caso, a ferrugem pode desenvolver-se rapidamente neles. Independentemente do design e do material, os suportes devem ser esvaziados e limpos a cada 2 semanas (exceto nos modelos de madeira).
A disposição de tal suporte requer bastante espaço. Isso deve ser considerado no momento da compra. Quanto à colocação, depende do seu desejo e situação. Você pode colocar o organizador em uma gaveta funda, em uma prateleira de um armário ou simplesmente colocá-lo em uma bancada.
Trilhos de telhado
Estes são suportes pendentes com vários tipos de acessórios. Existem opções que podem ser fixadas à porta do armário (interior ou exterior), existem também modelos de parede. Eles são fixados com grampos, parafusos, ganchos. Existem muitas opções.
As tampas, que variam muito em tamanho, não são muito convenientes para colocar nas mesmas seções da estrutura. Além disso, alguns modelos não são baratos. No entanto, os trilhos do telhado são muito populares hoje. Modelos verticais economizam espaço na cozinha.
Outra vantagem é a possibilidade de colocar alguns modelos ao lado do fogão. Essa proximidade pode simplificar o processo de cozimento e minimizar o tempo que leva para encontrar a peça certa. No entanto, deve-se entender que, devido aos vapores gordurosos, os elementos limpos se contaminam rapidamente e precisam ser limpos periodicamente.
interno
Se você não quiser bagunçar a superfície de trabalho, pode guardar as tampas dentro dos móveis da cozinha. Essa abordagem não só permite que você remova os pratos de olhos curiosos. Em gavetas e armários, não acumula poeira, permanecendo limpo. Existem várias opções de colocação interna das tampas.
Na porta do armário
Uma solução fora do padrão é pendurar as tampas na porta do armário. Pode ser um corrimão, degraus únicos nos quais os elementos são mantidos por alças ou ganchos individuais que prendem os pratos em vários pontos. A última opção é a solução mais econômica.
Portanto, os utensílios de cozinha ficam escondidos dentro do fone de ouvido. No entanto, deve ser entendido que embora as tampas sejam seguras na porta, elas ocupam um determinado lugar. É importante considerar isso antes de instalar os suportes. É preciso verificar com antecedência se a porta vai fechar com o conteúdo, se vai atrapalhar. Tente posicionar as estruturas de forma que os elementos fixos fiquem acima ou abaixo das prateleiras. Ao mesmo tempo, não se esqueça que, neste caso, o espaço livre no próprio armário torna-se menor.
Retrátil
Um contêiner removível é uma ótima solução. No entanto, para que seja conveniente e prático, é importante considerar cuidadosamente sua localização. Normalmente, esses momentos são planejados mesmo durante a criação do projeto de fone de ouvido. O resultado é um compartimento especialmente equipado com reentrâncias para tampas e demais utensílios de cozinha (opcional), que se abrem como uma gaveta. Ao criar tais módulos, madeira, plástico, aço são usados.
Na caixa
Se você já tem um fone de ouvido há muito tempo, mas deseja organizar um lugar para as tampas na gaveta, existem duas opções. O primeiro é destacar um compartimento retrátil raso, mas largo. Muitos fones de ouvido têm isso embaixo do forno. Você pode simplesmente dobrar os elementos nele com as alças para cima. No entanto, neste caso, não cabem mais do que 4-5 peças na caixa.
Se você tiver mais panelas em sua casa, pode esvaziar a gaveta profunda e instalar uma unidade divisória nela. Nesse estande, os elementos serão colocados lateralmente.
Secadores
Uma secadora é um elemento padrão de qualquer conjunto de cozinha. Geralmente está localizado acima da pia. Uma bandeja de drenagem é colocada sob a malha de metal. A louça lavada é colocada na máquina de secar, que seca naturalmente. A água que flui para a panela é despejada todos os dias.
Embora a secadora seja um local de armazenamento temporário para pratos que são colocados em outros locais, muitas pessoas a utilizam como um local de armazenamento permanente para utensílios de cozinha.
Se houver espaço livre na estrutura, você pode deixar as tampas lá também. Esta não é a solução mais conveniente, mas é bastante prática.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher um método de armazenamento para as tampas, deve-se orientar pelo tamanho da cozinha, pelas dimensões dos móveis, pela disponibilidade de espaço livre nos armários e na bancada. A maioria das donas de casa escolhe um tipo de armazenamento fechado. É adequado para quem tem um fone de ouvido espaçoso. O mesmo se aplica à disposição horizontal dos acessórios de cozinha. É a solução ideal para divisões amplas e espaçosas.
Quanto à localização específica do titular, aqui vale a pena focar nas suas preferências pessoais. Se uma gaveta adequada para colocação estiver na parte inferior e você não quiser se curvar todas as vezes, pode ser melhor colocar a agenda sobre a mesa ou pendurá-la na parede.
Tente colocar os pratos com o braço estendido. Também será desconfortável estender a mão e ainda mais ficar em cima de uma cadeira para chegar à prateleira desejada. Portanto, os compartimentos superiores da mobília também não devem ser considerados locais adequados.
A colocação externa de organizadores e outras estruturas é uma boa opção para uma pequena cozinha. Quanto ao suporte para uma tampa e uma colher, talvez seja útil para qualquer dona de casa. Mesmo que todos os pratos estejam bem distribuídos dentro da mobília, tal dispositivo não será supérfluo. Não ocupará muito espaço e simplificará o processo de cozimento.
Na hora de escolher um material, é preferível dar preferência aos produtos de metal. O plástico tem vida curta. As bases para copos de vidro também são impraticáveis, embora tenham uma aparência muito bonita.
Você pode comprar qualquer um desses itens na loja de ferragens local. Se você solicitar um fone de ouvido feito sob medida e o módulo para as tampas estiver incluído no desenho, a fábrica de móveis encontrará e instalará todos os componentes sozinha.
Se comprar um organizador para uma cozinha já equipada, meça primeiro as dimensões do armário ou gaveta para o qual foi adquirido. Se esta for uma estrutura externa, também vale a pena considerar com antecedência exatamente onde e quanto espaço você deseja alocar para ela.
Dicas úteis
Para o armazenamento mais ergonômico de tampas de potes, siga os conselhos de designers profissionais.
- Não guarde as tampas uma dentro da outra. Este design é muito instável. Mas é muito racional manter os potes "matryoshka". É melhor colocar as tampas separadamente.
- A opção mais conveniente - coloque as peças de cobertura na gaveta ao lado dos tachos. Assim, você pode pegar o recipiente desejado e coletar imediatamente o elemento que falta para ele.
- Ao considerar o tamanho do compartimento, conte os utensílios de cozinha... É desejável que tudo se encaixe em um só lugar.
- Se houver poucas tampas, não é necessário reservar uma prateleira ou gaveta inteira para elas. Você pode colocar um pequeno organizador no armário e colocar outros itens nas proximidades. O mesmo pode ser feito na gaveta. Nesse caso, você nem precisa comprar designs especiais, basta colocar pranchas de madeira caseiras que farão o papel de divisórias de espaço.
- Se a grade não puder ser colocada dentro do gabinete, e não houver espaço livre suficiente na mesa e nas paredes, você pode pendurar a estrutura na parte externa da porta.
- Uma ideia interessante é usar uma abertura de janela. Em uma cozinha pequena, isso pode ser um salva-vidas. Nas laterais você pode colocar prateleiras, ganchos, suportes. Esta opção ficará especialmente harmoniosa em uma cozinha de estilo campestre.
Se não quiser gastar dinheiro comprando peças adicionais, você mesmo pode fazer um suporte. Para fazer isso, você pode usar arame grosso, hastes de metal, ganchos.
7 hacks de vida para armazenar tampas de potes, veja o próximo vídeo.