Objetivo e critérios de seleção para vasos grandes
Em muitas famílias, o pote maior é considerado um estoque de 5 litros. No entanto, essa panela não é de forma alguma grande, mas os recipientes médios e grandes incluem recipientes com um volume de 10 litros ou mais. Esses potes enormes, mais parecidos com tanques, podem ser feitos de diversos materiais e são oferecidos em diversas variedades. Talvez, em uma cozinha doméstica, tal unidade não seja tão conveniente de usar, mas em estabelecimentos de alimentação não se pode prescindir de grandes panelas.
Peculiaridades
Uma panela de 10 litros é uma opção adequada para uma família em que muitas vezes os preparativos são feitos, a carne gelificada é cozida, compotas e refrigerantes são preparados. Se a panela for escolhida para preparar os primeiros pratos, tenha em mente que a porção padrão da sopa é de 250-300 gramas, além disso, os primeiros pratos durante o cozimento requerem agitação frequente e, portanto, requerem outros 2-3 litros de volume adicional .
Na hora de escolher um material, é importante dar preferência às opções de paredes espessas.... Os potes de grande capacidade devem ser de boa qualidade, caso contrário, os alimentos serão processados de forma irregular e podem até queimar por completo. Em estabelecimentos de restauração, uma panela grande permite cozinhar uma grande quantidade de comida de cada vez. Um vasto contentor proporciona uma preparação prática dos produtos, que aumentam de volume durante a cozedura, uma vez que as paredes altas impedem que fiquem fora do contentor.
Das deficiências de um grande produto, vale a pena notar o fato de que comida queima neles com mais freqüência, portanto, é recomendável escolher amostras com fundo de cápsula.
Quanto maior o diâmetro da panela, quanto mais altas suas paredes, mais difícil é trabalhar com ela. Para fazer isso, você precisa de alguns elementos auxiliares, por exemplo, uma concha com cabo longo.Ao lavar esses recipientes grandes, também surgem problemas.
Variedades
Existem os seguintes tipos de potes grandes.
10 litros. Esta opção é adequada para uso doméstico. Devido ao seu volume relativamente pequeno, esta não é uma frigideira pesada que uma dona de casa possa manusear sozinha. Numa família, tal unidade pode ser usada, por exemplo, para preparar compotas ou para ferver água para lavar ou para o período em que a água quente é desligada.
15 litros... Na aparência, esses espécimes não diferem muito da versão anterior, podendo ser usados tanto em casa quanto na sala de jantar.
- 20 litros. Esses produtos são utilizados principalmente para ferver água e preparar segundos cursos em escolas, creches e cantinas infantis.
- 50-70 litros. Essas cópias são apenas para uso público. Esses utensílios são adquiridos em lotes em cafés, restaurantes, cantinas.
Material de manufatura
Os potes grandes podem ser feitos de uma variedade de materiais.
Alumínio
Atraem com o seu preço democrático, mas em termos de qualidade são inferiores às outras opções. Se você ferver mingaus ou macarrão neles, o prato pode queimar, e é melhor não cozinhar alimentos líquidos como sopa ou suco de fruta nesse produto, pois o alumínio, em contato com o ácido, libera substâncias nocivas. Esses produtos se deformam e dobram rapidamente, são difíceis de manter, mas são leves. Se a escolha recaiu sobre uma bandeja de alumínio, então é preferível escolher um exemplar de no máximo 15 litros, para que seja mais fácil misturar os produtos fervidos e evitar a queima.
Aço inoxidável
A opção mais popular tanto em cozinhas domésticas como públicas. A opção mais preferida é 18/10. A principal vantagem desses pratos é a capacidade de cozinhar com uma quantidade mínima de óleo. A umidade interna impede que os alimentos queimem.
Grandes recipientes de aço inoxidável são freqüentemente usados em sanatórios ou cozinhas de hospitais. Se possível, é preferível dar preferência aos modelos com fundo de cápsula dupla, para que o fundo e as laterais aqueçam mais rápido. As instâncias feitas de aço inoxidável são fáceis de manter, higiênicas e têm uma longa vida útil. Recomenda-se lavá-los. solução de refrigerante comum. Outra vantagem de tais pratos é a capacidade de armazenar qualquer produto nele, o material tem propriedades bacteriostáticas que preservam o frescor do conteúdo por muito tempo.
Esmaltado
Também é uma opção bastante comum. Tem baixo custo, peso leve e design interessante. No entanto, esses itens são bastante frágeis. Se esta for uma panela muito grande, então é mais difícil de manusear, é mais provável que durante a operação bata acidentalmente contra a parede ou fundo da pia. É por isso lascas e rachaduras se formam rapidamente na superfície, e tal panela deformada não pode mais ser usada.
Outra desvantagem das variedades esmaltadas é a frequente queima de alimentos, principalmente nos modelos com fundo fino. Além disso, antes do primeiro uso, essa panela deve ser processada usando uma tecnologia especial: despeje água até a borda, adicione sal na proporção de 2 colheres de sopa. eu. por litro de água, leve para ferver e espere até que esfrie completamente.
Conhecem-se outros materiais com os quais os potes são feitos: cerâmica, ferro fundido, vidro, porém, essas opções muitas vezes não são projetadas para a produção de produtos de grande volume, uma vez que, por exemplo, um pote de ferro fundido será simplesmente muito pesado.
Como escolher?
Considere os seguintes fatores antes de escolher o tamanho do pote:
- A versão de 10 litros é adequada para uma família grande ou uma sala de jantar pública: cerca de 25 pessoas podem ser alimentadas com ela;
- um produto de 20 litros é a melhor opção para uma cozinha pública que atende até 50 pessoas por dia;
- uma cópia com um volume de 30-40 litros destina-se a uma pequena sala de jantar ou cozinha de sanatório;
- a versão massiva de 60 litros só é adequada onde um grande número de pessoas é servido constantemente.
Se for escolhida uma panela grande para a cozinha doméstica, as características do fogão também devem ser levadas em consideração. Assim, é mais fácil escolher um vaso para uma unidade de gás, pois a intensidade da chama neste caso pode ser controlada, o que significa que o tamanho do fundo não é tão importante.
Mas, como já mencionado, a opção de maior capacidade para uma casa deve ser limitada a 15 litros, é mais difícil trabalhar com outros espécimes, praticamente não há necessidade deles.
Se na cozinha for usado um fogão elétrico antigo, é importante escolher panelas com diâmetro de fundo menor que a circunferência do queimador, porém, entre panelas grandes, praticamente não existem. Além disso, a maioria dos fogões elétricos não pode se orgulhar de alta potência, o que significa que eles aquecem o conteúdo de uma panela grande por muito tempo. Portanto, um fogão elétrico não é a opção mais adequada para preparar alimentos em um recipiente a granel.
No caso das placas de vitrocerâmica, é possível ajustar o processo de aquecimento para panelas de diferentes tamanhos. Lembre-se de que a versão de fundo largo e lado baixo cozinha mais rápido do que o item estreito, mas alto. Leia mais algumas dicas ao escolher um pote grande.
- Se você precisa de um contêiner para preparar os primeiros pratos, escolha uma instância com paredes altas.
- Para mingaus ou outros pratos principais, dê preferência aos modelos com fundo largo. Assim, será mais fácil mexer o prato e a probabilidade de queimar será mínima.
- Escolha conjuntos de potes de fabricantes confiáveis. Portanto, de acordo com análises de clientes, os produtos de grande volume mais alta qualidade são feitos por Gipfel, Luxstahl, Zepter, Fissman.
Veja abaixo como escolher a panela certa.